São Vendelino

Aberta a safra de uvas no Pequeno Paraíso

Publicado

em

À natureza o impossível parece ser um mero detalhe. Se em 2020 Benitakas, Itálias, Rubis e Niágaras estavam lindas em meio às parreiras da família Chiarello, agora, a beleza e o sabor estão beirando a magnitude. E foi assim, na manhã de sexta, 29 de janeiro de 2021, que a colheita da uva foi aberta oficialmente.

Era um misto de alegria e ansiedade encontrado em cada olhar que escapava por debaixo das máscaras. Ednilso Piola Chiarello, responsável pela produção que tem uma expectativa de safra perto de oito toneladas, era o que mais transbordava sentimentos. Estava orgulhoso das frutas que via maturar, beirando a perfeição. Estava motivado em poder apresentar suas uvas à prefeita Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer e à vice Margarete Kurmann Gosenheimer. Estava feliz por passar adiante o legado da produção de uvas para a sua filha Sofia, de 7 anos. E, em especial, estava agradecido por tudo o que a vida lhe passara em seus 45 anos, afinal, aquele momento de colheita seria feito ao lado dos pais, Odir e Alzira.

A caminhada lenta por debaixo das parreiras, passo a passo, dava a certeza de que cada dia de esforço valera a pena. Sofia, juntamente com o amiguinho Gabriel Brummelhaus, da mesma idade, corria rapidamente entre brancas e rosadas enquanto, algumas dezenas de metros atrás, Alzira (70 anos) e Odir (72), viam o futuro da família crescer ao aroma das Niágaras.

As uvas de mesa pareciam retribuir o carinho do toque das mãos de Odir, que as acariciava antes de fazer a colheita. “Mas, tu vê aqui Ed, ainda assim a gente acha um grãozinho aqui no meio que não está tão bonito”, disse o patriarca dando a entender que mesmo com todo o cuidado ainda há possibilidades de fazer melhor. Dona Alzira, com o carinho de uma matriarca que fala dos filhos e dos netos como seus bens maiores, corrigiu ao marido: “Sim, mas as uvas estão muito bonitas. Fizeram muito bem feito o serviço do ano todo e aí está o resultado”.

Seu Odir tinha razão. Havia dois ou três grãos não perfeitos entre os milhares da parreira. Dona Alzira tinha razão. O trabalho de um ano todo foi muito bem realizado.

Ed, como o produtor é mais conhecido, mal cabia em si tamanha felicidade transbordante. “Vamos tentar fazer ainda melhor pro ano que vem, mas neste ano o resultado foi o melhor de todos desde que começamos em 2012. Agora é hora de colher os frutos”, frisou ele lembrando que pessoas podem ir até a propriedade no Vale Suíço ou fazer encomendas pelo fone 51.995582689.

“O que vimos hoje é de fato encantador. A natureza nos brinda com maravilhas, ainda mais quando as mãos de uma família se unem para produzir algo tão formidável. Estou orgulhosa de ter em São Vendelino, o nosso Pequeno Paraíso, um lugar com frutas tão belas e saborosas”, citou a prefeita Marlí Weissheimer. De acordo com Ednilso o trabalho realizado em conjunto conta também a expertise de profissionais agrônomos e o apoio de entidades como a prefeitura e a Emater.

Quem quiser ir colher as uvas e adquirir o sabor inigualável, poderá ir até o Vale Suíço, desfrutando de momentos únicos. Não é de duvidar que um pouco do dialeto italiano se misture às uvas Itália e Benitaka, pois quando se sai de lá, a empolgação é tanta, que a gente acaba falando alto e fazendo muitos gestos com as mãos.

Clique para comentar

Trending