Conecte-se conosco

Cidades

Hora de limpar e recomeçar

Publicado

em

Terminada a cheia do Rio Caí, agora é hora de recomeçar, limpando as cidades.

O trecho Sul da Rua Irmão Weibert e ruas que se ligam a ela, que foram tomadas pelas águas do Arroio Forromeco na cheia desta semana estão sendo limpas com apoio dos bombeiros voluntários.

Enquanto que o município trabalha na melhoria e recuperação das estradas do interior, no centro, onde barro ficou sobre a pista de rodagem, está sendo retirado, permitindo a volta à normalidade no perímetro urbano.

O nível das águas do Rio Caí chegou a patamares assustadores, em especial em cidades como Feliz, São Sebastião do Caí e Bom Princípio. O Arroio Forromeco, por sua vez, se apresentou com fúria em São Vendelino e Bom Princípio.

As prefeituras ainda estão contabilizando as perdas e trabalhando na recuperação das vias.

No interior os problemas se acumulam em toda a região, havendo a esperança que a chuva prevista para o final de semana não reforce o ânime do Rio Caí, pois as vidas são postas em risco a cada cheia.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − cinco =

Bom Princípio

Luiza Barbosa invade ensaio on-line

Publicado

em

Márcio Buzatto, regente do Coral de Meninas de Bom Princípio, deu um jeitinho de aquecer a fria noite de quinta, 2 de julho. E um jeitinho pra lá de inusitado, trazendo para o ensaio virtual a bela e doce Luiza Barbosa.

A gauchinha que conquistou o Brasil no The Voice 2019 foi convidada para um bate papo com as gurias do coral de Bom Princípio e claro, rolou uma interação bem bacana entre as adolescentes e jovens integrantes do coral com a artista.

Assim como pessoal, também na telinha do computador Luiza se mostrou doce e afável. Ganhou de pronto a simpatia de todos e assim foi dialogando, falando sobre música e dando dicas de técnica vocal. O cantar é algo que vem de dentro, sim, mas para que seja possível fazer isso bem é necessário ir além da vocação. Doar-se à música, falar com o olhar, estudar cada melodia, convencer a quem ouve, enfim, cantar e encantar. Esse é o real espírito de quem, como Luiza, vive a música em sua integralidade.

As meninas, é claro, esperam poder um dia encontrar Luiza pessoalmente e com ela cantar, mas como aperitivo a invasão do ensaio de ontem (autorizada pela regente) foi uma excelente pedida.

O Coral de Meninas de Bom Princípio conta com apoio da municipalidade sendo um dos projetos culturais do município ligados à música.

Continuar Lendo

Pareci Novo

Vale do Caí dá adeus a Oregino José Francisco

Publicado

em

Um dos grandes ícones políticos do vale do Caí, Oregino José Francisco, 63 anos, faleceu na manhã de domingo, poucas horas depois de ter tido mal súbito durante evento na noite de sábado, em Brochier.

O prefeito de Pareci Novo, muito ligado à comunidade de Brochier, onde vive a sua mãe, participava de um evento no CTG local quando teve um mal súbito, sendo prontamente atendido e levado por uma ambulância ao hospital.

Aos 63 anos, pai de dois filhos, Oregino teve uma parada cardiorrespiratória durante o evento. Depois, por volta das 3h da madrugada, novamente teve uma parada, já na UTI do Hospital Montenegro. Às 9h09, foi confirmado oficialmente o falecimento, deixando enlutada a comunidade regional.

Ícone regional, Oregino era o atual presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (AMVARC) e estava no terceiro mandato como prefeito de Pareci Novo. Teve como marca principal a busca de recursos na esfera federal, sendo aquele prefeito da região que mais conseguiu captar dinheiro junto a deputados e ministérios. Incansável, foi o principal responsável pelas grandes conquistas de Pareci Novo e da região, como asfaltamentos, Transcitrus, estádio, escolas, postos de saúde, Praça e muitas outras melhorias. Com o falecimento de Oregino, o vice-prefeito Alexandre Barth assume a prefeitura.

Recentemente, Oregino anunciou a obra que para ele era uma das mais importantes na história recente de Pareci Novo: a recuperação do colégio dos Jesuítas.

Entusiasta, Oregino gostava muito de cultura e assim participou ativamente das programações de Natal no seu município. Estaria, neste domingo, participando de atividades como a Serenata de Natal, onde ele também se apresentava como instrumentista.

Músico profissional por muitos anos, Oregino recebia aos seus amigos com seu bandoneon, alegrando a todos com o seu entusiasmo.

Na última semana recebeu o prêmio por distinção na gestão de municípios do estado. O Troféu 10 Anos Revista Em Evidência foi entregue em solenidade na FAMURS em Porto Alegre no dia 13 de dezembro.

Além da primeira-dama Lourdes Francisco, que é vereadora Pareci Novo, Oregino deixa os filhos Marcelo e Jordana, demais familiares e amigos.

Os atos fúnebres deverão iniciar neste domingo, com horário e local a ser definido.

“Nós, como colegas, lastimamos muito a perda do prefeito Oregino, que era um homem muito trabalhador e que motivava a todos nós, sendo incansável no desenvolvimento regional”, citou o prefeito Fábio Persch, de Bom Princípio, lamentando a passagem do amigo Oregino José Francisco.

“Há situações na vida que lastimamos a perda e paramos por aí. No caso do prefeito Oregino devemos agora orar por ele e, depois, aprender com todos os seus ensinamentos deixados”, comentou o prefeito Sílvio Inácio de Souza Kremer, de São José do Sul, que é município vizinho de Pareci Novo, terra do sempre prefeito Oregino.

Continuar Lendo

Bom Princípio

Formatura de colorado viraliza na internet

Publicado

em

https://www.youtube.com/watch?v=EliFi8kmQoo
É nesse endereço que se pode ver a emoção do jovem Francisco Baumgratz, na semana passada, quando recebeu o diploma de Técnico em Mecânica, na Fundação Liberato. Filho de Tânia e Vanderlei “Deco” Baumgratz não se fez de rogado ao escolher a trilha sonora da sua entrada triunfal. Foi com a narração de Pedro Ernesto Denardin, do gol histórico de Adriano Gabiru, dando o título mundial ao Sport Club Internacional.
Ainda que tivesse apenas seis quando do título, Chico, lembra ter ouvido o gol na Gaúcha, sentado no colo do seu pai. 13 anos depois, poucos dias antes da celebração do aniversário do título colorado, Baumgratz fez lembrar do momento que marcou sua vida quando menino. “Como estava chegando dia 17, decidi unir dois momentos muito importantes para mim com essa homenagem ao Mundial e ao meu ídolo Fernandão”, destacou o mais novo técnico em Mecânica.
Destaque na mídia gaúcha, o vídeo viralizou, tendo mais de 100 mil pessoas assistido o mesmo pelo twitter, isso sem contar as milhares de pessoas que receberam o mesmo pelo whatsapp, fazendo com que a história de Francisco Baumgratz fosse contada em prosa e verso nas mídias tradicionais do Rio Grande do Sul e comentada até por dirigentes do Inter.

Continuar Lendo

Trending