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Economia

Salsicharia Werner agora tem Susaf

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Quando Aloísio Werner era funcionário do açougue dos Käfer, há mais de meio século, não sonhava que, algum dia, tivesse empresa própria, muito menos que esta empresa, junto com a esposa, filhos, noras e netos. Quando passou a empreender por conta própria, deixando de ser funcionário, o homem, hoje com mais de 70 anos, passou a ter novas horizontes. Ganhava mais clientes, afinal, ele sabia lidar com carnes.
Aloísio Werner, ou Bepe, como é mais conhecido, filho de descendentes alemães e italianos, fez família ao lado da esposa Loria. Ela não é apenas o braço direito dentro de casa, mas é os dois braços atuando na empresa familiar. Lá por volta de 1982, criado o açougue e a salsicharia Werner, os rumos foram mudando. Quando da emancipação de São Pedro da Serra, dez anos depois, a empresa ganhava ainda mais projeção, tendo também apoio da esfera local. Sabiam Bepe e Loria que teriam que investir em qualidade, tendo um grande asseio em tudo que viessem a fazer. Primavam por ter produtos de excelência, tendo claras as normas do Sispoa e do Sistema de Inspeção Municipal. Mas isso não era o bastante para ganhar outros mercados. Era preciso ter, como empresas de outros municípios, o selo do Susaf, que permitisse a comercialização dos produtos, também em outras cidades gaúchas.
Produzir uma linguiça de qualidade diferenciada pouco adiantava se era para vender apenas dentro de São Pedro da Serra. O mercado era muito limitado. Era preciso ir além e, claro, adaptar-se às novas realidades, buscando pelo Susaf. Quando o município de São Pedro da Serra teve aprovado o selo há algumas semanas era quase uma obviedade saber que a Salsicharia Werner já estava buscando pelo enquadramento às normas. Mudaram o que foi preciso dentro da empresa e, há alguns dias, bem no comecinho de 2019, veio a excelente notícia: a Salsicharia Werner recebeu o selo Susaf.
Isso quer dizer que os filhos Jandir, Elton e Sirlei, assim como as noras Graciele e Valtereza, juntamente com os demais integrantes da família e os funcionários vão ter trabalho extra a partir de agora. Bepe e Loria, não serão apenas supervisores, mas orgulhosos entusiastas de um negócio familiar que tende a crescer. Assim como os demais, os fundadores da empresa seguirão labutando e dando o melhor de si, para que o churrasco do final de semana, ou a tradicional linguiça, servida às mesas, continue honrando a cultura gaúcha e alemã, e claro, também a italiana, afinal, todos os sangues se misturam em meio ao corpanzil do patriarca dos Werner.
O selo do Susaf, para Bepe e os seus, é a confirmação de que o trabalho iniciado há tanto tempo está correto. Se sempre primaram pela qualidade superior, agora, o carimbo do Susaf-RS, deixa a sua marca sobre tudo o que eles fizerem.
A empresa que nasceu pequenina, no interior de São Pedro da Serra, hoje é referência de qualidade, da forma que falar na Salsicharia Werner (ou no Bepe) é fazer menção ao Campestre Alto, onde a salsicharia tem a sua sede.
Poderia ter São Pedro da Serra, com muito esforço da esfera pública e do empresariado conseguido o Susaf antes? Talvez sim, mas agora não é hora de remoer fatos, sim, é hora de processar a carne, moendo direitinho, com os temperos que só o Bepe e os Werner sabem fazer. Afinal, nesta história tudo acaba em Wurst (linguiça).

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Expoclassic 2025 já tem ingressos à venda

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Maior exposição de carros antigos em área coberta do Brasil, a Expoclassic implanta, pela primeira vez em sua história, o sistema de venda antecipada de ingressos. “O principal objetivo é aumentar o conforto dos visitantes e reduzir filas”, explica Evandro Scholles, vice-presidente do Veteran Car Club Novo Hamburgo, entidade organizadora da mostra automotiva. Para realizar a compra, basta acessar o link www.tktr.com.br/evento/expoclassic2025. Quem preferir, poderá adquirir o tíquete na bilheteria local durante todos os dias da programação. Neste ano, o ingresso custa R$ 30,00, enquanto a meia-entrada sai por R$ 15,00. A edição 2025 ocorrerá de 22 a 24 de agosto nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo (RS).

Segundo Evandro Scholles, muitas outras novidades estão previstas para a 22ª Expoclassic. Os veículos-destaque do evento são dois raros caminhões FNM, que estampam o cartaz oficial da mostra. Também haverá ilhas temáticas de Ferraris, Mercedes-Benz, BMW, Corvette e Alfa Romeo, marca italiana fundada em 1910 e que neste ano celebra seus 115 anos. Não faltarão os esportivos nacionais que marcaram época, como Gol GTi, Kadett GSi, Escort XR3 e Uno 1.6 R. Além disso, uma ala especial vai celebrar os 50 anos do início de produção do Chevrolet Caravan.

Complexo Model A Village terá estande

Outra atração da Expoclassic 2025 é o estande de carros do parque temático automotivo Model A Village, que está sendo construído em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, e será inaugurado em meados de dezembro deste ano. Um dos modelos expostos na mostra hamburguense será o Ford Tudor 1930, que foi totalmente restaurado e está em perfeito estado de conservação. Na cor original vermelho Blueberry, o carro é equipado com um motor de 4 cilindros 3.3 litros que gera 40 cv de potência, atuando em conjunto com o câmbio manual de 3 marchas.

Informações adicionais sobre a Expoclassic 2025 podem ser obtidas no site www.vccnh.com.br. Siga o Veteran Car Clube no Instagram: @veterancarclubnh.

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Desafio Tramontina reconhece e premia estudantes de Arquitetura e Design de Interiores em nível nacional

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Desafio Tramontina reconhece e premia estudantes de Arquitetura e Design de Interiores em nível nacional

Em sua 6ª edição, concurso de ideias promovido pela Tramontina tem por objetivo promover o

contato com estudantes e instituições de ensino superior de todo o Brasil

O grande vencedor nacional do Desafio Tramontina receberá um cooktop portátil de indução

GURU com panelas, ícone da inovação da marca (Foto: Divulgação/Tramontina)

Já estão abertas as inscrições para a 6ª edição do Desafio Tramontina (Certificado de Autorização SPA/ME Nº 03.041636/2025), concurso de ideias que busca incentivar a criatividade, a pesquisa e o desenvolvimento de soluções inovadoras e funcionais para ambientes residenciais internos, alinhadas aos valores da marca. Com o tema Design, Sustentabilidade e Inovação, o desafio aos estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores de todo o território nacional consiste em desenvolver propostas de cozinha, lavanderia, sala de jantar e living, incorporando produtos Tramontina ao ambiente e explorando conceitos de eficiência energética, materiais sustentáveis e aproveitamento inteligente de recursos.

Antes personalizado para cada instituição de ensino participante, o concurso passa agora a ser realizado em âmbito nacional, considerando as cinco melhores propostas de todo o Brasil, eleitas por uma comissão avaliadora, aumentando a competitividade e atratividade dos prêmios. O objetivo é atingir um número cada vez maior de estudantes e instituições de ensino. Dentre as cinco melhores propostas, uma será eleita a grande vencedora.

“Queremos comunicar o compromisso da Tramontina com a valorização da inovação, da educação e da formação desses futuros profissionais de Arquitetura e Design de Interiores que serão os responsáveis por especificar produtos em seus projetos”, destaca Felipe P. Lazzari, diretor da Tramontina. “Ao ampliar o alcance e padronizar o concurso em 2025, buscamos democratizar o acesso, fortalecer nossa presença institucional nas instituições de ensino e promover um diálogo direto com estudantes”, afirma ele.

O espaço a ser considerado pelos estudantes corresponde a uma planta retangular padrão de 6,5m x 8,5m (55,25m²) de uso unifamiliar, casa ou apartamento. A proposta deve apresentar a integração da tecnologia dos produtos Tramontina com a estética e estilo de vida de um cliente fictício – à escolha do estudante -, prevendo a instalação e utilização correta de eletrodomésticos, lixeiras em aço inox, cubas e acessórios.

A premiação para os autores das cinco melhores propostas do País é um roteiro completo para a Serra Gaúcha, incluindo passagens aéreas, transporte local, hospedagens, refeições e visitações à vinícola no Vale dos Vinhedos, à fábrica da Tramontina e à loja conceito da marca Tramontina Factory Store, além de brindes exclusivos. O grande vencedor nacional receberá, além da viagem, um cooktop portátil de indução GURU com panelas, ícone da inovação da Tramontina, promovendo uma experiência completa de design e tecnologia na cozinha.

Segundo Lazzari, o Desafio Tramontina está diretamente alinhado ao propósito da marca de “Crescer para transformar vidas e criar laços para evoluirmos juntos”. “Ao proporcionar experiências reais, com os produtos e a fábrica da marca, o concurso reforça valores como proximidade, valorização do talento brasileiro e compromisso com o futuro do desenvolvimento da arquitetura e design”, reforça o diretor.

Desde a sua criação em 2020, o concurso já alcançou mais de 4,4 mil alunos e envolveu cerca de 80 instituições participantes em todo o Brasil. A partir de 2022, passou a ser realizado também na Bolívia.  As inscrições, regulamento e demais informações sobre a 6ª edição do Desafio Tramontina estão disponíveis em https://global.tramontina.com/desafio-tramontina.

Cronograma oficial 2025

19 de maio: Abertura do concurso e início das inscrições.

31 de agosto: Encerramento do prazo de inscrições e entrega das propostas.

31 de outubro: Divulgação dos finalistas nacionais.

Dezembro: Premiação dos finalistas e divulgação e premiação do vencedor.

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Homenagem da Tramontina aos trabalhadores

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