Salvador do Sul

Comunidade Luterana de Linha Comprida está em festa

Publicado

em

Outubro é o mês de celebrar 50 anos de fundação da comunidade de fé

A comunidade evangélica de Linha Comprida, Salvador do Sul, estava praticamente isolada de tudo que a cercava ainda em 1968, mesmo que o município já tivesse cinco anos. E na questão religiosa isso também era um complicador, pois os moradores seguidores da Confissão Luterana precisavam ir, a cavalo, até Esperança, do Maratá, para proferir a sua fé. Era necessário mudar de modo que o sonho que vinha sendo alimentado desde 1963, quando do casamento de Edilar e Laci Erig.

“Eu não queria ver os meus filhos passar pelos mesmos percalços que haviam passado as gerações anteriores. Era preciso facilitar e dar oportunidade a eles. Ir até a formação, na igreja deveria ser prazeroso, não um desgaste”, conta Edilar Odilon Erig. E o sonho dele teve apoio de toda a família e grande parte da comunidade, de forma que em 1968, também com o apoio do então candidato Plínio Müller, pudesse ser feita a estrutura de uma nova comunidade, renovando a fé cristã.

Nasceu assim, em terreno doado por Leopoldo Apolino Erig, e sua esposa Irma Carolina, o templo da IECLB. Ia-se o ano de 1968 e os luteranos buscavam construir o seu espaço. Surpreendente para alguns, mas fato de espírito comunitário, também os católicos ajudaram na construção. “Mesmo que seja uma religião diferente, aqui em Linha Comprida as pessoas trabalham juntas. Isso é bonito de ver”, conta Edilar. Lembra ele que seus irmãos foram padrinhos na abertura das portas da igreja e o pai, Leopoldo, apadrinhou o toque inaugural do sino.

De lá para cá, passados 50 anos, a comunidade segue evoluindo. Sob a tutela e orientação de pastor Neuri Erwanger, que está trabalhando na IECLB há muitos anos, os cidadãos estreitam, ainda mais, laços de amizade e fraternidade.

Os 50 anos propriamente ditos serão em 9 de outubro, sendo a data marcante para os luteranos de Linha Comprida assim como para os moradores de Salvador do Sul, afinal, este é também o dia da emancipação. Mas as celebrações, em Linha Comprida, serão em 27 de outubro, na sociedade Estrela da Manhã. A programação inicia com um culto as 10h, almoço na sociedade às 11h30, seguindo de reunião dançante as 14h30, com banda Viva Alegre e, depois, com o sorteio da rifa que já está sendo comercializada.

“Gostaríamos de convidar a todos para participarem da nossa celebração, afinal, ela representa os 50 anos da construção da nossa igreja e da estruturação da nossa comunidade”, cita o presidente da comunidade luterana, Anderson Nied.

Clique para comentar

Trending