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Economia

Salsicharia Werner agora tem Susaf

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Quando Aloísio Werner era funcionário do açougue dos Käfer, há mais de meio século, não sonhava que, algum dia, tivesse empresa própria, muito menos que esta empresa, junto com a esposa, filhos, noras e netos. Quando passou a empreender por conta própria, deixando de ser funcionário, o homem, hoje com mais de 70 anos, passou a ter novas horizontes. Ganhava mais clientes, afinal, ele sabia lidar com carnes.
Aloísio Werner, ou Bepe, como é mais conhecido, filho de descendentes alemães e italianos, fez família ao lado da esposa Loria. Ela não é apenas o braço direito dentro de casa, mas é os dois braços atuando na empresa familiar. Lá por volta de 1982, criado o açougue e a salsicharia Werner, os rumos foram mudando. Quando da emancipação de São Pedro da Serra, dez anos depois, a empresa ganhava ainda mais projeção, tendo também apoio da esfera local. Sabiam Bepe e Loria que teriam que investir em qualidade, tendo um grande asseio em tudo que viessem a fazer. Primavam por ter produtos de excelência, tendo claras as normas do Sispoa e do Sistema de Inspeção Municipal. Mas isso não era o bastante para ganhar outros mercados. Era preciso ter, como empresas de outros municípios, o selo do Susaf, que permitisse a comercialização dos produtos, também em outras cidades gaúchas.
Produzir uma linguiça de qualidade diferenciada pouco adiantava se era para vender apenas dentro de São Pedro da Serra. O mercado era muito limitado. Era preciso ir além e, claro, adaptar-se às novas realidades, buscando pelo Susaf. Quando o município de São Pedro da Serra teve aprovado o selo há algumas semanas era quase uma obviedade saber que a Salsicharia Werner já estava buscando pelo enquadramento às normas. Mudaram o que foi preciso dentro da empresa e, há alguns dias, bem no comecinho de 2019, veio a excelente notícia: a Salsicharia Werner recebeu o selo Susaf.
Isso quer dizer que os filhos Jandir, Elton e Sirlei, assim como as noras Graciele e Valtereza, juntamente com os demais integrantes da família e os funcionários vão ter trabalho extra a partir de agora. Bepe e Loria, não serão apenas supervisores, mas orgulhosos entusiastas de um negócio familiar que tende a crescer. Assim como os demais, os fundadores da empresa seguirão labutando e dando o melhor de si, para que o churrasco do final de semana, ou a tradicional linguiça, servida às mesas, continue honrando a cultura gaúcha e alemã, e claro, também a italiana, afinal, todos os sangues se misturam em meio ao corpanzil do patriarca dos Werner.
O selo do Susaf, para Bepe e os seus, é a confirmação de que o trabalho iniciado há tanto tempo está correto. Se sempre primaram pela qualidade superior, agora, o carimbo do Susaf-RS, deixa a sua marca sobre tudo o que eles fizerem.
A empresa que nasceu pequenina, no interior de São Pedro da Serra, hoje é referência de qualidade, da forma que falar na Salsicharia Werner (ou no Bepe) é fazer menção ao Campestre Alto, onde a salsicharia tem a sua sede.
Poderia ter São Pedro da Serra, com muito esforço da esfera pública e do empresariado conseguido o Susaf antes? Talvez sim, mas agora não é hora de remoer fatos, sim, é hora de processar a carne, moendo direitinho, com os temperos que só o Bepe e os Werner sabem fazer. Afinal, nesta história tudo acaba em Wurst (linguiça).

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Homenagem da Tramontina aos trabalhadores

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Tramontina é, novamente, Top of Mind

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Em 2025 a Tramontina mantém a liderança no Top of Mind Rio Grande do Sul, premiação do Grupo Amanhã, como Grande Empresa/Marca do RS, e conquista cinco categorias na 35ª edição. O primeiro lugar na principal categoria do prêmio se mantém pela sexta vez consecutiva. A empresa também foi a mais lembrada pelos gaúchos nas categorias Talheres e Ferramentas, além da nova categoria Top Social Media.

 

Para a Diretora de Marketing Corporativo da Tramontina, Rosane M. Fantinelli, estar presente na lembrança dos gaúchos é a confirmação de que a empresa segue presente na vida das pessoas, com propósito, relevância e inovação. “Buscamos, todos os dias, crescer para transformar vidas e criar laços para evoluirmos juntos. Esse reconhecimento é um reflexo do compromisso da marca em se reinventar, sem perder a essência, para seguir inspirando conexões verdadeiras e soluções que acompanham o ritmo do nosso tempo”, avalia.

Durante a premiação, que ocorreu no dia 28/04, na FIERGS, em Porto Alegre/RS, o conselheiro consultivo da Tramontina, Clovis Tramontina, foi reconhecido, junto com outros dois grandes nomes do empresariado gaúcho, Jorge Gerdau e Nelson Sirotsky, na Homenagem aos construtores de marca do RS, concedida pelo Grupo Amanhã.

 

A Tramontina também foi considerada uma das mais amadas do Rio Grande do Sul, ocupando o primeiro lugar em Talheres no ranking chamado Love Brands RS, as marcas do coração que complementam o prêmio das mais lembradas. Nas duas categorias de produtos em que também é campeã, a marca já contabiliza 27 vitórias para Talheres e 20 em Ferramentas, todas consecutivas,  consolidando o destaque nas categorias da premiação. A marca recebeu destaque, também, como Grande Empresa/Marca do RS na categoria estreante nesta edição, a Top Social Media, que foi divulgada somente no momento da premiação.

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Parque temático terá 40 veículos antigos da Ford

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Um parque temático automotivo inédito no Brasil irá transportar os visitantes a uma autêntica cidade norte-americana da década de 1930. Prevista para ser inaugurada em dezembro de 2025 em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, a Model A Village terá museu com 40 automóveis Ford das décadas de 1920 e 1930 – a maioria deles Model A –, posto de combustíveis retrô, cinema de época, relojoaria cenográfica, chapelaria, barbearia, lojas e cafés. O investimento é 100% privado e totalizará R$ 30 milhões, gerando 20 empregos diretos na fase inicial. Detalhes como horários e preços de ingresso serão divulgados oportunamente, mais próximo da abertura oficial.

O complexo é a concretização do sonho do casal de empresários Andréia e Ronei Weber. Natural de Santa Catarina, Andréia é advogada. Nascido no Paraná, Ronei é analista de sistemas e fez carreira no desenvolvimento de softwares. Atualmente, ambos moram em Gramado e migraram para o segmento de investimentos imobiliários. “O primeiro carro antigo que comprei foi em 2012: um Ford Phaeton ano 1929. A partir daí, adquiri outros 4 veículos em São Paulo e não parei mais, pois acabei me apaixonando pelo antigomobilismo”, relembra Ronei. O resultado é um acervo de 40 veículos em perfeito estado de conservação e outros 7 em processo de restauração. Porém, os exemplares estão espalhados em garagens de três estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. “Como toda a coleção nunca esteve reunida em um único local, em 2018 tivemos a ideia de fazer o parque para preservar e disseminar a cultura automotiva”, acrescenta Andréia.

O projeto começou a tomar forma em janeiro de 2025, com a compra de uma área de 11.300 metros quadrados na localidade de Linha Araripe, às margens da RS-235, estrada que liga Nova Petrópolis e Gramado. O terreno fica em ponto estratégico, a 17 km do Centro dessas duas cidades turísticas e a 88 km de Porto Alegre. “Escolhemos Nova Petropólis porque a cidade é belíssima e também porque fomos muito bem acolhidos”, explica Ronei.

O projeto foi executado em tempo recorde pela equipe do arquiteto Paulo Fonseca, profissional da cidade vizinha de Canela. A típica vila norte-americana dos anos 30 terá um total de 2.700 metros quadrados de área construída. “Nossa inspiração é a Greenfield Village, idealizada e inaugurada pelo próprio Henry Ford no ano de 1929 em Dearborn, cidade vizinha a Detroit, no Estado de Michigan”, revela Ronei. Do primeiro ao último tijolo assentado, a sustentabilidade será uma das marcas registradas da Model A Village, que contará com energia solar e água coletada da chuva para irrigação dos jardins. As obras começaram neste mês de março e o término está previsto para dezembro próximo.

Posto inspirado na famosa Rota 66
Além do celeiro, museu automotivo e cinema temático, a Model A Village será composta por 10 lojas igualmente inspiradas na arquitetura norte-americana dos anos 1930, como relojoaria cenográfica, chapelaria, barbearia, cafés e lanchonetes, onde poderão ser saboreados lanches típicos norte-americanos daquela década. Outra atração é a réplica do icônico posto de gasolina Texaco existente na Rota 66, a mais famosa dos Estados Unidos.

Além disso, ao longo das 5 ruas internas do parque serão realizados passeios em carros antigos e em nostálgicas Jardineiras. Guias explicarão detalhes técnicos e curiosidades sobre os veículos. Brincadeiras antigas divertirão crianças e adultos, que ainda poderão participar de trilhas e fazer piqueniques em meio à natureza. “O parque é muito mais do que um simples museu, pois proporcionará uma imersão completa no fascinante mundo automotivo, responsável por transformar o planeta”, enfatiza Andréia. Para reforçar o viés cultural, após a inauguração serão feitas parcerias com escolas, incentivando a visitação de estudantes de diversas regiões.

Museu terá carros, tratores e até um avião
Dos 40 veículos expostos, aproximadamente 30 são Ford Model A impecavelmente conservados, o que inspirou o nome Model A Village. Mas não para por aí: o acervo também será composto por 4 caminhões Ford Modelo AA e 4 Jardineiras Ford, veículos que deram início ao transporte coletivo no Brasil e estão na memória afetiva da população. Uma delas, inclusive, é uma das primeiras Jardineiras produzidas no País, em São Paulo, no ano de 1924. Com capacidade para 12 lugares, na prática sempre acabava transportando mais pessoas. Por isso, recebeu o carinhoso apelido de “Mamãe me leva”.

Completam a lista dois tratores Fordson e até um avião Pietenpol Air Camper 1929 que usa motor de Ford Model A. Em um cenário especialmente ambientado, permanecerá em exposição um carro enferrujado, tal qual foi encontrado abandonado em um celeiro. Por fim, um dos modelos do acervo será o Ford Tudor 1930 na cor vermelho Blueberry. Totalmente restaurado, é equipado com motor de 4 cilindros 3.3 litros e 40 cv de potência, acoplado ao câmbio de 3 marchas.

Parcerias comerciais com o parque
A administração da Model A Village está prospectando parceiros comerciais para atuar na operação das 10 lojas e cafés temáticos. Contatos devem ser feitos exclusivamente pelo e-mail modelavillage@gmail.com. Siga o perfil no Instagram: @modelavillage

NÚMEROS DO PARQUE MODEL A VILLAGE

– As obras começaram em março de 2025 e estão previstas para terminar em dezembro deste mesmo ano em área de 11.300 metros quadrados na localidade de Linha Araripe, às margens da RS-235, em Nova Petrópolis, Serra Gaúcha

– O investimento é 100% privado, totalizando R$ 30 milhões. A iniciativa é do casal de empresários Andréia e Ronei Weber, atualmente moradores de Gramado

– A área construída totalizará 2.700 metros quadrados, incluindo 5 ruas internas, pelas quais serão realizados passeios com veículos antigos e Jardineiras

– Além do celeiro, museu automotivo e cinema temático, a Model A Village terá 10 lojas igualmente inspiradas na arquitetura norte-americana dos anos 1930, como relojoaria cenográfica, chapelaria, barbearia e cafés, onde poderão ser saboreados lanches típicos norte-americanos daquela década

– Outra atração é a réplica do icônico posto de gasolina Texaco existente na Rota 66, a mais famosa dos Estados Unidos

– O museu terá 40 veículos, dos quais aproximadamente 30 são Ford Model A. Também estarão expostos 4 caminhões Ford Modelo AA e 4 Jardineiras Ford, além de 2 tratores Fordson e até um avião equipado com motor de Model A.

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