Conecte-se conosco

São Vendelino

Diely reina no Pequeno Paraíso

Publicado

em

A nova Corte do 16º Kerbfest e do 14º Kerbball está eleita. A Rainha é Diely Audibert Schaefer e as princesas são Franciele Werle e Cristiane Haefliger.
Uma cidade que leva o codinome de Pequeno Paraíso e já teve rainhas lindas e sábias como Patrícia Willrich – em tempos distantes – só poderia fazer uma escolha de sua nova corte em grande estilo.
O evento ocorrido em 12 de abril, dentro da programação de aniversário de São Vendelino, teve como ponto alto a beleza das candidatas que, por muitas semanas participaram de preparação e formação, alcançando, assim, um patamar que vai muito além de uma mera embalagem. Belas e bem preparadas, as seis candidatas subiram à passarela já embaixatrizes de São Vendelino, assim, cada qual era uma parte viva da comunidade. Escolhida, seria, dentre elas, aquela com o título maior: rainha da Kerbfest. Mas, todas serão de fundamental importância para os dois anos que vem pela frente.

Sabe o prefeito Evandro Schneider, que já presidiu a Kerbfest, que tem vez em outubro próximo, o quanto o evento tem importância regional e, principalmente, cultural. Agora, com um bela corte e embaixatrizes compromissadas, pode ser iniciada a divulgação desta que é uma das principais festas da cultura alemã no Vale do Caí. Lembra o prefeito que a Kerbfest iniciou como uma junção do kerb dos católicos e o dia da reforma de Lutero. Mas, o evento, em São Vendelino, que inicialmente visava trazer ao pequeno município aqueles que dele eram oriundos hoje é, infinitamente maior. “Sabemos da nossa importância no contexto cultural e também de nossa responsabilidade, assim, junto com a nova corte, assim como é feito tradicionalmente, buscaremos fazer uma bela festa. Uma festa da comunidade em favor da comunidade”, comentou o prefeito dando a entender que a Kerbfest não é um evento de cunho comercial, mas sim, com amplo apelo sócio-cultural. Como é de praxe, ocorre ao final de outubro, e assim, cuca, linguiça, bolinho de batata, muita música e, claro, chopp já fazem parte dos sonhos de quem aprecia a verdadeira cultura teuto-brasileira.

São Vendelino

Sim, há uvas no Pequeno Paraíso

Publicado

em

Programa de férias é ir à praia, viajar, fazer turismo, e, também, colher uvas magníficas em São Vendelino. Para Sofia Chiarello então, é um programa e tanto, pois ela pode ficar debaixo da parreira com o pai Ed e o avô Odir.

“Eu já conheço um pouquinho de uva, mas o pai e o vô sim, eles sabem bastante”, contou ela espichando o braço para chegar no cacho que queria cortar. A bela e graciosa Sofia tem 10 anos e se orgulha de ver o trabalho da família na parreira, no Vale Suíço.

Se no ano passado a quantidade de uvas foi menor, por conta das variações do tempo, este ano, em 2024, haverá mais uvas, estando a propriedade aberta para venda direta aos visitantes a partir desta quarta, dia 24 de janeiro.
O parreiral da família fica na comunidade de Vale Suíço, algumas centenas de metros depois do Centrinho (escola de tempo integral), com acesso através da rua que leva ao Morro Carrard. Quem quiser fazer encomendas ou mesmo maiores informações poderá manter contato através do fone 51.99558.2689.


Ainda que com tantas instabilidades climáticas, em um ano complicado para a agricultura, a propriedade apresenta ainda novidades, tendo novas variedades como as uvas Núbia e a Vitória (sem sementes), que são uvas escuras. Itália e Benitaka com cachos que superam 1 quilo. “Estou muito contente com o que temos neste ano debaixo do parreiral, pois além de bonitas as nossas uvas estão muito doces”, contou o produtor Ed.

Na abertura da safra a prefeita em exercício Margarete Kurmann Gosenheimer foi ao local, estando com ela também Marlí Weissheimer, que está em férias das funções no poder executivo. Por estar em férias, Marlí aproveitou e levou consigo o netinho, João, que se fartou com as uvas, sendo cuidado e alimentado pela vovó e pela querida Sofia. Foi, sim, uma grande festa à sombra da parreira na manhã desta terça, dia 23 de janeiro.

Continuar Lendo

São Vendelino

Kerb – reencontro eternizando amizades

Publicado

em

Qual é o verdadeiro sentido do Kerb? Diriam alguns que é a celebração do padroeiro contudo, de fato, não haveria sentido algum ficar apenas prostrado diante de um santo no altar. O Kerb é a celebração da vida do padroeiro e de todos que vivem nas terras por ele abençoadas. Desta forma, exagero algum dizer que Kerb é a arte dos encontros em uma vida de tantos desencontros.

No final de semana que passou, mais precisamente no dia 21, em tempos de Kerbfest, os formandos da turma de 1985 da Escola Estadual Leonardo Fritzen tiveram a oportunidade de se reencontrar. Nos tempos de formatura da 8ª série do primeiro grau, então gurias e guris com 13 e 14 anos, posavam para foto, com suas camisetas, bonés virados e grandes sorrisos estampados na face. Não poderiam traçar, naquela época, o futuro que teriam. Agora, passados 38 anos, se deu a oportunidade do reencontro. Alguns de perto, outros de bem mais longe, ali estavam com o mesmo sorriso largo.

Sobraram assuntos e risadas durante o encontro. “Tivemos a oportunidade de ver que mesmo após um longo período, todos sentiram uma emoção forte ao rever os colegas, e tivemos a satisfação de saber que todos estão bem, com saúde e muita disposição. O tema do dia foi de que antes éramos apenas jovens, e hoje, seguimos jovens e experientes”, brinca Evandro Schneider.

Vieram à tona lembranças nostálgicas, engraçadas e também com pitadas de saudade, em especial colega Edson Luis Stringuini e da professora conselheira Carmen Maria Kerber Kirch, que já estão na morada eterna.

Integravam a turma:

Dinara Margot Boeni, Rosângela Dalcin David, Evandro Luis Schneider, Fabiano Kunrath, Vera Regina Angst Schäfer, Dirce Fetter, Maria Helena Willrich Royer, Simone Seibert, Jair Ost, José Lauri Munchen, João Stockmanns, Juliana Schwade e Edson Luis Stringuini (em memória).

“Moro em Santos/SP e venho muito para São Vendelino, e esta foi a primeira vez que conseguimos nos reencontrar.
Foi um dia inesquecível!
Boas lembranças de tempos de escola e das peripécias que aprontávamos naquela época, quando se tinha tanta liberdade…
Lembramos de momentos e também de pessoas queridas que não estão mais aqui com a gente.
Todos trouxemos relatos de nossas vidas e o que fizemos para chegar até aqui. Penso que, assim como eu todos saímos desse encontro com muita, mas muuuuita alegria no coração e vontade de repetir a dose. Foi um feito, sem dúvida”, relatou Rosângela Dalcin David.

Assim como Rosângela expressou, visitando o Pequeno Paraíso e deixando de lado, por alguns momentos, a loucura de grandes centros habitacionais, outros o fizeram. A interação era tanta que até parceria que a turma tinha mantido a afinidade e cumplicidade de então.

“Esse momento, esse reencontro foi importante para relembrar os bons tempos de escola, rever verdadeiros amigos, pois a saudade se mantinha mesmo após muitos anos.
Como os anos de escola são os que mais marcam a vida das pessoas, conosco não foi diferente, sendo que ainda prevalece a amizade, apesar do tempo e da distância.
O reencontro era um desejo comum, e desde a criação do grupo no WhatsApp a empolgação era grande. Realmente, foi um encontro de grandes emoções, de alegria, recordações, carinho e saudosismo. Pois relembrar várias histórias e pessoas queridas que fizeram parte dessa caminhada mexe muito com nossas emoções.
Com certeza sentimos muita gratidão por cada momento na escola, por cada colega e profissional que fizeram parte das nossas vidas, pois somos resultado das experiências vividas. Encerramos o encontro com a certeza que outros irão acontecer”, pontou Dinara Margot Boeni.

E assim a vida vai passando, para alguns de maneira mais veloz, para outros muito bem aproveitada. Tal uma boa cerveja, que regou o encontro, cada gota da vida deve ser degustada e, claro, partilhada com quem se quer bem.

Continuar Lendo

São Vendelino

Começa sexta a Kerbfest

Publicado

em

A festa que é marca registrada nas colônias alemãs, o Kerb, em São Vendelino, tem como nomenclatura oficial Kerbfest, sendo realizada há décadas e que, nesta sexta, terá o início da sua 18ª edição.
O início do evento ocorre com o Desfile Típico, com o tema São Vendelino – Recanto Feliz, as 19h do dia 20 de outubro. Data, por sinal, que é a celebração do santo padroeiro do município. Na mesma noite haverá grande baile com La Montanara. A programação segue até o dia 29, tendo no primeiro final de semana, ainda:
Dia 21 – baile da terceira idade, show gauchesco, DJ Maus e muito mais
Dia 22 – Domingo – vai ter muita bandinha com show de 0800, Os Montanari e Brilha Som.
Nesta sexta a entrada é franca. Sábado ninguém paga ingresso até as 18h, e domingo a entrada é livre até as 12h. Quando houver cobrança de ingresso ele será de R$ 15.
Muita comida típica, chopp da Urwald, animação e integração da comunidade… isso e muito mais você vai encontrar no Pequeno Paraíso.
A Kerbfest é uma festa pra lá de tradicional, trazendo as marcas da colonização alemã.
Quando surgiu a Kerbfest fazia alusão direta as festas católicas e luteranas, o kerb dos católicos, e a reforma protestante, dos luteranos. Como muitos dos filhos de São Vendelino voltavam para a cidade nos dias de outubro, nada melhor do que unir toda a comunidade. E assim se faz há mais de 30 anos.
Dentre as atrações inusitadas estão os jogos germânicos… com destaque para o Stammbier, que um revesamento de equipes tomando cerveja.
Soberanas, santo característico, enfim, tudo faz parte da festa que liga o Pequeno Paraíso (como é conhecido São Vendelino) às tradições trazidas de Sankt Wendel, na Alemanha.


Maiores informações
https://www.instagram.com/kerbfestsaovendelinors/

Continuar Lendo

Trending