Conecte-se conosco

Cultura

Iniciou a 10ª edição da Expoclara

Publicado

em

A 10ª edição da Exposição de Gado Leiteiro, Máquinas e Produtos – Expoclara – iniciou na tarde desta quinta-feira, dia 23 de abril, no Parque da Fenachamp, em Garibaldi. A abertura oficial contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, direção e funcionários da Cooperativa Santa Clara, organizadora do evento, e convidados.

A Expoclara 2015 conta com 190 animais de alta genética das raças Jersey e Holandês expostos, 40 produtores participantes e 80 expositores de máquinas e implementos agrícolas.Expoclara 2015 - Brinde_Crédito Thiago Coutowww.coopsantaclara.com.br/expoclara.

 

Abertura Oficial

Primeiro a se pronunciar, o diretor da 10ª Expoclara, Carlos Alberto de Araujo, destacou a necessidade de troca de local para comportar as novas dimensões da exposição e o trabalho de todos os envolvidos no evento. “São mais de 25 anos de trabalho com o objetivo de valorizar o produtor de leite e incentivar o melhoramento genético do gado leiteiro junto aos produtores associados. De uma pequena feira, a Expoclara transformou-se hoje na maior exposição do Estado em número de bovinos leiteiros”.

O presidente da Cooperativa Santa Clara, Rogerio Bruno Sauthier, ressaltou e agradeceu a presença de todos os presentes, com um especial agradecimento à cidade de Garibaldi, por acolher a feira, que hoje é uma importante vitrine para a genética e o agronegócio. “A Cooperativa está aí para servir à comunidade”, completou.

Vergílio Perius, presidente da Ocergs/Sescoop-RS, falou com orgulho das cooperativas gaúchas, fazendo menção especial à Santa Clara. “Parabéns para as cooperativas. Parabéns para a Santa Clara, que demonstra que é preciso raízes para uma boa gestão”, colocou.

Representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado Elton Weber, destacou a importância da realização do evento. “Promover a 10ª Expoclara é mostrar o que somos, o que fazemos. Temos que espelhar no estado o que está dando certo nos municípios, nas comunidades. Que esta feira tenha o sucesso que ela merece porque as pessoas que estão engajadas neste evento o fazem com amor e dedicação”.

Finalizando os discursos, falaram os prefeitos de Carlos Barbosa, cidade sede da Cooperativa, e Garibaldi, local de realização da feira. O prefeito Fernando Xavier da Silva, de Carlos Barbosa, lembrou que a Santa Clara nasceu quando Garibaldi tinha pouco mais de 12 anos. “Estamos só voltando ao nosso local original. Talvez estejamos quebrando um paradigma hoje. Utilizar o parque de nossa cidade-mãe só nos engrandece. Hoje temos uma cooperativa com mais de 100 anos, moderna, atuante, forte. Se não fosse esse empreendedorismo, não estaríamos aqui”.

Por Garibaldi, o prefeito Antonio Cettolin também destacou a parceria com a Santa Clara e mesmo com o município de Carlos Barbosa. “A Santa Clara está dando um exemplo de integração regional e mostrando que sozinhos não vamos a lugar nenhum. Esse espaço não é de Garibaldi, esse espaço é da região, é da Santa Clara e em todos os momentos pode ser utilizado”, convidou o prefeito.

O frei Jadir Segala realizou a bênção que abriu oficialmente os trabalhos da exposição e na sequência as autoridades fizeram o tradicional brinde de leite.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − sete =

Cultura

Dona Maria traz irreverência e musicalidade

Publicado

em

A estreia oficial da banda deverá ser em setembro, mas nos palcos, pois nas redes sociais Dona Maria já se apresenta

Confira

https://music.youtube.com/watch?v=_ZgZBkmY–s&feature=share

Música e muita irreverência são marca da banda que surge com mix de estilos, dando roupagem nova ao estilo de bandinhas, fazendo dançar e se divertir até o mais acanhado fã.

A primeira música de trabalho é Chá de Camomila nas vozes de Elena Pellenz e Volnei Bianchini.

Com dor de amor? Bem, ouça Chá de Camomila… vai rolar, pode crer!

Continuar Lendo

Cultura

Cantor, radialista e, agora, escritor

Publicado

em

Diferente da voz suave, o seu nome é de peso no mundo da música: Xandi Gonçalves.
Compositor de mais de duas centenas de músicas, conhecedor das entranhas das ondas do rádio e dos palcos, Xandi, deu uma guinada na sua vida profissional logo depois da pandemia. Deixar o mundo das bandinhas, onde por tanto tempo tocou, e fazer o som que ele mesmo gosta e o inspira não foi tarefa simples. Mas, o menino franzino criado em Alto Feliz hoje é homem feito e convicto. Por falar em menino, Xandi, está colocando nas páginas de um livro a ser lançado ainda em 2023. Como diz uma de suas músicas é necessário abrir os olhos para sonhar.
A vida que não lhe foi nada fácil quando jovem inspira para que adentre uma outra vibe agora. Fazendo palestras em escolas e comunidades, apresentando as facetas do mundo e provando que artistas não são frutos do acaso e/ou vivem apenas momentos fabulosos.
Vocalista da banda Pandora, Xandi, curte a vida com os parceiros de palco, tendo na esposa e no filho o seu esteio, claro, sem perder o atento olhar aos familiares, em especial a mãe e a irmã.
E assim, de sonho leve, encarou outro sonho de menino em 2023. Partiu para as ondas da Rádio Comunidade do Vale, de Bom Princípio, apresentando um programa diário, com direito a flash back musical e também interpretações ao vivo. No programa Mapa da Felicidade, que vai ao ar de segunda a sexta, das 12h às 14h, Xandi conta com apoiadores diversos e claro, com grande participação do público, afinal, realiza o que mais gosta: interagir com o público e passar mensagens positivas.
E é assim, que o artista hoje radicado na cidade de Feliz, que foi vencedor de um The Voice em um cruzeiro, vai tocando a vida, acima de tudo apaixonado pelo que faz. Se aprendeu a tocar teclado em um instrumento imaginário, desenhado em folhas de ofício, novos desafios são sempre válidos, fazendo dele, Xandi, esteio multicultural e caminho a ser seguido por muitos que iniciam nos caminhos da música.

Continuar Lendo

Alto Feliz

A empatia de um adeus

Publicado

em

A perda de alguém que se ama inevitavelmente deixa um vazio nos corações.

E quando essa partida é sem aviso prévio, como foi de Lorenzo Dessotti, Pietro Dessotti e Daniele Schwab, surge uma lacuna sem fim. Torrentes de lágrimas sem palavras de consolo.

E assim, em 8 de julho quando os jovens de 21 e 22 anos vieram a falecer em acidente de trânsito, todas as palavras eram vazias. Milhares de pessoas foram até o Centro de Eventos de Bom Princípio para se despedir e tentar, de alguma maneira, consolar pais e familiares. De lá saíram confortados pelos pais que, com força inexplicável, deixavam sair de seus lábios palavras de fé e esperança.

O adeus dado pelos colegas músicos, em forma de música das orquestras WBK (de Bom Princípio), de Sopros (São Sebastião do Caí), e as municipais de Alto Feliz e São Vendelino, juntamente com corais, ficará na retina de quem esteve no local. Algo triste. Muito triste. Mas que não será esquecido pelo sentido de homenagem aos jovens que partiram.

As flores foram repousar diante da Haus der Musik (a casa da música) onde os jovens sempre ensaiavam e davam aulas.

As homenagens seguiram de formas variadas, inclusive com “um minuto de silêncio” em jogo no Beira Rio, com a presença dos familiares dos artistas que faleceram.

Foram muitas as homenagens, mas as palavras do pai dos “meninos” talvez sejam a melhor síntese para a vida que segue.

Leia a carta aberta de Davi Dessotti


“Queridos amigos e irmãos que a vida nos deu…
Estou sentado escrevendo no meu notebook exatamente sete dias após a tragédia que se abateu sobre nossa família no último sábado, dia oito de julho.
Nina e eu já estávamos em São Vendelino desde cedo, cercados de amigos trabalhando nos últimos detalhes preparatórios para a grande noite que se aproximava: o Jantar de Lançamento da 18ª Kerbfest. Meus meninos e minha nora estavam vindo ao nosso encontro no Salão “O Imigrante”. Tenho certeza absoluta que seus corações estavam repletos de alegria pelo dia maravilhoso que Deus nos havia mandado: a chuva havia cessado e o sol já mostrava seus primeiros raios no meio da manhã.
O resto vocês já sabem… Deus recolheu para junto dEle nossos três amores. Primeiro o Lorenzo, logo em seguida o Pietro e, finalmente a Dani. Uma grande comoção logo se espalhou por toda a região e começamos a receber abraços e mensagens carregadas de compaixão e amor. Mesmo ainda tontos com tudo o que estava acontecendo, tivemos a serenidade de escolher os caixões e ir ao IML para reconhecer e retirar os corpos para serem velados. Situações que já havíamos testemunhado com amigos e parentes distantes, mas nunca tão próximos de nós. Nina e eu entendemos nossa promessa de casamento: na alegria e na dor. E que dor.
Jesus disse: Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. E vocês conhecem o caminho para o lugar aonde eu vou.
Nós aprendemos a crer nesta palavra desde a tenra idade na Escola Bíblica Dominical. Eu, Nina, Sophia, Pietro e Lorenzo fomos criados na Igreja louvando a Deus por tudo. Pelas alegrias e pelas agruras. Sempre orávamos em família. Muitos de vocês são testemunhas disso. Ainda oramos juntos na sexta-feira à noite quando voltamos de São Vendelino e fomos recebidos (Nina, Nadine e eu) com sorrisos e uma janta gostosa feita pelo Lorenzo. Eu havia liberado os três de irem ao ensaio em São Vendelino, pois chovia muito e eu sempre me preocupei muito com aquaplanagens naqueles trechos.
No domingo tivemos um dia muito especial e que jamais será esquecido por todos que conviveram com Pietro, Lorenzo e Daniele. Teve abraço, teve beijo, choro, teve risada, teve música, teve palavra de Deus, mas teve acima de tudo, muito amor transbordando no coração de todos que estiveram no Centro de Cultura e Eventos de Bom Princípio. O palco onde eles brilharam tantas vezes com a WBK foi o local escolhido para as últimas homenagens. Não poderia haver lugar melhor.
Se me permitir, quero aconselhar você, que conhecia e amava o Pietro Dessotti, o Lorenzo Dessotti e a Daniele Schwab que continue sua vida com muita paixão em tudo o que fizer. Igualzinho a eles. Paixão pelo trabalho, paixão pelos estudos, paixão pelas pessoas e por alguma atividade que você goste muito de fazer: música, pintura, cinema, teatro, dança, esporte, viagens… E invista seu tempo e dinheiro nisso. Não deixe de aproveitar com toda a intensidade aquilo que faz você feliz. Deus nos ensina várias lições com tudo isso que aconteceu: que devemos amar mais e sempre. Viver com plenitude tudo o que a vida nos oferece a cada manhã. Não sabemos a nossa hora, mas Ele sabe. Deus é bom o tempo todo. Deus abençoe a todos.”

Continuar Lendo

Trending