Conecte-se conosco

São Sebastião do Caí

Caí celebra 150 anos com eleição de nova realeza

Publicado

em

Eis que, alguns minutos após a meia noite de 1º de maio de 2025, data que marca os 150 anos de vida independente de São Sebastião do Caí, era feito o anúncio oficial da nova corte do município e de sua tradicional festa.

A 23ª Festa Nacional da Bergamota e das Flores agora conta com a doçura, brilho e amor de três mulheres por sua terra: a rainha Gabriela Azeredo e as princesas Lunna Rocha e Jade Dutra iniciando, ainda hoje, o seu reinado, com uma programação alusiva ao sesquicentenário da Terra da Bergamota.

Uma noite de gala, com convidados inclusive de fora do país, honraram a história deste que é um dos mais antigos municípios dos pagos do Rio Grande do Sul.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 13 =

São Sebastião do Caí

Guará assume posto de prefeito no Caí

Publicado

em

Jovem ainda na política, tendo um mandato como vereador, João Marcos Duarte Guará foi eleito com larga margem de votos em outubro para o seu novo compromisso social e político. E assim, na quarta, dia 1º de janeiro, foi empossado como novo prefeito de São Sebastião do Caí, dando seguimento há uma história de 150 anos.
Guará tem por vice Mozar Hoff, que já o fora ao lado do prefeito Campani, que deixou o posto em 31 de dezembro.
Foram empossados também os vereadores Alecxandro Mayer, Claudio Renato Becker, Elson Lopes, Fernando Cofferri, Jair Niendicker, Leonardo Flores Klein, Neiva Teresinha Rosa dos Santos, Roque Pommer e Sérgio Roberto Klein.
Em âmbito populacional o Caí é um dos maiores do da região, ficando atrás apenas de Montenegro e Portão. A tradição e história local, todavia, é a mais relevante, já que boa parte dos hoje municípios do vale do Caí, Serra e das Hortênsias pertenceu ao grande município do Caí. O município de São Sebastião do Caí chega ao seu sesquicentenário de fundação com grandes desafios, em especial, associados às cheias do Rio Caí que traz tantos problemas ao município e seu povo.
 
Fotos Vale Feliz FM e Câmara de Vereadores de São Sebastião do Caí
Texto Alex Steffen

Continuar Lendo

Alto Feliz

A empatia de um adeus

Publicado

em

A perda de alguém que se ama inevitavelmente deixa um vazio nos corações.

E quando essa partida é sem aviso prévio, como foi de Lorenzo Dessotti, Pietro Dessotti e Daniele Schwab, surge uma lacuna sem fim. Torrentes de lágrimas sem palavras de consolo.

E assim, em 8 de julho quando os jovens de 21 e 22 anos vieram a falecer em acidente de trânsito, todas as palavras eram vazias. Milhares de pessoas foram até o Centro de Eventos de Bom Princípio para se despedir e tentar, de alguma maneira, consolar pais e familiares. De lá saíram confortados pelos pais que, com força inexplicável, deixavam sair de seus lábios palavras de fé e esperança.

O adeus dado pelos colegas músicos, em forma de música das orquestras WBK (de Bom Princípio), de Sopros (São Sebastião do Caí), e as municipais de Alto Feliz e São Vendelino, juntamente com corais, ficará na retina de quem esteve no local. Algo triste. Muito triste. Mas que não será esquecido pelo sentido de homenagem aos jovens que partiram.

As flores foram repousar diante da Haus der Musik (a casa da música) onde os jovens sempre ensaiavam e davam aulas.

As homenagens seguiram de formas variadas, inclusive com “um minuto de silêncio” em jogo no Beira Rio, com a presença dos familiares dos artistas que faleceram.

Foram muitas as homenagens, mas as palavras do pai dos “meninos” talvez sejam a melhor síntese para a vida que segue.

Leia a carta aberta de Davi Dessotti


“Queridos amigos e irmãos que a vida nos deu…
Estou sentado escrevendo no meu notebook exatamente sete dias após a tragédia que se abateu sobre nossa família no último sábado, dia oito de julho.
Nina e eu já estávamos em São Vendelino desde cedo, cercados de amigos trabalhando nos últimos detalhes preparatórios para a grande noite que se aproximava: o Jantar de Lançamento da 18ª Kerbfest. Meus meninos e minha nora estavam vindo ao nosso encontro no Salão “O Imigrante”. Tenho certeza absoluta que seus corações estavam repletos de alegria pelo dia maravilhoso que Deus nos havia mandado: a chuva havia cessado e o sol já mostrava seus primeiros raios no meio da manhã.
O resto vocês já sabem… Deus recolheu para junto dEle nossos três amores. Primeiro o Lorenzo, logo em seguida o Pietro e, finalmente a Dani. Uma grande comoção logo se espalhou por toda a região e começamos a receber abraços e mensagens carregadas de compaixão e amor. Mesmo ainda tontos com tudo o que estava acontecendo, tivemos a serenidade de escolher os caixões e ir ao IML para reconhecer e retirar os corpos para serem velados. Situações que já havíamos testemunhado com amigos e parentes distantes, mas nunca tão próximos de nós. Nina e eu entendemos nossa promessa de casamento: na alegria e na dor. E que dor.
Jesus disse: Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. E vocês conhecem o caminho para o lugar aonde eu vou.
Nós aprendemos a crer nesta palavra desde a tenra idade na Escola Bíblica Dominical. Eu, Nina, Sophia, Pietro e Lorenzo fomos criados na Igreja louvando a Deus por tudo. Pelas alegrias e pelas agruras. Sempre orávamos em família. Muitos de vocês são testemunhas disso. Ainda oramos juntos na sexta-feira à noite quando voltamos de São Vendelino e fomos recebidos (Nina, Nadine e eu) com sorrisos e uma janta gostosa feita pelo Lorenzo. Eu havia liberado os três de irem ao ensaio em São Vendelino, pois chovia muito e eu sempre me preocupei muito com aquaplanagens naqueles trechos.
No domingo tivemos um dia muito especial e que jamais será esquecido por todos que conviveram com Pietro, Lorenzo e Daniele. Teve abraço, teve beijo, choro, teve risada, teve música, teve palavra de Deus, mas teve acima de tudo, muito amor transbordando no coração de todos que estiveram no Centro de Cultura e Eventos de Bom Princípio. O palco onde eles brilharam tantas vezes com a WBK foi o local escolhido para as últimas homenagens. Não poderia haver lugar melhor.
Se me permitir, quero aconselhar você, que conhecia e amava o Pietro Dessotti, o Lorenzo Dessotti e a Daniele Schwab que continue sua vida com muita paixão em tudo o que fizer. Igualzinho a eles. Paixão pelo trabalho, paixão pelos estudos, paixão pelas pessoas e por alguma atividade que você goste muito de fazer: música, pintura, cinema, teatro, dança, esporte, viagens… E invista seu tempo e dinheiro nisso. Não deixe de aproveitar com toda a intensidade aquilo que faz você feliz. Deus nos ensina várias lições com tudo isso que aconteceu: que devemos amar mais e sempre. Viver com plenitude tudo o que a vida nos oferece a cada manhã. Não sabemos a nossa hora, mas Ele sabe. Deus é bom o tempo todo. Deus abençoe a todos.”

Continuar Lendo

São Sebastião do Caí

Segue a Festa da Bergamota

Publicado

em

O primeiro fim de semana da 19ª Festa da Bergamota foi muito positivo, de acordo com os comentários dos visitantes e da comissão organizadora.  Apesar do mau tempo do sábado o público compareceu em grande número ao Parque Centenário, aproveitando a estrutura coberta montada para a festa, que garante aos visitantes uma área de exposições e de shows totalmente protegidos da chuva.

As bandinhas já estavam desde a abertura dos portões recepcionando a todos, juntamente da bela corte da festa, a rainha Maria Lua Streit e as princesas Carla Mello e Inara Flores. E assim, com muita alegria e animação o evento recebeu um grande público, que conferiu as exposições da Expocaí, dos citrus, das flores e da história caiense, além de prestigiar as apresentações artísticas culturais e curtir o dia do rock com os talentos locais de Take Off, Rock Leg’s, Dinamite Joe e os sucessos de Nenhum de Nós.

O fechamento do sábado com os gaúchos da Nenhum de Nós foi especial e levou todo o público a cantar junto com a banda, desde as músicas mais antigas até os recentes sucessos do grupo.

Já no domingo a movimentação no parque Centenário começou mais cedo, pois às 8h já havia um grande público de diferentes lugares do estado, que participou da Rústica da Bergamota. A ação esportiva reuniu mais de 500 inscritos, entre crianças, jovens, adultos e idosos, que participaram com diferentes percursos e distâncias.

Depois das provas, a premiação dos atletas contou com a participação da Hertha e sua bandinha, que animou a bonita manhã do domingo.

Mas além dos atletas, o parque também recebeu muitas famílias e jovens que vieram curtir a festa, aproveitar o belíssimo cenário do parque para passar o dia e se deliciar com as saborosas bergamotas e a gastronomia local.

E até o entardecer do domingo o parque contava com um grande público, que prestigiou e cantou junto com a dupla Oswaldir e Carlos Magrão, que após o seu show voltou novamente ao palco com a Banda Cavalinho, fazendo uma bonita mistura entre a música alemã e gauchesca.

Da mesma forma devem ser os próximos dias da festa, que inicia novamente na quarta-feira, com um dia de atividades especiais para a criançada, com shows infantis desde às 10h até às 17h. Logo após haverá apresentações das bandas Jeito Sertanejo, MIG Musical e Megalagartos. Já a quinta, dia 5, será destinada para a terceira idade, com muita bandinha típica desde às 10h, preparando para o baile da Terceira Idade que inicia às 14h. Ao fim do dia terá Festa de Arromba, Banda Cristal Show, Janice Flores e Convidados e Mania do Samba. A entrada nesses dois dias é franca.

Na sexta-feira o parque abre seus portões às 10h já com a animação das bandinhas típicas e no fim da tarde sobe ao palco da festa a Banda K’nekus, Pagode Chega Mais, Pagode Dito e Feito e o Grupo Sem Abuso. Sendo a entrada franca até às 17h e depois o ingresso é R$ 10.

No sábado haverá show com Herta e Bandinha Típica, apresentações artísticas, show infantil, seminário sobre as Perspectivas da Bergamota, que acontece a partir das 13h30min no Centro de Cultura de São Sebastião do Caí. E às 17h terá a premiação dos citricultores no parque Centenário.  Mas a partir das 21h inicia uma noite reggae com Trio a Tricô, Tributo Reggae e o show nacional de Planta e Raiz. A cobrança de entrada no sábado inicia às 17h, ao valor de R$ 10.

No domingo acontecem diversas apresentações artísticas e culturais, apresentação de bandas locais e o grande show de João Bosco e Vinícius, a partir das 19h. No domingo a entrada para a festa é franca até às 14h, sendo depois corado o valor de R$ 10.

A 19ª Festa da Bergamota espera por você com muito mais: EXPOCITRUS, Expocaí, Ruas das Flores, Mostra Cahy na História, Bergamotte Platz, Canto das Tradições, Parque de Diversões, Entidades Caienses. (texto e foto Divulgação/Festa da Bergamota)

DSC_0378

Continuar Lendo

Trending