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Internacional

Mídia europeia se encanta com a cultura do nosso Sul

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Eis que uma novidade que não era aguardada pelos visitantes do Brasil surgiu como que do nada em meio à cidade cenográfica onde foi gravado o filme Die Andere Heimat (que menciona a saída da Alemanha e que já foi tema do Qtal especial de imigração). Um equipe de tevê voltou ao set de filmagem, desta vez não para falar propriamente do filme, mas sim do “Brasil Alemão”.
Um estilo de reportagem quase tão antigo quanto o próprio jornalismo televisivo, com ares de documentário, fez com que os brasileiros fossem destacados por suas lembranças. Diferente do que poderia esperar, quem foi entrevistado, não foi Carla Specht, prefeita de Salvador do Sul, nem o vereador Pedro Stein. Quem foi interpelado foram as pessoas na sua essência e suas lembranças, ficando de lado os cargos políticos.
O Jornal Qtal, que continha as reportagens especiais da Imigração Alemã, acabou sendo devidamente mencionado, filmado e destacado na reportagem, servindo como prova de que no Brasil ainda se tem raízes germânicas, sendo filmado nas mãos de Karl-Wilhelm Bender, prefeito de Dickenschied, que foi a fonte de informação para a equipe da SWR, uma emissora regional que tem ligação com grandes redes de tevê de toda a Europa.
O filme, por alguns dias, ainda pode ser visto no link abaixo:
http://swrmediathek.de/player.htm?show=cbcda1f0-5e85-11e4-bccd-0026b975f2e6 ou no https://www.dropbox.com/s/1x6zcmyyvtcdjvk/745222.m.mp4?dl=0
Onde o vídeo ficará postado para as gerações que estão por vir.
Como Pedro Stein e Alex Steffen falam o dialeto alemão com um pouco mais de fluência que as suas companheiras, Isolde e Carla Maria, respectivamente, que também integraram a comitiva coube a eles serem interpelados. Ainda que a edição tivesse cometido pequenos tropeços no que diz respeito à culinária, misturando receitas de cuca e rosca, a reportagem de 3min30 deixou evidente que a tevê alemã se interessou pelo Sul do Brasil e a nossa cultura.
A reportagem na tevê revelou algumas curiosidades aos olhos dos brasileiros, pois a mesma foi apresentada em três noticiários da SWR, o que seria inimaginável na mídia em terra tupiniquins e assim, as pessoas que se apegam apenas aos noticiosos na tevê puderam ver com mais detalhes o vídeo que narra a história dos imigrantes, de então, e também dos visitantes. E assim, em meio a um grande supermercado, não era raro perceber olhares curiosos e sorrisos, até que alguém ousasse dizer: “Ei, vocês são brasileiros, não é? Vimos vocês na tevê e entendemos tudo o que vocês falam”. Eis que então surgem rápidas conversas mostrando que a terra tupiniquim é muito mais do que selvas e carnaval como se conhece pela Alemanha e afins.

Destaque também em jornal

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A mídia germânica, tantas vezes avessa às notícias que vêm de fora de seu país, deixou de lado o nacionalismo puro para trazer informações de uma visita oficial feita ao território alemão, mais precisamente ao Hunsrück.
O Rhein-Hunsrück-Zeitung, o maior do estado em que se localiza Dickenschied, enalteceu a parceria feita entre a cidade de Salvador do Sul, no Brasil, com a sua irmã germânica. Em belas palavras, nem tão curtas assim, tomou meia página para relatar a visita de Carla Maria Specht e Pedro Stein, prefeita e vereador de Salvador do Sul, às comunidades próximas à Dickenschied. (vide reportagem ao lado)
Uma vez abertas as fronteiras do bem-querer, os alemães recebem aos visitantes como se fossem dos seus, a tal maneira que os brasileiros foram convidados a participarem de vários eventos, apresentando a imagem do Brasil, inclusive através da música. Por mais incrível que possa parecer, ainda que haja certa abertura na mídia e que as comitivas do Brasil viagem muito à Alemanha, a pergunta que ainda mais se ouve é: “mas como você fala tão bem o alemão?”. Surge aí a explicação do vereador Pedro Stein sobre a imigração e uma quase certeza do povo europeu: “Não é possível que após cinco ou seis gerações vocês ainda falem em alemão entre si. Isso é fantástico”.

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Bom Princípio

Aulas de caipirinha na TV americana

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Guilherme Hoff, radicado nos Estados Unidos a mais de uma década, começou a trilhar os caminhos na Terra do Tio Sam trabalhando com carnes e fazendo bons churrascos, agora, a arte de fazer caipirinha deixou ele em destaque, inclusive, na TV.

https://www.kens5.com/video/entertainment/television/great-day-sa/signature-cocktails-steaks-by-brasao-brazilian/273-2be59f97-fb7e-4ca0-8330-53dee3020203?fbclid=IwAR1Qd8xE57svQWSSu1Zf-7tTjXQV2cwus_p5LtkriXFVLaXbaWqGORb_g64

Ao clicar no link acima, você poderá ver uma aula, em inglês, de como fazer caipirinha. Isso mesmo. Seja de morangos, limão ou abacaxi, os americanos se encantam com a bebida tipicamente brasileira. E, o melhor, com cachaça vinda do Brasil…

Ainda que os moranguinhos não sejam de Bom Princípio, remetem à terra de origem de Guilherme, fazendo, por tabela, mídia ao município que o filho de Jorge e Clarinda Hoff leva sempre consigo.

Não duvidemos que tenham aprendido a fazer caipirinha, mas falar o nome de bebida ou até da cachaça, bem, isso os americanos terão maior dificuldade. O que, importa, porém, que bebam de nossa cultura.

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Cultura

Bandas Internacionais vão se apresentar na região em 2019

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O ano de 2018 já bom em termos de bandas e artistas do exterior que vieram ao nosso país, como por exemplo a Banda Konis Hupen, da Áustria, e o DJ Michael Maus da Alemanha. Em 2019 terá mais ainda: a previsão é de que seis grupos do exterior farão shows no brasil este ano.

Já estão confirmadas seis atrações internacionais para participarem de eventos e festas durante o corrente ano. Para o final do mês de maio vem ao nosso país, pela primeira vez a Lustiger Takt Orchester, de Santa Fé, Argentina, que trará em sua bagagem musical lindas músicas alemãs, austríacas e suíças, preservadas com tanto afinco na cidade sede da banda, San Jerónimo, por causa da descendência de muitos moradores dessa cidade, com suas origens naqueles países.  A banda já é muito conhecida e famosa em território argentino e em outros países limítrofes, pela participação em Okoberfestas e com CD gravado já há mais tempo.

Para julho, por ocasião das comemorações dos 195 da imigração alemã no Brasil, eventos poderão ser recheados com muita música alemã e austríaca pelo Duo Abendrot, do Tirol. O dueto é conhecidíssimo em território europeu pelas constantes apresentações na Alemanha, Áustria, além de vários outros países e por terem no mercado musical alguns CDs.  Recentemente os dois músicos participarem de uma belíssima viagem, tocando vários dias em um navio cruzeiro por vários países europeus.

Em agosto, a partir do dia 10, será o retorno, tão esperado, da Banda Konis Hupen, que esteve em julho em sua primeira turnê no Brasil, mas que para 2019 só conseguiu agenda para agosto, o que contempla exatamente as comemorações do folclore dentro do Brasil. Talvez dizer que é o famoso músico das cornetinhas, ajude a refrescar a memória de alguns. A Banda Konis Hupen, com grande abrangência internacional, também já conta com alguns CDs gravados que fez música deles se espalhar mundo afora, atingindo mais de oito milhões e setecentos mil visualizações da música Konis Hupen no YouTube.

Em outubro, um mês que pede e promete, foram necessárias duas contratações: a Banda de Rock and Roll Die Eis Boys, da Alemanha, que há três anos atrás já fez sua primeira turnê no Brasil, e de muito sucesso, principalmente entre o público mais jovem e amantes do bom rock and roll, e o agora já conhecido DJ Michael Maus, também da Alemanha, que animou as maiores Oktoberfestas no Rio Grande do Sul em outubro de 2018 com os maiores sucessos das Oktober da Alemanha. Nesse mesmo mês, regravou, em estúdio no Rio Grande do Sul, quatro lindas canções da Europa. Contatos para shows, pelo WhatsApp 51 998871875, com Jacinto Klein, diretor da J J Klein Intercâmbios Culturais de Bom Princípio.

Lançamento, a nível internacional, de quatro músicas do famoso DJ Michael Maus, da Alemanha.

Moço simpático, grande artista, deixa um legado com as quatro canções que já estão disponíveis em muitas rádios brasileiras e em redes sociais ao redor do mundo. Entre os títulos, está a conhecidíssima Fliegerlied, já disponível no YouTube, composição original do Andreas Donauer, que gentilmente cedeu letra e melodia, pela primeira vez para uso liberado e autorizado pelo próprio autor para uso nas mídias não físicas no Brasil e no mundo. Outra canção, tradicional e internacionalmente conhecida, chama-se Oh ist das schön. A terceira é uma música atual, Hulapalu, sensação nas grandes festas germânicas em toda Europa. E a quarta melodia, com o título Rio, Rio Grande do Sul, o DJ Michael Maus faz uma linda homenagem ao estado do Rio Grande do Sul, em uma releitura da mundialmente conhecida Sierra Madre del Sur. Todas as quatro regravações seguem as exigências e leis internacionais de regravação: melodia original e idioma original.  As músicas já estão sendo executadas em várias rádios do Brasil, como por exemplos, em emissoras gaúchas, catarinenses, paranaenses e paraibanas, além de terem sido enviadas para emissoras no Rio de Janeiro, São Paulo Espírito Santo e Acre. Alguns países para os quais a música já foi encaminhada também são: Alemanha, Holanda, Áustria, Suíça, China, Timor Leste, Angola, França, Argentina, Paraguai, Uruguai e México. As 4 melodias só serão executadas em rádios e em redes sociais; não serão produzidas em mídias físicas.

Segundo crítica brasileira, de acordo com mais de duas dezenas de pessoas de várias partes do país, entre radialistas, músicos, e outros grandes entendidos em música, realmente entendidos em análise de musical, a canção Fliergerlied, na voz de DJ Michael Maus, teve mais de 95% de aprovação.

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Bom Princípio

Festa do Moranguinho deu mais de meio milhão de lucro

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Tá ok! Não falaríamos mais de Festa do Moranguinho até chegar a próxima edição do evento, mas, com a divulgação dos resultados da festa, com mais de meio milhão de reais de lucro devemos voltar à pauta e, com o devido, destaque.
Na manhã de 1º de novembro, depois da divulgação dos resultados da Festa do Moranguinho, todos se perguntam: mas qual de todos os santos ajudou para o tamanho sucesso da festa? A resposta, segundo o presidente César Baumgratz, vem ligada a sua própria crença cristã. Todos os santos ajudaram, dando uma forcinha ao projeto que começou a ser planejado em novembro do ano passado, portanto, 10 meses antes da realização da festividade.
No relatório apresentado pelo setor contábil da festa, sob responsabilidade de Paulo Backes, apresentou números impressionantes. As despesas da festa foram na ordem de R$ 1,5 milhão, enquanto que a receita superou R$ 2 milhões, totalizando um lucro, exato, de R$ 515.750,00.
O presidente Baumgratz destacou em sua fala que o êxito se deu graças ao planejamento detalhado, ao envolvimento da comissão organizadora, o comprometimento da comunidade e a parceria feita com a Rádio Alegria, para trazer à cidade grandes shows. “As marcas Bom Princípio e Festa do Moranguinho foram muito bem divulgadas, estamos muito felizes com os resultados, mas pedimos o comprometimento de todos em, jamais, deixar morrer a Festa Nacional do Moranguinho, que é orgulho do nosso município”, citou ele vibrante.
O prefeito Fábio Persch, dando continuidade às falas, destacou que em tempos de crise havia uma quase certeza de que haveria redução de público e receita, contudo, com os shows, feitos em parceria e sem representar risco para a comissão organizadora, acorreram milhares de pessoas ao parque, revertendo qualquer expectativa negativa.
Leandro Dewes, presidente da associação que gerencia a festa, enaltece também que não houve investimento de recursos públicos para o evento. “Nosso compromisso é com o município. Ainda que a prefeitura não tenha investido recursos diretos, ela nos ajudou com a festa, assim, o lucro – depois de discutido em grupo – será revertido para fins sociais, ajudando na gestão do município e as suas necessidades”, destacou Dewes.
Baumgratz, em sua fala, também destacou a não utilização de recursos públicos, aproveitando para parabenizar a Câmara de Vereadores que repassou R$ 100 mil para reformas do parque, meses antes da festa. “Era necessário ter um parque melhor, não apenas para a festa, com mais segurança e melhor estrutura”, citou Baumgratz, fazendo referência aos vereadores e saudando o presidente Dárcio Antônio Schneider.
O público superou até mesmo os números divulgados no último dia do evento, chegando a 124,7 mil pessoas havendo consumo e comercialização de 26 toneladas de morangos durante a festa. As inovações também foram marca da Festa do Moranguinho, com a construção de um Biergarden e do Castelo do Reino dos Morangos. Tudo deu muito certo e a festa só poderia ter dado lucro. “Não visávamos lucro, mas o obtivemos. Contudo, a nossa maior felicidade é ver as marcas da festa e do município em evidência, assim como é ter colaborado com a divulgação da cultura e tendo incrementado a economia local”, apontou Baumgratz lembrando que os expositores também obtiveram um bom retorno com a festa.
Mensurar o total de recursos financeiros que estiveram envolvidos na festa é impossível, afinal, apenas a organização do evento mexeu com mais de R$ 2 milhões. Também é difícil precisar quantos foram aqueles que se fartaram com moranguinhos ou com chopp. Sabe-se que a quantidade vendida foi absurda. Apenas em chopp foram 31 mil litros.
A festa teve também shows de peso, como jamais havia acontecido, afinal, foram quatro shows nacionais em uma só edição do evento. Teve também apresentações vindas da Argentina e da Alemanha. Enfim, foram 224 atrações culturais em uma só edição da Festa do Moranguinho, o que faz dela a maior da região e uma das mais importantes do estado. A festa cresceu, não apenas em espaço físico, mas em grandiosidade, orgulhando a todos que a viram nascer e criar corpo, estando agora, adulta, de forma que siga assim por longa e longa maturidade. Tudo o que foi bom, sim, deve continuar.

DSC_0288 Amamos Morangos

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