Conecte-se conosco

São José do Sul

Livro infantil faz olhos brilharem em São José do Sul

Publicado

em

Sabe aquela figuraça bonachona? Aqueles que quando tu vês logo percebes que o tamanho avantajado é uma necessidade para que caiba em um só corpo toda alegria de viver? Pois é, esse é Nilton da Silveira. O homem que é servidor da secretaria municipal de Obras de São José do Sul poderia se contentar com enxadas e trabalho braçal, mas não. Ele faz muito mais. Quer saber o que?

O cara é escritor, e dos bons!

Contos, histórias para crianças e crônicas fazem parte de sua rotina. E durante a Gutes Fest, na Feira do Livro, ele teve um momento de grande alegria. De camiseta confeccionada especialmente para a ocasião, o “grandão” se emocionou ao ver impresso o primeiro dos seus livros. Autor de dez obras, pela primeira vez uma criação sua foi para o para o papel contando com a ajuda de muita gente.

As artes do livro são criação de Hector Kauan Gass e Naiane Nielsen, e a impressão ficou por conta da Gráfica Tigrapel. Pode parecer um livro simples, de folhas simples, mas não. A obra vai muito além disso, afinal, pode ser pintado pelos alunos, cada qual dando cor aos personagens.

O apoio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, é claro, foi importante. Mais pela motivação do que pelo empreendimento de recursos para imprimir o livro que, agora, está nas mãos de centenas de crianças do município. “Ficamos muito felizes em ver o sonho de um escritor realizado e, temos a certeza, que esse é o primeiro de muitos livros. Criatividade não falta ao nosso escritor”, destacou a secretária Carla Maria Specht, que está à frente da Educação em São José do Sul.

“Estou muito feliz em estar contribuindo com a história do município, da qual eu também já faço parte. Gosto muito de escrever história usando os personagens do município, e desta vez as soberanas foram a minha inspiração”, cita o escritor na contracapa de sua obra.

O livro “Olhos Brilhantes” é uma mescla de conto de fadas com premunição futurística. De simples redação, fez das soberanas Mônica, Bruna e Caroline personagens da história, misturando-se a fictícios rei, rainha e mago… Um mundo pra lá de criativo que as crianças agora conhecem de perto. Que mais escritores se revelem inspirados em Nilton da Silveira.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × quatro =

São José do Sul

São José do Sul vive a Gutes Fest

Publicado

em

Na noite de sexta, 22 de abril, teve início a programação oficial da Gutes Fest, contudo, o evento já teve atividades com o desfile das comunidades, dia 21, bem no centro da cidade.

As belas soberanas Mônica, Bruna e Caroline trouxeram aos visitantes muito mais do que a graça e a beleza da mulher de São José do Sul, afinal, quando a programação de abertura oficial parecia findar, foram elas, de maneira coreografada, que foram dançar juntamente com os dançarinos do Grupo Essência Nativa.

Os discursos, curtos e precisos, enalteceram o envolvimento da comunidade, tendo a prefeita Juliane Bender citado as entidades envolvidas na organização, além das pessoas que se doaram para tal.

A Gutes Fest segue neste sábado e domingo, com atividades culturais das mais variadas, tendo também exposição de produtos, valorizando o que é ligado às tradições. Gastronomicamente, bem, bolinho de batata, hamburger, várias cervejarias. Enfim, a pedida é farta.

No que tange às atrações deste final de semana, haverá shows na tarde de hoje, com bandas tal Hatfield e no domingo a Banda Pandora. Para quem é mais ligado a um sertanejo pop, tem Joel Carlo.

Confere aí a programação dos dois últimos dias de festa.

SÁBADO

09h às 18h • 2ª Encontro de Carros Antigos e Quadrados
09h às 18h • 1º Encontro de Motos
09h às 18h • Exposição Empresas
09h • Passeio no Trenzinho do Vale
14h30 • Banda Rock de Quinta
16h30 • Banda Hatfield
19h30 • Show Yasmim e Maurício
22h • Show Joel Carlo
00h • DJ Braian

DOMINGO

08h • 5ª Trilha do Ventil
09h às 18h • Exposição Empresas
09h • Passeio no Trenzinho do Vale
12h • Almoço
14h • Banda Pandora
16h • Banda Geração Atual
18h • Banda Na Parceria
20h • Banda 0800

Continuar Lendo

São José do Sul

Juliane Bender será a primeira prefeita de São José do Sul

Publicado

em

Ex-secretária da Saúde de São José do Sul, Juliane Bender, foi a primeira mulher a ser eleita prefeita neste jovem município. Ela venceu o pleito, juntamente com Laerte Junges, fazendo 1058 votos, contra 678 do atual prefeito Sílvio Kremer.

Juliane foi secretária da saúde nas gestões de Anildo Petry e foi eleita agora prefeita pelo mesmo partido, o PSD.

O município também viu três mulheres sendo eleitas no legislativo: Bárbara Schaedler (a mais votada), Lourdes Calsing, Sirlei Schons. Foram eleitos ainda Pedrinho Knebel, Gustavo Rohr, Aloisio Junges, Adriano Kniest, Fia e Nadir.

Continuar Lendo

São José do Sul

Sílvio Kremer e Juliane Bender rivalizam em São José do Sul

Publicado

em

Sílvio Inácio de Souza Kremer, o Filé, e Juliane Bender, rivalizam no pleito de 15 de novembro em São José do Sul.

O atual prefeito, Sílvio, foi confirmado na convenção do PDT, juntamente com o vice, Marcelo Bock. A dupla foi vencedora do pleito de 2016 e se mantém junta na  campanha deste ano. Antes de ser prefeito, Filé, como é mais conhecido, foi vice-prefeito de Anildo Petry. Kremer é formado em gestão pública pela UCS, sendo integrante da primeira turma de profissionais do curso na universidade, no núcleo de São Sebastião do Caí. Marcelo participa ativamente na administração tendo, inclusive, assumido a Secretaria Municipal de Obras.

Juliane é formada em Administração Hospitalar pela Unisinos, com pós-graduações em Equipes Gestoras de Sistemas e Serviços de Saúde, pela Ufrgs, e Direito Sanitário, pela Unisinos, Juliane Bender é servidora pública há 27 anos. Ela acumula 16 anos como secretária de Saúde em Salvador do Sul e São José do Sul. Laerte é vereador e já foi secretário municipal quando da gestão do ex-prefeito Anildo Petry.

Diferente da vez anterior, quando Kremer concorreu sem candidatos à vereança, agora tem 13 candidatos ao legislativo ao seu lado. Juliane conta 7 candidatos ao seu lado.

Confira a nominata de vereadores de cada coligação:

PDT – que dá apoio à candidatura de Sílvio/Marcelo

Aloisio Jose Junges
Anselmo Schenkel
Fernanda Roberta Lisboa de Azeredo
Ida Kremer
Janice Beatris Wolf Escher
Marco José Schutz
Nadir Alves Maciel
Oscar Klinger da Rosa
Ricardo Alvicio Ernzen
Tarcisio Aloisio Fuhr
MDB – que dá apoio à candidatura de Sílvio/Marcelo
Adriano Kniest
Renato Inacio Kirch
Taciany Carlotto

PSD – que dá apoio à candidatura de Juliane/Laerte

Barbara Schaedler
Jacó Inacio Rauber
José Luiz Kirst
Lourdes Maria Calsing
Maria Márcia Daubermann
Pedrinho Knebel
Maria Sirlei Schons

Continuar Lendo

Trending