Conecte-se conosco

Cultura

Specht Familiefest será dia 15

Publicado

em

Specht Familienfest chega a sexta edição e será realizada em Salvador do Sul, no dia 15 de setembro. Participantes vindos de diversas cidades gaúchas e também de outros estados são esperados no evento, que deverá reunir centenas descendentes da tradicional família.
A programação será aberta às 9h. Em seguida, às 10h, ocorrerá uma missa na Igreja Matriz Três Santos Mártires das Missões. A partir das 11h45, haverá almoço no Salão Paroquial ao valor de R$ 35, o cartão.
A parte da tarde será reservada para apresentações culturais, seguida de reunião dançante. Reservas de cartões e também mais informações sobre o encontro da família podem ser obtidas pelos telefones (51) 998452988 e 3638-2068.
Conforme os organizadores, já há grupos se organizando em municípios de Santa Catarina e Paraná para participarem do evento. A mais recente Specht Familienfest havia sido realizada em São José do Sul, em 2017, com quase 600 participantes vindos de 55 municípios dos três estados do Sul e também de São Paulo. “O intuito é reunir os familiares, resgatando histórias e valorizando o trabalho dos antepassados”, destacam os organizadores.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 2 =

Cultura

Clipe movimenta Pequeno Paraíso

Publicado

em

Luz, câmera, ação…
Assim como em outras vezes na história de São Vendelino, câmeras rodaram no centro da cidade, mas, diferente de momentos anteriores, onde a cidade era apenas pano de fundo, neste domingo, São Vendelino foi o centro de todas as atenções.
A realização da gravação do clipe de divulgação da Kerbfest – que chega a sua 16ª edição em outubro – teve de tudo um pouco. Alguém menos avisado poderia achar que estava na Alemanha, pois os trajes, a bebida e a comida oferecida remetiam ao país europeu. Mas, não, tudo ocorria em São Vendelino. Com direito até a jogos germânicos, o clipe gravado teve a presença da comunidade, que dançou, brindou e se envolveu, afinal, a Kerbfest é a cara de São Vendelino.
O clipe será utilizado para a divulgação da festa na internet, e também pelos aplicativos de comunicação pessoal, como o whatsapp. A não divulgação da data de lançamento do vídeo é, também, estratégia, afinal, a surpresa e o segredo geram uma expectativa extra em todos. “Na hora certa o vídeo será apresentado e a nossa comunidade ajudará a divulgar a nossa festa, com a mesma intensidade de sempre. Todos que gostam de São Vendelino se envolvem com a festa, afinal, a nossa tradição é parte da Kerbfest”, destaca o prefeito Evandro Schneider.
As soberanas, belas e radiantes, tiveram momento de estrelato, todavia, mantiveram o jeito simples de ser, afinal, conquistar as pessoas requer comprometimento e humildade. São uma corte que veio do povo e para o povo trabalha. Diely Audibert Schaefer e as princesas Franciele Werle e Cristiane Haefliger estão liderando a divulgação da festa que acontecerá nos dias 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de outubro, com muita alegria, chopp da Urwald e uma enormidade de atrações culturais. A festa que é feita pela comunidade deverá atrair grande público, boa parte dele relacionado com São Vendelino, o Pequeno Paraíso.

Continuar Lendo

Bom Princípio

Moranguinhos brilham na abertura da safra

Publicado

em

O formato de coração. A cor rósea. A textura inigualável. Tudo inspira a quem de moranguinhos gosta. A criatividade aguçada remete a paixões e momentos únicos… ops… paremos por aí. Não estamos fazendo nenhuma apologia à sensualidade, mas falamos da fruta em si. Afinal, é ela o símbolo da festa mais gostosa do Sul do Brasil.

A magnífica propriedade de Roque e Loiva Juchem, na comunidade de Bela Vista, talvez nunca tenha estado tão bela quanto na ensolarada manhã de quinta-feira. E não foi ao acaso que soberanas e embaixatrizes do moranguinho chegaram à ela, afinal, lá haveria de acontecer a Abertura da Safra dos Moranguinhos 2019.
Restando duas semanas para a abertura oficial da Festa Nacional do Moranguinho, em sua 18ª edição, as lavouras e estufas estão exuberantes, quase que com beleza abusiva. Flores, frutas em fase de maturação e morangos, gigantescos, saborosos e convidativos se mostram como se dissessem: “delicie-se”.
E neste sentimento de deliciar-se com a fruta, fartando-se de sabor sem igual é que uma mesa de delícias foi preparada em meio à propriedade, sendo alvo de fotos e oferecida ao povo presente ao ato. Antes porém, era preciso colher os morangos, tendo as soberanas e as embaixatrizes feito a frente.
Nas falas oficiais, o presidente da festa e o prefeito municipal, respectivamente, Leandro Dewes e Fábio Persch, versaram sobre a importância do trabalho do produtor rural. Enaltecendo as mãos que plantam e colhem, sendo essas parte da identidade cultural e econômica local.
A família que a todos recebia estava orgulhosa, participando da colheita em si, e claro, sorvendo de um momento de prazer sem igual, afinal, a Festa do Moranguinho de 2019 iniciava em sua propriedade.
Vice-prefeito, presidente da Câmara de Vereadores, secretários municipais, imprensa, convidados, todos presentes participaram da colheita para, depois, sob a condução dos profissionais da Emater, ouvir explanações sobre a fruta de sabor sem igual. A Emater e o Sindicado de Trabalhadores Rurais, representados no ato, simbolizaram a todos os produtores, das mais diferentes comunidades que fazem do morango o sustento de suas mesas.
Sob as bênçãos criativas do Padre Rogério Schlindwein, todos foram postos à frente de Deus, na expectativa de que o trabalho seja dignificado e a festa tenha a mesma magnitude que obteve em edições anteriores.
A festa nacional do Moranguinho inicia no dia 6 de setembro, contudo, terá um “esquenta” no dia 5, com entrada franca para todos, com show do Barbarella.
Confira as principais atrações da festa:

Dia 6 – Zé Neto e Cristiano

Dia 8 – Serginho Moah (ex-Papas da Língua)

Dia 13 – Tati Portella (ex-Chimarruts)

Dia 15 – Sunset do Moranguinho, com Fernando e Sorocaba, Lucas e Felipe, Marmitt DJ

Dia 20 – Luiza Barbosa, e Neto Fagundes

Dia 22 – Marilia Mendonça

Cabe destacar ainda as atrações âmbito cultural

Dia 6 – COMEMORAÇÃO DA IRMANDADE e Lançamento do Livro Morango Chef

Dia 7 – Desfile de abertura do evento

Dia 7 – 7º Kindertreffen in dem schönen Erdbeerland – 7º Encontro de Grupos de Danças Folclóricas Alemãs 

Dia 14 – Die original Kölner Musikanten (Alemanha)

Dia 15 – 3º Festival de Orquestras de Sopros

Dia 20 – JANTAR DE INTEGRAÇÃO – BRASIL/ ALEMANHA – CTG

É claro, o moranguinho é a principal estrela deste evento, sendo a mais chamativa e inspiradora de todas as frutas. Use da criatividade e deguste-a.

Continuar Lendo

Bom Princípio

Anunciado Esquenta Festa do Moranguinho

Publicado

em

Uma pedida e tanto. A comissão organizadora da Festa Nacional do Moranguinho, não contente com uma programação, ampla, diversificada e intensa, traz mais uma novidade para a comunidade.

Vai ter Esquenta Festa do Moranguinho.
Isso mesmo, a expressão usada pelos mais jovens, o Esquenta, se dará de maneira gratuita, em 5 de setembro, no parque municipal, com um show gratuito da Banda Barbarella. Das 18h as 22h vai ter uma prévia da Festa Nacional do Moranguinho, e assim, será mais uma oportunidade para que as pessoas se dirijam ao parque, com seus amigos, para degustar do que há de bom em comidas e bebidas, afinal, já dá pra entrar no clima de festa antes do seu início oficial.
“Julgamos como pertinente abrir os portões um dia antes, dando oportunidade gratuita para que as pessoas acessem ao parque, já entrando no clima da festa. É um presente que damos aos que vivem e se sentem parte da Festa Nacional do Moranguinho”, destacou o presidente do evento, Leandro Dewes.
Na noite de prévia da Festa será possível também, ajustar algum detalhe que possa estar pendente nos estandes, na área da alimentação ou nos palcos de show, afinal, assim que a festa iniciar, oficialmente, no dia 6, com uma multidão em meio ao parque, tudo deve estar perfeito, fazendo jus a uma das maiores festas gastronômicas e culturais do Brasil.

Continuar Lendo

Trending