Conecte-se conosco

Economia

Um dia voltado para as ovelhas

Publicado

em

A Emater/RS-Ascar de Salvador do Sul – em parceria com a Prefeitura, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) – realizou na terça-feira, 27, no CTG Querência da Serra, o 1º Encontro Regional de Ovinocultura. Na ocasião, criadores de ovelhas, extensionistas e interessados pela área estiveram reunidos para palestras, trocas de experiências, levantamento de demandas para ações futuras relativas ao tema e atividades práticas.
O objetivo do evento, de acordo com o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar, Edisson Antônio Merib, foi iniciar um trabalho com vistas a expandir a atividade, por meio da formação de um grupo que possa dar continuidade à criação de ovelhas na região. “Nos últimos anos tem havido um aumento do número de criadores de ovinos no Vale do Caí, com a consequente ampliação do interesse dos produtores em se qualificar, o que motiva a realização deste encontro”, ressalta. Em Salvador do Sul são 20 produtores e um rebanho de cerca de quatro mil ovelhas. Para o técnico há um forte potencial a ser desenvolvido localmente, já que a ovinocultura constitui-se de excelente alternativa de renda e de inclusão social e produtiva para os agricultores.
Na parte da manhã foi realizada palestra com o tema “Ovinocultura: uma importante alternativa”, ministrada pela assistente técnica regional da área de Produção Animal da Emater/RS-Ascar de Bagé, veterinária Elusa Santos de Andrade, que abordou as vantagens e a versatilidade da criação de ovelhas – que pode ser utilizada para a produção de carne, leite, lã e pele -, o planejamento de produção e os indicadores zootécnicos, entre outros. Também houve explanação sobre “Produção intensiva de cordeiros com ênfase no processamento de carne”, com o médico veterinário Felipe Vogt, que salientou as potencialidades e as alternativas para fortalecimento do setor, a partir de sua experiência.
À tarde foram realizadas demonstrações sobre pastagens para ovinos e práticas de tosquia, na propriedade dos produtores Nilson e Leonardo Vier, responsáveis pela Cabanha Vier. No local, os criadores mantém cerca de 100 animais da raça Texel, com o objetivo de comercializar ovinos puros por origem (PO) para produtores interessados em promover o melhoramento genético de seus rebanhos. “Essa raça é ideal para corte, com rendimento de 80% para carne e 20% para lã”, enfatiza. O produtor, que trabalha com ovinos há dez anos, fala com a propriedade de quem acumula premiações em concursos da Expointer. “É uma atividade que representa excelente alternativa para os produtores”, salienta.
De acordo com o assistente técnico regional em Sistema de Produção Animal da Emater/RS-Ascar, zootecnista João Sampaio, o que se tem observado na região é um crescimento de pequenos rebanhos ovinos para atender a demanda do consumo da carne. “Esses núcleos estão em pequenas propriedades, apresentando uma ou outra dificuldade para o seu desenvolvimento, até mesmo pela eventual falta de experiência para a realização da criação”, constata. Para Sampaio este fator tem trazido alguns problemas para os ovinocultores, especialmente de ordem sanitária. “Assim cabe a nós, enquanto Extensão Rural, contribuirmos para a qualificação do processo”, pondera.
O próximo encontro ocorre no dia 15 de dezembro, a partir das 14h, na sala do STR, quando será abordada a comercialização de carne de ovelha. A atividade contou com a participação de autoridades, entre elas a prefeita de Salvador do Sul, Carla Maria Specht e o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar, Carlos Lagemann. Lagemann valorizou a ação local, o trabalho em parceria e a possibilidade de ampliar os conhecimentos a respeito do tema. “Claramente há potencial para que a atividade se desenvolva mais na região”, observou. O evento contou ainda com a participação de produtores do município de São Pedro da Serra.

 

encontro_regional_ovinocultura (3)

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − 6 =

Economia

Mentes Brilhantes homenageiam Clóvis Tramontina

Publicado

em

Realizada em 27 de junho, a primeira edição da Conferência Mentes Brilhantes reuniu mais de 3 mil empreendedores, empresários e investidores no auditório Araújo Vianna em Porto Alegre. Além dos painéis sobre inovação e empreendedorismo, o evento foi marcado pela entrega de uma homenagem a quem ajuda a tornar o ecossistema de negócios gaúcho mais forte. O empresário Clovis Tramontina foi um dos escolhidos para receber a distinção em reconhecimento ao seu legado à frente da Tramontina.

Clovis destacou a importância das pessoas para que grandes empresas se desenvolvam e consolidem e lembrou que entusiasmo, otimismo, competência e paixão pelo negócio são essenciais para o sucesso. A honraria foi entregue por Daniel Randon, presidente da Randon, que enfatizou a relevância da empresa durante  mais de um século para o desenvolvimento do estado e do país.

Além de Randon, a Conferência Mentes Brilhantes  contou com a presença de nomes como o economista brasileiro premiado pela Forbes, Ricardo Amorim, Tinga, Luciano Potter, Marcus Rossi, Manuela Bordasch, Cris Silva, Arildo Junior e Harry Fockink.  O evento é um desdobramento do projeto Mentes Brilhantes, uma plataforma de conexões, capacitação e desenvolvimento criada em 2022 com o propósito de incentivar o empreendedorismo em todas as suas esferas, colaborando assim, para potencializar o desenvolvimento econômico sustentável da sociedade.

Continuar Lendo

Cultura

A missão é servir e cuidar

Publicado

em

Você já se imaginou fazendo um trabalho voluntário pelos lugares mais inóspitos do Brasil?
Para Yan Röse isso não é algo novo, de modo que ele, depois rodar parte das regiões centrais e nordeste do Brasil como missionário da palavra de Cristo, agora está, literalmente, embarcando em outra viagem.

“Entre os dias 12 a 26 de maio estarei indo à Amazônia fazer Jesus conhecido aos Ribeirinhos”, contou ele que, profissionalmente, atua como hair stylist. Um dos profissionais da barbearia Cadillac, de Bom Princípio, Yan, tem em sua conduta pessoal a missão de propagar o amor cristão, cuidando de pessoas, sejam quais forem as suas dificuldades.

“Neste momento um desafio de levantar R$ 2 mil para pagar hospedagem e transporte lá. Com esse valor vamos alugar um barco, para nos locomover e chegar nas comunidades ribeirinhas, dormindo nele”, contou, deixando a disposição o número a chave PIX (51 981506410) para depósito em prol do projeto.

No final do ano passado, juntamente com amigos, esteve em várias cidades do nordeste do Brasil, conhecendo realidades periféricas, retornando ao Rio Grande do Sul impressionado com a dualidade encontrada. Em algumas cidades turísticas há belas vitrines e próximo a elas pessoas com grandes dificuldades para ter uma vida digna.

Em sua viagem, além da tesoura e da máquina de cortar cabelos, leva a bíblia, transmitindo às pessoas a palavra de Deus e os ensinamentos de bem-querer.

“O que buscamos não é apenas a pregação, mas dar um mínimo de dignidade às pessoas que vivem muito à margem da sociedade”, contou Yan.

Reforçando, quem quiser colaborar poderá contribuir através da chave PIX (51 981506410).

Continuar Lendo

Economia

Tramontina presta contas com o seu PPR

Publicado

em

A participação dos resultados da empresa é também motivo de orgulho para os seus colaboradores.

 

 

Continuar Lendo

Trending