Cultura

Iuri – um golaço no time da fé

Publicado

em

Para sagrar Iuri Hummes Specht à Igreja não havia lugar melhor que uma quadra de esportes, afinal, o cracaço de bola entra, agora, em definitivo, para o time de Cristo.

Iuri, salvadorense de coração, fez dobradinha no palco com o seu colega Antônio Becker, levando o público presente ao centro de esportes de Paverama ao completo delírio. Não foram 90 minutos de jogo, mas longos anos de preparação para o dia de domingo. Para Iuri, 26 anos, e Antônio, 36, 29 de novembro era o grande dia, afinal, estavam sendo sagrados diáconos a frente de mais de cinco mil pessoas.

Antônio Hochscheidt Becker

O jovem de 36 anos é filho de Levino Becker (in memoriam) e Elsa Hochscheidt Becker. Natural de Alecrim, onde pertenceu à Paróquia Santa Cecília, hoje, Antônio pertence à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de São Sebastião do Caí. No que diz respeito à ordenação, o sentimento é de ansiedade e de muita alegria pelo sim dado.

“Quero agradecer o apoio recebido de meus familiares e todo o povo de Deus, afinal, entenderam a importância da minha resposta afirmativa ao chamado”, citou o novo diácono.

A ordenação presbiteral de Antônio está marcada para o dia 29 de abril de 2016. Ao passo que a primeira missa será no dia 1º de maio. As duas celebrações serão na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de São Sebastião do Caí.

Por ter 10 anos mais do que Iuri, Antônio, mostra maior tranquilidade em sua fala, chegando ao altar como se fosse regente de um time. Discreto soube cativar ao público e fazer dobradinha com Iuri.

 

Iuri foi pros braços do povo

Poucos momentos antes de pisar na quadra de esportes, por onde apenas passaria para chegar ao palco para receber sua principal premiação da vida, Iuri foi questionado sobre o que sentia. A resposta veio de pronto: “alegria, muita alegria”.

Lá adiante, bem junto ao palco, vovô Artêmio e vovô Edegar, ladeados por suas esposas, observavam curiosos a chegada do jovem. Desta vez não adentrava o campo para fazer gols, mas, necessário não seria, pois receberia a ordem diaconal que, para ele, muito mais representa que uma bola na rede.

A entrada triunfal foi feita juntamente com os pais, José Paulo Specht e Mariani Hummes, cercado de padres por todos os lados. Estava sereno e sabedor do que viria pela frente naqueles momentos, mas, depois de ouvir as palavras de Dom Paulo de Conto, bispo da diocese de Montenegro, Iuri mudou as feições. Percebera que a vida ficara ainda mais séria. Os compromissos ainda maiores.

Prostrado diante do altar recebeu a ordem diaconal e das mãos dos pais, a estola transversal. Acarinhou a irmã Monalisa e derramou uma lágrima apenas. Era a simbologia que bastava para mostrar que o gigante, com mais de 1,90, é também um homem de coração mole.

Em seu pronunciamento, ao lado de Becker, falou do sentimento familiar e do agradecimento a todos que o ajudaram. Lembrou do irmão, Iurgen, que está morando no distante Velho Mundo, e afirmou que o seu mano estava ali, presente, em alma e coração.

Findada a celebração, Iuri, que é chamado carinhosamente de Padre pelos amigos da cidade natal, foi para os braços do povo. De abraço em abraço, o quase sacerdote, agradecia aos votos de felicitações. Com um largo sorriso na cara respondeu à brincadeira: “Fazer gols pela SUS é bom, mas este momento aqui é muito melhor”.

Tanto a prefeita Carla Maria Specht quanto o presidente da câmara de vereadores, Joaquim Lunckes, estiveram nos atos de ordenação, saudando ao jovem salvadorense e desejando que o seu exemplo seja por muitos seguido.

Aquele que poderia ter sido profissional no futebol ou no vôlei – assim como seu irmão – optou ser pastor do reino de Deus, e o fará muito bem. Ainda resta um passo para que faça justiça ao seu apelido, sendo ordenado padre no dia 13 de maio, na Paróquia de Três Santos Mártires das Missões, em Salvador do Sul, pelas mãos de seu tio avô, Dom Cláudio Hummes. No dia 15 acontecerá a sua primeira missa, igualmente na Matriz.

Será dia de uma nova partida, desta vez com Iuri jogando em casa, empilhando alegrias frente às pessoas que o amam e admiram desde os primeiros dias de sua existência.

Clique para comentar

Trending