Conecte-se conosco

Bom Princípio

Está, oficialmente, aberta a safra do Moranguinho

Publicado

em

Segunda, 14 de agosto, 14h30…
Uma fonte que exalava o aroma inconfundível de morangos. As soberanas, belíssimas, a todos recebiam que ali chegavam em meio à uma lavoura de moranguinhos. Mas não uma lavoura qualquer, afinal, neste dia as estufas da família de Ivo Brustolin estavam ainda mais lindas do que o habitual. Além de moranguinhos, muitos, doces, lindos e apaixonantes, havia uma mesa posta, em meio à rua, com a devida ambientação, afinal, ali aconteceria a abertura oficial da safra do Moranguinho 2023. E com ela um sem fim de surpresas.
Profissionais da mídia tradicional e influenciadores do universo digital estavam presentes, assim como aqueles que tomam à frente da Comissão Organizadora da Festa Nacional do Moranguinho.
A música da festa foi apresentada ao vivo, suco de moranguinho, brindes, interação e um pequeno palco, onde as soberanas Carolina Rockenbach Schneider e Cris Helen Vogel e a rainha Julia Nicoli Reichert tiveram estrelato. Mas não sozinhas. Dividiram o palco com a primeira rainha, Marisa Kaspary e o primeiro presidente da festa, Gilberto Rauber, que foram chamados para rememorar a história do evento que chega a sua 20ª edição.
As soberanas que foram mantidas da edição anterior da festa receberam novas coroas, sendo elas dispostas em suas cabeças pelo presidente da primeira festa, Gilberto Rauber, pelo atual presidente, André Kercher, e pelo prefeito Fábio Persch.
O secretário da Agricultura Volmir Hauser, o vice-prefeito Joãozinho Weschenfelder, o prefeito Fábio Persch e o presidente da festa, André Kercher, usaram da palavra, além, é claro, da belíssima corte.
A festa estava lançada, tendo vez entre os dias 6 e 24 de setembro, em Bom Princípio. Faltava ser aberta a safra, com a bênção sacerdotal, e as delicadas mãos das soberanas fazendo a colheita.
Depois disso, novos brindes e degustação de moranguinhos, muitos moranguinhos!

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − 4 =

Bom Princípio

Restauro do Hospital é apresentado projetando o futuro com base no passado 

Publicado

em

 

Uma verdadeira aula de como se deve tratar a história. Essa é a melhor maneira de explicar o ato realizado na Câmara de Vereadores na noite de segunda, dia 14 de agosto, com a apresentação do Projeto de Restauro do Prédio do Hospital São Pedro Canísio. Valorização da cultura em sua essência. 

De modo prático a recuperação do prédio foi iniciada há algum tempo, com a permuta de áreas entre a esfera municipal e a associação que gere o hospital. Aprovada pela Câmara de Vereadores há vários anos essa troca de áreas possibilitou a implantação da nova casa de saúde, entregue à comunidade em 2018, e agora abre portas para a manutenção da história com a preservação do prédio antigo, inaugurado em outubro de 1931. 

Sob os cuidados da Sete Arquitetura e Restauro e da Topo Arqui Engenharia, o projeto revela uma nova face para o histórico prédio. A parte frontal do prédio, voltada ao leste, como se olhasse para a Igreja Matriz, terá renovados os traços arquitetônicos e trará à luz do conhecimento a história de um prédio erguido pela comunidade ao final da década de 1920 e inaugurado em 1931. Conforme a arquiteta Paula Nader Rodrigues, trata-se de “idoso senhor” que merece cuidados redobrados, mantendo-se as suas histórias para a posteridade. 

O prédio histórico, quando finalizado, além ter um museu do próprio hospital, abrigará a secretaria da saúde, juntamente com os profissionais que atuam no Posto de Saúde. Outra ala será reservada para educação e cultura, havendo espaço inclusive para a Biblioteca Érico Veríssimo com um jardim literário. Será a ambientação de cultura, saúde e história. 

Várias pessoas fizeram uso da palavra ressaltando a importância da obra que terá custas superiores a R$ 5 milhões, que poderão ser custeadas através de parcerias dos setores público e privado. O assessor jurídico César Luís Baumgratz testemunhou sobre a relevância do projeto histórico e ponderou sobre as possibilidades de captações de recursos. O presidente da Associação Comunitária Bom Princípio, André Kercher, lembrou de todas as etapas que antecederam a apresentação do projeto e prospectou sobre o envolvimento da entidade para com o restauro e, também a necessidade de “mãos dadas” neste trabalho que levará longos anos mas que dará vida ao local que tantas vidas viu serem geradas. 

Daniela Steffen, citando a relevância cultural do projeto, lembrou momentos históricos deste prédio que foi e será novamente referencial para Bom Princípio. Dárcio Schneider, que foi vereador e é um dos entusiastas deste restauro mencionou: “Ter oportunidade de valorizar a história é dádiva de grandes povos e de grandes comunidades que, acima de tudo, criam sustentação e uma base sólida de quais são seus valores e ao mesmo tempo o que precisam evoluir para o futuro que se aproxima”. 

O prefeito Fábio Persch, assim como a secretária de Saúde Lilian Juchem, também usaram da palavra ressaltando o apoio dos vereadores, através de emendas impositivas, na ordem de R$ 451,9 mil. Esse valor, somado a outros recursos, possibilitará iniciar o restauro com obras no telhado, para depois ir, gradualmente, avançando com a recuperação dos espaços e da memória local. Por falar em memória, o prefeito Fábio Persch recordou de um momento inusitado, em 2008, quando pombas foram soltas simbolizando as vidas geradas no hospital e essas pombas iam e vinham sobre a cidade. E é assim, tal as pombas recordadas pelo prefeito, a história valorizada com o restauro irá dar sentido para muitas vidas de ontem, hoje e amanhã. 

Continuar Lendo

Bom Princípio

Convenção PSDB Bom Princípio

Publicado

em

atenção para edital de convenção partidária

Continuar Lendo

Alto Feliz

A empatia de um adeus

Publicado

em

A perda de alguém que se ama inevitavelmente deixa um vazio nos corações.

E quando essa partida é sem aviso prévio, como foi de Lorenzo Dessotti, Pietro Dessotti e Daniele Schwab, surge uma lacuna sem fim. Torrentes de lágrimas sem palavras de consolo.

E assim, em 8 de julho quando os jovens de 21 e 22 anos vieram a falecer em acidente de trânsito, todas as palavras eram vazias. Milhares de pessoas foram até o Centro de Eventos de Bom Princípio para se despedir e tentar, de alguma maneira, consolar pais e familiares. De lá saíram confortados pelos pais que, com força inexplicável, deixavam sair de seus lábios palavras de fé e esperança.

O adeus dado pelos colegas músicos, em forma de música das orquestras WBK (de Bom Princípio), de Sopros (São Sebastião do Caí), e as municipais de Alto Feliz e São Vendelino, juntamente com corais, ficará na retina de quem esteve no local. Algo triste. Muito triste. Mas que não será esquecido pelo sentido de homenagem aos jovens que partiram.

As flores foram repousar diante da Haus der Musik (a casa da música) onde os jovens sempre ensaiavam e davam aulas.

As homenagens seguiram de formas variadas, inclusive com “um minuto de silêncio” em jogo no Beira Rio, com a presença dos familiares dos artistas que faleceram.

Foram muitas as homenagens, mas as palavras do pai dos “meninos” talvez sejam a melhor síntese para a vida que segue.

Leia a carta aberta de Davi Dessotti


“Queridos amigos e irmãos que a vida nos deu…
Estou sentado escrevendo no meu notebook exatamente sete dias após a tragédia que se abateu sobre nossa família no último sábado, dia oito de julho.
Nina e eu já estávamos em São Vendelino desde cedo, cercados de amigos trabalhando nos últimos detalhes preparatórios para a grande noite que se aproximava: o Jantar de Lançamento da 18ª Kerbfest. Meus meninos e minha nora estavam vindo ao nosso encontro no Salão “O Imigrante”. Tenho certeza absoluta que seus corações estavam repletos de alegria pelo dia maravilhoso que Deus nos havia mandado: a chuva havia cessado e o sol já mostrava seus primeiros raios no meio da manhã.
O resto vocês já sabem… Deus recolheu para junto dEle nossos três amores. Primeiro o Lorenzo, logo em seguida o Pietro e, finalmente a Dani. Uma grande comoção logo se espalhou por toda a região e começamos a receber abraços e mensagens carregadas de compaixão e amor. Mesmo ainda tontos com tudo o que estava acontecendo, tivemos a serenidade de escolher os caixões e ir ao IML para reconhecer e retirar os corpos para serem velados. Situações que já havíamos testemunhado com amigos e parentes distantes, mas nunca tão próximos de nós. Nina e eu entendemos nossa promessa de casamento: na alegria e na dor. E que dor.
Jesus disse: Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. E vocês conhecem o caminho para o lugar aonde eu vou.
Nós aprendemos a crer nesta palavra desde a tenra idade na Escola Bíblica Dominical. Eu, Nina, Sophia, Pietro e Lorenzo fomos criados na Igreja louvando a Deus por tudo. Pelas alegrias e pelas agruras. Sempre orávamos em família. Muitos de vocês são testemunhas disso. Ainda oramos juntos na sexta-feira à noite quando voltamos de São Vendelino e fomos recebidos (Nina, Nadine e eu) com sorrisos e uma janta gostosa feita pelo Lorenzo. Eu havia liberado os três de irem ao ensaio em São Vendelino, pois chovia muito e eu sempre me preocupei muito com aquaplanagens naqueles trechos.
No domingo tivemos um dia muito especial e que jamais será esquecido por todos que conviveram com Pietro, Lorenzo e Daniele. Teve abraço, teve beijo, choro, teve risada, teve música, teve palavra de Deus, mas teve acima de tudo, muito amor transbordando no coração de todos que estiveram no Centro de Cultura e Eventos de Bom Princípio. O palco onde eles brilharam tantas vezes com a WBK foi o local escolhido para as últimas homenagens. Não poderia haver lugar melhor.
Se me permitir, quero aconselhar você, que conhecia e amava o Pietro Dessotti, o Lorenzo Dessotti e a Daniele Schwab que continue sua vida com muita paixão em tudo o que fizer. Igualzinho a eles. Paixão pelo trabalho, paixão pelos estudos, paixão pelas pessoas e por alguma atividade que você goste muito de fazer: música, pintura, cinema, teatro, dança, esporte, viagens… E invista seu tempo e dinheiro nisso. Não deixe de aproveitar com toda a intensidade aquilo que faz você feliz. Deus nos ensina várias lições com tudo isso que aconteceu: que devemos amar mais e sempre. Viver com plenitude tudo o que a vida nos oferece a cada manhã. Não sabemos a nossa hora, mas Ele sabe. Deus é bom o tempo todo. Deus abençoe a todos.”

Continuar Lendo

Trending