Conecte-se conosco

Cultura

Festa dos Specht reúne mais de 500

Publicado

em

Imaginem o alvoroço que se tem quando se reúne 500 aves em um só lugar. E quando são picapaus? Assim o foi, ainda que de maneira muito organizada, a festa dos Specht (que é uma espécie de Picapau, na Alemanha).

A 6ª Specht Familiefest aconteceu em Salvador do Sul no dia 15 de setembro, tendo principiado com uma grande recepção em meio à praça central da cidade, seguindo depois com uma missa presidida pelo padre Zé Brandt, que é ligado à árvore dos Specht.

A decoração do salão comunitário, para onde foram conduzidas as 500 pessoas que participaram da missa – por uma bandinha típica, é claro – estava com ares de Alemanha, com o preto, o vermelho e o gold em evidência. Mesas postas e até cerveja com o nome da família. Melhor que isso só sabendo quando é a próxima festa. E ela está marcada, para 2021, em Pelotas.

A organização do evento foi primorosa, tendo tomado longas horas de estudos e ajustes, de modo que tudo estivesse nos conformes. E ainda assim há surpresas. Muitas delas compiladas para, quem sabe, serem relatadas em detalhes na próxima festa, afinal, festa de família é assim: uma contínua relação entre pessoas aparentadas e que antes nem haviam se visto na vida.

Salvador do Sul fez bonito em sua festa dos Specht, podendo até inspirar outros eventos com ares de kerb. Afinal, é possível fazer uma festa simples e bela.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − dez =

Bom Princípio

Emoção marca 10 anos de geminação com Klüsserath

Publicado

em

Quando chamados ao palco os alemães de Klüsserath se mostravam confortáveis, bastante serenos até, mas quando tomaram o microfone, a emoção aflorou, mostrando que a visita a Bom Princípio não era mero ato formal entre cidades, mas uma estreita relação de amizade.

Eram 13 pessoas vindas de Klüsserath em meio ao público da festa do Moranguinho, mas a sua representatividade ia muito além, afinal, estavam ali em nome dos mais de mil habitantes da comunidade e, também, dos antepassados que, com Guilherme Winter, colonizaram Bom Princípio no século XIX.

Eram pouco mais de 100 bom-principienses participando do ato que celebrava 10 anos de intercâmbio cultural, mas, assim como os alemães, a sua representatividade não poderia ser, em momento algum, contabilizada. Afinal, ali, no ato de celebração dos 10 anos de Intercâmbio Cultural entre Bom Princípio e Klüsserath, eram contadas histórias que trancendem ao tempo e ao espaço.

Os alemães, no palco do evento que celebrava a geminação de cidades, foram representados pelas falas do parlamentar regional, Helmut Reis, e pelo ex-prefeito Günter Herres. Enfatizaram, à sobremaneira, a importância do intercâmbio e da manutenção dele através do idioma. Estavam, por completo, realizados e felizes.

Marie-Sophie I. Schwarz, a rainha do vinho de Klüsserath, ladeada por suas princesas Lea Pfeiffer e Maike Briesch, fez uso da palavra e falou com sensibilidade digna de quem domina qualquer oratória. Foi precisa em dizer que viajara por milhares de quilômetros e mesmo assim se sentira em casa. Curvou-se para o público e rendeu agradecimentos pelo carinho e fraternidade existentes. Eleita duas semanas antes de vir ao Brasil, na nova corte do vinho estava radiante, pois pode apresentar os seus trajes oficiais e, mais, conhecer uma nova terra que, muito diferente do que imaginavam, é formada por pessoas que também falam em alemão.

Coube ao jornalista Alex Steffen fazer as traduções das falas dos alemães e também relatar em breve histórico o que foi realizado neste intercâmbio. O fez em dois idiomas, buscando traduzir as palavras de maneira não literal, mas tomadas de um realismo que fosse compreensível em português ou em alemão.

Foram lembrados todos aqueles que trabalharam pelo intercâmbio e, igualmente, enaltecido o esforço pioneiro do ex-prefeito Nestor Seibel, do professor Jacinto Klein e da pesquisadora Hedy Gattermann.

O vice-prefeito Joãozinho Weschenfelder, que era vereador e que assinou o primeiro decreto de intercâmbio – e que foi confirmado em lei pela atual Câmara de Vereadores, em 2019 – também fez uso da palavra. Lembrando de momentos deste intercâmbio e da ida a Klüsserath, em 2010. 

Já o prefeito Fábio Persch, que fala o alemão com um dialeto tipicamente regional do vale do Caí, não se fez de rogado, e usou do microfone também no idioma que aprendera com a sua avó. Finalizou dizendo que Bom Princípio e Klüsserath hoje não são mais duas cidades, mas sim uma só comunidade, unida por um sentimento maior de fraternidade.

Trocas de presentes foram feitas sendo os alemães e as autoridades, igualmente, agraciadas com uma revista de cunho histórico que aproxima ainda mais os dois municípios, afinal, a cultura se imortaliza através da escrita e da fala.

O ato como um todo deixou de ser simbólico quando do seu encerramento, pois permaneceram ali, junto ao palco, unidos, comemorando, alemães e brasileiros. Brindes não faltaram, assim como danças, afinal, uma boa bandinha não faz mal para ninguém.

Continuar Lendo

Bom Princípio

Festa do Moranguinho encerra primeira semana com 40 mil visitantes

Publicado

em

Se na quinta, dia 5 de setembro, Bom Princípio já dava ares de Festa do Moranguinho, com um grande esquenta com a banda Barbarella, na sexta, tudo ferveu, com mais de 10 mil pessoas abaixo (e fora) da grande arena de shows. Era o primeiro grande momento da festa, com o show de Zé Neto e Cristiano.

O sábado, que amanheceu chuvoso, impediu a realização do desfile cívico, as ser realizado em outra data, mas, o público acorreu ao parque municipal aproveitando-se dos portões abertos e entrada franca para todos. Um grande festival de bandas fez o povo dançar.

O domingo, ainda de cara fechada, poderia ser prognóstico de público pequeno, mas, o sol deu o ar da graça e as pessoas acorreram ao parque. Estandes concorridos. Muito morango, chocolate, chantilly, excelente chopp, e shows culturais variados à tarde. E o desfecho da noite se deu com Serginho Moah e depois, a magnífica banda Brilha Som.

Foi apenas o primeiro final de semana que, segundo o presidente Leandro Dewes, alcançou público de aproximadamente 40 mil pessoas. “Não se pode dar exatidão nos números, pois com o Esquenta e a entrada franca no sábado, não se tem uma contabilidade precisa da entrada de pessoas, mas, a experiência nos mostra pela ocupação do parque o público foi próximo a 40 mil pessoas. Acredito que até possa ter ultrapassado este número”, ponderou Leandro Dewes.

O prefeito Fábio Persch enalteceu os mais diferentes momentos da festa, lembrando também da celebração dos 10 anos de intercâmbio cultural com a Alemanha, de modo que representantes de Klüsserath também estiveram na festa. É claro, ficando maravilhados com tudo o que viram, afinal, o público de um final de semana de Festa do Moranguinho é 40 vezes a população da cidade irmã alemã.

Continuar Lendo

Bom Princípio

Esquenta e show nacional antecedem abertura oficial

Publicado

em

Uma das muitas inovações da Festa Nacional do Moranguinho, em sua 18ª edição, é trazer à comunidade uma oportunidade de interação, antes mesmo do evento, de modo que se respire os ares que emanam da fruta símbolo do município.
Assim, para unir aos amigos, um dia antes de iniciar o agito, de maneira oficial, os moradores de Bom Princípio, juntamente com os seus amigos poderão chegar ao parque municipal e se divertir, sem pagar ingresso para tal. Afinal, a Festa Nacional do Moranguinho tem a sua origem no trabalho do povo e, nada mais justo, que se tenha um dia a mais de festa, para o povo que, a partir do dia seguinte, trabalhará dobrado.
O “Esquenta Festa do Moranguinho” é um momento para aproximar amigos, ao som da Banda Barbarella.
O parque municipal abre suas portas à comunidade a partir das 18h, deste dia 5 de setembro, uma quinta-feira, com as bancas de alimentação e de bebidas atendendo a todos, fazendo com que já se tenha uma primeira noção do será a festa. Será esta uma pequena palhinha do evento como um todo. Aproveite e divirta-se das 18h às 22h. Enfim, juntos vamos nos divertir, descobrindo em nós o sentimento único de pertencimento. A Festa do Moranguinho é de todos.

BARBARELLA
Com 40 anos de estrada, a Banda Barbarella é icônica no mundo dos bailes, fazendo um mix musical que agrada ao público em geral.
Não apenas os seus sucessos, como também cantando a emoção de outros compositores, tem grande fã-clube.

Serviço:
Esquenta Festa do Moranguinho
5 de setembro de 2019
Parque Municipal
18h às 22h
Entrada Franca
Animação:
Banda Barbarella

SEXTA TEM SHOW NACIONAL

Zé Neto e Cristiano são, hoje, uma das mais importantes duplas da música sertaneja no Brasil, de modo que a expectativa em torno de seu show, na Terra do Moranguinho, neste dia 6, seja gigante. Milhares de ingressos antecipados já foram vendidos o que comprova o apelo popular que tem a união entre a dupla e a Festa Nacional do Moranguinho.
O show é antecipado pelo DJ Fontier, que sobe ao palco as 21h, para que depois, as 23h, Zé Neto e Cristiano pisem no palco da Festa Nacional do Moranguinho, sendo este o primeiro grande show da festa.
Os dois nasceram em São José do Rio Preto e moram no mesmo bairro desde criança, e se conheceram ainda com três anos de idade.
Em 2011. Zé Neto e Cristiano se juntam na parceria pela busca de um mesmo sonho, cantar. Em 2012, lançaram o primeiro CD intitulado Entre Amigos, que trouxe as participações de Cristiano Araújo, Humberto & Ronaldo, George Henrique & Rodrigo, Matheus & Kauan, Zé Ricardo & Thiago e Israel Novaes. Dos barzinhos aos grandes palcos, Zé Neto & Cristiano assinaram no início de 2015 com a WorkShow, escritório de agenciamento artístico que tem em seu cast Henrique & Juliano, Marcos & Fernando, Maiara & Maraísa e Marília Mendonça. Sob os cuidados do empresário musical Wander de Oliveira, os sertanejos seguem os mesmos passos que a dupla que “arrastam multidões”, padrinhos de Zé Neto & Cristiano. No mesmo ano, lançaram o primeiro EP da carreira, que conta com quatro faixas, entre elas, a canção de destaque foi “Bobo Fui Eu”.
Em 2015, a dupla gravou o primeiro DVD da carreira, São José do Rio Preto-SP foi palco de um mega show que contou com a participação de Henrique & Juliano, Humberto & Ronaldo e Marília Mendonça. A partir daí, a dupla ficou conhecida no Brasil inteiro, com os sucessos “Te Amo”, “Eu Ligo Pra Você” e “Seu Polícia” (essa última figurou entre uma das mais tocadas do ano de 2016). Em 2017, a dupla lançou o segundo DVD gravado no ano anterior em Cuiabá (MT), intitulado Um Novo Sonho. Obteve três singles de sucesso que foram “Sonha Comigo”, “Cadeira de Aço” e “Amigo Taxista”, essas duas últimas alcançaram o topo do Brasil Hot 100 Airplay.
Em 2018, lançaram o segundo EP da carreira Acústico, que contém 6 faixas, sendo “Largado às Traças” o carro-chefe. A canção se tornou um enorme sucesso em todo país alcançando os primeiros lugares da paradas e conquistando disco de diamante pela Pro-Música Brasil. No dia 09 de dezembro de 2018, ganhou como a música do ano na premiação “Melhores do ano” no programa Domingão do Faustão,[3] e foi uma das mais tocadas do ano. Ainda no mesmo ano, lançaram o terceiro DVD da carreira intitulado Esquece o Mundo Lá Fora. O álbum contém 21 faixas, entre elas, destaca-se “Notificação Preferida”, que foi uma das mais tocadas no segundo semestre do ano, em outubro do mesmo ano durante as eleições declararam apoio ao candidato a presidência do Brasil Jair Bolsonaro. Em 2019, a dupla lançou o terceiro EP da carreira intitulado Acústico de Novo. Contém 5 faixas inéditas, entre elas a sofrência “Estado Decadente”, que foi o primeiro clipe do EP a ser liberado no canal oficial da dupla no Youtube, e já tem mais de 70 milhões de visualizações. Destaque também para “Cheiro de Terra”, que contou com a participação do cantor Daniel e tem uma pegada mais sertaneja raiz, relatando a vida de um homem no campo. Em 2019 a dupla venceu o Troféu Imprensa e Troféu Internet entregue pela Rede de TV SBT, como a melhor dupla sertaneja do ano de 2018.
Além de ingressos de pista ainda há vendas de camarote e backstage, com bebida liberada. A expectativa em torno do show é muito grande, sendo a principal atração do primeiro final de semana de festa.

Serviço:
ZÉ NETO & CRISTIANO (Show Nacional)
Previsão do início do show: 23h
Valor dos ingressos de R$ 35,00 a R$ 180,00
Vendas no Site: www.blueticket.com.br
Prefeitura Municipal de Bom Princípio
Lojas Benoit
Farmácia Preço Mais Popular

Continuar Lendo

Trending