Conecte-se conosco

Salvador do Sul

Comunidade Luterana de Linha Comprida está em festa

Publicado

em

Outubro é o mês de celebrar 50 anos de fundação da comunidade de fé

A comunidade evangélica de Linha Comprida, Salvador do Sul, estava praticamente isolada de tudo que a cercava ainda em 1968, mesmo que o município já tivesse cinco anos. E na questão religiosa isso também era um complicador, pois os moradores seguidores da Confissão Luterana precisavam ir, a cavalo, até Esperança, do Maratá, para proferir a sua fé. Era necessário mudar de modo que o sonho que vinha sendo alimentado desde 1963, quando do casamento de Edilar e Laci Erig.

“Eu não queria ver os meus filhos passar pelos mesmos percalços que haviam passado as gerações anteriores. Era preciso facilitar e dar oportunidade a eles. Ir até a formação, na igreja deveria ser prazeroso, não um desgaste”, conta Edilar Odilon Erig. E o sonho dele teve apoio de toda a família e grande parte da comunidade, de forma que em 1968, também com o apoio do então candidato Plínio Müller, pudesse ser feita a estrutura de uma nova comunidade, renovando a fé cristã.

Nasceu assim, em terreno doado por Leopoldo Apolino Erig, e sua esposa Irma Carolina, o templo da IECLB. Ia-se o ano de 1968 e os luteranos buscavam construir o seu espaço. Surpreendente para alguns, mas fato de espírito comunitário, também os católicos ajudaram na construção. “Mesmo que seja uma religião diferente, aqui em Linha Comprida as pessoas trabalham juntas. Isso é bonito de ver”, conta Edilar. Lembra ele que seus irmãos foram padrinhos na abertura das portas da igreja e o pai, Leopoldo, apadrinhou o toque inaugural do sino.

De lá para cá, passados 50 anos, a comunidade segue evoluindo. Sob a tutela e orientação de pastor Neuri Erwanger, que está trabalhando na IECLB há muitos anos, os cidadãos estreitam, ainda mais, laços de amizade e fraternidade.

Os 50 anos propriamente ditos serão em 9 de outubro, sendo a data marcante para os luteranos de Linha Comprida assim como para os moradores de Salvador do Sul, afinal, este é também o dia da emancipação. Mas as celebrações, em Linha Comprida, serão em 27 de outubro, na sociedade Estrela da Manhã. A programação inicia com um culto as 10h, almoço na sociedade às 11h30, seguindo de reunião dançante as 14h30, com banda Viva Alegre e, depois, com o sorteio da rifa que já está sendo comercializada.

“Gostaríamos de convidar a todos para participarem da nossa celebração, afinal, ela representa os 50 anos da construção da nossa igreja e da estruturação da nossa comunidade”, cita o presidente da comunidade luterana, Anderson Nied.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − um =

Bom Princípio

Morango Chef é lançado na Festa do Moranguinho

Publicado

em

De autoria das irmãs Paula Teresinha e Carla Maria Specht o livro Morango Chef foi lançado no dia 6 de setembro, na 18ª Festa Nacional do Moranguinho.

Um compilado de receitas tradicionais e também de criações baseadas em novas tendências culinárias, o livro Morango Chef tem 56 páginas, contendo orientações nutricionais, história da fruta, e claro, muitas receitas. São 57 no total.

Receitas das mais diversas, agridoces, salgadas, sobremesas e guloseimas fazem parte do livro, sendo assim uma oportunidade incrementar a culinária das casas tendo por base a fruta símbolo de Bom Princípio e que é tão abundante em toda a região.

Rendendo homenagem à matriarca, a vó Jurema, que empresta sua cozinha para as aventuras culinárias, as autoras apresentaram o livro na festa. O mesmo está sendo vendido pelas autoras, e também no estande do grupo Viva Vida, junto à exposição de morangos, na Festa do Moranguinho, ao valor de R$ 25,00.

Familiares e amigos também acompanharam o lançamento, de modo que as autoras, em sua primeira obra, tivessem o devido apoio de quem as quer bem.

Continuar Lendo

Salvador do Sul

Serra Fronteira celebra aniversário sobre rodas

Publicado

em

Ganhar o mundo sobre rodas, um mundão sem fronteiras, é o intuito de um grupo de 19 pessoas de Salvador do Sul. Eles formam o Moto Grupo Serra Fronteira e, neste 7 de setembro, comemoraram seu segundo aniversário, com uma bela confraternização no Esporte Clube Sete Pinheiros de São Pedro da Serra.

Sob a presidência de Rudimar Gobbato, que tem por vice Paulo Dariano Carvalho Pereira (o Foguinho do Alegrete), o grupo tem por hábito visitar as mais diferentes cidades e assim conhecer realidades pelo sul do Brasil.

No dia 7, com direito a acampamento e tudo mais, curtiram o som de Estênio Bugrão, que veio da grande Porto Alegre para agitar a festa. Aproveitaram, também, o dia para partilhar de experiências com pessoas de outros grupos e amigos da região de Salvador do Sul.

De acordo com Foguinho do Alegrete, a paixão sobre rodas só faz aumentar, sendo uma diversão saudável, afinal, encaixa-se com o espírito de aventura podendo os passeios serem feitos, também, em família.

Continuar Lendo

Bom Princípio

Morango é estrela de livro

Publicado

em

Você já imaginou misturar carne suína com morangos? Pois bem. Essa é apenas uma das mais muitas pedidas inusitadas do livro Morango Chef – das irmãs Paula Teresinha e Carla Maria Specht – que vai ser lançado na Festa do Moranguinho na noite de 6 de setembro.
A apresentação do livro está programada para as 19h, dentro da programação da festa, em meio às atividades de celebração do intercâmbio de culturas. E isso se explica, afinal, o livro traz muitas receitas inspiradas na cultura alemã, de forma que possibilite, aos amantes da cozinha, fazer uma viagem culinária sem tirar os pés do Brasil.

Continuar Lendo

Trending