Conecte-se conosco

Política

Plantador de cana agora é prefeito

Publicado

em

Eis que a vida, com suas idas e vindas, apresenta surpresas quando menos se espera, fazendo até que um plantador de cana se torne prefeito.

Na tarde de quarta, dia 17, Aécio Sozo, o mais jovem dos vereadores de Salvador do Sul, foi empossado prefeito municipal. Ainda que seja um exercício apenas de 10 dias, afinal, está dando cobertura às férias da prefeita Carla Maria Specht, Sozo se diz honrado. “Quem diria que um menino, que saiu de Linha São Paulo, no interior de Maximiliano de Almeida poderia estar prefeito em uma cidade como Salvador do Sul?”, indagou com um sorriso estampado na face.

Quando menino, Aécio, deixou a casa dos pais para morar com a sua irmã, tendo assim mais oportunidade de trabalho e estudo. Ainda assim, não se deu por satisfeito e ousou, indo para o Vale do Caí, há 100 quilômetros de Porto Alegre, em quase aventura. Não saberia se daria certo, o que sabia é que poderia retornar à casa dos pais Deonildo e Catarina Irma Sozo, ou para o aconchego dos irmãos Vani Terezinha (com quem morou), Rogério, Melania e Sidinei. Contudo, quis o destino, a persistência e o empenho de Aécio resultassem na permanência na cidade de Salvador do Sul.

Os canaviais em que trabalhava em sua cidade não lhe saíram de mente, servindo motivação. Deveria ser feito a cana, dura, resistente, todavia, com um quê de doçura.

Aportou em Salvador do Sul e começou a trabalhar em uma rede de lojas, para depois iniciar a carreira como radialista. Assumiu o codinome Boby do S, ficando conhecido na região. A solidão dos primeiros tempos deu lugar ao afeto por Luana Danda Baumbach, que se fez mais do que companheira.

Em 2012, Sozo, aventurou-se na política, pelo PMDB, e para a surpresa geral, inclusive dele, foi o mais votado do partido, com 317 votos. Contudo, não esperava que, como vereador da oposição tivesse maior êxito. Entrou em ação o destino. Por infelicidade geral, o vice-prefeito Paulo Zílio veio à óbito deixando em vacância o seu posto. Em 2015 a prefeita Carla Maria não gozou de férias que lhe eram legais, contudo, com a casa executiva em ordem, em 2016, optou pelas férias. Aécio, que em janeiro tomou posse como presidente da câmara de vereadores, foi convocado a assumir as rédeas do município.

Por 10 dias pediu afastamento da emissora de rádio em que trabalha – Tamaram FM – e encarnou as vestes prefeito. Sozo ficará na prefeitura até dia 28, quando retoma as suas atividades profissionais e como vereador. Salvador do Sul é a capital sul-brasileira na produção de ovos, com 2,4 milhões de ovos por dia. Tem sete mil habitantes sendo basicamente colonizado por alemães, todavia, bem democrática possibilita que migrantes também cresçam. Sozo, que hoje estuda publicidade e propaganda, obteve em 2013 a graduação em Gestão Pública, todavia manteve a humildade como característica. O menino que plantava cana superou desafios e hoje, está prefeito em uma das mais importantes e tradicionais cidades do Vale do Rio Caí.

DSCN0316

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 2 =

Pareci Novo

Registro de Preços aquisição de Plantas Ornamentais Pareci Novo

Publicado

em

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
PREFEITURA MUNICIPAL DE PARECI NOVO/RS
AVISO DE LICITAÇÃO

O Prefeito Municipal de Pareci Novo/RS, no uso de suas atribuições legais, de acordo com a da Lei Federal nº 10.520, de 17 de julho de 2002; no Decreto Municipal nº 985, de 05 de fevereiro de 2010 e no que couber, na Lei Federal 8.666/93, Lei complementar 123/2006 e suas alterações, Lei complementar 147/2014, torna público que realizará a seguinte licitação:
Pregão Presencial nº 026/2022
Objeto: REGISTRO DE PREÇOS PARA AQUISIÇÃO DE PLANTAS ORNAMENTAIS DIVERSAS.
Data da Abertura: 13/12/2022.
Horário: 08h30min.
Maiores informações e retirada do edital no setor de Licitações da Prefeitura endereço: Rua João Inácio Teixeira nº 70, Centro – Pareci Novo/RS ou pelo fone: (51) 36339222.

PAULO ALEXANDRE BARTH
PREFEITO MUNICIPAL

Continuar Lendo

Política

Um adeus a Silvério Ströher, primeiro prefeito de Vale Real

Publicado

em

Na mesma semana que o município de Vale Real completou 30 anos de emancipação política, a comunidade se despede do primeiro prefeito municipal.
Silvério Ströher estava internado há alguns dias em Caxias do Sul, vindo a falecer nesta madrugada. Os atos de despedida ocorrem no Centro de Convivências Arno Stoffels, no centro da cidade, e o sepultamento se dará as 16h.
Silvério tinha 70 anos foi prefeito em três oportunidades. De 1993 a 1996 (junto com Luiz Schwaizer) e de 2005 a 2012 (tendo como vice Nilson Barth). Ele deixa quatro filhos: Marcelo, Márcio, Ângelo e Henrique. Além de pai era avô, sendo sempre entusiasta nos projetos de seus familiares.
Antes de ser prefeito, era bancário, tendo ajudado muitas pessoas de origem mais humilde quando estas precisavam de serviços nas agências em que trabalhava.
Como prefeito, em primeiro mandato, coube a ele a estruturação de um município, com aquisição de maquinário, construção de prédios como o Centro de Convivências Arno Stoffels, local de sua despedida derradeira.
Pavimentação de ruas e a construção de escolas, inclusive da moderna creche do Canto Krewer, eram marcas das suas gestões, mas pessoalmente era um “construtor de pontes”, não apenas físicas, como fez quando prefeito, mas entre pessoas, pois muitas vezes interligava polos diferentes, apaziguando e buscando por soluções em favor do Vale Real.
Icônico dentro do PDT estadual, atuou também junto às esferas superiores, trabalhando em Porto Alegre, inclusive com Kalil Sehbe Neto.
O ano de 2022 está sendo marcado por grandes perdas no universo político do vale do Caí, com o falecimento de ícones como Harry Seibert, em São Vendelino, cinco vezes vereador e também vice-prefeito, José Hilário Junges, em Tupandi, cinco vezes prefeito e também vereador, e agora Silvério Ströher, o homem que esteve prefeito por três mandatos no Vale Real, sendo assim, aquele que por mais vezes como representante maior do município.

Continuar Lendo

Economia

Barão tem o melhor índice de desenvolvimento social da região

Publicado

em

Eis que o pequeno município de Barão foi aquele que dentre todos do vale do Caí foi aquele que teve o melhor resultado do Índice de Desenvolvimento Social e Econômico (IDESE) no vale do Caí.

Enquanto Água Santa tem o melhor índice geral do Rio Grande do Sul, seguido de Carlos Barbosa, no vale do Caí o grande destaque no cômputo geral se dá para a realidade de Barão. Os números do IDESE, revisados em 2020, e publicados nesta semana, apresentam a realidade geral dos municípios do Estado. Para que seja de fácil compreensão, o IDESE é um cálculo feito tendo por base índices da Educação, da Renda e da Saúde, três setores que juntos representam o desenvolvimento social e, indiretamente, a qualidade de vida de cada município.

Se olharmos as tabelas teremos números entre 0 e 1, sendo que aquelas pontuações abaixo de 0.6 serão consideradas baixas. Entre 0.6 e 0.8 retrata o desenvolvimento médio. O que é o caso da ampla maioria dos municípios da região. E acima de 0.8 este seria o desenvolvimento nominado como alto ou de padrão primeiro mundo. Assim, no tópico saúde, todos os municípios têm um padrão elevado de desenvolvimento.

Observando item por item, perceberemos que Barão não lidera em nenhuma das categorias, todavia tem uma média boa em todos, sendo a melhor do Vale do Caí. No âmbito saúde, São Pedro da Serra tem a maior pontual, com 0.905, seguido de Barão e Bom Princípio, com 0.900. Quando o assunto é educação os melhores índices são de São Vendelino, Harmonia e Pareci Novo, todos com padrões elevados. No que tange à renda o melhor resultado é de Tupandi, sendo o único tido como elevado na região.

De acordo com o prefeito Jefferson Schuster Born, o Biriba, de Barão, estar em primeiro lugar no vale do Caí é motivo de alegria para os baronenses, todavia, nunca de acomodação. “Ter uma boa qualidade de vida é o que desejamos, mas podemos ir além disso. Ter padrões elevados em todos os setores, mas isso requer trabalho e comprometimento de todos”, frisou o prefeito que está agora em seu segundo ano de mandato.

Continuar Lendo

Trending