Bom Princípio

Culinária alemã conquista simpatia no Vale do Caí

Publicado

em

Eis que a busca por conhecimento culinário ultrapassa as fronteiras dos Estados e dos países. Prova disso é que a culinarista Erika Stephan não para de dar cursos de culinária em sua estada no vale do Caí.

A cozinheira e escritora (instrumentista também) subiu ao palco quatro vezes na Festa Nacional do Moranguinho apresentando as receitas da região do Hunsrück na Alemanha, remontando a uma época que há muito se foi. “Trago comigo as receitas da minha avó, aquelas que se fazia quando os imigrantes vieram ao Brasil”, conta ela.

Com livros editados agora, também em português, que podem ser adquiridos em Bom Princípio, junto ao setor cultural, e em Salvador do Sul, no Hotel Candeeiro da Serra e com a nutricionista Paula Teresinha Specht, Erika busca difundir a arte da cozinha mais simples. Um pouco de sal, pimenta, carne de porco e batata, é parte das receitas, saborosas, que vem da Alemanha.

Além dos cursos que deu em Bom Princípio, Erika Stephan, acompanhada do marido Freimut, deu aulas em São Pedro da Serra, na cozinha prática da também culinarista Paula Teresinha Specht. E Erika planeja ainda mais cursos, não descartando a volta para o Brasil, dentro de um ou dois anos, para novas empreitadas culinárias.

Entre as receitas já apresentadas neste ano, junto com Paula, estão bolo de kässchmier, jägerschnitzel, waffel, tortas de frutas e, claro, chucrute.

Claro, como gosta também da nossa culinária, Erika vai aperfeiçoando as suas receitas à base de batata. Veio ao Brasil preparando 36, agora são mais. Já a nossa galinhada ela nunca dispensa, nem mesmo os pães de queijo ou roscas que encontra apenas por aqui.

Agora é aguardar por mais cursos e boa comida alemã em terras brasileiras.

Clique para comentar

Trending