Cultura

O Poder da Simplicidade

Publicado

em

 

Quatro vezes prefeito de Carlos Barbosa, algo a ser respeitado em qualquer currículo, Fernando Xavier da Silva talvez não seja o mais polido dos políticos, mas é por ser assim, direto e muitas vezes irônico, é que o administrador consegue êxito em suas empreitadas.
Vice-presidente da Federasul, Simone Leite, é empresária de sucesso sendo radicada em Canoas. Ela que foi candidata ao senado pelo PP, defende as entidades de classe e a união em busca do desenvolvimento das empresas como um todo.
Empresário de grande sucesso e renome mundial, Clóvis Tramontina, prega a simplicidade e a valorização do ser humano nas empresas, de modo que o desenvolvimento tem relação direta com o comprometimento que se tem entre os empresários e seus colaboradores.
Assim, com três pessoas de visões claras e currículos de grande expressão, que ocorreu o painel A Simplicidade na Geração do Sucesso. A abertura do evento ficou por conta de Fabiano Ferrari, presidente da associação comercial de Carlos Barbosa, que foi pontual ao afirmar que “se queremos ganhar precisamos unir forças, jamais separar”. E dentro desta linha é que seguiram as manifestações.
Tantas vezes polêmico, o prefeito Xavier, foi o primeiro painelista da noite sendo enfático ao dizer que as pessoas estão equivocadas achando que o desenvolvimento de uma cidade é feito pelo governo municipal. “Quem faz o crescimento e o desenvolvimento é a união da comunidade como um todo”, destacou ele, lembrando que o município deve, sim, cumprir as suas obrigações na manutenção da cidade, da educação e da saúde, mas afirmando que não se pode esperar que a prefeitura faça tudo. Segundo Xavier, é preciso a participação de todos. “Não há nada melhor para um governo do que ver todos tendo lucros… não tem lógica a maneira que alguns pensam (tanto nas empresas quanto nas prefeituras) pois se estamos mal de dinheiro não devemos reduzir a carga de trabalho mas trabalhar ainda mais”, citou ele, condenando a implantação de turno único em empresas e prefeituras. O prefeito falou ainda sobre a necessidade da consciência coletiva da população. “Precisamos fomentar a autoestima do povo para que juntos trabalhem com prefeitura e legislativo pelo desenvolvimento”, citou Xavier.
Em sua fala a diretora da Federasul, Simone Leite, enfatizou a necessidade de envolvimento das pessoas com o mundo e vice-versa. Para Simone o empreendedor para ter sucesso precisa ser Ambicioso, Proativo, Criativo, Inquieto e Ter Espírito de Liderança. “É importante ter jovens e experientes, homens e mulheres, todos trabalhando junto pelo crescimento das empresas e da sociedade”, citou Simone. Segundo ela o segredo da motivação é individual, de modo que nenhuma pessoa é capaz de motivar outra “isso é algo pessoal”. Simone fez uma rápida abordagem política e pediu, como empresária, cuidado ao fazer críticas à classe política. “Hoje são os empresários estão nas manchetes de todo o país como corruptores. Pois bem, não há corruptos sem corruptores ou vice-versa. Há gente ruim em todos os meios, mas os bons não devem pagar por isso”, destacou Simone.
Quem falou por mais tempo, com toda propriedade, foi o empresário Clóvis Tramontina. Com 59 anos e vasta formação acadêmica, Clóvis poderia falar com pompa e circunstância, mas usou de uma “gringa” simpatia para passar a sua mensagem. Com a alma leve e sem medo de represálias, Tramontina, avaliou a situação política gaúcha dizendo que a “Serra está abandonada” a tal ponto que “as estradas estão esburacadas para serem pista de teste para os carros da GM feitos em Gravataí”. A colocação arrancou risadas dos presentes, mas gerou o alerta do empresário para a defasagem das vias de acesso à região, em especial a RS 446, entre São Vendelino e Carlos Barbosa, que precisa de melhorias urgentes. “A simplicidade é uma atitude humana que inicia com as pessoas se cumprimentando. Quando há um problema devemos examinar o que há e fazer com que questões complexas sejam minimizadas. Temos que buscar as soluções com velocidade e não protelar os problemas”, citou Tramontina lembrando que muitas pessoas têm a capacidade de ver os problemas, aumenta-los, mas não solucioná-los. “Ser simples é ir direto ao ponto. As vezes não podemos fazer uma revolução, mas sempre podemos fazer o que é preciso para mudar uma situação”, pontuou o empresário que acredita que 2015 será um ano melhor do que este que está terminando, na esperança de que, cada um fazendo a sua parte, seja possível crescer como sociedade.

Clique para comentar

Trending