Conecte-se conosco

Feliz

Felizense recebe título de Mestre Cuteleiro

Publicado

em

Era ainda garoto, em idade escolar, e os tubos de caneta esferográfica viravam cabos. As pequenas lâminas dos apontadores eram unidas aos tubos e, assim, pequenas faquinhas eram criadas. Era a vocação se manifestando sem que ela fosse compreendida.
Anos depois, quando em momento de crise financeira e o desemprego, Ismael Biegelmeier se via na prazerosa obrigação de fazer facas para sobreviver. Era uma maneira quase arcaica de produzir lâminas, mas primava pela qualidade. Saiu vendendo as suas facas de porta em porta, por alguns reais e colocou o pão na mesa. “Queria que ele se desse bem, mas preocupei pois achava que ele precisava de um emprego fixo. Facas poderiam ser um complemento”, relatou o pai, Romano, que na época tinha desconfiança sobre do trabalho do filho.
Mas, quis o esforço de Ismael que toda e qualquer inquietude paterna se fizesse orgulho. Hoje, com o peito cheio de satisfação, Romano mostra a oficina do filho e as obras de arte dele.
Muito mais do que facas, as lâminas produzidas por Ismael, são obras artísticas. Desde o mês passado, são produto do esforço de um mestre. Sim, Ismael é um dos cinco mestres no Rio Grande do Sul, certificado pela Associação Gaúcha de Cutelaria. E para tal, Biegelmeier forjou uma faca que passou por testes de resistência e qualidade. No teste de performance o Cuteleiro tem que submeter a faca, a testes de corte, começando pela madeira, onde deve cortar dois caibros, para comprovar resistência de fio, na sequência cortar uma corda de uma polegada, o corte deve ser preciso pois a corda fica pendurada e livre, em seguida o mestre teve de perfurar e cortar tres tiras uma sola de couro de 5mm de espessura. Precisava, ainda, cortar papel, sem serrilhamento. Feitos os testes de corte, a faca foi presa em uma morça ao meio da extensão da lâmina, e com o auxílio de um tubo foi feita a dobra da lâmina em 90°. A mesma teve de permanecer sem lascas e íntegra. Torta está a faca, sim, mas agora é troféu.
Hoje as facas produzidas pelo mestre felizense têm ainda mais valor de mercado, mas há um problema para os que apreciam e querem comprar suas facas. A fila de espera para novas encomendas já é de mais de seis meses. Com qualidade reconhecida e garantia vitalícia, as facas de Ismael são belíssimas, em especial as em aço damasco que passam por um processo químico que lhes dão características únicas.
Mas, se não conseguirmos comprar uma obra de Ismael podemos produzir facas com ele, afinal, dá cursos de cutelaria, de tal forma que os grupos, para 2018, estão sendo formados. Cabe aos discípulos superarem seu mestre, fazendo com que haja evolução.
Mestre Biegelmeier encheu aos seus de orgulho e, deles, recebe felicitações.

 

 

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + dezoito =

Feliz

Plastiweber recupera mais de 6 milhões de embalagens plásticas

Publicado

em

A Plastiweber, empresa de soluções sustentáveis em plástico do Rio Grande do Sul, recuperou, por meio de programas socioambientais, mais de seis milhões de embalagens plásticas em 2023. Os projetos fazem parte do Naturecycle, iniciativa que atua para que o plástico retorne à cadeia produtiva e seja reinserido em novas embalagens, ao mesmo tempo em que mobiliza pessoas, marcas e entidades a perceberem o valor do material, evitando a destinação incorreta. Os recursos obtidos com os resíduos coletados por meio dos programas são revertidos para melhorias nas próprias escolas, cooperativas e instituições e, no total, foram distribuídos R$ 138.831,72. Em 2023, 17 mil estudantes foram impactados pelos projetos.

No mês de março, a Plastiweber promoveu uma cerimônia para prestigiar os participantes dos programas socioambientais do Naturecycle.

– Ficamos muito felizes em celebrar a participação de todos os parceiros dos programas socioambientais da Plastiweber. Ao longo dos anos, temos trabalhado para que esses projetos se tornem cada vez maiores, como uma maneira de levar conscientização ambiental para a população do Rio Grande do Sul e, ao mesmo tempo, contribuir com instituições que prestam serviço à sociedade. Nosso objetivo é expandir esse trabalho cada vez mais – destaca o CEO e líder de Economia Circular da Plastiweber, Moisés Weber.

A responsável pelo Meio Ambiente da Girando Sol, Patricia Aguiar, comenta sobre a importância dos projetos. A empresa é uma das parceiras da iniciativa Naturecycle:

– Quando cada um faz a sua parte e ajuda um pouco, a gente consegue fazer a diferença. Assim, conseguimos ver, na prática, o quanto é importante essa disseminação, a consciência de transformar esses resíduos plásticos em investimento.

Por meio do ‘Escola Sustentável’, a empresa destina recursos para a educação, com o objetivo de fomentar melhorias nas instituições participantes e auxiliar na compra dos materiais necessários. Com o projeto, em 2023, a Plastiweber resgatou 1,3 milhão de embalagens plásticas do meio ambiente. Ao todo, 69 escolas se mobilizaram, incentivando a conscientização ambiental para crianças e jovens em 15 municípios.

Também parte do Naturecycle, o projeto ‘Resíduos pela Vida’ estimula moradores a destinarem seus resíduos em pontos de coleta espalhados por diferentes municípios, para que os recursos sejam revertidos para diferentes entidades. Por meio do programa, foram recuperadas 83 mil embalagens plásticas.

Já o ‘Cooperativa + Circular’ capacita cooperativas para que se tornem negócios sustentáveis e gera créditos de reciclagem a essas entidades, com o objetivo de contribuir no desenvolvimento estrutural delas. Com essa iniciativa, a Plastiweber recuperou 5 milhões de embalagens plásticas.

No fim do ano passado, a empresa promoveu também o Natal Mais Feliz, ação realizada anualmente, que visa à educação e conscientização ambiental da população da região desde a infância a partir de atividades natalinas. No evento, foram recuperadas mil embalagens plásticas.

A representante da Madesa, Bruna Scheid, comenta sobre os efeitos positivos de fazer parte da linha Naturecycle:

– Poder cuidar do meio ambiente através dessa iniciativa, impactar positivamente outras causas e contribuir com as comunidades onde estamos inseridos é um prazer muito grande. É muito bacana ver, na prática, o resultado de todo esse trabalho. Ver tantas escolas, tantas instituições recebendo esses valores que partem da conscientização é muito gratificante.

O Naturecycle é uma iniciativa acionada por parceiros como Ambev, Orquídea Alimentos, Madesa, Girando Sol, Santa Clara, Cia Canoinhas, Adimax, ADB Alimentos e Alternativa.

Continuar Lendo

Feliz

História da Comunidade Evangélica agora é livro

Publicado

em

Não foram uma ou duas páginas reviradas para que pudesse ser desvendedada a história da comunidade evangélica de Feliz, foram milhares. Incontáveis livros e horas dedicadas à pesquisa até que, com alegria pudesse ser noticiado que a Comunidade Evangélica e sua história se tornasse livro.


A imigração alemã, o município da Feliz e a história da Comunidade Evangélica estão mesclados na pesquisa histórica e documental a ser apresentada neste mês pelo pesquisador e presidente da Comunidade Evangélica, Igor Germano Seibert. Nos dias 13 e 16, ocorrerá o lançamento do livro “Uma Comunidade Feliz: história da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Feliz, RS”, com organização de Nélio Jair Schmidt, do GenealogiaRS.
Na quarta-feira, às 19h, a primeira sessão de autógrafos terá coquetel no salão da OASE da Feliz. No sábado, às 9h30, o encontro será na Cervejaria Antiga de Linha Nova. “Na obra, apresentamos um breve contexto histórico da colonização da Picada Feliz em 1846, trazendo a presença de católicos e luteranos, além de nomes que marcaram épocas e famílias que trabalharam para a prosperidade da comunidade e da cidade”, descreve Seibert.

Com 144 páginas, a obra marca o início das comemorações dos 150 anos da construção do templo, a ser comemorado em 2024. Aspectos da cidade e da região, bem como do cotidiano e as realizações da IECLB local foram organizados para o leitor entender os desafios e comemorar junto as conquistas, que incluem a ponte de ferro, a construção do templo, a criação do Coral, da Casa Pastoral, do cemitério e das escolas, bem como a OASE e o Centro Evangélico. No decorrer das páginas, há também o registro dos pastores, do Sínodo Riograndense, das diretorias e uma mensagem do pastor Jeferson Rusch.

Igor, ainda muito menino, era diferenciado e primava pelo intelecto, e assim, lendo, escrevendo, aprendendo, adquiriu conhecimento o bastante para ensinar, mas humilde que é segue um aprendiz da vida, mesmo que mestre pudesse ser.

O convite é aberto a toda comunidade. O livro estará sendo vendido a preço de custo por R$25,00. Mais informações pelo telefone 51 99648-7176.

Continuar Lendo

Feliz

Parceria entre Plastiweber e Orquídea rende premiação

Publicado

em

A Plastiweber, empresa de soluções sustentáveis em plástico do Rio Grande do Sul, conquistou, na 17ª edição da premiação Grandes Cases de Embalagem, o prêmio pelo projeto Naturecycle, que visa à educação ambiental e ao desenvolvimento da circularidade dos plásticos, e engloba as embalagens dos filmes de enfardamento produzidos com conteúdo reciclado utilizados pela Orquídea Alimentos.

Atualmente, um filme com 100% de conteúdo reciclado embala os pacotes de farinha da marca e, em breve, um outro filme, com 60% de conteúdo reciclado, será usado para enfardar a linha de massas. Desde o início da parceria, a Orquídea consumiu 1000 toneladas – o equivalente a um milhão de quilos – de material reciclado a partir de resíduos pós consumo.

O CEO da Plastiweber, Moisés Weber, celebrou a conquista de mais um prêmio:

Desenvolvemos uma embalagem secundária com 100% de PCR, o que é uma excelente alternativa para empresas do setor alimentício que buscam atingir suas metas ESG. O prêmio consagra o caminho que traçamos para chegar a diferentes setores na indústria com soluções sustentáveis e de alta performance. A parceria com a Orquídea nos orgulha, não só pelos resultados, mas pelo impacto ambiental positivo que gera.

A Orquídea Alimentos é uma das parceiras Naturecycle, iniciativa criada pela Plastiweber que entrega ao mercado embalagens certificadas feitas com até 100% de plástico reciclado pós consumo, desenvolvidas a partir de materiais entregues por cooperativas, escolas, instituições, empresas e pela população local. O Naturecycle já evitou o descarte de mais de 2.600 toneladas de plástico no meio ambiente e soma mais de 119 milhões de embalagens recuperadas, abrangendo cerca de 20% do Rio Grande do Sul. Os recursos obtidos com os resíduos coletados por meio das iniciativas do programa são revertidos para projetos socioambientais dentro das próprias escolas, cooperativas e instituições participantes.

A supervisora de suprimentos da Orquídea, Daiane Marcante, ressalta que iniciativas ESG estão dentro do propósito da empresa, chamado Alimentar Além do Alimento.

– A Orquídea orgulha-se de ter dentre seus fornecedores, empresas preocupadas com o futuro, alinhadas com seu propósito, e que fornecem produtos que cumprem seu papel de um forma muito mais sustentável, reduzindo consumo de petróleo e emissão de gases, ajudando na conservação dos recursos naturais, melhorando a qualidade de vida das pessoas com o aumento de empregos indiretos em cooperativas”, afirma Daiane.

Presente no evento para receber o prêmio, o Head de Novos Negócios da Plastiweber, Lucas Pellenz, destacou a importância da longevidade da parceria entre as empresas:

Em dez anos juntas, a Plastiweber e a Orquídea puderam fazer a diferença para o planeta. Agora, com a ampliação desse trabalho conjunto, buscamos fazer muito mais. Estamos unidos pelo reaproveitamento do plástico e na missão de entregar um produto de alta qualidade ao mercado.

A cerimônia Grandes Cases de Embalagem é uma das mais importantes premiações do setor no Brasil e reconhece empresas que alcançaram a excelência e resultados positivos com embalagens desenvolvidas com diversos materiais. Elas são avaliadas por critérios de inovação, tecnologia, experiência de consumo, estética, e impacto econômico, mercadológico e ambiental.

Sobre a Plastiweber:

Com 25 anos de experiência na produção de plásticos flexíveis, filmes e polímeros reciclados, a Plastiweber é reconhecida por oferecer uma linha de embalagens secundárias com conteúdo até 100% PCR para aplicações de alto desempenho. Entre janeiro e setembro de 2023, o trabalho da empresa possibilitou a redução de emissão de 10 milhões de quilos de CO2, além de diminuir o consumo de mais de 6 milhões de litros de petróleo e 16 milhões de quilowatts de energia elétrica. Foram gerados, ainda, 4.612 empregos diretos e indiretos em toda a cadeia.

Sobre a Orquídea Alimentos:

Fundada em agosto de 1953 pelos irmãos Tondo, na cidade de Pinto Bandeira, no Rio Grande do Sul, a empresa de alimentos Orquídea começou com um pequeno moinho de trigo. Hoje, ela está entre as maiores empresas da região Sul do Brasil, tendo uma das maiores capacidades de moagem de trigo: 36 mil toneladas por mês.

No final dos anos 1990, iniciou a construção da fábrica em Caxias do Sul, também na serra gaúcha, onde construiu uma moderna indústria equipada com máquinas automáticas para a produção de farinhas tradicionais e especiais, como as destinadas a massas de pastéis, pizzas e confeitaria, assim como misturas para pães e bolos. A fábrica foi ampliada em 2006, onde incluiu ao portfólio massas dos mais variados cortes; seis anos depois, em 2012, entrou no ramo de fabricação de biscoitos.

Marca consolidada entre o varejo e o consumidor final, a Orquídea também é fornecedora de grandes empresas nacionais e multinacionais.

Continuar Lendo

Trending