Cultura

Neto de Salvador do Sul é reverenciado em Caxias

Publicado

em

Jovem, ainda, João Antônio Leidens deixou Sarandi, para buscar a vida em Caxias do Sul. Era a maneira que encontrava para ajudar a mãe, Carolina, já que, quando tinha apenas oito anos, o seu pai falecera. A partida precoce de Raimundo Leidens poderia ser, para a família, o ocaso, todavia, foi o momento que esta encontrou para se reinventar. Carolina, que de nascimento levava o sobrenome Specht, se mostrou forte e a sua fortaleza passou para os filhos.

João Antônio foi para Caxias do Sul com 17 anos e, partiu de seu lar sem medo. Era necessário crescer como pessoa e ajudar aos familiares. A sua trajetória de sucesso foi, assim, rememorada na semana que passou, em Caxias do Sul, quando recebeu o título de Cidadão Caxiense. A iniciativa do vereador Edson da Rosa, João Antônio Leidens, foi homenageado. Alegria não apenas para ele, mas também para a esposa, Dilema, e os filhos Nataly e João Felipe.

O porte físico de João Antônio remete, diretamente, à família de sua mãe, sendo um Specht em sua aparência e jeito de ser. Ainda garoto tornou-se sócio do Baitakão Lanches e lá iniciou sua vida profissional. No discurso, Leidens lembrou quando começou a trabalhar como atendente do Baitakão. Agradeceu à família, ao sócio, Ivo Pozzer, por tê-lo colocado no ramo alimentício, aos colaboradores e ex-colaboradores, aos colegas do setor e aos parlamentares. Relatou a história de 45 anos do Baitakão, que começou com cinco funcionários e hoje tem 50. Também falou da importância e de sua dedicação ao Sindicato de Gastronomia, do qual deixará a presidência no final do ano, mas seguirá atuando.

Das mãos do presidente da Câmara Municipal, Felipe Gremelmaier, João Leidens recebeu o diploma. O presidente parabenizou o homenageado e pediu que ele continue ajudando no desenvolvimento de Caxias do Sul.

Além da esposa e dos rebentos, participaram da homenagem, irmãos de João Antônio, mostrando que ele, com seus braços longos a todos acolhe, deixando-os em seu coração.

Em Salvador do Sul, terra de onde saiu Carolina Specht Leidens, a homenagem também foi motivo de alegria, tendo os familiares de congraçado com o feito dos edis de Caxias do Sul. A lembrança de João, ainda menino, trabalhando ao lado da mãe, é a comprovação de que a essência vem de casa, de modo que o trabalho é o enobrecedor dos homens e mulheres de bem.

Texto: Alex Steffen – Jornal Qtal

Foto: Clever Moreira/ASCOM Câmara de Vereadores Caxias do Sul

Clique para comentar

Trending