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Economia

Plastiweber conquista prêmio sustentabilidade

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A Plastiweber, empresa gaúcha de soluções sustentáveis em plásticos, conquistou o Prêmio Prata Plástico Sul em gestão sustentável na categoria Sustentabilidade com o projeto Naturecycle, que entrega ao mercado embalagens certificadas feitas com até 100% de plástico reciclado pós consumo, desenvolvidas a partir de materiais entregues por cooperativas, escolas, instituições,
empresas e pela população local. A iniciativa já evitou o descarte de 4.899.528,34 kg de plástico no meio ambiente, que corresponde a cerca 195 milhões de embalagens resgatas da natureza, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa equivalente a aproximadamente 4,47 milhões de quilogramas de gases de efeito estufa, equivale à emissão anual de aproximadamente 4.095 carros populares; e redução no consumo de 14.769.319l quilowatts de energia, que corresponde ao consumo anual de aproximadamente 7.735 casas. Empresas integrantes do ecossistema participaram da premiação, como Santa Clara, Girando Sol, Alternativa, Madesa e Orquídea.
Por meio do programa, a Plastiweber atua para que o plástico retorne à cadeia produtiva e origine novas embalagens, ao mesmo tempo em que mobiliza pessoas, marcas e entidades a perceberem o valor deste material, evitando a destinação incorreta. Os recursos obtidos com os resíduos coletados através das iniciativas do programa são revertidos para as instituições participantes, com o objetivo de fortalecer a educação e a promoção da vida, como melhores estruturas para as cooperativas projetos socioambientais dentro das próprias escolas, cooperativas e instituições. Diversos
parceiros aderiram à iniciativa, tornando-se imprescindíveis para o funcionamento do ecossistema criado.
Para Moisés Weber, CEO da Plastiweber, o reconhecimento confirma que a empresa está no caminho certo, ao promover a união de desenvolvimento econômico com benefícios socioambientais a partir da geração de produtos sustentáveis com valor agregado: – Receber o prêmio é uma validação do nosso compromisso em construir uma cadeia produtiva mais consciente e circular. Nosso trabalho vai além da produção sustentável; é uma jornada de transformação que só é possível com o apoio dos nossos parceiros. Cada cliente e colaborador envolvido reforça nossa missão de criar um futuro em que o plástico, reutilizado de forma responsável, faz parte da solução, e não do problema.
Para Pedro Henrique Jung, Gerente de Meio Ambiente da Cooperativa Santa Clara, a parceria fortalece o compromisso da empresa com as práticas ESG e cria a oportunidade de contribuir com o desenvolvimento sustentável: – A Cooperativa Santa Clara busca cada vez mais fomentar a economia circular em suas atividades. Internamente, tratamos de forma estratégica a parceria com a Plastiweber; somos parceiros do projeto por percebermos o trabalho envolvido nesses produtos e, principalmente, pelos benefícios socioambientais e impactos positivos que são gerados
a partir dos projetos.
Para Vanessa Sousa, coordenadora de marketing e relações públicas da Orquídea, é um pilar fundamental da empresa reduzir o impacto ao meio ambiente e colaborar para um futuro sustentável:
– A Orquídea foi uma das pioneiras no uso de enfardamento das farinhas com plástico reciclado. O Naturecycle contribui com todos os pilares que sustentam nossa política de qualidade e nosso propósito de alimentar além do alimento. Não estamos apenas produzindo farinhas, massas e biscoitos, e sim parcerias que reduzem resíduos na natureza, geram empregos, levam educação e conscientização, além de beneficiar catadores e cooperativas.
Segundo Juliano Fassina, analista de Meio Ambiente da Madesa, países em desenvolvimento ainda apresentam desafios na reciclagem e na destinação correta de resíduos: – O programa Naturecycle e a parceria Plastiweber/Madesa Móveis contribuem para reduzir impactos ambientais e promover o uso consciente dos recursos naturais, servindo como modelo inspirador. A iniciativa fortalece nosso compromisso ao implementar a economia circular do plástico em nossas operações. O programa fortalece a Política de Sustentabilidade da empresa, promovendo a destinação correta de resíduos e apoiando entidades parceiras, alinhando práticas diárias aos valores ambientais.
Na visão de Juliana Rodrigues da Rosa, Executiva de Relacionamento e Branding da Alternativa, a sustentabilidade é uma pauta do agora: – O uso de embalagens recicladas é um pilar essencial para um mercado mais sustentável e responsável. Na Alternativa, reconhecemos que essa prática vai além da simples redução do impacto ambiental: é um caminho para promover a economia
circular, em que materiais são reaproveitados e valorizados em novos ciclos de vida. Atuar com essas práticas mais ecológicas estimula toda a cadeia, colaboradores,  parceiros e clientes a adotarem uma postura mais consciente.
Para Patrícia Aguiar, responsável pela área ambiental da Girando Sol, iniciativas do tipo apresentam múltiplos benefícios, sejam ambientais, sociais ou econômicos: – Do ponto de vista econômico, a reciclagem de materiais pode gerar um ciclo positivo de criação de empregos em setores de coleta, triagem e processamento de materiais recicláveis. As empresas que adotam essas práticas melhoram a sua imagem junto aos consumidores, que estão cada vez mais conscientes da importância da sustentabilidade e preferem marcas que adotam soluções mais responsáveis.

Ecossistema NatureCycle
O programa atua através de diversas frentes nas cidades gaúchas. Uma dessas ramificações é o projeto Escola Sustentável, que busca conscientizar crianças e jovens, por meio de parcerias com escolas, sobre a importância do descarte correto dos resíduos e sobre o valor do plástico para a economia circular, a partir de atividades de educação ambiental. Em 2023 o projeto recuperou mais de 53 mil kg de resíduos e entregou mais de R$102 mil para a educação.
Também parte do ecossistema, a iniciativa Resíduos pela Vida estimula moradores a destinarem seus resíduos em 16 Pontos de Entrega Voluntários (PEV) espalhados por diversos municípios, para que os recursos sejam revertidos para ações sociais. Em 5 anos de projeto, já foram impactadas positivamente cerca de 35 mil pessoas. No ano passado foram recuperados mais de 9 mil quilos de resíduos.
Já o Cooperativa + Circular conta com a participação de cooperativas e capacita essas entidades para que se tornem negócios sustentáveis, gerando créditos de reciclagem com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento estrutural delas. Em 2023 foram recuperados mais de 101 mil quilos de plástico flexível e destinados mais de R$ 30 mil através de créditos de reciclagem.
E o Projeto Natal Mais Feliz, que foi criado para proporcionar lazer e diversão para as famílias no Natal. O projeto inclui, além de atividades gerais no município de Feliz onde as crianças podem trocar plásticos flexíveis por brinquedos, iniciativas diretamente com as cooperativas parceiras da Plastiweber. No ano passado foram recuperados 24 quilos de plástico flexível e cerca de mil pessoas foram beneficiadas.

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Homenagem da Tramontina aos trabalhadores

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Economia

Tramontina é, novamente, Top of Mind

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Em 2025 a Tramontina mantém a liderança no Top of Mind Rio Grande do Sul, premiação do Grupo Amanhã, como Grande Empresa/Marca do RS, e conquista cinco categorias na 35ª edição. O primeiro lugar na principal categoria do prêmio se mantém pela sexta vez consecutiva. A empresa também foi a mais lembrada pelos gaúchos nas categorias Talheres e Ferramentas, além da nova categoria Top Social Media.

 

Para a Diretora de Marketing Corporativo da Tramontina, Rosane M. Fantinelli, estar presente na lembrança dos gaúchos é a confirmação de que a empresa segue presente na vida das pessoas, com propósito, relevância e inovação. “Buscamos, todos os dias, crescer para transformar vidas e criar laços para evoluirmos juntos. Esse reconhecimento é um reflexo do compromisso da marca em se reinventar, sem perder a essência, para seguir inspirando conexões verdadeiras e soluções que acompanham o ritmo do nosso tempo”, avalia.

Durante a premiação, que ocorreu no dia 28/04, na FIERGS, em Porto Alegre/RS, o conselheiro consultivo da Tramontina, Clovis Tramontina, foi reconhecido, junto com outros dois grandes nomes do empresariado gaúcho, Jorge Gerdau e Nelson Sirotsky, na Homenagem aos construtores de marca do RS, concedida pelo Grupo Amanhã.

 

A Tramontina também foi considerada uma das mais amadas do Rio Grande do Sul, ocupando o primeiro lugar em Talheres no ranking chamado Love Brands RS, as marcas do coração que complementam o prêmio das mais lembradas. Nas duas categorias de produtos em que também é campeã, a marca já contabiliza 27 vitórias para Talheres e 20 em Ferramentas, todas consecutivas,  consolidando o destaque nas categorias da premiação. A marca recebeu destaque, também, como Grande Empresa/Marca do RS na categoria estreante nesta edição, a Top Social Media, que foi divulgada somente no momento da premiação.

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Parque temático terá 40 veículos antigos da Ford

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Um parque temático automotivo inédito no Brasil irá transportar os visitantes a uma autêntica cidade norte-americana da década de 1930. Prevista para ser inaugurada em dezembro de 2025 em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, a Model A Village terá museu com 40 automóveis Ford das décadas de 1920 e 1930 – a maioria deles Model A –, posto de combustíveis retrô, cinema de época, relojoaria cenográfica, chapelaria, barbearia, lojas e cafés. O investimento é 100% privado e totalizará R$ 30 milhões, gerando 20 empregos diretos na fase inicial. Detalhes como horários e preços de ingresso serão divulgados oportunamente, mais próximo da abertura oficial.

O complexo é a concretização do sonho do casal de empresários Andréia e Ronei Weber. Natural de Santa Catarina, Andréia é advogada. Nascido no Paraná, Ronei é analista de sistemas e fez carreira no desenvolvimento de softwares. Atualmente, ambos moram em Gramado e migraram para o segmento de investimentos imobiliários. “O primeiro carro antigo que comprei foi em 2012: um Ford Phaeton ano 1929. A partir daí, adquiri outros 4 veículos em São Paulo e não parei mais, pois acabei me apaixonando pelo antigomobilismo”, relembra Ronei. O resultado é um acervo de 40 veículos em perfeito estado de conservação e outros 7 em processo de restauração. Porém, os exemplares estão espalhados em garagens de três estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. “Como toda a coleção nunca esteve reunida em um único local, em 2018 tivemos a ideia de fazer o parque para preservar e disseminar a cultura automotiva”, acrescenta Andréia.

O projeto começou a tomar forma em janeiro de 2025, com a compra de uma área de 11.300 metros quadrados na localidade de Linha Araripe, às margens da RS-235, estrada que liga Nova Petrópolis e Gramado. O terreno fica em ponto estratégico, a 17 km do Centro dessas duas cidades turísticas e a 88 km de Porto Alegre. “Escolhemos Nova Petropólis porque a cidade é belíssima e também porque fomos muito bem acolhidos”, explica Ronei.

O projeto foi executado em tempo recorde pela equipe do arquiteto Paulo Fonseca, profissional da cidade vizinha de Canela. A típica vila norte-americana dos anos 30 terá um total de 2.700 metros quadrados de área construída. “Nossa inspiração é a Greenfield Village, idealizada e inaugurada pelo próprio Henry Ford no ano de 1929 em Dearborn, cidade vizinha a Detroit, no Estado de Michigan”, revela Ronei. Do primeiro ao último tijolo assentado, a sustentabilidade será uma das marcas registradas da Model A Village, que contará com energia solar e água coletada da chuva para irrigação dos jardins. As obras começaram neste mês de março e o término está previsto para dezembro próximo.

Posto inspirado na famosa Rota 66
Além do celeiro, museu automotivo e cinema temático, a Model A Village será composta por 10 lojas igualmente inspiradas na arquitetura norte-americana dos anos 1930, como relojoaria cenográfica, chapelaria, barbearia, cafés e lanchonetes, onde poderão ser saboreados lanches típicos norte-americanos daquela década. Outra atração é a réplica do icônico posto de gasolina Texaco existente na Rota 66, a mais famosa dos Estados Unidos.

Além disso, ao longo das 5 ruas internas do parque serão realizados passeios em carros antigos e em nostálgicas Jardineiras. Guias explicarão detalhes técnicos e curiosidades sobre os veículos. Brincadeiras antigas divertirão crianças e adultos, que ainda poderão participar de trilhas e fazer piqueniques em meio à natureza. “O parque é muito mais do que um simples museu, pois proporcionará uma imersão completa no fascinante mundo automotivo, responsável por transformar o planeta”, enfatiza Andréia. Para reforçar o viés cultural, após a inauguração serão feitas parcerias com escolas, incentivando a visitação de estudantes de diversas regiões.

Museu terá carros, tratores e até um avião
Dos 40 veículos expostos, aproximadamente 30 são Ford Model A impecavelmente conservados, o que inspirou o nome Model A Village. Mas não para por aí: o acervo também será composto por 4 caminhões Ford Modelo AA e 4 Jardineiras Ford, veículos que deram início ao transporte coletivo no Brasil e estão na memória afetiva da população. Uma delas, inclusive, é uma das primeiras Jardineiras produzidas no País, em São Paulo, no ano de 1924. Com capacidade para 12 lugares, na prática sempre acabava transportando mais pessoas. Por isso, recebeu o carinhoso apelido de “Mamãe me leva”.

Completam a lista dois tratores Fordson e até um avião Pietenpol Air Camper 1929 que usa motor de Ford Model A. Em um cenário especialmente ambientado, permanecerá em exposição um carro enferrujado, tal qual foi encontrado abandonado em um celeiro. Por fim, um dos modelos do acervo será o Ford Tudor 1930 na cor vermelho Blueberry. Totalmente restaurado, é equipado com motor de 4 cilindros 3.3 litros e 40 cv de potência, acoplado ao câmbio de 3 marchas.

Parcerias comerciais com o parque
A administração da Model A Village está prospectando parceiros comerciais para atuar na operação das 10 lojas e cafés temáticos. Contatos devem ser feitos exclusivamente pelo e-mail modelavillage@gmail.com. Siga o perfil no Instagram: @modelavillage

NÚMEROS DO PARQUE MODEL A VILLAGE

– As obras começaram em março de 2025 e estão previstas para terminar em dezembro deste mesmo ano em área de 11.300 metros quadrados na localidade de Linha Araripe, às margens da RS-235, em Nova Petrópolis, Serra Gaúcha

– O investimento é 100% privado, totalizando R$ 30 milhões. A iniciativa é do casal de empresários Andréia e Ronei Weber, atualmente moradores de Gramado

– A área construída totalizará 2.700 metros quadrados, incluindo 5 ruas internas, pelas quais serão realizados passeios com veículos antigos e Jardineiras

– Além do celeiro, museu automotivo e cinema temático, a Model A Village terá 10 lojas igualmente inspiradas na arquitetura norte-americana dos anos 1930, como relojoaria cenográfica, chapelaria, barbearia e cafés, onde poderão ser saboreados lanches típicos norte-americanos daquela década

– Outra atração é a réplica do icônico posto de gasolina Texaco existente na Rota 66, a mais famosa dos Estados Unidos

– O museu terá 40 veículos, dos quais aproximadamente 30 são Ford Model A. Também estarão expostos 4 caminhões Ford Modelo AA e 4 Jardineiras Ford, além de 2 tratores Fordson e até um avião equipado com motor de Model A.

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