A Plastiweber, empresa de soluções sustentáveis em plástico do Rio Grande do Sul, conquistou, na 17ª edição da premiação Grandes Cases de Embalagem, o prêmio pelo projeto Naturecycle, que visa à educação ambiental e ao desenvolvimento da circularidade dos plásticos, e engloba as embalagens dos filmes de enfardamento produzidos com conteúdo reciclado utilizados pela Orquídea Alimentos.
Atualmente, um filme com 100% de conteúdo reciclado embala os pacotes de farinha da marca e, em breve, um outro filme, com 60% de conteúdo reciclado, será usado para enfardar a linha de massas. Desde o início da parceria, a Orquídea consumiu 1000 toneladas – o equivalente a um milhão de quilos – de material reciclado a partir de resíduos pós consumo.
O CEO da Plastiweber, Moisés Weber, celebrou a conquista de mais um prêmio:
– Desenvolvemos uma embalagem secundária com 100% de PCR, o que é uma excelente alternativa para empresas do setor alimentício que buscam atingir suas metas ESG. O prêmio consagra o caminho que traçamos para chegar a diferentes setores na indústria com soluções sustentáveis e de alta performance. A parceria com a Orquídea nos orgulha, não só pelos resultados, mas pelo impacto ambiental positivo que gera.
A Orquídea Alimentos é uma das parceiras Naturecycle, iniciativa criada pela Plastiweber que entrega ao mercado embalagens certificadas feitas com até 100% de plástico reciclado pós consumo, desenvolvidas a partir de materiais entregues por cooperativas, escolas, instituições, empresas e pela população local. O Naturecycle já evitou o descarte de mais de 2.600 toneladas de plástico no meio ambiente e soma mais de 119 milhões de embalagens recuperadas, abrangendo cerca de 20% do Rio Grande do Sul. Os recursos obtidos com os resíduos coletados por meio das iniciativas do programa são revertidos para projetos socioambientais dentro das próprias escolas, cooperativas e instituições participantes.
A supervisora de suprimentos da Orquídea, Daiane Marcante, ressalta que iniciativas ESG estão dentro do propósito da empresa, chamado Alimentar Além do Alimento.
– A Orquídea orgulha-se de ter dentre seus fornecedores, empresas preocupadas com o futuro, alinhadas com seu propósito, e que fornecem produtos que cumprem seu papel de um forma muito mais sustentável, reduzindo consumo de petróleo e emissão de gases, ajudando na conservação dos recursos naturais, melhorando a qualidade de vida das pessoas com o aumento de empregos indiretos em cooperativas”, afirma Daiane.
Presente no evento para receber o prêmio, o Head de Novos Negócios da Plastiweber, Lucas Pellenz, destacou a importância da longevidade da parceria entre as empresas:
– Em dez anos juntas, a Plastiweber e a Orquídea puderam fazer a diferença para o planeta. Agora, com a ampliação desse trabalho conjunto, buscamos fazer muito mais. Estamos unidos pelo reaproveitamento do plástico e na missão de entregar um produto de alta qualidade ao mercado.
A cerimônia Grandes Cases de Embalagem é uma das mais importantes premiações do setor no Brasil e reconhece empresas que alcançaram a excelência e resultados positivos com embalagens desenvolvidas com diversos materiais. Elas são avaliadas por critérios de inovação, tecnologia, experiência de consumo, estética, e impacto econômico, mercadológico e ambiental.
Sobre a Plastiweber:
Com 25 anos de experiência na produção de plásticos flexíveis, filmes e polímeros reciclados, a Plastiweber é reconhecida por oferecer uma linha de embalagens secundárias com conteúdo até 100% PCR para aplicações de alto desempenho. Entre janeiro e setembro de 2023, o trabalho da empresa possibilitou a redução de emissão de 10 milhões de quilos de CO2, além de diminuir o consumo de mais de 6 milhões de litros de petróleo e 16 milhões de quilowatts de energia elétrica. Foram gerados, ainda, 4.612 empregos diretos e indiretos em toda a cadeia.
Sobre a Orquídea Alimentos:
Fundada em agosto de 1953 pelos irmãos Tondo, na cidade de Pinto Bandeira, no Rio Grande do Sul, a empresa de alimentos Orquídea começou com um pequeno moinho de trigo. Hoje, ela está entre as maiores empresas da região Sul do Brasil, tendo uma das maiores capacidades de moagem de trigo: 36 mil toneladas por mês.
No final dos anos 1990, iniciou a construção da fábrica em Caxias do Sul, também na serra gaúcha, onde construiu uma moderna indústria equipada com máquinas automáticas para a produção de farinhas tradicionais e especiais, como as destinadas a massas de pastéis, pizzas e confeitaria, assim como misturas para pães e bolos. A fábrica foi ampliada em 2006, onde incluiu ao portfólio massas dos mais variados cortes; seis anos depois, em 2012, entrou no ramo de fabricação de biscoitos.
Marca consolidada entre o varejo e o consumidor final, a Orquídea também é fornecedora de grandes empresas nacionais e multinacionais.