Um ciclone extratropical não foi páreo para a resiliência de amigos e fãs do trabalho do advogado e político Roque José Reichert. Na sede da AGS, em Salvador do Sul, estavam quase 200 pessoas acompanhando os primeiros passos do ex-prefeito, desta feita, como escritor.
Sonho de décadas, escrever o próprio livro era um desafio para Roque. Ainda que apaixonado por livros desde as expedições à biblioteca do avô, passar de leitor a escritor era algo desafiador. Dezenas de páginas soltas nas gavetas precisavam ser compiladas e outras mais escritas. No final de 2024, em conversa com o escritor Alex Steffen, Roque tratou de dar rumo a seu sonho literário. Afirmou ser uma biografia muito mais do que o relato de uma vida, mas de tantas que o cercam, intensificou a escrita e aprofundou a pesquisa. Inclusive, como fruto dos estudos, descobriu as origens em Klüsserath, na Alemanha, de onde partiu o imigrante Mathias Reichert. “Com a família fiz a viagem da minha vida, em março de 2025, para descobrir as minhas origens”, relatou em seu discurso o escritor.
O livro conta então, a história do menino que nasceu em 1956, em casa, e mesmo sendo entender nada foi junto com a bagagem para uma nova residência, no seu primeiro dia de vida. Era um presságio de alguém afeito à mudança. O homem que viria a ser integrante de um projeto político de nome “Muda Salvador”.
A obra conta a saga política que teve como ápice o posto de prefeito entre 1997 e 2000, assim como as conquistas como superintendente da Corsan, um dos maiores cargos já ocupados pelas lideranças do vale do Caí em esfera estadual. Frisa um lado mais humano, mais família, tal como um novo viés profissional, formando-se advogado junto com os filhos.
Retratos, Jornadas e Realizações, por Roque Reichert, foi dedicado em especial à família, trazendo na contracapa a imagem com o seu neto Valentin. Traz também verdades e afirmativas desconhecidas por muitos.
“Escrever um livro é compartilhar a trajetória da minha vida e resgatar tantas coisas vividas e sonhadas. É privilégio. Fiquei muito feliz. As pessoas têm o direito de saber a realidade dos fatos”, finaliza.
O livro está disponível com o autor, em seu escritório de advocacia em Salvador do Sul, sendo fácil leitura e instigante ação, afinal, cada qual tem uma história a contar, e um livro por escrever.
Fotos: Cesar Führ/Photoarte
