Cultura

Iniciou a 10ª edição da Expoclara

Publicado

em

A 10ª edição da Exposição de Gado Leiteiro, Máquinas e Produtos – Expoclara – iniciou na tarde desta quinta-feira, dia 23 de abril, no Parque da Fenachamp, em Garibaldi. A abertura oficial contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, direção e funcionários da Cooperativa Santa Clara, organizadora do evento, e convidados.

A Expoclara 2015 conta com 190 animais de alta genética das raças Jersey e Holandês expostos, 40 produtores participantes e 80 expositores de máquinas e implementos agrícolas.www.coopsantaclara.com.br/expoclara.

 

Abertura Oficial

Primeiro a se pronunciar, o diretor da 10ª Expoclara, Carlos Alberto de Araujo, destacou a necessidade de troca de local para comportar as novas dimensões da exposição e o trabalho de todos os envolvidos no evento. “São mais de 25 anos de trabalho com o objetivo de valorizar o produtor de leite e incentivar o melhoramento genético do gado leiteiro junto aos produtores associados. De uma pequena feira, a Expoclara transformou-se hoje na maior exposição do Estado em número de bovinos leiteiros”.

O presidente da Cooperativa Santa Clara, Rogerio Bruno Sauthier, ressaltou e agradeceu a presença de todos os presentes, com um especial agradecimento à cidade de Garibaldi, por acolher a feira, que hoje é uma importante vitrine para a genética e o agronegócio. “A Cooperativa está aí para servir à comunidade”, completou.

Vergílio Perius, presidente da Ocergs/Sescoop-RS, falou com orgulho das cooperativas gaúchas, fazendo menção especial à Santa Clara. “Parabéns para as cooperativas. Parabéns para a Santa Clara, que demonstra que é preciso raízes para uma boa gestão”, colocou.

Representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado Elton Weber, destacou a importância da realização do evento. “Promover a 10ª Expoclara é mostrar o que somos, o que fazemos. Temos que espelhar no estado o que está dando certo nos municípios, nas comunidades. Que esta feira tenha o sucesso que ela merece porque as pessoas que estão engajadas neste evento o fazem com amor e dedicação”.

Finalizando os discursos, falaram os prefeitos de Carlos Barbosa, cidade sede da Cooperativa, e Garibaldi, local de realização da feira. O prefeito Fernando Xavier da Silva, de Carlos Barbosa, lembrou que a Santa Clara nasceu quando Garibaldi tinha pouco mais de 12 anos. “Estamos só voltando ao nosso local original. Talvez estejamos quebrando um paradigma hoje. Utilizar o parque de nossa cidade-mãe só nos engrandece. Hoje temos uma cooperativa com mais de 100 anos, moderna, atuante, forte. Se não fosse esse empreendedorismo, não estaríamos aqui”.

Por Garibaldi, o prefeito Antonio Cettolin também destacou a parceria com a Santa Clara e mesmo com o município de Carlos Barbosa. “A Santa Clara está dando um exemplo de integração regional e mostrando que sozinhos não vamos a lugar nenhum. Esse espaço não é de Garibaldi, esse espaço é da região, é da Santa Clara e em todos os momentos pode ser utilizado”, convidou o prefeito.

O frei Jadir Segala realizou a bênção que abriu oficialmente os trabalhos da exposição e na sequência as autoridades fizeram o tradicional brinde de leite.

Clique para comentar

Trending