Conecte-se conosco

Bom Princípio

Show de cultura na abertura da Festa do Moranguinho

Publicado

em

A cultura e a história foram enaltecidas na abertura da Festa do Moranguinho na noite de ontem, 6 de setembro.
A formalidade de eventos de abertura foi quebrada por um espetáculo multicultural com a interação de orquestra, teatro, corais, danças, tradicionalismo e uma retrospectiva das vinte edições anteriores do evento iniciado em 1986.
Presidentes das festas anteriores, soberanas de várias edições, ex-prefeitos de Bom Princípio participaram do ato, assim como autoridades regionais e estaduais. Hoje, é claro, os discursos oficiais do prefeito Fábio Persch, do vice-prefeito Joãozinho Weschenfelder, do presidente da Comissão Organizadora André Kercher e do presidente da Amvarc Jefferson “Biriba” Schuster Born.
CONFIRA ALGUNS DEPOIMENTOS DE ONTEM
“Foi lindo fazer esta viagem revisitando a história da Festa de Moranguinho, que inaugurou uma nova fase da história de Bom Princípio! E a apresentação do desdobramento desta história, por meio das manifestações culturais do teatro, da música e da dança, enlevou a alma. Extremamente louvável o reconhecimento das pessoas que fizeram parte desta história, como os ex-presidentes. A benção do padre movimentou o mundo espiritual. Reencontrar tantas pessoas foi igualmente emocionante!” – Ana Schmitz, representando Aloísio Roque Schmitz, presidente da 5ª Festa Nacional do Moranguinho.
“Em nome do GDFA Meine Freunde quero agradecer por podermos juntos fazer esse baita espetáculo, é muito gratificante ver que a cultura do nosso município é valorizada nesses momentos, Orquestra, CTG, Teatro, Corais e nós do Meine Freunde, todos fizeram sua parte para ser um momento de emoção!” – Junior Assmann do GDFA Meine Freunde.
“Tudo maravilhoso. Deu tudo certinho. Tivemos a participação super especial do Acordeonista do Quinteto Persch, professor Adriano Persch. Som profissional ajuda muito também né?
Parabéns a todos” – Davi Dessotti, regente da Orquestra WBK.
“Sobretudo, obrigado pela valorização ao nosso trabalho e por reconhecer a importância que a arte tem na vida das pessoas à nossa volta!!”, André Assmann, ator e diretor do espetáculo de abertura.
“Estou muito feliz em ver que cada festa teve o mesmo tratamento. A cultura não foi esquecida em momento algum. A Festa do Moranguinho foi feita por muitas pessoas e, na medida do possível, todas foram lembradas”, pontua Ricardo Seibel, presidente da 13ª Festa Nacional do Moranguinho.
“O reconhecimento de quem fez a história é tão importante quanto projetar uma nova festa, pois é perceber que tudo é feito de modo gradual. Um crescimento contínuo que é a garantia de manutenção da nossa Festa do Moranguinho”, Gilberto Rauber, presidente da Festa do Moranguinho na 1ª e 4ª edições.
“Queremos agradecer a cada um e cada uma que fez a história da Festa do Moranguinho ser realidade. Desde os produtores de morango, as comissões organizadoras, as soberanas, os presidentes, a comunidade, enfim, a todos que construíram essa história que tem agora 20 edições”, André Kercher, presidente da 20ª festa.
A noite seguiu com artistas da música eletrônica, tendo o Dennis DJ o estrelato esperado frente a milhares de pessoas na Arena de Shows.
A programação da Festa do Moranguinho segue até o dia 24 de setembro com muitas atrações.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 1 =

Bom Princípio

Festa do Moranguinho – 42 mil pessoas em um dia

Publicado

em

Brilhou o sol e público veio para Bom Princípio🤩 foram 70 mil pessoas apenas nos últimos três dias
No domingo com a Arena lotada, Zé Neto & Cristiano fizeram todo mundo dançar e cantar durante as duas horas de show.
Mais que isso, fizeram a multidão se emocionar com a doação do cachê para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. 🥹😍Vocês foram gigantes e nós somos só gratidão pela noite inesquecível na Terra do Moranguinho. Obrigado por escolherem nossa festa para fazer esse gesto nobre 🍓🤗
Foram 42 mil pessoas no domingo 🍓❤️ recorde de público um um só dia. No final de semana final de semana foram 70 mil que passaram no parque. Domingo teve danças. Sábado teve Jornal do Almoço e na sexta, livro e homenagem. Uma festa plural, única e com muitas histórias. 🍓🤩

Continuar Lendo

Bom Princípio

Restauro do Hospital é apresentado projetando o futuro com base no passado 

Publicado

em

 

Uma verdadeira aula de como se deve tratar a história. Essa é a melhor maneira de explicar o ato realizado na Câmara de Vereadores na noite de segunda, dia 14 de agosto, com a apresentação do Projeto de Restauro do Prédio do Hospital São Pedro Canísio. Valorização da cultura em sua essência. 

De modo prático a recuperação do prédio foi iniciada há algum tempo, com a permuta de áreas entre a esfera municipal e a associação que gere o hospital. Aprovada pela Câmara de Vereadores há vários anos essa troca de áreas possibilitou a implantação da nova casa de saúde, entregue à comunidade em 2018, e agora abre portas para a manutenção da história com a preservação do prédio antigo, inaugurado em outubro de 1931. 

Sob os cuidados da Sete Arquitetura e Restauro e da Topo Arqui Engenharia, o projeto revela uma nova face para o histórico prédio. A parte frontal do prédio, voltada ao leste, como se olhasse para a Igreja Matriz, terá renovados os traços arquitetônicos e trará à luz do conhecimento a história de um prédio erguido pela comunidade ao final da década de 1920 e inaugurado em 1931. Conforme a arquiteta Paula Nader Rodrigues, trata-se de “idoso senhor” que merece cuidados redobrados, mantendo-se as suas histórias para a posteridade. 

O prédio histórico, quando finalizado, além ter um museu do próprio hospital, abrigará a secretaria da saúde, juntamente com os profissionais que atuam no Posto de Saúde. Outra ala será reservada para educação e cultura, havendo espaço inclusive para a Biblioteca Érico Veríssimo com um jardim literário. Será a ambientação de cultura, saúde e história. 

Várias pessoas fizeram uso da palavra ressaltando a importância da obra que terá custas superiores a R$ 5 milhões, que poderão ser custeadas através de parcerias dos setores público e privado. O assessor jurídico César Luís Baumgratz testemunhou sobre a relevância do projeto histórico e ponderou sobre as possibilidades de captações de recursos. O presidente da Associação Comunitária Bom Princípio, André Kercher, lembrou de todas as etapas que antecederam a apresentação do projeto e prospectou sobre o envolvimento da entidade para com o restauro e, também a necessidade de “mãos dadas” neste trabalho que levará longos anos mas que dará vida ao local que tantas vidas viu serem geradas. 

Daniela Steffen, citando a relevância cultural do projeto, lembrou momentos históricos deste prédio que foi e será novamente referencial para Bom Princípio. Dárcio Schneider, que foi vereador e é um dos entusiastas deste restauro mencionou: “Ter oportunidade de valorizar a história é dádiva de grandes povos e de grandes comunidades que, acima de tudo, criam sustentação e uma base sólida de quais são seus valores e ao mesmo tempo o que precisam evoluir para o futuro que se aproxima”. 

O prefeito Fábio Persch, assim como a secretária de Saúde Lilian Juchem, também usaram da palavra ressaltando o apoio dos vereadores, através de emendas impositivas, na ordem de R$ 451,9 mil. Esse valor, somado a outros recursos, possibilitará iniciar o restauro com obras no telhado, para depois ir, gradualmente, avançando com a recuperação dos espaços e da memória local. Por falar em memória, o prefeito Fábio Persch recordou de um momento inusitado, em 2008, quando pombas foram soltas simbolizando as vidas geradas no hospital e essas pombas iam e vinham sobre a cidade. E é assim, tal as pombas recordadas pelo prefeito, a história valorizada com o restauro irá dar sentido para muitas vidas de ontem, hoje e amanhã. 

Continuar Lendo

Bom Princípio

Está, oficialmente, aberta a safra do Moranguinho

Publicado

em

Segunda, 14 de agosto, 14h30…
Uma fonte que exalava o aroma inconfundível de morangos. As soberanas, belíssimas, a todos recebiam que ali chegavam em meio à uma lavoura de moranguinhos. Mas não uma lavoura qualquer, afinal, neste dia as estufas da família de Ivo Brustolin estavam ainda mais lindas do que o habitual. Além de moranguinhos, muitos, doces, lindos e apaixonantes, havia uma mesa posta, em meio à rua, com a devida ambientação, afinal, ali aconteceria a abertura oficial da safra do Moranguinho 2023. E com ela um sem fim de surpresas.
Profissionais da mídia tradicional e influenciadores do universo digital estavam presentes, assim como aqueles que tomam à frente da Comissão Organizadora da Festa Nacional do Moranguinho.
A música da festa foi apresentada ao vivo, suco de moranguinho, brindes, interação e um pequeno palco, onde as soberanas Carolina Rockenbach Schneider e Cris Helen Vogel e a rainha Julia Nicoli Reichert tiveram estrelato. Mas não sozinhas. Dividiram o palco com a primeira rainha, Marisa Kaspary e o primeiro presidente da festa, Gilberto Rauber, que foram chamados para rememorar a história do evento que chega a sua 20ª edição.
As soberanas que foram mantidas da edição anterior da festa receberam novas coroas, sendo elas dispostas em suas cabeças pelo presidente da primeira festa, Gilberto Rauber, pelo atual presidente, André Kercher, e pelo prefeito Fábio Persch.
O secretário da Agricultura Volmir Hauser, o vice-prefeito Joãozinho Weschenfelder, o prefeito Fábio Persch e o presidente da festa, André Kercher, usaram da palavra, além, é claro, da belíssima corte.
A festa estava lançada, tendo vez entre os dias 6 e 24 de setembro, em Bom Princípio. Faltava ser aberta a safra, com a bênção sacerdotal, e as delicadas mãos das soberanas fazendo a colheita.
Depois disso, novos brindes e degustação de moranguinhos, muitos moranguinhos!

Continuar Lendo

Trending