Economia

Um dia voltado para as ovelhas

Publicado

em

A Emater/RS-Ascar de Salvador do Sul – em parceria com a Prefeitura, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) – realizou na terça-feira, 27, no CTG Querência da Serra, o 1º Encontro Regional de Ovinocultura. Na ocasião, criadores de ovelhas, extensionistas e interessados pela área estiveram reunidos para palestras, trocas de experiências, levantamento de demandas para ações futuras relativas ao tema e atividades práticas.
O objetivo do evento, de acordo com o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar, Edisson Antônio Merib, foi iniciar um trabalho com vistas a expandir a atividade, por meio da formação de um grupo que possa dar continuidade à criação de ovelhas na região. “Nos últimos anos tem havido um aumento do número de criadores de ovinos no Vale do Caí, com a consequente ampliação do interesse dos produtores em se qualificar, o que motiva a realização deste encontro”, ressalta. Em Salvador do Sul são 20 produtores e um rebanho de cerca de quatro mil ovelhas. Para o técnico há um forte potencial a ser desenvolvido localmente, já que a ovinocultura constitui-se de excelente alternativa de renda e de inclusão social e produtiva para os agricultores.
Na parte da manhã foi realizada palestra com o tema “Ovinocultura: uma importante alternativa”, ministrada pela assistente técnica regional da área de Produção Animal da Emater/RS-Ascar de Bagé, veterinária Elusa Santos de Andrade, que abordou as vantagens e a versatilidade da criação de ovelhas – que pode ser utilizada para a produção de carne, leite, lã e pele -, o planejamento de produção e os indicadores zootécnicos, entre outros. Também houve explanação sobre “Produção intensiva de cordeiros com ênfase no processamento de carne”, com o médico veterinário Felipe Vogt, que salientou as potencialidades e as alternativas para fortalecimento do setor, a partir de sua experiência.
À tarde foram realizadas demonstrações sobre pastagens para ovinos e práticas de tosquia, na propriedade dos produtores Nilson e Leonardo Vier, responsáveis pela Cabanha Vier. No local, os criadores mantém cerca de 100 animais da raça Texel, com o objetivo de comercializar ovinos puros por origem (PO) para produtores interessados em promover o melhoramento genético de seus rebanhos. “Essa raça é ideal para corte, com rendimento de 80% para carne e 20% para lã”, enfatiza. O produtor, que trabalha com ovinos há dez anos, fala com a propriedade de quem acumula premiações em concursos da Expointer. “É uma atividade que representa excelente alternativa para os produtores”, salienta.
De acordo com o assistente técnico regional em Sistema de Produção Animal da Emater/RS-Ascar, zootecnista João Sampaio, o que se tem observado na região é um crescimento de pequenos rebanhos ovinos para atender a demanda do consumo da carne. “Esses núcleos estão em pequenas propriedades, apresentando uma ou outra dificuldade para o seu desenvolvimento, até mesmo pela eventual falta de experiência para a realização da criação”, constata. Para Sampaio este fator tem trazido alguns problemas para os ovinocultores, especialmente de ordem sanitária. “Assim cabe a nós, enquanto Extensão Rural, contribuirmos para a qualificação do processo”, pondera.
O próximo encontro ocorre no dia 15 de dezembro, a partir das 14h, na sala do STR, quando será abordada a comercialização de carne de ovelha. A atividade contou com a participação de autoridades, entre elas a prefeita de Salvador do Sul, Carla Maria Specht e o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar, Carlos Lagemann. Lagemann valorizou a ação local, o trabalho em parceria e a possibilidade de ampliar os conhecimentos a respeito do tema. “Claramente há potencial para que a atividade se desenvolva mais na região”, observou. O evento contou ainda com a participação de produtores do município de São Pedro da Serra.

 

Clique para comentar

Trending