Cultura

Com certeza somos a rota da cerveja

Publicado

em

Com a sanção do Governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, os prefeitos do vale do Caí e da Rota Romântica puderam brindar, com as cervejas que tão bem conhecem. São seus municípios parte da Rota de Cervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul.
O projeto de Lei de autoria do deputado Elton Weber, foi aprovado unanimidade pela Assembleia Legislativa e contempla 22 municípios, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Alto Feliz, Campo Bom, Feliz, Igrejinha, São Vendelino, Sapiranga, Três Coroas e Vale Real. O governador em seu discurso destacou que o melhor incentivo é estimular, para que cada vez mais a produção de cerveja cresça e com isso, ajude o turismo e os empreendedores. “A iniciativa também ajuda a região onde a cervejaria está inserida. Este é um momento de riqueza absoluta, no sentido de viabilizar para que mais pessoas possam entrar nessa produção. Temos que trabalhar juntos para construir o futuro que almejamos”, afirma Sartori. “É um momento singelo, mas muito positivo pelo fato de mostrar o encantamento que as pessoas têm de enxergar que elas fizeram tudo aquilo que é possível e com certeza chegaram a fazer o impossível, como ter uma rota dessa natureza”, conclui o governador.
Já Albano Kunrath, prefeito de Feliz, em seu discurso destacou o quanto se sente orgulhoso por mais essa conquista do município de Feliz. “Desde 2015 a nossa cidade é a Capital Estadual da Cerveja Artesanal. E este projeto vem ao encontro para impulsionar cada vez mais o desenvolvimento da nossa região e principalmente estimular o turismo”, ressalta. “Eu sempre tenho dito que cerveja é mais que uma bebida. Cerveja é história, cultura e celebração. E agora nós queremos festejar esse momento tão especial para a região, que a partir de hoje passa a ser a Rota Cervejeira”, conclui o prefeito.
Conforme o prefeito de São Vendelino, Evandro Schneider, no pequeno município do vale do Caí, já encosta da Serra, estava uma das primeiras cervejarias do Rio Grande do Sul, de modo que, junto com Linha Nova, era fornecida a bebida para o kerb no vale do Caí. “Hoje o nosso Pequeno Paraíso conta, novamente, com o reconhecimento por sua cerveja e isso nos orgulha. Se fizemos parte da rota é porque houve esforço público e privado para o êxito da nossa tradição”, cita o prefeito Schneider.
Linha Nova também tem muito a comemorar. O berço das cervejarias gaúchas, o pequeno município foi terra da cerveja Ritter, na década de 1860. E a mesma estrutura deverá ser restaurada em breve. Conforme informações vindas de Brasília, recursos do deputado Afonso Motta garantem a obra de restauro do histórico prédio, valorizando ainda mais história da cerveja no Rio Grande do Sul.
Brindar é preciso!!!

Clique para comentar

Trending