Cultura
Urwald Brauhaus é a nova pedida turística da região
Publicado
42 minutos atrásem
Por
Jornal QtalEssa é pra quem curte a vida, comendo bem e conhecendo novos universos através da culinária.
Ao som do Arroio Forromeco, em São Vendelino é possível farta-se com uma cerveja de sabor ímpar e de uma culinária irretocável. E assim, harmonizando a beleza do local, no coração da cidade de São Vendelino, com uma culinária ímpar é que a Urwald Brauhaus.
Próximo à fábrica da Cervejaria o pub é a nova Casa da Urwald. A ampla loja conta com varejo da marca, presentes e souvenires cervejeiros. Tem, é claro, um pub excelente, com quase duas dezenas de tipos de cervejas feitas em São Vendelino, além de uma gastronomia típica alemã. Por falar na cultura alemã, a implantação de um Biergarten (Jardim da Cerveja) deixou de ser sonho para se tornar realidade.
Neste momento a Urwald Brauhaus é uma excelente pedida no que diz respeito ao turismo no Vale do Caí, afinal, tem gastronomia excelente lincada à tradição alemã, com cervejas que seguem a lei da pureza de 1516.
A nova casa da Urwald vem agradando aos visitantes, trazendo possibilidades diversas em uma imersão cultural. De acordo com os diretores do empreendimento, Augusto Griebeler e Lico espaço gastronômico e Biergarten conta com vinte e duas torneiras, servindo variedades de cerveja da marca.
A prefeita Marlí Weissheimer visitou o local e ficou encantada com o que encontrou. “Tive o prazer de conhecer alguns Biergartens na Alemanha e garanto, poucos têm tal beleza e qualidade quanto encontramos na nossa Urwald. Parabenizo aos investidores, Licete e Augusto, deixando o convite para que as pessoas conheçam o local que está formidável”, citou a prefeita Marlí logo após a visita.
A Urwald Brauhaus atende de segunda a quinta, das 9h às 18h, além de sextas e sábados, das 9h às 22h, sem fechar ao meio dia. A culinária tipicamente alemã é servida sextas à noite e nos sábados, ao meio dia e noite.
É possível fazer uma viagem à Alemanha sem do Brasil sair. Você pode provar um Kassler (Bisteca suína, com purê de batatas, repolho roxo e repolho tipo chucrute), um Spätzle (massa alemã acompanhada de um belo filé), um Frikadellen (tradicional bolo de carne alemã, servido com salada de batata) ou, até, um Schweinshaxe, o famoso joelho de porco. Há uma grande variedade de pratos, com livre inspiração teuto-brasileira, cabendo até um Pretzel com creme de avelãs.
Cabem muitos brindes quando da passagem por São Vendelino, seja com Pilsen, Keller, Helles, Dortmunder, Weizen e Porter, como pedida para o inverno. Ah! São tantas as opções que as demais cervejas ficam surpresa para aos degustadores de plantão. A visita à Casa da Urwald é uma motivação a mais para conhecer o Pequeno Paraíso, afinal, o bom turismo pode ser feito também pertinho de casa.
Já projetou o teu final de semana? Pois bem, dê um pulinho em São Vendelino, ouça o Forromeco e deixe suas papilas gustativas aguçadas, afinal, não há frio (ou calor) que resista a uma explosão de sabores. Divirta-se! Ein prosit a todos!
Cultura
A música se renova com Pandora
Publicado
3 meses atrásem
11 de março de 2022Por
Jornal QtalA banda Pandora marca um novo ciclo para a história musical de seus integrantes. Uma união de forças dos músicos da até então Banda MPBOX, com o cantor Xandi Gonçalves, que por vontade do destino se aproximou da banda durante o ano de 2021 e encontrou a oportunidade de realizar um sonho, buscando seguir caminhos diferentes do ambiente das bandas de baile no qual construiu uma carreira consolidada, para tocar os maiores clássicos dos anos 80 e 90, expondo uma essência que já carregava em si e no seu estilo mais rock e vintage sempre visível por onde passou, pois tem forte influência musical dessas décadas.
A MPBOX nasceu em julho de 2014 e de lá para cá a banda ganhou notoriedade tocando nos mais variados eventos, sendo convidada a participar de veículos de imprensa de diversas rádios, TVs e jornais.
Em 2018 foi convidada a fazer parte da Música tema de final de ano da Rádio Gazeta FM com Di Ferreiro e Gabriel o Pensador. Também nesse ano, lança o show Jukebox, focado no repertório anos 80 e 90.
Durante o ano atípico de 2020, além de realizar lives com seu show retrô, lançou o projeto #Refúgio MPBOX, uma série com 10 vídeos executados ao vivo e lançados com apoio de empresas parceiras que se engajaram em uma causa social, contribuindo com o Lar de Idosos de Santa Cruz do Sul – RS.
Com a liberação para retorno dos shows, a banda encerrou 2021 com uma agenda movimentada, porém, com o desejo do então vocalista Tejota de focar em outros projetos.
Assim, o ano de 2022 iniciou com a árdua tarefa de buscar um novo vocalista para integrar a banda, e surgiu então a ideia de convidar o Xandi Gonçalves.
Xandi é músico desde criança, tendo iniciado suas composições aos 11 anos de idade. Na sua carreira, teve destaque ao integrar a Banda Porto do Som, de 2006 a 2017, com a qual alcançou disco de ouro, gravação de DVD, lançamento de sucessos de grande repercussão no Sul do Brasil e chegando em âmbito nacional em 2015 com a música “To Valendo Quase Nada” que foi trilha sonora da Novela ‘Totalmente Demais’ da rede Globo
As conversas aconteceram, os objetivos se alinharam e o universo conspirou para que as coisas dessem certo. Xandi Gonçalves (voz) se une a Samuel Santos (guitarra), Ivan Luz (baixo) e Schardong (bateria) e em 2022 surge a PANDORA, uma espécie de sucessora da MPBOX que promete shows completos, com produção musical e visual de primeira, muita energia e o que há de melhor da música em um repertório recheado de clássicos.
Combinando com o conceito da banda, o primeiro single autoral intitula-se “Flashback”, sendo lançado com clipe em Março, juntamente com o anúncio oficial da formação da Banda PANDORA que acontece nessa segunda feira dia 14 nas redes sociais.
Cultura
Publicado
5 meses atrásem
7 de janeiro de 2022Por
Jornal QtalPROJETO CULTURAL DA LIC TEM CONTINUIDADE
O Projeto Cultural “Da Europa e da Argentina para o Rio Grande do Sul: Integrando Culturas”, inscrito na LIC pelo proponente 3178 – Jacinto José Klein, de Bom Princípio, tem continuidade nos dias 7, 8 e 9 de janeiro. Desta vez com um novo formato: todos os vídeos dos grupos e artistas participantes serão hospedados no perfil do Facebook do próprio proponente Jacinto Klein, onde poderão ser assistidos e compartilhados; isso deve-se ao fato de que, durante a pandemia, uma boa parte do projeto ainda deveria ter sido executada, porém, como não foi possível fazê-lo presencialmente, por causa das circunstancias sanitárias, optou-se pelo meio virtual.
Participam desta última parte do projeto vários grupos, orquestras e artistas solo do Rio Grande do Sul como a orquestra WBK e a Orquestra de Salvador do Sul, bem como artistas da Áustria como Konis Hupen e Duo Abendrot, além de um grupo da Argentina.
Os artistas foram distribuídos em três grupos e seus vídeos estarão disponíveis a partir das seguintes datas:
07/01/2022 Orquestra Winterchneise Blaskapelle (WBK), Guilherme Bertollo, Alexandre César, dupla Allan e Kauã, Grupo vocal do Vale das Flores, Bandinha Santa Cecília, Coral de Meninas de Bom Princípio, Elo de Vozes, Coro Masculino de Bom Princípio, Hoch Tirol + Konis Hupen, da Áustria.
08/01/22 Orquestra Municipal de Sopros de Salvador do Sul e Duo Abendrot, da Áustria.
09/01/2022 Orquestra Jovem de Imigrante e Lustiger Takt Orchester, da Argentina.
PRIMEIRA ETAPA DO PROJETO FOI EM 2019
O projeto da “Europa e da Argentina para o Rio Grande do Sul: Integrando Culturas – 1ª Edição” teve sua primeira parte executada em 2019 nas cidades de São Sebastião do Caí e Feliz, com atrações locais e internacionais, como os alemães Dj Michael Maus e a banda de rock and roll Die Eyes Boys. A primeira etapa do projeto não poderia ter sido melhor: seja pelo intercâmbio cultural proporcionado ou pelo público numeroso atingido. A ideia é repetir o feito, desta vez no formato virtual.
DA LIC RS
O produtor cultural Jacinto José Klein, de Bom Princípio, ainda comemora com muita alegria e gratidão o êxito da primeira parte do projeto cultural da LIC RS, que atingiu todos os seus objetivos, seja em musicalidade, em integração de culturas e o grande público presente nos eventos, que tiveram entrada gratuita. O produtor agradece a oportunidade de poder levar cultura através de um projeto cultural estadual para tantas pessoas e agradece, também, o patrocínio da Bartzen Ambientes Planejados nesse projeto.
Jacinto estende sua gratidão à LIC, ao Pró-cultura RS e à Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, que aprovaram o projeto e aceitaram a readequação de parte dele para o formato virtual, possibilitando que novos grupos passassem a participar do projeto, demonstrando sua arte e cultura e, além disso, sendo remunerados nestes tempos difíceis para o segmento cultural.
Cultura
Felizense, do IFRS, é Ouro em Astronomia
Publicado
9 meses atrásem
25 de agosto de 2021Por
Jornal QtalEssa é para encher de orgulho todas aquelas pessoas que acreditam que apenas a educação será capaz de fazer um mundo melhor. Afinal, ver um jovem, da cidade de Feliz, estudante do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) vencer uma competição nacional é algo totalmente fora da curva.
Andrius Nunes Zimmer, aluno do Curso Técnico em Química integrado ao Ensino Médio do Campus Feliz, recebeu Medalha de Ouro na 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Medalha de Bronze na 15ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).
A primeira premiação na OBA foi a Medalha de Bronze conquistada quando Andrius ainda estudava no 9º ano do Ensino Fundamental, na Escola Alfredo Spier, do município de Feliz, em 2018. No ano seguinte, o aluno ingressou no Campus Feliz do IFRS e em 2020 conquistou a Medalha de Prata. Em 2021, além da Medalha de Ouro na OBA, o estudante também conquistou a Medalha de Bronze na MOBFOG, na modalidade foguete virtual.
Andrius já foi bolsista do Clube de Astronomia do campus e conta que “foi uma surpresa receber a medalha de ouro, mas foi uma surpresa maior receber a medalha de bronze na MOBFOG, já que era algo totalmente novo para mim”.
A participação na MOBFOG gerou dúvidas e expectativas, mas também pode servir de motivação: “No início é bem intimidador fazer o foguete virtual, eu não sabia mexer no software e ainda pensava que precisaria saber engenharia aeroespacial, mas ao estudar um pouco, percebi que estava errado. O software é simples e existe conteúdo sobre ele na internet, o que facilitou ainda mais meu aprendizado, também percebi que não é preciso saber engenharia aeroespacial, com alguns conceitos básicos e um tempo brincando no software foi possível fazer o foguete. Admito que ano passado não participei da MOBFOG por medo, agora eu me arrependo de ter perdido essa oportunidade, então gostaria de servir como exemplo, se você tiver interesse na OBA, MOBFOG ou em outra atividade, não tenha medo e aproveite a oportunidade”, relata o estudante.
A 24ª edição da OBA foi realizada nos dias 27 e 28 de maio de 2021, de forma online. O resultado obtido pelo Andrius possibilitará que o aluno participe das seletivas para compor a equipe brasileira nas Olimpíadas Internacionais.
A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio.
Tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando em mutirão nacional, além dos próprios alunos, profissionais da educação, pais, escolas, planetários, clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, etc.
O resultado de Anderson é fruto de talento, dedicação, comprometimento, estudo e apoio, mostrando ser possível ir além do lugar comum. Sua vitória é merecedora de aplausos e reverências. Que seja exemplo para outros mais.
Trending
-
Economia3 anos atrás
Thal Biergarten é a nova pedida da região
-
Economia1 ano atrás
São Vendelino é o município de melhor qualidade de vida do Brasil
-
Cultura3 anos atrás
12ª Kappesberg Fest conhece sua nova corte
-
Bom Princípio3 anos atrás
Ex-prefeito Baumgratz irá trabalhar com o governador
-
Cultura4 anos atrás
Dias de Kerb em Poço das Antas
-
Economia3 anos atrás
Salsicharia Werner agora tem Susaf
-
Bom Princípio4 anos atrás
Vô Rasmo Gossler dá seu último adeus
-
Bom Princípio3 anos atrás
Morango Chef é lançado na Festa do Moranguinho