Conecte-se conosco

Salvador do Sul

Patins têm vez em Salvador do Sul

Publicado

em

A vida sobre rodas é repleta de emoções, ainda mais quando o assunto é patinação, afinal, a arte, a leveza e a dança tem vez em um só momento.

A AAOMA, através da Dez Produções de POA com apoio da Cia de Patinação Artística Gyrus está promovendo a Copa Eixo Sul de Patinação Artística Fase 1. As competições contam com mais de 100 patinadores, e iniciam no dia 26 de agosto a partir das 7h até as 21h sendo que a abertura Oficial será às 14h com participação de algumas patinadoras da AAOMA.

Participam da competição as seguintes equipes: Gyru’s de Feliz, Tupandi, Bom Princípio , Presidente Lucena, Montenegro, Pareci Novo, São Sebastião do Cai, Patinart Academia de Patinação de Dois Irmãos, Clube Brilhante de Pelotas, Clube Wirbel de POA e Santa Cantaria e também da Equipe DEZ de POA.

Da categoria iniciantes ao torneio Nacional indo também a classe internacional as atletas será palco da patinação artística sobre rodas.

O treinador responsável pelo evento é Fernado Pohl, produtor cultural do RS e também Gestor do Grupo Gyrus.

O evento conta com o apoio da Administração Municipal de Salvador do Sul e Oficina Municipal de Artes (OMA)

Realização: AAOMA

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + dezessete =

Salvador do Sul

Canta Salvador busca revelar talentos na região

Publicado

em

Se você ama cultura, em especial a música, essa é uma pedida e tanto.
Vai rolar em Salvador do Sul o Canta Salvador e as inscrições ainda estão abertas

https://aaoma.com.br/cantasalvador2023

Participe! Pessoas de todo o vale do Caí podem participar. É uma pedida e tanto. Revele o seu talento… esse pode ser o nosso The Voice.

Continuar Lendo

Salvador do Sul

Festur 2023 tem atrações nacionais confirmadas

Publicado

em

Com um quê de nostalgia, sob apresentação de Boby do S e Martina Lanius, foi oficialmente lançada a décima quinta Festur que vai ser realizada de 10 a 15 de novembro, em Salvador do Sul.
Em um jantar cujo lucro foi revertido para a APAE do município, o evento oportunizou que a comissão da Festur apresentasse os shows principais da festa. Havendo momentos ímpares como os vagões de trem contando a história da festa. A Oficina Municipal de Artes(OMA), dramatizou os momentos históricos das 14 edições já realizadas, peça escrita e dirigida pela professora da AAOMA, Lana Fritsch.
O evento teve o estrelato das soberanas que realizaram sua entrada triunfal, Rainha Suelen Carolaine Ludwig e princesas Paola Gossenheimer e Ellen Caroline Meinecke Schmidt. A caminhada delas entre as mesas revelou serem elas parte do povo, brilhando a cada passo. Ao público, foi apresentado em vídeo os detalhes do vestido confeccionado pela estilista Méri Karolline, de Montenegro.
Os trajes tem as cores da bandeira salvadorense, verde e vermelho, uma referência aos 60 anos de sua emancipação comemorados este ano.
No mesmo palco em que estavam as soberanas, em estrelato e simplicidade, também falaram o prefeito Marco Aurélio Eckert e a primeira-dama Márcia Ebbing Eckert, atual secretária da Saúde, Ação Social e Habitação e coordenadora da Festur, destacando a importância da festa no ano que Salvador chega aos 60 de emancipação.
Autoridades diversas estiveram no ato estando em meio ao povo, valorizando a essência da cultura local, algo que a AAOMA faz tão bem. A cultura é um valor passado de geração em geração e isso a entidade cultural salvadorense enaltece com primazia.
Os ingressos para a Festur vão comercializados no site www.blueticket.com.br. Para mais informações, acompanhe as redes sociais da festa, no Facebook e no Instagram. A 15ª Festur é uma realização da prefeitura municipal, AAOMA e Rádio Alegria.

Continuar Lendo

Salvador do Sul

São Pedro e Salvador dão adeus ao emancipador Sílvio Mallmann

Publicado

em

Líder emancipacionista de Salvador do Sul, em 1963, e São Pedro da Serra, em 1992, Sílvio Ignácio Mallmann deu seu adeus desta vida terrena e partiu à eternidade, terça, dia 27. 

Aos 95 anos, Mallmann, era figura folclórica na região, sendo um grande líder comunitário, de tal forma que esteve à frente de entidades e também das comissões emancipadoras. Dentre os emancipacionistas de Salvador do Sul, agora, só resta um, Renato Chies, que era o mais jovem da turma de então. Sílvio, com muito orgulho, falava destas empreitadas como quem lutava pelo lugar que amava. Em 2013 concedeu entrevista para o Qtal, juntamente com Guido Cornelius, Renato Chies e Ivo Lauro Kochhann. Mallmann ria das histórias de então, sendo naquele ano vivenciado o cinquentenário da união destes emancipacionistas. 

Sílvio (o segundo da direita) orgulhava-se da trajetória como emancipacionista

Sílvio era casado com Maria Selma, havia 72 anos, com quem teve sete filhos. Essa família cresceu tendo 15 netos e 13 bisnetos. Todos, de maneira unânime, tinham o avô Sílvio como referência.

Por vezes não entendia que os anos passaram e seguia trabalhando como se fosse um jovem. Lutou pela vida dos seus e também pela sua até o último instante. Fazia o seu melhor sempre. Com muito zelo cuidou da amada esposa à qual acarinhava com doces palavras. O apego emocional com a esposa era tamanho que se manterá para todo sempre. Amava tanto que, em tempos de noivado, saiu sem a aliança pois tinha tirado ela pra não sujar. Quando se deu conta, foi comprar outra igual, numa loja, pra não correr o risco da noiva notar que ele estava sem. Fazia tudo por amor. 

“O vô era uma daquelas figuras que adorava aprontar das suas. Contava, com orgulho, que era motorista exemplar, nunca tendo levado uma multa até os 90 anos. Se aventurava e deixava todos de cabelos em pé, afinal, um homem com mais de 80 subindo em um pinheiro não era pra qualquer um”, contou André Mallmann, neto e um dos que seguiu seu legado como líder, sendo vereador em São Pedro da Serra. Na veia política da família cabe lembrar ainda que dois de seus filhos tiveram destaque na vida pública. Adelar foi duas vezes prefeito e Danilo, cinco vezes vereador, ambos em São Pedro. 

A despedida de Sílvio foi comovente, contudo, ficava evidente que todos os seus deveres de bom cidadão foram cumpridos. Era gigantesco como ser humano e deixou um belo legado. Agora, na morada eterna, segue sendo modelo de conduta aos seus amigos e familiares.

Continuar Lendo

Trending