Conecte-se conosco

Economia

Plastiweber conquista prêmio sustentabilidade

Publicado

em

A Plastiweber, empresa gaúcha de soluções sustentáveis em plásticos, conquistou o Prêmio Prata Plástico Sul em gestão sustentável na categoria Sustentabilidade com o projeto Naturecycle, que entrega ao mercado embalagens certificadas feitas com até 100% de plástico reciclado pós consumo, desenvolvidas a partir de materiais entregues por cooperativas, escolas, instituições,
empresas e pela população local. A iniciativa já evitou o descarte de 4.899.528,34 kg de plástico no meio ambiente, que corresponde a cerca 195 milhões de embalagens resgatas da natureza, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa equivalente a aproximadamente 4,47 milhões de quilogramas de gases de efeito estufa, equivale à emissão anual de aproximadamente 4.095 carros populares; e redução no consumo de 14.769.319l quilowatts de energia, que corresponde ao consumo anual de aproximadamente 7.735 casas. Empresas integrantes do ecossistema participaram da premiação, como Santa Clara, Girando Sol, Alternativa, Madesa e Orquídea.
Por meio do programa, a Plastiweber atua para que o plástico retorne à cadeia produtiva e origine novas embalagens, ao mesmo tempo em que mobiliza pessoas, marcas e entidades a perceberem o valor deste material, evitando a destinação incorreta. Os recursos obtidos com os resíduos coletados através das iniciativas do programa são revertidos para as instituições participantes, com o objetivo de fortalecer a educação e a promoção da vida, como melhores estruturas para as cooperativas projetos socioambientais dentro das próprias escolas, cooperativas e instituições. Diversos
parceiros aderiram à iniciativa, tornando-se imprescindíveis para o funcionamento do ecossistema criado.
Para Moisés Weber, CEO da Plastiweber, o reconhecimento confirma que a empresa está no caminho certo, ao promover a união de desenvolvimento econômico com benefícios socioambientais a partir da geração de produtos sustentáveis com valor agregado: – Receber o prêmio é uma validação do nosso compromisso em construir uma cadeia produtiva mais consciente e circular. Nosso trabalho vai além da produção sustentável; é uma jornada de transformação que só é possível com o apoio dos nossos parceiros. Cada cliente e colaborador envolvido reforça nossa missão de criar um futuro em que o plástico, reutilizado de forma responsável, faz parte da solução, e não do problema.
Para Pedro Henrique Jung, Gerente de Meio Ambiente da Cooperativa Santa Clara, a parceria fortalece o compromisso da empresa com as práticas ESG e cria a oportunidade de contribuir com o desenvolvimento sustentável: – A Cooperativa Santa Clara busca cada vez mais fomentar a economia circular em suas atividades. Internamente, tratamos de forma estratégica a parceria com a Plastiweber; somos parceiros do projeto por percebermos o trabalho envolvido nesses produtos e, principalmente, pelos benefícios socioambientais e impactos positivos que são gerados
a partir dos projetos.
Para Vanessa Sousa, coordenadora de marketing e relações públicas da Orquídea, é um pilar fundamental da empresa reduzir o impacto ao meio ambiente e colaborar para um futuro sustentável:
– A Orquídea foi uma das pioneiras no uso de enfardamento das farinhas com plástico reciclado. O Naturecycle contribui com todos os pilares que sustentam nossa política de qualidade e nosso propósito de alimentar além do alimento. Não estamos apenas produzindo farinhas, massas e biscoitos, e sim parcerias que reduzem resíduos na natureza, geram empregos, levam educação e conscientização, além de beneficiar catadores e cooperativas.
Segundo Juliano Fassina, analista de Meio Ambiente da Madesa, países em desenvolvimento ainda apresentam desafios na reciclagem e na destinação correta de resíduos: – O programa Naturecycle e a parceria Plastiweber/Madesa Móveis contribuem para reduzir impactos ambientais e promover o uso consciente dos recursos naturais, servindo como modelo inspirador. A iniciativa fortalece nosso compromisso ao implementar a economia circular do plástico em nossas operações. O programa fortalece a Política de Sustentabilidade da empresa, promovendo a destinação correta de resíduos e apoiando entidades parceiras, alinhando práticas diárias aos valores ambientais.
Na visão de Juliana Rodrigues da Rosa, Executiva de Relacionamento e Branding da Alternativa, a sustentabilidade é uma pauta do agora: – O uso de embalagens recicladas é um pilar essencial para um mercado mais sustentável e responsável. Na Alternativa, reconhecemos que essa prática vai além da simples redução do impacto ambiental: é um caminho para promover a economia
circular, em que materiais são reaproveitados e valorizados em novos ciclos de vida. Atuar com essas práticas mais ecológicas estimula toda a cadeia, colaboradores,  parceiros e clientes a adotarem uma postura mais consciente.
Para Patrícia Aguiar, responsável pela área ambiental da Girando Sol, iniciativas do tipo apresentam múltiplos benefícios, sejam ambientais, sociais ou econômicos: – Do ponto de vista econômico, a reciclagem de materiais pode gerar um ciclo positivo de criação de empregos em setores de coleta, triagem e processamento de materiais recicláveis. As empresas que adotam essas práticas melhoram a sua imagem junto aos consumidores, que estão cada vez mais conscientes da importância da sustentabilidade e preferem marcas que adotam soluções mais responsáveis.

Ecossistema NatureCycle
O programa atua através de diversas frentes nas cidades gaúchas. Uma dessas ramificações é o projeto Escola Sustentável, que busca conscientizar crianças e jovens, por meio de parcerias com escolas, sobre a importância do descarte correto dos resíduos e sobre o valor do plástico para a economia circular, a partir de atividades de educação ambiental. Em 2023 o projeto recuperou mais de 53 mil kg de resíduos e entregou mais de R$102 mil para a educação.
Também parte do ecossistema, a iniciativa Resíduos pela Vida estimula moradores a destinarem seus resíduos em 16 Pontos de Entrega Voluntários (PEV) espalhados por diversos municípios, para que os recursos sejam revertidos para ações sociais. Em 5 anos de projeto, já foram impactadas positivamente cerca de 35 mil pessoas. No ano passado foram recuperados mais de 9 mil quilos de resíduos.
Já o Cooperativa + Circular conta com a participação de cooperativas e capacita essas entidades para que se tornem negócios sustentáveis, gerando créditos de reciclagem com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento estrutural delas. Em 2023 foram recuperados mais de 101 mil quilos de plástico flexível e destinados mais de R$ 30 mil através de créditos de reciclagem.
E o Projeto Natal Mais Feliz, que foi criado para proporcionar lazer e diversão para as famílias no Natal. O projeto inclui, além de atividades gerais no município de Feliz onde as crianças podem trocar plásticos flexíveis por brinquedos, iniciativas diretamente com as cooperativas parceiras da Plastiweber. No ano passado foram recuperados 24 quilos de plástico flexível e cerca de mil pessoas foram beneficiadas.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + quatro =

Economia

Expoclassic 2025 já tem ingressos à venda

Publicado

em

 

Maior exposição de carros antigos em área coberta do Brasil, a Expoclassic implanta, pela primeira vez em sua história, o sistema de venda antecipada de ingressos. “O principal objetivo é aumentar o conforto dos visitantes e reduzir filas”, explica Evandro Scholles, vice-presidente do Veteran Car Club Novo Hamburgo, entidade organizadora da mostra automotiva. Para realizar a compra, basta acessar o link www.tktr.com.br/evento/expoclassic2025. Quem preferir, poderá adquirir o tíquete na bilheteria local durante todos os dias da programação. Neste ano, o ingresso custa R$ 30,00, enquanto a meia-entrada sai por R$ 15,00. A edição 2025 ocorrerá de 22 a 24 de agosto nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo (RS).

Segundo Evandro Scholles, muitas outras novidades estão previstas para a 22ª Expoclassic. Os veículos-destaque do evento são dois raros caminhões FNM, que estampam o cartaz oficial da mostra. Também haverá ilhas temáticas de Ferraris, Mercedes-Benz, BMW, Corvette e Alfa Romeo, marca italiana fundada em 1910 e que neste ano celebra seus 115 anos. Não faltarão os esportivos nacionais que marcaram época, como Gol GTi, Kadett GSi, Escort XR3 e Uno 1.6 R. Além disso, uma ala especial vai celebrar os 50 anos do início de produção do Chevrolet Caravan.

Complexo Model A Village terá estande

Outra atração da Expoclassic 2025 é o estande de carros do parque temático automotivo Model A Village, que está sendo construído em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, e será inaugurado em meados de dezembro deste ano. Um dos modelos expostos na mostra hamburguense será o Ford Tudor 1930, que foi totalmente restaurado e está em perfeito estado de conservação. Na cor original vermelho Blueberry, o carro é equipado com um motor de 4 cilindros 3.3 litros que gera 40 cv de potência, atuando em conjunto com o câmbio manual de 3 marchas.

Informações adicionais sobre a Expoclassic 2025 podem ser obtidas no site www.vccnh.com.br. Siga o Veteran Car Clube no Instagram: @veterancarclubnh.

Continuar Lendo

Economia

Desafio Tramontina reconhece e premia estudantes de Arquitetura e Design de Interiores em nível nacional

Publicado

em

Desafio Tramontina reconhece e premia estudantes de Arquitetura e Design de Interiores em nível nacional

Em sua 6ª edição, concurso de ideias promovido pela Tramontina tem por objetivo promover o

contato com estudantes e instituições de ensino superior de todo o Brasil

O grande vencedor nacional do Desafio Tramontina receberá um cooktop portátil de indução

GURU com panelas, ícone da inovação da marca (Foto: Divulgação/Tramontina)

Já estão abertas as inscrições para a 6ª edição do Desafio Tramontina (Certificado de Autorização SPA/ME Nº 03.041636/2025), concurso de ideias que busca incentivar a criatividade, a pesquisa e o desenvolvimento de soluções inovadoras e funcionais para ambientes residenciais internos, alinhadas aos valores da marca. Com o tema Design, Sustentabilidade e Inovação, o desafio aos estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores de todo o território nacional consiste em desenvolver propostas de cozinha, lavanderia, sala de jantar e living, incorporando produtos Tramontina ao ambiente e explorando conceitos de eficiência energética, materiais sustentáveis e aproveitamento inteligente de recursos.

Antes personalizado para cada instituição de ensino participante, o concurso passa agora a ser realizado em âmbito nacional, considerando as cinco melhores propostas de todo o Brasil, eleitas por uma comissão avaliadora, aumentando a competitividade e atratividade dos prêmios. O objetivo é atingir um número cada vez maior de estudantes e instituições de ensino. Dentre as cinco melhores propostas, uma será eleita a grande vencedora.

“Queremos comunicar o compromisso da Tramontina com a valorização da inovação, da educação e da formação desses futuros profissionais de Arquitetura e Design de Interiores que serão os responsáveis por especificar produtos em seus projetos”, destaca Felipe P. Lazzari, diretor da Tramontina. “Ao ampliar o alcance e padronizar o concurso em 2025, buscamos democratizar o acesso, fortalecer nossa presença institucional nas instituições de ensino e promover um diálogo direto com estudantes”, afirma ele.

O espaço a ser considerado pelos estudantes corresponde a uma planta retangular padrão de 6,5m x 8,5m (55,25m²) de uso unifamiliar, casa ou apartamento. A proposta deve apresentar a integração da tecnologia dos produtos Tramontina com a estética e estilo de vida de um cliente fictício – à escolha do estudante -, prevendo a instalação e utilização correta de eletrodomésticos, lixeiras em aço inox, cubas e acessórios.

A premiação para os autores das cinco melhores propostas do País é um roteiro completo para a Serra Gaúcha, incluindo passagens aéreas, transporte local, hospedagens, refeições e visitações à vinícola no Vale dos Vinhedos, à fábrica da Tramontina e à loja conceito da marca Tramontina Factory Store, além de brindes exclusivos. O grande vencedor nacional receberá, além da viagem, um cooktop portátil de indução GURU com panelas, ícone da inovação da Tramontina, promovendo uma experiência completa de design e tecnologia na cozinha.

Segundo Lazzari, o Desafio Tramontina está diretamente alinhado ao propósito da marca de “Crescer para transformar vidas e criar laços para evoluirmos juntos”. “Ao proporcionar experiências reais, com os produtos e a fábrica da marca, o concurso reforça valores como proximidade, valorização do talento brasileiro e compromisso com o futuro do desenvolvimento da arquitetura e design”, reforça o diretor.

Desde a sua criação em 2020, o concurso já alcançou mais de 4,4 mil alunos e envolveu cerca de 80 instituições participantes em todo o Brasil. A partir de 2022, passou a ser realizado também na Bolívia.  As inscrições, regulamento e demais informações sobre a 6ª edição do Desafio Tramontina estão disponíveis em https://global.tramontina.com/desafio-tramontina.

Cronograma oficial 2025

19 de maio: Abertura do concurso e início das inscrições.

31 de agosto: Encerramento do prazo de inscrições e entrega das propostas.

31 de outubro: Divulgação dos finalistas nacionais.

Dezembro: Premiação dos finalistas e divulgação e premiação do vencedor.

Continuar Lendo

Economia

Homenagem da Tramontina aos trabalhadores

Publicado

em

Continuar Lendo

Trending