Geral
Salvador do Sul é destaque, novamente, na Expointer
Publicado
1 ano atrásem
Por
Jornal QtalA Expointer deste ano foi diferente de todas as edições anteriores, afinal, foi híbrida, sem a presença de público e acessos através da rede mundial de computadores. Mas, só isso foi diferente, pois a grande campeã entre as Holandesas foi, novamente, de Salvador do Sul.
O título de grande campeã no julgamento da Raça Holandesa, na edição digital da Expointer 2020, foi uma vaca do expositor Carlos Jacob Wallauer, de Salvador do Sul (RS), de acordo com a premiação ocorrida na sexta-feira, dia 02.
Ela foi a melhor avaliada entre os 57 animais inscritos para a Expointer Digital, e com o número 312 no Box, a vaca também foi campeã na categoria Vaca Jovem no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A escolha se deu pelo jurado Fábio Fogaça, de acordo com ele, a campeã supera a sua reservada pelo seu próprio ubere com posterior mais alto, mais largo, mais definido no ligamento central, com muito mais qualidade e também mostrando muito mais profundidade e abertura de um modo geral.
Carlos Wallauer afirmou que foi muito emocionante a vitória. “A prova foi bastante disputada. Como o jurado falou, não existem palavras, ela é excepcional”, assinalou, para o site da Gadolando.
O trabalho realizado pela família Wallauer é de excelência e assim é reconhecido em todo o país, com títulos conquistados em várias competições.
Você pode gostar
Economia
Barão tem o melhor índice de desenvolvimento social da região
Publicado
3 semanas atrásem
6 de janeiro de 2022Por
Jornal QtalEis que o pequeno município de Barão foi aquele que dentre todos do vale do Caí foi aquele que teve o melhor resultado do Índice de Desenvolvimento Social e Econômico (IDESE) no vale do Caí.
Enquanto Água Santa tem o melhor índice geral do Rio Grande do Sul, seguido de Carlos Barbosa, no vale do Caí o grande destaque no cômputo geral se dá para a realidade de Barão. Os números do IDESE, revisados em 2020, e publicados nesta semana, apresentam a realidade geral dos municípios do Estado. Para que seja de fácil compreensão, o IDESE é um cálculo feito tendo por base índices da Educação, da Renda e da Saúde, três setores que juntos representam o desenvolvimento social e, indiretamente, a qualidade de vida de cada município.
Se olharmos as tabelas teremos números entre 0 e 1, sendo que aquelas pontuações abaixo de 0.6 serão consideradas baixas. Entre 0.6 e 0.8 retrata o desenvolvimento médio. O que é o caso da ampla maioria dos municípios da região. E acima de 0.8 este seria o desenvolvimento nominado como alto ou de padrão primeiro mundo. Assim, no tópico saúde, todos os municípios têm um padrão elevado de desenvolvimento.
Observando item por item, perceberemos que Barão não lidera em nenhuma das categorias, todavia tem uma média boa em todos, sendo a melhor do Vale do Caí. No âmbito saúde, São Pedro da Serra tem a maior pontual, com 0.905, seguido de Barão e Bom Princípio, com 0.900. Quando o assunto é educação os melhores índices são de São Vendelino, Harmonia e Pareci Novo, todos com padrões elevados. No que tange à renda o melhor resultado é de Tupandi, sendo o único tido como elevado na região.
De acordo com o prefeito Jefferson Schuster Born, o Biriba, de Barão, estar em primeiro lugar no vale do Caí é motivo de alegria para os baronenses, todavia, nunca de acomodação. “Ter uma boa qualidade de vida é o que desejamos, mas podemos ir além disso. Ter padrões elevados em todos os setores, mas isso requer trabalho e comprometimento de todos”, frisou o prefeito que está agora em seu segundo ano de mandato.
Feliz
Natal Mais Feliz agrada e alegra 400 crianças
Publicado
1 mês atrásem
27 de dezembro de 2021Por
Jornal QtalEconomia
São Vendelino é o município de melhor qualidade de vida do Brasil
Publicado
1 ano atrásem
4 de dezembro de 2020Por
Jornal QtalEm novo ranking criado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e que será divulgado na íntegra na próxima semana, já se conhece os primeiros dados e, pasmem, São Vendelino é o primeiro em todo o país no que diz respeito à qualidade de vida e igualdade social.
O Pequeno Paraíso, como São Vendelino é carinhosamente chamado por seus moradores, pontua a tabela que tem dados com base no senso do IBGE, sendo um dos cinco municípios gaúchos que estão entre os 10. Lá estão São Vendelino (1º), Westfália (2º), Dois Irmãos (6º), Tupandi (7º) e São José do Hortêncio (8º).
O índice leva em consideração questões como educação, renda e condições de moradia. O equilíbrio entre as classes sociais e a oportunidade de desenvolvimento para todos, fez com que São Vendelino ficasse em primeiro lugar em todo o Brasil. A equiparação de oportunidades é uma preocupação no pequeno município da encosta da Serra Gaúcha. “Buscamos equilibrar o equilíbrio da gestão municipal nos mais diferentes setores, construindo uma sociedade melhor para o trabalhador, o empreendedor, o agricultor, para idosos, crianças e adultos. Enfim, pensamos o município para todos. O índice é a comprovação de que estamos caminhando a passos firmes para o futuro”, destacou o prefeito Evandro Schneider.
A distribuição de renda é um fator que chama atenção em São Vendelino, bastando passar pelo município e perceber que não há classes muito baixas e nem muito elevadas. A grande maioria dos moradores de São Vendelino pode ser enquadrado como classe média, sendo formada por trabalhadores.
No que diz respeito à educação, o município também é bastante eficiente em suas ações. Na educação infantil, por exemplo, além de haver vagas para todas as crianças, houve ampliação da EMEI Estrelinhas do Recanto, neste ano, e há um projeto para outra sala, de modo que se tenha condições de atender a demanda por pelo menos uma década.
O índice completo, onde será possível verificar todas as cidades e suas respectivas colocações deve ser divulgado na próxima semana. Sabe-se também, que as três capitais do Sul do Brasil (Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre) são as primeiras no Ranking da Fiocruz dentre todos os grandes centros brasileiros.
Entre as 1000 primeiras do Ranking estão apenas três cidades do Norte do Brasil e uma do Nordeste, isso mostra a desigualdade em território nacional.
“Estar em primeiro lugar não significa que vencemos uma competição, mas que estamos evoluindo bem e que precisamos seguir fazendo um trabalho sério, voltado para todos, de modo que possamos nos aproximar aos índices de qualidade de vida que há em países europeus, por exemplo”, finaliza o prefeito Evandro Schneider.
Fato que chama atenção também é que os cinco gaúchos que estão entre os 10 primeiros são todos de colonização europeia, mais precisamente alemã, sendo uma tradição desde os tempos mais distantes o investimento educação e o empreendedorismo, o que faz com que haja equilíbrio econômico. As administração municipais responsáveis, somadas à vocação empreendedora, faz com que o trabalho frutifique em igualdade e qualidade de vida.
Trending
-
Economia3 anos atrás
Thal Biergarten é a nova pedida da região
-
Cultura3 anos atrás
12ª Kappesberg Fest conhece sua nova corte
-
Economia1 ano atrás
São Vendelino é o município de melhor qualidade de vida do Brasil
-
Bom Princípio3 anos atrás
Ex-prefeito Baumgratz irá trabalhar com o governador
-
Cultura4 anos atrás
Dias de Kerb em Poço das Antas
-
Economia3 anos atrás
Salsicharia Werner agora tem Susaf
-
Bom Princípio4 anos atrás
Vô Rasmo Gossler dá seu último adeus
-
Bom Princípio2 anos atrás
Morango Chef é lançado na Festa do Moranguinho