Economia

Bickenbach e São Pedro buscam irmandade

Publicado

em

A pequena cidade alemã de Bickenbach, onde nasceu Pedro Liesenfeld, primeiro morador de São Pedro da Serra, está sendo alvo de investida para a formalização de um intercâmbio cultural entre a cidade gaúcha e a sua origem germânica.
Tendo em vista a visita do ex-prefeito de Dickenschied, Karl-Wilhelm Bender, que é amigo pessoal do prefeito de Bickenbach, Heribert Müller, a diretora cultural Vera Steffen Schmitz, seu marido Lair Jacó Schmitz e o vereador André Mallmann, pediram ajuda no projeto de geminação de cidades.
Assim como Salvador do Sul, Maratá, Bom Princípio, Feliz, São Vendelino e Alto Feliz, tem intercâmbio já em funcionamento, São Pedro da Serra, também almeja estreitar laços, de forma que o município, de alguma forma busque por suas raízes alemãs.
De acordo com a dirigente cultural Vera Steffen Schmitz, o mais interessante de um intercâmbio está em âmbito educacional e da área da cultura, não apenas financeiro. “Pensamos em construir pontes entre pessoas, pois o maior ganho de um intercâmbio está na relação entre elas”, destacou Vera Schmitz.
O vereador André Mallmann, que fala com fluência o alemão, acredita que a proposição de intercâmbio seja a possibilidade de abrir portas, também, para que os jovens de São Pedro da Serra possam conhecer uma nova realidade, quem sabe, até, buscando por conhecimentos extras. “A cidade de Bickenbach é pequena, mas como fica na região do Rhein-Hunsrück, de onde vieram os nossos imigrantes, e que está se desenvolvendo muito, é possível projetar também um intercâmbio entre jovens em um ir e vir de pessoas, com a troca de conhecimentos”, pontuou, dizendo que o projeto é bom para ambas as partes.
Segundo o prefeito Bender, ele buscará contato com Müller, e incentivará a realização da geminação. Está levando consigo documentações que comprovam a origem de Pedro Liesenfeld, o primeiro morador de São Pedro da Serra, assim como material sobre a cidade gaúcha, mostrando que será interessante também para os alemães o estreitamento de laços. Bender, acompanhado de Mallmann, visitou o interior e a sede do município, ficando surpreso com a organização e o desenvolvimento de São Pedro.
Conversando em dialeto e participando até de um costelão no interior do município, Bender pode perceber que a cultura germânica se encontra com a gaúcha, e essa impressão levará para o prefeito de Bickenbach, na esperança de que o projeto de geminação possa evoluir.

Clique para comentar

Trending