Conecte-se conosco

Cultura

Virada de chave: na Festa do Moranguinho coadjuvante vira destaque

Publicado

em

Qual é o roteiro que é escrito para nossas vidas? Ninguém o sabe ao certo, todavia, surpreende até mesmo os mais sonhadores.

Em 1995, aos 14 anos, Alessandro Turra chegava à Festa do Moranguinho ainda menino e sonhava ver de perto os músicos do Roupa Nova. Mas, para quem vinha de longe, lá das bandas de Santa Rosa, estar em frente ao palco, na cidade de Bom Princípio seria oneroso e pra lá de complexo.
Mas, o menino que tanto queria mostrar sua arte também queria tocar na Festa do Moranguinho e assim, mero coadjuvante, fez dupla com Sandro, artista com deficiência visual, que se apresentava ao teclado. Sandro ajudou o menino em seu sonho que, mesmo de longe, viu o Roupa Nova tocar.

Muitos anos depois pode gravar um disco sob a observância de Feghali, tecladista e multiinstrumentista da banda que tanto admirava. Quando ficou sabendo que o Roupa Nova voltaria a Bom Princípio, em 2022, tratou de fechar a agenda naquele dia: estaria novamente ali.

“Passou um filme na minha cabeça. A gurizada da banda (Brilha Som) foi toda no show. Os caras estão em plena forma”, citou Alessandro lembrando de 1995 e de tudo o que viveu na música nestes 27 anos. E o guri da época, sim, foi fazer foto com a Roupa Nova.

“No primeiro show não era bem assim conseguir uma foto e, agora, não poderia perder a chance de estar com eles”, contou.

Passados os momentos de emoção ao assistir a sua banda preferida, Turra, foi ao palco da Festa do Moranguinho, dessa vez para fazer o show de encerramento da edição de 2022. Alessandro Turra tocou e se emocionou, junto com o Brilha Som, afinal, vivera um dia todo especial. Teve a incumbência de tocar no encerramento da festa que o viu nascer para a música.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

11 + 11 =

Bom Princípio

Histórias e reencontros de num mesmo seio familiar

Publicado

em

O domingo foi repleto de curiosidades para os que descendem de Emílio e Angelina Steffen. Aquilo que iniciara na história de um funileiro nascido em Poço das Antas e a piedosa senhora que era da comunidade vizinha de Boa Vista teve em Bom Princípio o seu ninho. A casa erguida em 1934 passou a integrar o brasão dos seus descendentes e foram eles que trataram de se reunir depois de quase 10 anos.

Esse que foi o terceiro encontro do clã que cresce em número, histórias e também cabelos brancos. Como em toda família há os mais introvertidos. Aqueles que chegam e saem sem grande alarde. Aqueles que não param de se abraçar e lembrar dos tempos idos. Por fim, uma mistura de gerações de um mesmo sangue. Filhos, netos, bisnetos e até trinetos encontraram-se, com idades que variam de 1 a mais de 80.

O 3º Encontro dos Descendentes de Emílio e Angelina Steffen ocorreu neste domingo, em espaço reservado na Tratoria Di Variani, em São Sebastião do Caí. A ampla maioria dos familiares estava presente e há a expectativa de, algum dia, a todos reunir. Diferente do que em outros tempos em que os encontros eram funestos, em velórios, agora, ao menos, se faz essas reuniões como celebração à vida.

A família original de Emílio e Angelina, teve 10 filhos, três que faleceram ainda crianças, e sete que deram continuidade à linhagem. Destes sete, quatro ainda vivem, e ajudam a relembrar das histórias dos tempos de vila e colônia. De simplicidade da vida no interior, onde latinhas de azeite viravam caneca pelas hábeis mãos do avô, e restos de pano viravam bichinhos enquanto que a avó rezava o terço.

No mesmo dia, sem que fora combinado, em Poço das Antas, reuniram os descendentes de Ignácio e Maria Steffen. Ignácio, o irmão caçula de Emílio, também formou uma grande família, regidos pelos mesmos conceitos de fé e bem-querer.

Assim também se reúnem os que descendem de Adão Miguel tem encontros rotineiros, igualmente em Poço das Antas.

Por fim, os Steffen, vindos da distante Alemanha, hoje constroem pontes entre si para, quem sabe, algum dia, unirem a todos em um só encontro. O mesmo tempo que afasta as pessoas aproxima aqueles que se querem bem.

Continuar Lendo

Cultura

Urwald Brauhaus é a nova pedida turística da região

Publicado

em

Essa é pra quem curte a vida, comendo bem e conhecendo novos universos através da culinária.

Ao som do Arroio Forromeco, em São Vendelino é possível farta-se com uma cerveja de sabor ímpar e de uma culinária irretocável. E assim, harmonizando a beleza do local, no coração da cidade de São Vendelino, com uma culinária ímpar é que a Urwald Brauhaus.

Próximo à fábrica da Cervejaria o pub é a nova Casa da Urwald. A ampla loja conta com varejo da marca, presentes e souvenires cervejeiros. Tem, é claro, um pub excelente, com quase duas dezenas de tipos de cervejas feitas em São Vendelino, além de uma gastronomia típica alemã. Por falar na cultura alemã, a implantação de um Biergarten (Jardim da Cerveja) deixou de ser sonho para se tornar realidade.

Neste momento a Urwald Brauhaus é uma excelente pedida no que diz respeito ao turismo no Vale do Caí, afinal, tem gastronomia excelente lincada à tradição alemã, com cervejas que seguem a lei da pureza de 1516.

A nova casa da Urwald vem agradando aos visitantes, trazendo possibilidades diversas em uma imersão cultural. De acordo com os diretores do empreendimento, Augusto Griebeler e Lico espaço gastronômico e Biergarten conta com vinte e duas torneiras, servindo variedades de cerveja da marca.

A prefeita Marlí Weissheimer visitou o local e ficou encantada com o que encontrou. “Tive o prazer de conhecer alguns Biergartens na Alemanha e garanto, poucos têm tal beleza e qualidade quanto encontramos na nossa Urwald. Parabenizo aos investidores, Licete e Augusto, deixando o convite para que as pessoas conheçam o local que está formidável”, citou a prefeita Marlí logo após a visita.

A Urwald Brauhaus atende de segunda a quinta, das 9h às 18h, além de sextas e sábados, das 9h às 22h, sem fechar ao meio dia. A culinária tipicamente alemã é servida sextas à noite e nos sábados, ao meio dia e noite.

É possível fazer uma viagem à Alemanha sem do Brasil sair. Você pode provar um Kassler (Bisteca suína, com purê de batatas, repolho roxo e repolho tipo chucrute), um Spätzle (massa alemã acompanhada de um belo filé), um Frikadellen (tradicional bolo de carne alemã, servido com salada de batata) ou, até, um Schweinshaxe, o famoso joelho de porco. Há uma grande variedade de pratos, com livre inspiração teuto-brasileira, cabendo até um Pretzel com creme de avelãs.

Cabem muitos brindes quando da passagem por São Vendelino, seja com Pilsen, Keller, Helles, Dortmunder, Weizen e Porter, como pedida para o inverno. Ah! São tantas as opções que as demais cervejas ficam surpresa para aos degustadores de plantão. A visita à Casa da Urwald é uma motivação a mais para conhecer o Pequeno Paraíso, afinal, o bom turismo pode ser feito também pertinho de casa.

Já projetou o teu final de semana? Pois bem, dê um pulinho em São Vendelino, ouça o Forromeco e deixe suas papilas gustativas aguçadas, afinal, não há frio (ou calor) que resista a uma explosão de sabores. Divirta-se! Ein prosit a todos!

Continuar Lendo

Cultura

A música se renova com Pandora

Publicado

em

A banda Pandora marca um novo ciclo para a história musical de seus integrantes. Uma união de forças dos músicos da até então Banda MPBOX, com o cantor Xandi Gonçalves, que por vontade do destino se aproximou da banda durante o ano de 2021 e encontrou a oportunidade de realizar um sonho, buscando seguir caminhos diferentes do ambiente das bandas de baile no qual construiu uma carreira consolidada, para tocar os maiores clássicos dos anos 80 e 90, expondo uma essência que já carregava em si e no seu estilo mais rock e vintage sempre visível por onde passou, pois tem forte influência musical dessas décadas.

A MPBOX nasceu em julho de 2014 e de lá para cá a banda ganhou notoriedade tocando nos mais variados eventos, sendo convidada a participar de veículos de imprensa de diversas rádios, TVs e jornais.

Em 2018 foi convidada a fazer parte da Música tema de final de ano da Rádio Gazeta FM com Di Ferreiro  e Gabriel o Pensador. Também nesse ano, lança o show Jukebox, focado no repertório anos 80 e 90.

Durante o ano atípico de 2020, além de realizar lives com seu show retrô, lançou o projeto #Refúgio MPBOX, uma série com 10 vídeos executados ao vivo e lançados com apoio de empresas parceiras que se engajaram em uma causa social, contribuindo com o Lar de Idosos de Santa Cruz do Sul – RS.

Com a liberação para retorno dos shows, a banda encerrou 2021 com uma agenda movimentada, porém, com o desejo do então vocalista Tejota de focar em outros projetos.

Assim, o ano de 2022 iniciou com a árdua tarefa de buscar um novo vocalista para integrar a banda, e surgiu então a ideia de convidar o Xandi Gonçalves.

Xandi é músico desde criança, tendo iniciado suas composições aos 11 anos de idade. Na sua carreira, teve destaque ao integrar a Banda Porto do Som, de 2006 a 2017, com a qual alcançou disco de ouro, gravação de DVD, lançamento de sucessos de grande repercussão no Sul do Brasil e chegando em âmbito nacional em 2015 com a música “To Valendo Quase Nada” que foi trilha sonora da Novela ‘Totalmente Demais’ da rede Globo

As conversas aconteceram, os objetivos se alinharam e o universo conspirou para que as coisas dessem certo. Xandi Gonçalves (voz) se une a Samuel Santos (guitarra), Ivan Luz (baixo) e Schardong (bateria) e em 2022 surge a PANDORA, uma espécie de sucessora da MPBOX que promete shows completos, com produção musical e visual de primeira, muita energia e o que há de melhor da música em um repertório recheado de clássicos.

Combinando com o conceito da banda, o primeiro single autoral intitula-se “Flashback”, sendo lançado com clipe em Março, juntamente com o anúncio oficial da formação da Banda PANDORA que acontece nessa segunda feira dia 14 nas redes sociais.

Continuar Lendo

Trending