Conecte-se conosco

Economia

São Pedro atrai empresa e garante futuro

Publicado

em

Uma administração municipal eficaz é aquela que não se preocupa apenas com o plantio e a colheita imediata de frutos, desta forma, percebe-se que o desenvolvimento de um município está relacionado ao olhar visionário dos seus administradores. E, quando o prefeito é alguém que provém do meio privado, com hábitos empreendedores, se percebe uma moderna ótica de gestão. No caso de São Pedro da Serra, a prefeita Isabel Corete Joner Cornelius justifica a sua origem como empresária.

Desde o início do mandato a frente do Município de São Pedro da Serra, a prefeita Isabel Corete Joner Cornelius já demonstrou seu grande objetivo de captar empresas para São Pedro com intuito de aumentar a arrecadação do Município e também manter a mão-de-obra são-pedrense no município. E deixou claro este intuito para os seus servidores e equipe: queria novos empreendedores.

Alguns empreendimentos já estão caminhando em São Pedro da Serra e outros se aproximam de ser realidade. A empresa BrSul que desenvolve seu trabalho no ramo do óleo químico focado no refino e preparo de óleos e gorduras vegetais e animais para a geração de complexos alimentares para a indústria avícola, suína e de gado leiteiro, foi uma das grandes conquistas para o município, estando as obras a pleno vapor, tendo como previsão de início das atividades em Janeiro de 2020.

Com a implantação do empreendimento no município de São Pedro da Serra estima-se que sejam geradas 15 novas oportunidades de empregos diretos na área administrativa, operacional / industrial e técnica, e mais de 40 indiretos a comunidade local.

Mas as conquistas da Administração no que tange a captação de empresas, não param por aí…

O clamor da prefeita foi atendido também pelo legislativo que, através dos vereadores André Mallmann e Carlos Schlindwein, que trouxeram à mesa da prefeita uma oportunidade muito desejada por qualquer gestor público.

Algumas reuniões já foram realizadas e ao que tudo indica muito em breve, a comunidade de São Pedro da Serra poderá comemorar mais essa conquista que vem para trazer oportunidade de emprego para os são-pedrenses e crescimento para nosso Município.

Isabel externa sua felicidade em poder captar empresas para São Pedro: “Queremos trazer empregos e muitos investimentos para São Pedro da Serra. Estamos em tratativas com uma empresa que além de fabricar produtos diferenciados prima pela qualidade de vida. E esse é nosso objetivo também… Trazer qualidade de vida para São Pedro da Serra. Estamos fazendo o nosso melhor para que os trabalhadores de São Pedro possam ficar aqui trabalhando. Estamos confiantes que muito em breve os frutos deste trabalho serão colhidos. São Pedro da Serra merece o melhor!!!”

De acordo com o vereador André Mallmann, a vinda de novas empresas é sempre bem recebida desde que haja o comprometimento de parte da parte, gerando emprego, renda e qualidade de vida para a população. “Empreendimentos de alta tecnologia, que gerem retorno em tributação, empregos em quantidade moderada e ainda possibilitem uma relação de mão dupla, nas parcerias público privadas são o sonho de todos os municípios e, em São Pedro da Serra, disso nos aproximamos”, destaca André, evidenciando o apoio ao projeto da prefeita, em trazer empresas, inclusive e em especial, aquelas que tenham bom valor adicionado e algumas vagas de emprego, os quais são bem remunerados.

Trazer ao município empresas de grande porte e com muitos empregos pode parecer tentador, mas geralmente causa problemas sociais, pois cidades pequenas como São Pedro da Serra não comportariam muito bem receber gigantes em seu meio, afinal, isso mexe com a estrutura de toda a cidade no que diz respeito à infraestrutura, educação e saúde. Empresas de pequeno e médio porte, de alta tecnologia, por exemplo, atendem perfeitamente a demanda, pois este é processo de ganha-ganha, onde as empresas e a comunidade saem ganhando.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × um =

Economia

Homenagem da Tramontina aos trabalhadores

Publicado

em

Continuar Lendo

Economia

Tramontina é, novamente, Top of Mind

Publicado

em

Em 2025 a Tramontina mantém a liderança no Top of Mind Rio Grande do Sul, premiação do Grupo Amanhã, como Grande Empresa/Marca do RS, e conquista cinco categorias na 35ª edição. O primeiro lugar na principal categoria do prêmio se mantém pela sexta vez consecutiva. A empresa também foi a mais lembrada pelos gaúchos nas categorias Talheres e Ferramentas, além da nova categoria Top Social Media.

 

Para a Diretora de Marketing Corporativo da Tramontina, Rosane M. Fantinelli, estar presente na lembrança dos gaúchos é a confirmação de que a empresa segue presente na vida das pessoas, com propósito, relevância e inovação. “Buscamos, todos os dias, crescer para transformar vidas e criar laços para evoluirmos juntos. Esse reconhecimento é um reflexo do compromisso da marca em se reinventar, sem perder a essência, para seguir inspirando conexões verdadeiras e soluções que acompanham o ritmo do nosso tempo”, avalia.

Durante a premiação, que ocorreu no dia 28/04, na FIERGS, em Porto Alegre/RS, o conselheiro consultivo da Tramontina, Clovis Tramontina, foi reconhecido, junto com outros dois grandes nomes do empresariado gaúcho, Jorge Gerdau e Nelson Sirotsky, na Homenagem aos construtores de marca do RS, concedida pelo Grupo Amanhã.

 

A Tramontina também foi considerada uma das mais amadas do Rio Grande do Sul, ocupando o primeiro lugar em Talheres no ranking chamado Love Brands RS, as marcas do coração que complementam o prêmio das mais lembradas. Nas duas categorias de produtos em que também é campeã, a marca já contabiliza 27 vitórias para Talheres e 20 em Ferramentas, todas consecutivas,  consolidando o destaque nas categorias da premiação. A marca recebeu destaque, também, como Grande Empresa/Marca do RS na categoria estreante nesta edição, a Top Social Media, que foi divulgada somente no momento da premiação.

Continuar Lendo

Economia

Parque temático terá 40 veículos antigos da Ford

Publicado

em

Um parque temático automotivo inédito no Brasil irá transportar os visitantes a uma autêntica cidade norte-americana da década de 1930. Prevista para ser inaugurada em dezembro de 2025 em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, a Model A Village terá museu com 40 automóveis Ford das décadas de 1920 e 1930 – a maioria deles Model A –, posto de combustíveis retrô, cinema de época, relojoaria cenográfica, chapelaria, barbearia, lojas e cafés. O investimento é 100% privado e totalizará R$ 30 milhões, gerando 20 empregos diretos na fase inicial. Detalhes como horários e preços de ingresso serão divulgados oportunamente, mais próximo da abertura oficial.

O complexo é a concretização do sonho do casal de empresários Andréia e Ronei Weber. Natural de Santa Catarina, Andréia é advogada. Nascido no Paraná, Ronei é analista de sistemas e fez carreira no desenvolvimento de softwares. Atualmente, ambos moram em Gramado e migraram para o segmento de investimentos imobiliários. “O primeiro carro antigo que comprei foi em 2012: um Ford Phaeton ano 1929. A partir daí, adquiri outros 4 veículos em São Paulo e não parei mais, pois acabei me apaixonando pelo antigomobilismo”, relembra Ronei. O resultado é um acervo de 40 veículos em perfeito estado de conservação e outros 7 em processo de restauração. Porém, os exemplares estão espalhados em garagens de três estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. “Como toda a coleção nunca esteve reunida em um único local, em 2018 tivemos a ideia de fazer o parque para preservar e disseminar a cultura automotiva”, acrescenta Andréia.

O projeto começou a tomar forma em janeiro de 2025, com a compra de uma área de 11.300 metros quadrados na localidade de Linha Araripe, às margens da RS-235, estrada que liga Nova Petrópolis e Gramado. O terreno fica em ponto estratégico, a 17 km do Centro dessas duas cidades turísticas e a 88 km de Porto Alegre. “Escolhemos Nova Petropólis porque a cidade é belíssima e também porque fomos muito bem acolhidos”, explica Ronei.

O projeto foi executado em tempo recorde pela equipe do arquiteto Paulo Fonseca, profissional da cidade vizinha de Canela. A típica vila norte-americana dos anos 30 terá um total de 2.700 metros quadrados de área construída. “Nossa inspiração é a Greenfield Village, idealizada e inaugurada pelo próprio Henry Ford no ano de 1929 em Dearborn, cidade vizinha a Detroit, no Estado de Michigan”, revela Ronei. Do primeiro ao último tijolo assentado, a sustentabilidade será uma das marcas registradas da Model A Village, que contará com energia solar e água coletada da chuva para irrigação dos jardins. As obras começaram neste mês de março e o término está previsto para dezembro próximo.

Posto inspirado na famosa Rota 66
Além do celeiro, museu automotivo e cinema temático, a Model A Village será composta por 10 lojas igualmente inspiradas na arquitetura norte-americana dos anos 1930, como relojoaria cenográfica, chapelaria, barbearia, cafés e lanchonetes, onde poderão ser saboreados lanches típicos norte-americanos daquela década. Outra atração é a réplica do icônico posto de gasolina Texaco existente na Rota 66, a mais famosa dos Estados Unidos.

Além disso, ao longo das 5 ruas internas do parque serão realizados passeios em carros antigos e em nostálgicas Jardineiras. Guias explicarão detalhes técnicos e curiosidades sobre os veículos. Brincadeiras antigas divertirão crianças e adultos, que ainda poderão participar de trilhas e fazer piqueniques em meio à natureza. “O parque é muito mais do que um simples museu, pois proporcionará uma imersão completa no fascinante mundo automotivo, responsável por transformar o planeta”, enfatiza Andréia. Para reforçar o viés cultural, após a inauguração serão feitas parcerias com escolas, incentivando a visitação de estudantes de diversas regiões.

Museu terá carros, tratores e até um avião
Dos 40 veículos expostos, aproximadamente 30 são Ford Model A impecavelmente conservados, o que inspirou o nome Model A Village. Mas não para por aí: o acervo também será composto por 4 caminhões Ford Modelo AA e 4 Jardineiras Ford, veículos que deram início ao transporte coletivo no Brasil e estão na memória afetiva da população. Uma delas, inclusive, é uma das primeiras Jardineiras produzidas no País, em São Paulo, no ano de 1924. Com capacidade para 12 lugares, na prática sempre acabava transportando mais pessoas. Por isso, recebeu o carinhoso apelido de “Mamãe me leva”.

Completam a lista dois tratores Fordson e até um avião Pietenpol Air Camper 1929 que usa motor de Ford Model A. Em um cenário especialmente ambientado, permanecerá em exposição um carro enferrujado, tal qual foi encontrado abandonado em um celeiro. Por fim, um dos modelos do acervo será o Ford Tudor 1930 na cor vermelho Blueberry. Totalmente restaurado, é equipado com motor de 4 cilindros 3.3 litros e 40 cv de potência, acoplado ao câmbio de 3 marchas.

Parcerias comerciais com o parque
A administração da Model A Village está prospectando parceiros comerciais para atuar na operação das 10 lojas e cafés temáticos. Contatos devem ser feitos exclusivamente pelo e-mail modelavillage@gmail.com. Siga o perfil no Instagram: @modelavillage

NÚMEROS DO PARQUE MODEL A VILLAGE

– As obras começaram em março de 2025 e estão previstas para terminar em dezembro deste mesmo ano em área de 11.300 metros quadrados na localidade de Linha Araripe, às margens da RS-235, em Nova Petrópolis, Serra Gaúcha

– O investimento é 100% privado, totalizando R$ 30 milhões. A iniciativa é do casal de empresários Andréia e Ronei Weber, atualmente moradores de Gramado

– A área construída totalizará 2.700 metros quadrados, incluindo 5 ruas internas, pelas quais serão realizados passeios com veículos antigos e Jardineiras

– Além do celeiro, museu automotivo e cinema temático, a Model A Village terá 10 lojas igualmente inspiradas na arquitetura norte-americana dos anos 1930, como relojoaria cenográfica, chapelaria, barbearia e cafés, onde poderão ser saboreados lanches típicos norte-americanos daquela década

– Outra atração é a réplica do icônico posto de gasolina Texaco existente na Rota 66, a mais famosa dos Estados Unidos

– O museu terá 40 veículos, dos quais aproximadamente 30 são Ford Model A. Também estarão expostos 4 caminhões Ford Modelo AA e 4 Jardineiras Ford, além de 2 tratores Fordson e até um avião equipado com motor de Model A.

Continuar Lendo

Trending