Conecte-se conosco

Alto Feliz

Depois de quase duas décadas colegas têm reencontro

Publicado

em

Vindos de perto e também de longe, vários homens, acompanhados de suas famílias, tiveram um grande reencontro nas dependências do Seminário São João Maria Vianney, em Bom Princípio. A data escolhida para tal, 15 de novembro, um dos muitos feriados nacionais, contudo, este ficará para a história da trupe.

Diferente dos tempos em que estudavam no colégio, nos anos de 1990, 91, 92 e 93, os rapazes de então apresentam, hoje, cabelos mais prateados, ou se queixam da falta deles. Alguns estão bem maiores do que na época de colégio, outros, menores. Efeitos do tempo sobre aqueles que sonharam ser padres. Claro, entre eles, alguns padres. Colegas de então, hoje sacerdotes, como Padre Ângelo Bohn, e também orientadores de então no Seminário São João Vianney, como o padre Bonifácio Zimmer.

O que também se difere dos tempos de seminário, quando a comida nunca era bastante tamanha a fome dos adolescentes, no encontro de terça houve alimentos até demais. Também não teve limonada, mas cervejada. O que também mudou foi o futebol. Se na época tinham um excelente time, agora, bem, deixemos isso para lá…

O certo é que o reencontro serviu de reaproximação para muitos, que há tempos não se viam, e reafirmou a amizade que nasceu ainda no século passado. O que iniciou com um café comunitário, seguiu com uma celebração. Poderia ser mais uma de tantas missas, mas, não, foi algo totalmente diferente e especial, afinal, mexeu com o interior daqueles que lá estavam neste turbilhão do túnel do tempo.

“Cada momento que vivemos neste encontro nos projetou a um tempo em que tudo era bem mais simples. Um tempo onde tínhamos muito pouco, mas não precisávamos mais. Um tempo, assim como hoje, em que buscávamos ser felizes. Hoje somos os mesmos, mas, alguns mais velhos”, destacou Pedro Gilson Jahn, que é servidor público, empresário e vereador.

Assim como Jahn, a maioria ampla dos seminaristas de então são profissionais bem sucedidos, quer como professores, empresários, representantes comerciais e, claro, padres.

Ainda que não se trate de um casamento, mas a frase dita nestas celebrações vem de encontro aos que viveram sob um mesmo teto: o que Deus uniu, o homem não separa.

 

Texto: Alex Steffen
Fotos: Pedro Stein (www.pedrostein.com.br)

img-20161115-wa0016 img-20161115-wa0018

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

18 − dezessete =

Alto Feliz

Fé e agradecimento na abertura da safra

Publicado

em

Dentro de um universo de formação cristã, as famílias Andrioli e Freiberger só poderiam se voltar ao bom Deus e render graças pela safra de uvas de mesa que se inicia. A colheita de Benitaka, Rubi, Rainha Itália, BRS (que são desenvolvidas pela Embrapa), Nubia, Isis e Vitoria tem início nesta sexta, dia 12 de fevereiro, mas no dia 11, depois do trabalho que deixa o parreiral com ares de divindade, era hora de agradecer pelos frutos exuberantes que pendem das vinhas.

Os padres João Paulo Schäfer e José Antônio Sauthier celebraram a missa em frente às parreiras, rezando e cantando juntamente com os familiares. A missa teve em seu altar uvas e ferramentas de trabalho, assim como intenções das mais diversas que pediam por saúde e agradeciam o bem recebido.

Muitas foram as pessoas que passaram por debaixo das parreiras nas últimas semanas. Alguns colhendo niágaras e ficando tentados a voltar para levar consigo as uvas de mesa, em cachos que facilmente passam de um quilo. Mas, poucos tiveram a dimensão de quanto é necessário trabalhar durante um ano para que a parreira tenha o seu momento de plenitude nas primeiras semanas de fevereiro de 2021.

É chegada a hora da colhida no Canto Canela, em Alto Feliz. Os Freiberger e os Andrioli que são proprietários da área se dão as mãos e se organizam a tal ponto que possam atender a todos que venham até a localidade. Ir até lá, bem, requer um pouco de paciência ao transitar por bem mantidas estradas de chão. Pode-se ir por Alto Feliz, vindo da sede em direção ao Arroio Jaguar, ou por São Vendelino, passando pelo Morro Canastra. Por certo, só o passeio já é válido para desopilar. Mas, quando se chega às parreiras, ah! A sensação que se tem é indescritível, até para quem lá esteve várias vezes.

Quem quiser visitar e conhecer o Viveiro de Mudas Freiberger & Andrioli, o endereço é: Estrada Arroio Jaguar, na localidade de Canto Canela em Alto Feliz. Para mais informações sobre a propriedade ou para agendamento de visitas, entre em contato pelo fone: 51 99779-5841.

Todos os cuidados são mantidos no que diz respeito ao distanciamento social. Ainda que ao ar livre, os familiares acompanham aos visitantes e fazem a colheita, buscando não gerar aglomerações.

Além das uvas, lindas e tentadoras, a propriedade ainda tem produtos coloniais como sucos e outros mais. As autoridades de Alto Feliz, como o prefeito Robes Schneider e o seu vice Douglas Schneider já visitaram a propriedade, todavia, não foram os únicos, pois representantes de outros municípios também foram ao local, afinal, o trabalho dos Freiberger e dos Andrioli é parâmetro estadual ou, até, nacional. Outro fator que é merecedor de destaque na propriedade é a sucessão familiar, de modo que os jovens se envolvam com a produção que foi iniciada por aqueles que os antecederam e garantam a continuidade da mesma.

Não é de impressionar que haja o espírito de gratidão entre os proprietários, pois tiveram orientações cristãs em sua formação, assim, muito inspirados no que ouviram na infância e juventude, e no que hoje veem todos os dias, feito grãos de uvas formam unidade, sendo cada qual imprescindível para que haja frutos de tamanha qualidade. Aos homens e mulheres que trabalham Deus abençoou com uma magnífica safra que, em poucas semanas será apenas memória, afinal, a busca pelas uvas de mesa já iniciou.

Texto: Alex Steffen

Fotos: Miguel Andrioli e Mathias Gabriel Schneider Steffen

Continuar Lendo

Alto Feliz

Bom Princípio, Feliz e Alto Feliz são destaque nacional

Publicado

em

Eis que o Rio Grande do Sul se mostra cada vez mais diferenciado em nível nacional. Foi divulgado nesta semana um ranking dos municípios referente à qualidade de informação fiscal e contábil sendo elencados os 100 mais bem colocados municípios, dos quais 51, isso é, mais da metade, são gaúchos. E, não é de impressionar, que dentre eles estejam três do Vale do Caí: Alto Feliz, Bom Princípio e Feliz.

O ranking listado pelo Ministério da Economia, deu grande destaque para municípios da região. O pequeno Alto Feliz aparece com nota 244,021, sendo o primeiro da região e um dos 30 primeiros do Brasil. Feliz (com nota 243,080) e Bom Princípio (nota 241,839) também estão na listagem nacional.

O ranking foi criado para avaliar a consistência da informação que o Tesouro Nacional recebe através do Siconfi e, consequentemente, disponibilizado para acesso público. Os municípios mais destacados tornam-se referência para os demais devendo o exemplo dos mesmos serem seguidos.

A primeira, Gestão da Informação, reúne as verificações que analisam o comportamento do ente federativo no envio e manutenção das informações no Siconfi. A segunda, Informações Contábeis, compreende as verificações que avaliam os dados contábeis recebidos em relação à adequação às regras do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP, consistência entre os demonstrativos, entre outros. Na terceira dimensão, Informações Fiscais, são agrupadas as verificações pertinentes à análise dos dados fiscais contidos nas declarações. A última, Informações Contábeis x Informações Fiscais, efetua o cruzamento entre os dados contábeis e fiscais avaliando principalmente a igualdade de valores entre demonstrativos diferentes.

Apesar de considerar o ranking da STN uma iniciativa importante para demonstrar como os contadores e contabilistas municipais estão conseguindo atender às frequentes mudanças estabelecidas pelo órgão regulador central, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) entende que mais do que destacar os Municípios bem posicionados, é necessário compreender os gargalos que impedem que todos alcancem os resultados desejados.

O desenvolvimento de ações internas de uma prefeitura tem reflexo em números, raramente de conhecimento da comunidade como um todo. Assim, com a revelação dos números do tesouro nacional, através do Ranking, fica evidenciada a seriedade de gestão das mesmas. Trata-se de um trabalho de equipe, onde todos os servidores assumem responsabilidades e cumprem os seus papeis à risca, de modo que a gestão preencha os princípios constitucionais.

 

Confira mais dados neste link

Ranking (tesouro.gov.br)

Continuar Lendo

Alto Feliz

Com Pressão, Robes é prefeito

Publicado

em

Aliados ao povo que queria mudança, Robes e Pressão patrolaram a eleição de 2020 e venceram ao tantas vezes prefeito Paulo Mertins e o vice Fábio Schneider. Ele que buscava o quinto mandato esbarrou na força da renovação, por sinal, desejada em voz e voto pelo povo.

 

Acostumado a trabalhar com o povo e resolver problemas, Robes Schneider é estreante na política. Douglas (também) Schneider, mais conhecido como Pressão foi o vereador mais destacado no pleito de 2016, e agora subiu um degrau na sua rápida caminhada política.

E a vitória nem pra apertada serviu. Robes fez 1520 votos contra 872 de Mertins. A diferença mostrou que o povo queria muito a mudança.

Na Câmara de Vereadores também há curiosidades. Geraldo Fuhr (o Fua) foi o mais votado, enquanto que Everaldo Fuhr (irmão do campeão de votos) também foi eleito. Ambos estavam em lados opostos. Além dos “Fua” são vereadores eleitos o empresário Ireno dos Reis, o Brigadiano Ricardo, Daniel Boetcher, Mário Winter, Reinaldo Frozi, Cici e Janice Zimmer.

Robes Schneider será o quarto a assumir a prefeitura de Alto Feliz em 28 anos, afinal, foram prefeitos até o momento Paulinho Mertins (quatro vezes), Gerson Schütz e Maurício Kunrath (duas vezes).

Continuar Lendo

Trending