Conecte-se conosco

Economia

São Pedro atrai empresa e garante futuro

Publicado

em

Uma administração municipal eficaz é aquela que não se preocupa apenas com o plantio e a colheita imediata de frutos, desta forma, percebe-se que o desenvolvimento de um município está relacionado ao olhar visionário dos seus administradores. E, quando o prefeito é alguém que provém do meio privado, com hábitos empreendedores, se percebe uma moderna ótica de gestão. No caso de São Pedro da Serra, a prefeita Isabel Corete Joner Cornelius justifica a sua origem como empresária.

Desde o início do mandato a frente do Município de São Pedro da Serra, a prefeita Isabel Corete Joner Cornelius já demonstrou seu grande objetivo de captar empresas para São Pedro com intuito de aumentar a arrecadação do Município e também manter a mão-de-obra são-pedrense no município. E deixou claro este intuito para os seus servidores e equipe: queria novos empreendedores.

Alguns empreendimentos já estão caminhando em São Pedro da Serra e outros se aproximam de ser realidade. A empresa BrSul que desenvolve seu trabalho no ramo do óleo químico focado no refino e preparo de óleos e gorduras vegetais e animais para a geração de complexos alimentares para a indústria avícola, suína e de gado leiteiro, foi uma das grandes conquistas para o município, estando as obras a pleno vapor, tendo como previsão de início das atividades em Janeiro de 2020.

Com a implantação do empreendimento no município de São Pedro da Serra estima-se que sejam geradas 15 novas oportunidades de empregos diretos na área administrativa, operacional / industrial e técnica, e mais de 40 indiretos a comunidade local.

Mas as conquistas da Administração no que tange a captação de empresas, não param por aí…

O clamor da prefeita foi atendido também pelo legislativo que, através dos vereadores André Mallmann e Carlos Schlindwein, que trouxeram à mesa da prefeita uma oportunidade muito desejada por qualquer gestor público.

Algumas reuniões já foram realizadas e ao que tudo indica muito em breve, a comunidade de São Pedro da Serra poderá comemorar mais essa conquista que vem para trazer oportunidade de emprego para os são-pedrenses e crescimento para nosso Município.

Isabel externa sua felicidade em poder captar empresas para São Pedro: “Queremos trazer empregos e muitos investimentos para São Pedro da Serra. Estamos em tratativas com uma empresa que além de fabricar produtos diferenciados prima pela qualidade de vida. E esse é nosso objetivo também… Trazer qualidade de vida para São Pedro da Serra. Estamos fazendo o nosso melhor para que os trabalhadores de São Pedro possam ficar aqui trabalhando. Estamos confiantes que muito em breve os frutos deste trabalho serão colhidos. São Pedro da Serra merece o melhor!!!”

De acordo com o vereador André Mallmann, a vinda de novas empresas é sempre bem recebida desde que haja o comprometimento de parte da parte, gerando emprego, renda e qualidade de vida para a população. “Empreendimentos de alta tecnologia, que gerem retorno em tributação, empregos em quantidade moderada e ainda possibilitem uma relação de mão dupla, nas parcerias público privadas são o sonho de todos os municípios e, em São Pedro da Serra, disso nos aproximamos”, destaca André, evidenciando o apoio ao projeto da prefeita, em trazer empresas, inclusive e em especial, aquelas que tenham bom valor adicionado e algumas vagas de emprego, os quais são bem remunerados.

Trazer ao município empresas de grande porte e com muitos empregos pode parecer tentador, mas geralmente causa problemas sociais, pois cidades pequenas como São Pedro da Serra não comportariam muito bem receber gigantes em seu meio, afinal, isso mexe com a estrutura de toda a cidade no que diz respeito à infraestrutura, educação e saúde. Empresas de pequeno e médio porte, de alta tecnologia, por exemplo, atendem perfeitamente a demanda, pois este é processo de ganha-ganha, onde as empresas e a comunidade saem ganhando.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

13 + dezesseis =

Economia

Barão tem o melhor índice de desenvolvimento social da região

Publicado

em

Eis que o pequeno município de Barão foi aquele que dentre todos do vale do Caí foi aquele que teve o melhor resultado do Índice de Desenvolvimento Social e Econômico (IDESE) no vale do Caí.

Enquanto Água Santa tem o melhor índice geral do Rio Grande do Sul, seguido de Carlos Barbosa, no vale do Caí o grande destaque no cômputo geral se dá para a realidade de Barão. Os números do IDESE, revisados em 2020, e publicados nesta semana, apresentam a realidade geral dos municípios do Estado. Para que seja de fácil compreensão, o IDESE é um cálculo feito tendo por base índices da Educação, da Renda e da Saúde, três setores que juntos representam o desenvolvimento social e, indiretamente, a qualidade de vida de cada município.

Se olharmos as tabelas teremos números entre 0 e 1, sendo que aquelas pontuações abaixo de 0.6 serão consideradas baixas. Entre 0.6 e 0.8 retrata o desenvolvimento médio. O que é o caso da ampla maioria dos municípios da região. E acima de 0.8 este seria o desenvolvimento nominado como alto ou de padrão primeiro mundo. Assim, no tópico saúde, todos os municípios têm um padrão elevado de desenvolvimento.

Observando item por item, perceberemos que Barão não lidera em nenhuma das categorias, todavia tem uma média boa em todos, sendo a melhor do Vale do Caí. No âmbito saúde, São Pedro da Serra tem a maior pontual, com 0.905, seguido de Barão e Bom Princípio, com 0.900. Quando o assunto é educação os melhores índices são de São Vendelino, Harmonia e Pareci Novo, todos com padrões elevados. No que tange à renda o melhor resultado é de Tupandi, sendo o único tido como elevado na região.

De acordo com o prefeito Jefferson Schuster Born, o Biriba, de Barão, estar em primeiro lugar no vale do Caí é motivo de alegria para os baronenses, todavia, nunca de acomodação. “Ter uma boa qualidade de vida é o que desejamos, mas podemos ir além disso. Ter padrões elevados em todos os setores, mas isso requer trabalho e comprometimento de todos”, frisou o prefeito que está agora em seu segundo ano de mandato.

Continuar Lendo

Economia

Criação de cordeiros dá visibilidade estadual a São Pedro e Salvador

Publicado

em

Quando a Cabanha Maria Cita iniciou suas atividades, o campo que antes tinha alguns pares de cordeiros, passou a ser povoado por ovinos que, assim, chamaram atenção de quem passava. Mal sabiam os moradores de São Pedro da Serra que o empreendimento seria tão importante que colocasse o município entre aqueles de maior número de animais criados no Estado.

Em 2018, São Pedro da Serra passou fazer parte do mapa gaúcho de criação de cordeiros, tendo 3,1 mil animais criadas na cabanha. Em 2019 esse número passou para 5,7 mil e o ano passado foi fechado com 8611 cordeiros criados no município.

“Hoje temos área de 40 hectares destinados a criação dos cordeiros. Dentro desta área temos o semiconfinamento, animais que ficam a campo e a noite dormem nos pavilhões”, destaca Felipe Vogt que é responsável pelo projeto nascido em 2013.

Veja os números detalhados na tabela abaixo.

No que diz respeito a abates, é Salvador do Sul que passou a figurar o cenário do Rio Grande do Sul. Com Susaf (assim como São Pedro da Serra) e Sisbi, Salvador do Sul está qualificado para fazer abates e promover a comercialização em nível nacional.

Em 2018 foram enviados para abate em Salvador do Sul 3,1 mil cordeiros, avançando para 5,3 mil em 2019 e, no ano passado, o abate foi de 7254 ovinos. De acordo com Felipe Vogt, da Celebra Alimentos, que é especializada em cortes de cordeiros, a ampla maioria dos abates são realizados no Frigorífico Specht, em Salvador do Sul, sendo a logística facilitada entre a cabanha Maria Cita, o abatedouro e a Celebra Alimentos, onde são feitos os cortes e embaladas as carnes.

É crescente no Brasil, em especial no Sul do país, o consumo de carne de cordeiros, o que dá ganho mercadológico às empresas do vale do Caí que se especializaram neste setor. A expansão, contudo, não se limita ao acaso, mas ao esforço e ao investimento feito. Hoje a Celebra é referência também em cortes especiais, tendo um mercado amplo a sua frente, aproveitando as redes sociais para divulgação dos seus produtos e possibilidades no universo gourmet. (acesse: https://www.facebook.com/celebragourmet e https://www.instagram.com/celebra.gourmet/)

Hoje a Celebra envia cortes especiais de cordeiro para diversos estados dentre os quais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Amazonas.

Continuar Lendo

Economia

São Vendelino é o município de melhor qualidade de vida do Brasil

Publicado

em

Em novo ranking criado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e que será divulgado na íntegra na próxima semana, já se conhece os primeiros dados e, pasmem, São Vendelino é o primeiro em todo o país no que diz respeito à qualidade de vida e igualdade social.

O Pequeno Paraíso, como São Vendelino é carinhosamente chamado por seus moradores, pontua a tabela que tem dados com base no senso do IBGE, sendo um dos cinco municípios gaúchos que estão entre os 10. Lá estão São Vendelino (1º), Westfália (2º), Dois Irmãos (6º), Tupandi (7º) e São José do Hortêncio (8º).

O índice leva em consideração questões como educação, renda e condições de moradia. O equilíbrio entre as classes sociais e a oportunidade de desenvolvimento para todos, fez com que São Vendelino ficasse em primeiro lugar em todo o Brasil. A equiparação de oportunidades é uma preocupação no pequeno município da encosta da Serra Gaúcha. “Buscamos equilibrar o equilíbrio da gestão municipal nos mais diferentes setores, construindo uma sociedade melhor para o trabalhador, o empreendedor, o agricultor, para idosos, crianças e adultos. Enfim, pensamos o município para todos. O índice é a comprovação de que estamos caminhando a passos firmes para o futuro”, destacou o prefeito Evandro Schneider.

A distribuição de renda é um fator que chama atenção em São Vendelino, bastando passar pelo município e perceber que não há classes muito baixas e nem muito elevadas. A grande maioria dos moradores de São Vendelino pode ser enquadrado como classe média, sendo formada por trabalhadores.

No que diz respeito à educação, o município também é bastante eficiente em suas ações. Na educação infantil, por exemplo, além de haver vagas para todas as crianças, houve ampliação da EMEI Estrelinhas do Recanto, neste ano, e há um projeto para outra sala, de modo que se tenha condições de atender a demanda por pelo menos uma década.

O índice completo, onde será possível verificar todas as cidades e suas respectivas colocações deve ser divulgado na próxima semana. Sabe-se também, que as três capitais do Sul do Brasil (Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre) são as primeiras no Ranking da Fiocruz dentre todos os grandes centros brasileiros.

Entre as 1000 primeiras do Ranking estão apenas três cidades do Norte do Brasil e uma do Nordeste, isso mostra a desigualdade em território nacional.

“Estar em primeiro lugar não significa que vencemos uma competição, mas que estamos evoluindo bem e que precisamos seguir fazendo um trabalho sério, voltado para todos, de modo que possamos nos aproximar aos índices de qualidade de vida que há em países europeus, por exemplo”, finaliza o prefeito Evandro Schneider.

Fato que chama atenção também é que os cinco gaúchos que estão entre os 10 primeiros são todos de colonização europeia, mais precisamente alemã, sendo uma tradição desde os tempos mais distantes o investimento educação e o empreendedorismo, o que faz com que haja equilíbrio econômico. As administração municipais responsáveis, somadas à vocação empreendedora, faz com que o trabalho frutifique em igualdade e qualidade de vida.

Continuar Lendo

Trending