Política

Plantador de cana agora é prefeito

Publicado

em

Eis que a vida, com suas idas e vindas, apresenta surpresas quando menos se espera, fazendo até que um plantador de cana se torne prefeito.

Na tarde de quarta, dia 17, Aécio Sozo, o mais jovem dos vereadores de Salvador do Sul, foi empossado prefeito municipal. Ainda que seja um exercício apenas de 10 dias, afinal, está dando cobertura às férias da prefeita Carla Maria Specht, Sozo se diz honrado. “Quem diria que um menino, que saiu de Linha São Paulo, no interior de Maximiliano de Almeida poderia estar prefeito em uma cidade como Salvador do Sul?”, indagou com um sorriso estampado na face.

Quando menino, Aécio, deixou a casa dos pais para morar com a sua irmã, tendo assim mais oportunidade de trabalho e estudo. Ainda assim, não se deu por satisfeito e ousou, indo para o Vale do Caí, há 100 quilômetros de Porto Alegre, em quase aventura. Não saberia se daria certo, o que sabia é que poderia retornar à casa dos pais Deonildo e Catarina Irma Sozo, ou para o aconchego dos irmãos Vani Terezinha (com quem morou), Rogério, Melania e Sidinei. Contudo, quis o destino, a persistência e o empenho de Aécio resultassem na permanência na cidade de Salvador do Sul.

Os canaviais em que trabalhava em sua cidade não lhe saíram de mente, servindo motivação. Deveria ser feito a cana, dura, resistente, todavia, com um quê de doçura.

Aportou em Salvador do Sul e começou a trabalhar em uma rede de lojas, para depois iniciar a carreira como radialista. Assumiu o codinome Boby do S, ficando conhecido na região. A solidão dos primeiros tempos deu lugar ao afeto por Luana Danda Baumbach, que se fez mais do que companheira.

Em 2012, Sozo, aventurou-se na política, pelo PMDB, e para a surpresa geral, inclusive dele, foi o mais votado do partido, com 317 votos. Contudo, não esperava que, como vereador da oposição tivesse maior êxito. Entrou em ação o destino. Por infelicidade geral, o vice-prefeito Paulo Zílio veio à óbito deixando em vacância o seu posto. Em 2015 a prefeita Carla Maria não gozou de férias que lhe eram legais, contudo, com a casa executiva em ordem, em 2016, optou pelas férias. Aécio, que em janeiro tomou posse como presidente da câmara de vereadores, foi convocado a assumir as rédeas do município.

Por 10 dias pediu afastamento da emissora de rádio em que trabalha – Tamaram FM – e encarnou as vestes prefeito. Sozo ficará na prefeitura até dia 28, quando retoma as suas atividades profissionais e como vereador. Salvador do Sul é a capital sul-brasileira na produção de ovos, com 2,4 milhões de ovos por dia. Tem sete mil habitantes sendo basicamente colonizado por alemães, todavia, bem democrática possibilita que migrantes também cresçam. Sozo, que hoje estuda publicidade e propaganda, obteve em 2013 a graduação em Gestão Pública, todavia manteve a humildade como característica. O menino que plantava cana superou desafios e hoje, está prefeito em uma das mais importantes e tradicionais cidades do Vale do Rio Caí.

Clique para comentar

Trending