Cultura

Aberta a safra em Pareci Novo

Publicado

em

Como parte da ampla programação prevista pela 3ª Festa da Cultura Alemã, o município de Pareci Novo realizou na terça-feira (09/07), a primeira edição abertura da safra de bergamota da variedade Pareci. O ato simbólico que formalizou o início da colheita foi realizado na propriedade da família Rocha, no sítio da agroindústria Novo Citrus, da localidade de Coqueiral. Na ocasião estiveram presentes autoridades, representantes da Emater/RS-Ascar e de outras entidades, agricultores e estudantes, entre outros.

A ideia de abrir a colheita da bergamota Pareci, registrada pela Embrapa, surgiu como uma forma de valorizar a fruta cítrica que dá nome ao município – nos moldes do ocorre com as bergamotas Caí e Montenegrina, que são homenageadas em eventos semelhantes nos municípios de São Sebastião do Caí e Montenegro respectivamente. “Para nós trata-se de uma oportunidade de divulgar as nossas potencialidades e reafirmar a importância do nosso setor primário”, enfatizou o prefeito de Pareci Novo, Oregino José Francisco.

Com uma área plantada de cerca de 30 hectares no município, a expectativa é de que possam ser colhidas cerca de mil toneladas da fruta em Pareci Novo. Com uma safra curta – posicionada entre o final do ciclo da Caí e o início da Montenegrina, em agosto, a Pareci tem tido de destaque pela grande quantidade de suco e pelos frutos amarelos e doces. “Não por acaso, pretendo duplicar a área plantada com esta variedade, atualmente em 500 pés, já no próximo ano”, destaca o anfitrião da tarde, Willian Rocha.

Com um ciclo mais curto, a Pareci ainda não tem a expressividade de uma Montenegrina, por exemplo, que somente em Pareci Novo possui quase 600 hectares plantados. “Mas apesar de ser de ciclo curto, o fato de ela render de 15 a 20 por cento de suco a mais por fruta, acaba sendo um diferencial”, salienta Rocha, que há mais de 20 anos mantém uma agroindústria para a produção de sucos – entre eles o de bergamota – no sítio da família. Com um diferencial: todos eles são orgânicos.

Além de sucos de outros sabores, como laranja, abacaxi, manga e uva, Willian, a esposa Maria Helena e outros familiares trabalham com um mix diversificado de mais de 30 produtos, entre geleias, molhos de tomate, biomassa e mousse. Durante o evento a família fez um breve relato de sua história, que inicia nos anos 90, onde o casal era empregado da indústria no Polo Petroquímico, até chegar a atualidade, onde possuem destaque internacional na produção de frutas orgânicas. “Para nós esta trajetória é motivo de orgulho”, avalia Maria Helena.

Além da abertura oficial da safra, com direito a foto oficial no pomar, o evento contou ainda com plantio simbólico de pés de bergamota – feito por alunos de escolas locais e representantes de entidades -, passeio pela propriedade, música e um amplo café colonial com mais de dez variedades de produtos a base de citros. Entre as autoridades, além do prefeito, estive presente o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar, Carlos Lagemann, que saudou a família “que quebrou paradigmas, retornando ao meio rural para produzir alimentos de qualidade”.

Caminho do Coração

Como parte das ações realizadas durante a abertura da safra, produtores que integram o Circuito Caminho do Coração – que envolve propriedades de São José do Sul e de Pareci Novo -, divulgaram a rota turística, que passa em frente ao sítio da Novo Citrus. No circuito, os visitantes podem apreciar belas paisagens, se conectar com a natureza, conhecer a cultura local e saborear a gastronomia típica. “Nossa intenção é a de valorizar cada vez mais o turismo, seja melhorando as estradas da região ou instalando placas com informações”, enfatizou o prefeito.

3ª Festa da Cultura Alemã

Realizada de 05 de julho a 04 de agosto, a 3ª Festa da Cultura Alemã busca integrar a comunidade por meio de uma série de ações e atividades realizadas no município que é conhecido como Capital das Flores, Mudas e Frutas. Além da aguardada Festa da Colônia, que encerra as festividades no dia 04 de agosto, na Praça Miguel Arraes, a partir das 9h, outras ações, como a abertura da safra de Flores e Mudas e da Bergamota Pareci, já ocorridas, além de confraternizações, espetáculos culturais, encontros de comunidades, baile da terceira idade, ciclo de palestras, entre outros, estão previstas na programação.

Texto e imagens: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Lajeado – Jornalista Tiago Bald

Clique para comentar

Trending