Política
Plantador de cana agora é prefeito
Publicado
6 anos atrásem
Por
Jornal QtalEis que a vida, com suas idas e vindas, apresenta surpresas quando menos se espera, fazendo até que um plantador de cana se torne prefeito.
Na tarde de quarta, dia 17, Aécio Sozo, o mais jovem dos vereadores de Salvador do Sul, foi empossado prefeito municipal. Ainda que seja um exercício apenas de 10 dias, afinal, está dando cobertura às férias da prefeita Carla Maria Specht, Sozo se diz honrado. “Quem diria que um menino, que saiu de Linha São Paulo, no interior de Maximiliano de Almeida poderia estar prefeito em uma cidade como Salvador do Sul?”, indagou com um sorriso estampado na face.
Quando menino, Aécio, deixou a casa dos pais para morar com a sua irmã, tendo assim mais oportunidade de trabalho e estudo. Ainda assim, não se deu por satisfeito e ousou, indo para o Vale do Caí, há 100 quilômetros de Porto Alegre, em quase aventura. Não saberia se daria certo, o que sabia é que poderia retornar à casa dos pais Deonildo e Catarina Irma Sozo, ou para o aconchego dos irmãos Vani Terezinha (com quem morou), Rogério, Melania e Sidinei. Contudo, quis o destino, a persistência e o empenho de Aécio resultassem na permanência na cidade de Salvador do Sul.
Os canaviais em que trabalhava em sua cidade não lhe saíram de mente, servindo motivação. Deveria ser feito a cana, dura, resistente, todavia, com um quê de doçura.
Aportou em Salvador do Sul e começou a trabalhar em uma rede de lojas, para depois iniciar a carreira como radialista. Assumiu o codinome Boby do S, ficando conhecido na região. A solidão dos primeiros tempos deu lugar ao afeto por Luana Danda Baumbach, que se fez mais do que companheira.
Em 2012, Sozo, aventurou-se na política, pelo PMDB, e para a surpresa geral, inclusive dele, foi o mais votado do partido, com 317 votos. Contudo, não esperava que, como vereador da oposição tivesse maior êxito. Entrou em ação o destino. Por infelicidade geral, o vice-prefeito Paulo Zílio veio à óbito deixando em vacância o seu posto. Em 2015 a prefeita Carla Maria não gozou de férias que lhe eram legais, contudo, com a casa executiva em ordem, em 2016, optou pelas férias. Aécio, que em janeiro tomou posse como presidente da câmara de vereadores, foi convocado a assumir as rédeas do município.
Por 10 dias pediu afastamento da emissora de rádio em que trabalha – Tamaram FM – e encarnou as vestes prefeito. Sozo ficará na prefeitura até dia 28, quando retoma as suas atividades profissionais e como vereador. Salvador do Sul é a capital sul-brasileira na produção de ovos, com 2,4 milhões de ovos por dia. Tem sete mil habitantes sendo basicamente colonizado por alemães, todavia, bem democrática possibilita que migrantes também cresçam. Sozo, que hoje estuda publicidade e propaganda, obteve em 2013 a graduação em Gestão Pública, todavia manteve a humildade como característica. O menino que plantava cana superou desafios e hoje, está prefeito em uma das mais importantes e tradicionais cidades do Vale do Rio Caí.
Você pode gostar
Economia
Barão tem o melhor índice de desenvolvimento social da região
Publicado
3 semanas atrásem
6 de janeiro de 2022Por
Jornal QtalEis que o pequeno município de Barão foi aquele que dentre todos do vale do Caí foi aquele que teve o melhor resultado do Índice de Desenvolvimento Social e Econômico (IDESE) no vale do Caí.
Enquanto Água Santa tem o melhor índice geral do Rio Grande do Sul, seguido de Carlos Barbosa, no vale do Caí o grande destaque no cômputo geral se dá para a realidade de Barão. Os números do IDESE, revisados em 2020, e publicados nesta semana, apresentam a realidade geral dos municípios do Estado. Para que seja de fácil compreensão, o IDESE é um cálculo feito tendo por base índices da Educação, da Renda e da Saúde, três setores que juntos representam o desenvolvimento social e, indiretamente, a qualidade de vida de cada município.
Se olharmos as tabelas teremos números entre 0 e 1, sendo que aquelas pontuações abaixo de 0.6 serão consideradas baixas. Entre 0.6 e 0.8 retrata o desenvolvimento médio. O que é o caso da ampla maioria dos municípios da região. E acima de 0.8 este seria o desenvolvimento nominado como alto ou de padrão primeiro mundo. Assim, no tópico saúde, todos os municípios têm um padrão elevado de desenvolvimento.
Observando item por item, perceberemos que Barão não lidera em nenhuma das categorias, todavia tem uma média boa em todos, sendo a melhor do Vale do Caí. No âmbito saúde, São Pedro da Serra tem a maior pontual, com 0.905, seguido de Barão e Bom Princípio, com 0.900. Quando o assunto é educação os melhores índices são de São Vendelino, Harmonia e Pareci Novo, todos com padrões elevados. No que tange à renda o melhor resultado é de Tupandi, sendo o único tido como elevado na região.
De acordo com o prefeito Jefferson Schuster Born, o Biriba, de Barão, estar em primeiro lugar no vale do Caí é motivo de alegria para os baronenses, todavia, nunca de acomodação. “Ter uma boa qualidade de vida é o que desejamos, mas podemos ir além disso. Ter padrões elevados em todos os setores, mas isso requer trabalho e comprometimento de todos”, frisou o prefeito que está agora em seu segundo ano de mandato.
Política
Seco é o novo presidente da Câmara
Publicado
3 semanas atrásem
4 de janeiro de 2022Por
Jornal QtalBarão
Biriba anuncia secretariado de Barão
Publicado
1 ano atrásem
22 de dezembro de 2020Por
Jornal QtalJefferson Biriba Schuster Born não é mais o mesmo jovem que assumia a prefeitura em 2013. Barão não é mais o mesmo município de então. Assim, ações tomadas pelo próximo prefeito, quando ele regressa ao poder depois de quatro anos, serão diferentes do que tomadas anteriormente.
Ao lado da professora Lourdes, Biriba foi reencaminhado à prefeitura pelo voto popular, tendo um gigantesco desafio pessoal. Um município que tem um economia variável, não tendo mais uma grande empresa (Ortobrás), como no passado, mas sim várias empresas pequenas e médias, sendo baluartes das finanças locais. A diversidade da economia iniciou ainda no mandato de Biriba e hoje precisa ser a sustentabilidade local, gerando emprego e renda. O prefeito Biriba é sabedor disso, ainda mais com a crise econômica nacional para 2021 e 2022, que são efeitos da pandemia deste ano de 2020. “Nosso desafio, porém, não é apenas econômico, mas de reestruturação, afinal, uma pandemia é algo novo para o povo e para os gestores. Teremos que pensar o município todos os dias e não podemos, eu e a minha vice-prefeita, fazer isso sozinhos. Precisamos de ter pessoas competentes e qualificadas nas secretarias e em cada pasta”, destacou o prefeito eleito que assumirá o cargo em 1º de janeiro.
Para ocuparem os postos de secretários, Biriba e Lourdes optaram por pessoas que vem da iniciativa privada e também alguns servidores de carreira. Alguns são jovens em idade outros têm experiência de uma vida de trabalho.
À frente da Secretaria de Educação e Cultura estará Darlei Luiz Eidelwein, tendo como meta principal a volta às aulas e a inclusão de tecnologias na formação, tendo a certeza de que a pandemia mudou a realidade do ensino e que muitas mudanças vieram para ficar. Darlei é formado em Filosofia e é professor, tendo conhecimentos vastos em diversas áreas como história. É servidor concursado no município e assim conhece muito bem o trâmite interno de uma prefeitura.
Para a secretaria da Saúde e Assistência Social a escolhida foi Mara Mallmann. Formada em Farmacêutica e fazendo uma pós-graduação na área da Saúde. Tendo atuado na iniciativa privada e trabalhando diretamente com o público na área da saúde, Mara poderá cuidar da área de distribuição de medicações, gestionar os exames e buscar por qualificação dos profissionais da área da saúde.
Laudir Abel, que foi secretário de Biriba também na outra gestão, agora acumula duas funções, cuidando de Obras e Agricultura. Aos 49 anos, ele que foi vereador nos últimos quatro anos, tem conhecimento da realidade do município e assim poderá cuidar com muita eficácia das secretarias. Atuou como empreendedor da área de transportes e eventos nos últimos anos. O fácil trânsito com as pessoas e o espírito de liderança farão com que Laudir possa trazer ao setor primário diversidade e às questões viárias dar uma nova cara. Barão é um dos municípios de maior área territorial do vale do Caí, assim exige um parque de máquinas muito bem estruturado.
Para a secretaria de Administração e também de Meio Ambiente a opção feito por prefeito e vice recai sobre o jovem Carlos Henrique Bourscheid. Filho do ex-vereador Velácio, que é falecido e foi ícone na Linha Francesa, Carlos Henrique atuava na administração anterior de Biriba no meio ambiente. Foi se especializar na área ambiental e também em Ciência Contábeis, estando com dois cursos superiores em andamento. Terá ele como desafio imenso cuidar da administração como um todo, dando a ela ares de gestão moderna e comprometida, sendo os servidores municipais valorizados mas também cobrados de seus compromissos. A modernização da gestão é uma necessidade em Barão, promovendo muitos avanços com escassos recursos.
A equipe de governo teve o seu primeiro escalão apresentado nesta terça e gradualmente será formada, sendo composta de acordo com a necessidade que tenha a administração. “Em primeiro momento temos que diagnosticar o que se tem cruzando as informações com o que já elencamos como prioridade. Depois poderemos trabalhar de maneira eficaz em favor do povo”, frisou o prefeito.
Fotos cedidas pelo Jornal Ação
Trending
-
Economia3 anos atrás
Thal Biergarten é a nova pedida da região
-
Cultura3 anos atrás
12ª Kappesberg Fest conhece sua nova corte
-
Economia1 ano atrás
São Vendelino é o município de melhor qualidade de vida do Brasil
-
Bom Princípio3 anos atrás
Ex-prefeito Baumgratz irá trabalhar com o governador
-
Cultura4 anos atrás
Dias de Kerb em Poço das Antas
-
Economia3 anos atrás
Salsicharia Werner agora tem Susaf
-
Bom Princípio4 anos atrás
Vô Rasmo Gossler dá seu último adeus
-
Bom Princípio2 anos atrás
Morango Chef é lançado na Festa do Moranguinho