Bom Princípio

Festa do Seminário revive histórias

Publicado

em

A Festa do Seminário de Bom Princípio é uma das maiores tradições religiosas e comunitárias do vale do Caí, isso há cerca de 50 anos. Assim, no domingo, dia 20 de outubro, mais de mil pessoas sentaram-se às mesas para almoçar, celebrando a união e ajudando na manutenção da casa de formação de sacerdotes.
O evento, grandioso por natureza, foi bastante simples, com buffet, orações, boa cerveja, música e dança. O mais interessante, contudo, foi a relação entre as pessoas das mais diferentes comunidades, afinal, os festeiros que atuaram na organização do evento não eram apenas de Bom Princípio, mas como de boa parte de Diocese da Alegria. Após a bênção de Dom Carlos e dos padres presentes iniciou a programação da festa em si, já que a parte da fé estava finalizada, com grande número de fiéis na Igreja Matriz.
Muitos foram os ex-seminaristas presentes no evento, trazendo à tona um turbilhão de lembranças de outros tempos. Tempos em que mais de 100 alunos estudavam na casa que hoje tem formatação totalmente diferente de então.
Dentre os presentes na festa, o encontro dos formandos de 1990. Ainda que nem todos os que naquele ano concluíram o segundo grau estavam presentes, o evento marcou o reencontro de leigos e sacerdotes. Alguns não se viam desde então, portanto, estavam separados por um vão de tempo de quase três décadas.
Mas, o mesmo tempo que afasta, reaproxima. Assim, vindos de perto ou de longe, os seminaristas de então recordaram os tempos idos e partilharam de momentos que devem acontecer de maneira mais rotineira.
O seminário não formou apenas padres, mas também leigos de boa conduta e importantes em contexto social.
Assim como fez a turma de formandos de 1990, assim outras turmas o fazem sempre tentando ajudar a entidade na qual estudaram e cresceram para a vida em sociedade.

Clique para comentar

Trending