Conecte-se conosco

São Vendelino

Kerb – reencontro eternizando amizades

Publicado

em

Qual é o verdadeiro sentido do Kerb? Diriam alguns que é a celebração do padroeiro contudo, de fato, não haveria sentido algum ficar apenas prostrado diante de um santo no altar. O Kerb é a celebração da vida do padroeiro e de todos que vivem nas terras por ele abençoadas. Desta forma, exagero algum dizer que Kerb é a arte dos encontros em uma vida de tantos desencontros.

No final de semana que passou, mais precisamente no dia 21, em tempos de Kerbfest, os formandos da turma de 1985 da Escola Estadual Leonardo Fritzen tiveram a oportunidade de se reencontrar. Nos tempos de formatura da 8ª série do primeiro grau, então gurias e guris com 13 e 14 anos, posavam para foto, com suas camisetas, bonés virados e grandes sorrisos estampados na face. Não poderiam traçar, naquela época, o futuro que teriam. Agora, passados 38 anos, se deu a oportunidade do reencontro. Alguns de perto, outros de bem mais longe, ali estavam com o mesmo sorriso largo.

Sobraram assuntos e risadas durante o encontro. “Tivemos a oportunidade de ver que mesmo após um longo período, todos sentiram uma emoção forte ao rever os colegas, e tivemos a satisfação de saber que todos estão bem, com saúde e muita disposição. O tema do dia foi de que antes éramos apenas jovens, e hoje, seguimos jovens e experientes”, brinca Evandro Schneider.

Vieram à tona lembranças nostálgicas, engraçadas e também com pitadas de saudade, em especial colega Edson Luis Stringuini e da professora conselheira Carmen Maria Kerber Kirch, que já estão na morada eterna.

Integravam a turma:

Dinara Margot Boeni, Rosângela Dalcin David, Evandro Luis Schneider, Fabiano Kunrath, Vera Regina Angst Schäfer, Dirce Fetter, Maria Helena Willrich Royer, Simone Seibert, Jair Ost, José Lauri Munchen, João Stockmanns, Juliana Schwade e Edson Luis Stringuini (em memória).

“Moro em Santos/SP e venho muito para São Vendelino, e esta foi a primeira vez que conseguimos nos reencontrar.
Foi um dia inesquecível!
Boas lembranças de tempos de escola e das peripécias que aprontávamos naquela época, quando se tinha tanta liberdade…
Lembramos de momentos e também de pessoas queridas que não estão mais aqui com a gente.
Todos trouxemos relatos de nossas vidas e o que fizemos para chegar até aqui. Penso que, assim como eu todos saímos desse encontro com muita, mas muuuuita alegria no coração e vontade de repetir a dose. Foi um feito, sem dúvida”, relatou Rosângela Dalcin David.

Assim como Rosângela expressou, visitando o Pequeno Paraíso e deixando de lado, por alguns momentos, a loucura de grandes centros habitacionais, outros o fizeram. A interação era tanta que até parceria que a turma tinha mantido a afinidade e cumplicidade de então.

“Esse momento, esse reencontro foi importante para relembrar os bons tempos de escola, rever verdadeiros amigos, pois a saudade se mantinha mesmo após muitos anos.
Como os anos de escola são os que mais marcam a vida das pessoas, conosco não foi diferente, sendo que ainda prevalece a amizade, apesar do tempo e da distância.
O reencontro era um desejo comum, e desde a criação do grupo no WhatsApp a empolgação era grande. Realmente, foi um encontro de grandes emoções, de alegria, recordações, carinho e saudosismo. Pois relembrar várias histórias e pessoas queridas que fizeram parte dessa caminhada mexe muito com nossas emoções.
Com certeza sentimos muita gratidão por cada momento na escola, por cada colega e profissional que fizeram parte das nossas vidas, pois somos resultado das experiências vividas. Encerramos o encontro com a certeza que outros irão acontecer”, pontou Dinara Margot Boeni.

E assim a vida vai passando, para alguns de maneira mais veloz, para outros muito bem aproveitada. Tal uma boa cerveja, que regou o encontro, cada gota da vida deve ser degustada e, claro, partilhada com quem se quer bem.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − 2 =

São Vendelino

Começa sexta a Kerbfest

Publicado

em

A festa que é marca registrada nas colônias alemãs, o Kerb, em São Vendelino, tem como nomenclatura oficial Kerbfest, sendo realizada há décadas e que, nesta sexta, terá o início da sua 18ª edição.
O início do evento ocorre com o Desfile Típico, com o tema São Vendelino – Recanto Feliz, as 19h do dia 20 de outubro. Data, por sinal, que é a celebração do santo padroeiro do município. Na mesma noite haverá grande baile com La Montanara. A programação segue até o dia 29, tendo no primeiro final de semana, ainda:
Dia 21 – baile da terceira idade, show gauchesco, DJ Maus e muito mais
Dia 22 – Domingo – vai ter muita bandinha com show de 0800, Os Montanari e Brilha Som.
Nesta sexta a entrada é franca. Sábado ninguém paga ingresso até as 18h, e domingo a entrada é livre até as 12h. Quando houver cobrança de ingresso ele será de R$ 15.
Muita comida típica, chopp da Urwald, animação e integração da comunidade… isso e muito mais você vai encontrar no Pequeno Paraíso.
A Kerbfest é uma festa pra lá de tradicional, trazendo as marcas da colonização alemã.
Quando surgiu a Kerbfest fazia alusão direta as festas católicas e luteranas, o kerb dos católicos, e a reforma protestante, dos luteranos. Como muitos dos filhos de São Vendelino voltavam para a cidade nos dias de outubro, nada melhor do que unir toda a comunidade. E assim se faz há mais de 30 anos.
Dentre as atrações inusitadas estão os jogos germânicos… com destaque para o Stammbier, que um revesamento de equipes tomando cerveja.
Soberanas, santo característico, enfim, tudo faz parte da festa que liga o Pequeno Paraíso (como é conhecido São Vendelino) às tradições trazidas de Sankt Wendel, na Alemanha.


Maiores informações
https://www.instagram.com/kerbfestsaovendelinors/

Continuar Lendo

São Vendelino

18ª Kerbfest é oficialmente apresentada

Publicado

em

Aconteceu na noite de sábado, em grande estilo, o evento de lançamento da 18ª Kerbfest de São Vendelino.
O Salão Paroquial O Imigrante estava belíssimo, com cores remetendo às tradições teuto-brasileiras. O público se apresentou em grande número ansioso por conhecer as atrações da festa que acontecerá nos dias 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de outubro.
Mas muito antes de serem anunciados os shows como Os Montanari, Brilha Som, Banda Rosas, além de outras tantas, foi chamada à corte da festa que flutuou por entre o público com sua leveza e graça. A rainha Laura Schneider, ladeada das princesas Ana Luísa Schoulten e Cheila Fritzen, mostraram os seus trajes com desenvoltura, sendo os bordados e as cores explicadas pela estilista Cláudia Kerber.
Com direito a jantar típico alemão, com cerveja premiada da Urwald, a programação foi se desenrolando, chegando o momento da apresentação do grupo de Danças Alemãs Sankt Wendel. A comissão organizadora foi chamada à frente, tendo como presidente a prefeita Marlí Weissheimer. Em seu discurso a prefeita/presidente enalteceu a importância do envolvimento da comunidade para o êxito da festa.
Hora de emoção reservada para a apresentação da Orquestra de São Vendelino, que magnífica suplantou as torrentes de saudade e lembranças dos músicos que faleceram semanas antes.
Após, era hora de bailar com o Musical Encanto, dando ritmo de bandinha à prévia da Kerbfest que é, sem dúvida, a essência germânica em terras brasileiras.

Continuar Lendo

Alto Feliz

A empatia de um adeus

Publicado

em

A perda de alguém que se ama inevitavelmente deixa um vazio nos corações.

E quando essa partida é sem aviso prévio, como foi de Lorenzo Dessotti, Pietro Dessotti e Daniele Schwab, surge uma lacuna sem fim. Torrentes de lágrimas sem palavras de consolo.

E assim, em 8 de julho quando os jovens de 21 e 22 anos vieram a falecer em acidente de trânsito, todas as palavras eram vazias. Milhares de pessoas foram até o Centro de Eventos de Bom Princípio para se despedir e tentar, de alguma maneira, consolar pais e familiares. De lá saíram confortados pelos pais que, com força inexplicável, deixavam sair de seus lábios palavras de fé e esperança.

O adeus dado pelos colegas músicos, em forma de música das orquestras WBK (de Bom Princípio), de Sopros (São Sebastião do Caí), e as municipais de Alto Feliz e São Vendelino, juntamente com corais, ficará na retina de quem esteve no local. Algo triste. Muito triste. Mas que não será esquecido pelo sentido de homenagem aos jovens que partiram.

As flores foram repousar diante da Haus der Musik (a casa da música) onde os jovens sempre ensaiavam e davam aulas.

As homenagens seguiram de formas variadas, inclusive com “um minuto de silêncio” em jogo no Beira Rio, com a presença dos familiares dos artistas que faleceram.

Foram muitas as homenagens, mas as palavras do pai dos “meninos” talvez sejam a melhor síntese para a vida que segue.

Leia a carta aberta de Davi Dessotti


“Queridos amigos e irmãos que a vida nos deu…
Estou sentado escrevendo no meu notebook exatamente sete dias após a tragédia que se abateu sobre nossa família no último sábado, dia oito de julho.
Nina e eu já estávamos em São Vendelino desde cedo, cercados de amigos trabalhando nos últimos detalhes preparatórios para a grande noite que se aproximava: o Jantar de Lançamento da 18ª Kerbfest. Meus meninos e minha nora estavam vindo ao nosso encontro no Salão “O Imigrante”. Tenho certeza absoluta que seus corações estavam repletos de alegria pelo dia maravilhoso que Deus nos havia mandado: a chuva havia cessado e o sol já mostrava seus primeiros raios no meio da manhã.
O resto vocês já sabem… Deus recolheu para junto dEle nossos três amores. Primeiro o Lorenzo, logo em seguida o Pietro e, finalmente a Dani. Uma grande comoção logo se espalhou por toda a região e começamos a receber abraços e mensagens carregadas de compaixão e amor. Mesmo ainda tontos com tudo o que estava acontecendo, tivemos a serenidade de escolher os caixões e ir ao IML para reconhecer e retirar os corpos para serem velados. Situações que já havíamos testemunhado com amigos e parentes distantes, mas nunca tão próximos de nós. Nina e eu entendemos nossa promessa de casamento: na alegria e na dor. E que dor.
Jesus disse: Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. E vocês conhecem o caminho para o lugar aonde eu vou.
Nós aprendemos a crer nesta palavra desde a tenra idade na Escola Bíblica Dominical. Eu, Nina, Sophia, Pietro e Lorenzo fomos criados na Igreja louvando a Deus por tudo. Pelas alegrias e pelas agruras. Sempre orávamos em família. Muitos de vocês são testemunhas disso. Ainda oramos juntos na sexta-feira à noite quando voltamos de São Vendelino e fomos recebidos (Nina, Nadine e eu) com sorrisos e uma janta gostosa feita pelo Lorenzo. Eu havia liberado os três de irem ao ensaio em São Vendelino, pois chovia muito e eu sempre me preocupei muito com aquaplanagens naqueles trechos.
No domingo tivemos um dia muito especial e que jamais será esquecido por todos que conviveram com Pietro, Lorenzo e Daniele. Teve abraço, teve beijo, choro, teve risada, teve música, teve palavra de Deus, mas teve acima de tudo, muito amor transbordando no coração de todos que estiveram no Centro de Cultura e Eventos de Bom Princípio. O palco onde eles brilharam tantas vezes com a WBK foi o local escolhido para as últimas homenagens. Não poderia haver lugar melhor.
Se me permitir, quero aconselhar você, que conhecia e amava o Pietro Dessotti, o Lorenzo Dessotti e a Daniele Schwab que continue sua vida com muita paixão em tudo o que fizer. Igualzinho a eles. Paixão pelo trabalho, paixão pelos estudos, paixão pelas pessoas e por alguma atividade que você goste muito de fazer: música, pintura, cinema, teatro, dança, esporte, viagens… E invista seu tempo e dinheiro nisso. Não deixe de aproveitar com toda a intensidade aquilo que faz você feliz. Deus nos ensina várias lições com tudo isso que aconteceu: que devemos amar mais e sempre. Viver com plenitude tudo o que a vida nos oferece a cada manhã. Não sabemos a nossa hora, mas Ele sabe. Deus é bom o tempo todo. Deus abençoe a todos.”

Continuar Lendo

Trending