Conecte-se conosco

Barão

Chegam mais médicos Cubanos

Publicado

em

Yamir Padron e Aylin Rosales Peña.

Estes são os nomes dos novos médicos que irão trabalhar nas cidades de Salvador do Sul e Tupandi. Recebidos pelos secretários de saúde Odete Führ Bohn e Paulinho Ludwig, os médicos ficarão radicados em Salvador do Sul por alguns dias até que as instalações definitivas estejam prontas.

Os médicos, que já tiveram passagem pela Venezuela, vem ao Brasil com a ideia de promover boas práticas de saúde e qualificar o modo de vida brasileiro. “Viemos para contribuir e promover a saúde”, disse Yamir, que ficará em Salvador do Sul. O período do contrato com os médicos é de três anos.

Além de Tupandi e Salvador do Sul, receberam novos médicos nesta semana Barão, Pareci Novo  e São José do Sul. Maratá e Brochier haviam recebido profissionais anteriormente.DSCN8776DSCN8772

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

16 − oito =

Barão

Biriba anuncia secretariado de Barão

Publicado

em

Jefferson Biriba Schuster Born não é mais o mesmo jovem que assumia a prefeitura em 2013. Barão não é mais o mesmo município de então. Assim, ações tomadas pelo próximo prefeito, quando ele regressa ao poder depois de quatro anos, serão diferentes do que tomadas anteriormente.

Ao lado da professora Lourdes, Biriba foi reencaminhado à prefeitura pelo voto popular, tendo um gigantesco desafio pessoal. Um município que tem um economia variável, não tendo mais uma grande empresa (Ortobrás), como no passado, mas sim várias empresas pequenas e médias, sendo baluartes das finanças locais. A diversidade da economia iniciou ainda no mandato de Biriba e hoje precisa ser a sustentabilidade local, gerando emprego e renda. O prefeito Biriba é sabedor disso, ainda mais com a crise econômica nacional para 2021 e 2022, que são efeitos da pandemia deste ano de 2020. “Nosso desafio, porém, não é apenas econômico, mas de reestruturação, afinal, uma pandemia é algo novo para o povo e para os gestores. Teremos que pensar o município todos os dias e não podemos, eu e a minha vice-prefeita, fazer isso sozinhos. Precisamos de ter pessoas competentes e qualificadas nas secretarias e em cada pasta”, destacou o prefeito eleito que assumirá o cargo em 1º de janeiro.

Para ocuparem os postos de secretários, Biriba e Lourdes optaram por pessoas que vem da iniciativa privada e também alguns servidores de carreira. Alguns são jovens em idade outros têm experiência de uma vida de trabalho.

À frente da Secretaria de Educação e Cultura estará Darlei Luiz Eidelwein, tendo como meta principal a volta às aulas e a inclusão de tecnologias na formação, tendo a certeza de que a pandemia mudou a realidade do ensino e que muitas mudanças vieram para ficar. Darlei é formado em Filosofia e é professor, tendo conhecimentos vastos em diversas áreas como história. É servidor concursado no município e assim conhece muito bem o trâmite interno de uma prefeitura.

Para a secretaria da Saúde e Assistência Social a escolhida foi Mara Mallmann. Formada em Farmacêutica e fazendo uma pós-graduação na área da Saúde. Tendo atuado na iniciativa privada e trabalhando diretamente com o público na área da saúde, Mara poderá cuidar da área de distribuição de medicações, gestionar os exames e buscar por qualificação dos profissionais da área da saúde.

Laudir Abel, que foi secretário de Biriba também na outra gestão, agora acumula duas funções, cuidando de Obras e Agricultura. Aos 49 anos, ele que foi vereador nos últimos quatro anos, tem conhecimento da realidade do município e assim poderá cuidar com muita eficácia das secretarias. Atuou como empreendedor da área de transportes e eventos nos últimos anos. O fácil trânsito com as pessoas e o espírito de liderança farão com que Laudir possa trazer ao setor primário diversidade e às questões viárias dar uma nova cara. Barão é um dos municípios de maior área territorial do vale do Caí, assim exige um parque de máquinas muito bem estruturado.

Para a secretaria de Administração e também de Meio Ambiente a opção feito por prefeito e vice recai sobre o jovem Carlos Henrique Bourscheid. Filho do ex-vereador Velácio, que é falecido e foi ícone na Linha Francesa, Carlos Henrique atuava na administração anterior de Biriba no meio ambiente. Foi se especializar na área ambiental e também em Ciência Contábeis, estando com dois cursos superiores em andamento. Terá ele como desafio imenso cuidar da administração como um todo, dando a ela ares de gestão moderna e comprometida, sendo os servidores municipais valorizados mas também cobrados de seus compromissos. A modernização da gestão é uma necessidade em Barão, promovendo muitos avanços com escassos recursos.

A equipe de governo teve o seu primeiro escalão apresentado nesta terça e gradualmente será formada, sendo composta de acordo com a necessidade que tenha a administração. “Em primeiro momento temos que diagnosticar o que se tem cruzando as informações com o que já elencamos como prioridade. Depois poderemos trabalhar de maneira eficaz em favor do povo”, frisou o prefeito.

 

Fotos cedidas pelo Jornal Ação

 

Continuar Lendo

Barão

Biriba volta com tudo para a prefeitura

Publicado

em

Depois de uma eleição amarga em 2016, em novembro de 2020, Jefferson “Biriba” Schuster Born fez uma votação estupenda, sendo novamente conduzido ao executivo de Barão.

Um dos mais jovens vereadores e prefeitos da história de Barão, Biriba, voltou a ser a opção do povo no domingo, 15 de novembro. Ao lado da professora Lourdes, totalizou 2633 votos, o que representou 63% do eleitorado. Do outro lado Adriano Deitos e Tchó chegaram a 1540 votos. A diferença de 1087 votos foi o clamor público de retorno de Biriba e seu projeto à prefeitura.

E Biriba terá também maioria na Câmara de Vereadores, tendo eleito seus aliados: Pedro Gilson (o mais votado), Ademar Gauger, Claudir Ludwig, Bode, Diovana Zaro e Ademar Bourscheidt. Foram eleitos ainda Kuki Poersch, Bernardino Scottá e Luciano da Nona Diva.

Biriba é bastante centrado e deve voltar o próximo governo às questões básicas como educação e saúde. Uma das marcas de seu governo anterior foi o apoio à Saúde e a estruturação de um posto de saúde modelo na sede, além de outros benefícios mais. Quando prefeito entre 2013 e 2016 realizou várias pavimentações mudando os ares do município.

Continuar Lendo

Barão

Pedro Lucas e Richard sobem para time principal do Inter

Publicado

em

Com o Inter garantido na Libertadores de América de 2019, logo se pensa em reforços de peso. Mas, se a tradição colorada é obter grandes títulos com atletas formados na base, como o icônico Paulo Roberto Falcão, convém fazer uma bela de uma mescla. E, para a alegria dos jogadores que estão em começo de carreira, sete nomes já foram anunciados para compor o elenco principal em 2019: Bruno Fuchs, Roberto, Ramon, Sarrafiore, Richard, Pedro Lucas e Nonato.
Ops, Richard? Pedro Lucas? Não são os guris que se destacaram no sub-23 e até foram campeões em 2017 e vice em 2018? Sim. E mais, para a alegria dos torcedores do vale do Caí, são crias da região mais alemã do Estado.
Richard Alexandre já é conhecido dos torcedores, pelas boas participações pela base. Neste ano, figurou em algumas convocações de Odair Hellmann para jogos deste Brasileirão e ficou na reserva. Gaúcho de Barão, fez 19 anos em outubro. Tem 1m76cm e faz da velocidade e do drible as suas armas.
Por fim, Pedro Lucas Schwaizer, centroavante, 20 anos e 1m78cm, é outro que chegou o clube nas escolinhas. É gaúcho de Esteio, mas criado em Vale Real, próximo de Caxias do Sul. Começou no Juventude, onde seu tio, Edson, fez parte do grupo campeão da Copa do Brasil em 1999. É jogador de área, de bom cabeceio e destro. Chegou ao Inter muito jovem depois de ser descoberto pelo tio Edson “Tida” Kaspary.
Ok! Vai ter lugar para os guris entre os 23 da Libertadores? Afinal, são jovens ainda e o time deve contar com Damião e Guerrero no comando de ataque. Bem, eis uma grande incógnita, mas como estão começando, fazer parte do elenco já é muito interessante, pois haverá mais competições em que o Inter jogará, como Gauchão, Copa do Brasil e Brasileirão. Oportunidades haverão de surgir e eles, é claro, deverão fazer bonito, como fazem sempre.
Esta é uma chance e tanto para os jovens talentos, podendo jogar ao lado de caras como Nico Lopes e o maestro D’alessandro. Crescerão ainda mais como atletas para seguirem a carreira que tanto sonharam.
No vale do Caí, recentemente, poucas são as revelações de destaque, estando entre elas Alan Schons, de Bom Princípio, que hoje atua em Portugal.
E para o deleite dos colorados, tem mais gente boa pintando por aí, pois na base surge o zagueiro Volnei Feltes, que é de Feliz, e pode, dentro em breve, também subir para o elenco principal. A dedicação dos jovens, hoje, os enaltece em meio a tantos que sonham com o mundo da bola.

Continuar Lendo

Trending