Conecte-se conosco

Salvador do Sul

Marco Eckert é o novo prefeito

Publicado

em

marco-e-leoPesquisas eleitorais feitas antes do pleito, em Salvador do Sul, indicavam diferentes resultados. Uma indicava a vitória de Marco Eckert, outra de Renato Chies. Ambos estavam dentro da margem de erro. E quem errou foram os institutos de pesquisa, pois a vitória de Eckert foi de quase 21%, uma das maiores já registradas em Salvador do Sul.
A festa começou muito antes de todos os votos serem contabilizados, pois a cada urna revelada, Marco só fazia aumentar a vantagem sendo inalcançável em poucos minutos de apuração. Os quase mil votos de diferença mostraram que o povo, em Salvador do Sul, confiou no projeto de Eckert e Haas, a tal ponto que apenas em uma urna o candidato Renato Chies vencesse.
Os discursos de Eckert e de Chies se assemelhavam pois ambos falavam em mudança, na busca de melhorar a gestão, assim, Marco Aurélio, de oposição nata, foi o grande vitorioso do pleito. As propostas de governo do candidato visavam redução de custos na gestão pública, inovação, apoio a empresas, enfim, uma repaginada na história local.
“Estou muito feliz pela confiança que em nós foi depositada”, destacou o prefeito eleito, dando a entender que a campanha serviu para que ele conhecesse melhor ao povo de Salvador do Sul, tendo visitado, ao menos, a maior parte das casas.
Em janeiro próximo, depois de 16 anos, o PMDB volta à prefeitura, tendo anseio de mudança, encontrando, uma casa organizada, todavia, com muitas contas antigas a serem pagas. Professor de matemática, Marco, deverá fazer contas e ver de onde virão os recursos para realizar projetos. Empresário, Haas, poderá ajudar muito neste trabalho por sua experiência no setor privado. “Não temos secretarias prometidas, apenas o compromisso com o nosso vice, Léo, de modo que ele assuma a Indústria e o Comércio, que é a sua área”, citou Marco Aurélio.
Questionado sobre a manutenção de trabalhos, Eckert, foi pontual ao afirmar que há várias iniciativas que serão mantidas, inclusive os contatos internacionais, com Dickenschied, que é a cidade-irmã de Salvador do Sul. “Não podemos abandonar o que foi iniciado e tem como frutificar”, destacou o prefeito eleito.
Uma das questões que Marco terá que lidar será no legislativo, pois ficou com a minoria na casa. Os vereadores, se conscientes, votarão pelo bem do município e não pensando em siglas. A maturidade política precisa chegar em Salvador do Sul, de modo que ofensas políticas, criadas e reavivadas nesta campanha, sejam minimizadas e os ranços fiquem no passado.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

12 − um =

Salvador do Sul

Neuri Ellwanger agora é cidadão salvadorense

Publicado

em

Na noite de segunda, dia 13 de dezembro de 2021, Neuri Ellwanger tornou-se, oficialmente, Cidadão Salvadorense.

A proposição feita pela casa legislativa de Salvador do Sul, por iniciativa da vereadora Carla Maria Specht, foi aprovado por todos os edis e assim, na noite de segunda, entregue ao pastor Neuri que veio acompanhado da esposa e do filho.

” Uma sociedade que cresce é aquela que soma diferenças. Parece ser uma complicada conta matemática, mas não o é. Se faz necessário ser ecumênico, congregando forças, como sabe bem fazer o amigo Neuri Ellwanger. Sabe ele que a Palavra de Deus é dirigida aos luteranos, católicos, evangélicos e pessoas de qualquer credo, assim, rege seus atos através da bondade visando ser aquele que conduz a um caminho melhor e para todos. O somar dos diferentes faz uma sociedade igualitária. A sociedade precisa de líderes que trabalhem pelo bem comum, regidos por princípios de bondade e fé. Por tal, na certeza de que são exemplos de vida, proponho a saudação ao cidadão Neuri Ellwanger que há trinta anos respira dos ares salvadorenses e muito ajudou em nosso crescimento como seres humanos!”, salientou a vereadora Carla Maria Specht, dos Republicanos.

Egresso de Cunha Porã, em Santa Catarina, Neuri está em Salvador do Sul há mais de 30 anos fazendo um magnífico trabalho social. Pela referência feita na Câmara, a homenagem não foi feita ao Pastor Neuri, mas sim ao ser humano. “Cabe ressaltar que não se trata de uma homenagem a denominação Pastor, mas uma indicação pelo reconhecimento do trabalho de um ser humano exemplar. Uma pessoa de conduta reta e consciente de sua responsabilidade social é merecedora de nosso reconhecimento. Temos certeza de que Neuri é merecedor desta honraria. É o reconhecimento à pluralidade de nossa sociedade, onde cerca de 30% é de profissão de fé luterana, e quase a totalidade da população conhece o trabalho feito por Neuri Ellwanger e o respeita acima de tudo”, frisa a vereadora Carla.

Em sua fala, Neuri se mostrou humano, muito emocionado, lembrando o trabalho que é realizado em favor do povo. Recordou de familiares e de amigos citando, inclusive, ao padre Hugo Mentges, que também é cidadão salvadorense. O ecumenismo que tem o ser humano em primeiro lugar é o que pratica o cidadão salvadorense Neuri Ellwanger.

A comunidade luterana se fez presente ao ato, fazendo uso da palavra e enaltecendo o trabalho gigantesco feito por Neuri em sua simplicidade. Títulos beneméritos são concedidos em reconhecimento ao trabalho de pessoas em favor da sociedade como um todo, assim, a Câmara de Vereadores, agora presidida por Cristian Eugênio Muxfeldt, reverenciou o trabalho de Neuri Ellwanger.

HISTORICO

 NEURI ELLWANGER, nascido em Cunha Porã, Santa Catarina, a 01 de fevereiro de 1959.

É casado com Beatriz Cecchin Ellwanger, com quem tem dois filhos: Alexandra Cecchin Ellwanger e Gustavo José Cecchin Ellwanger.

Cursou o Primário e o Ginásio na Escola Estadual João Patrício de Oliveira.

Em março de 1975, ingressou no Instituto Pré-Teológico, em São Leopoldo, para a continuidade de seus estudos.

Em 1978, ingressou na Escola Superior para o curso de Faculdade de Teologia.

No período de julho de 1980 a fevereiro de 1983 realizou Estágio em Ariquemes, na Rondônia.

Concluindo assim, o curso de Teologia, em 1983.

Tem formação como Pastor na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, IECLB, tendo destacada atuação na comunidade.

Seu ministério como Pastor iniciou na Paróquia Santa Helena, no Estado do Paraná, onde atuou de fevereiro de 1984 a julho de 1989.

De agosto de 1989 até meados de 1991, atuou também em Toledo, na Paróquia de Vila Nova, também no Paraná.

Em 1991, mais precisamente em 1º de outubro, assumiu a Paróquia Esperança, que compreende as comunidades de Nova Holanda, em Brochier; São Pedro do Maratá, em Maratá; Campestre Alto, em São Pedro da Serra; Desvio Blauth, em Farroupilha; e, Salvador do Sul, sua sede neste município. Sendo desde então Pastor da IECLB em Salvador do Sul.

Nestes mais de 30 anos desempenhou com muito afinco e lealdade a missão de Pastor espiritual desta parcela do Povo de Deus.

Merece destaque em sua trajetória a estreita relação com pessoas de outras profissões de fé, valorizando, acima de tudo, o ser humano. De conduta reta e justa, Neuri Ellwanger, agregou muito à comunidade luterana de Salvador do Sul e de todas as comunidades por onde passou.

Continuar Lendo

Economia

Criação de cordeiros dá visibilidade estadual a São Pedro e Salvador

Publicado

em

Quando a Cabanha Maria Cita iniciou suas atividades, o campo que antes tinha alguns pares de cordeiros, passou a ser povoado por ovinos que, assim, chamaram atenção de quem passava. Mal sabiam os moradores de São Pedro da Serra que o empreendimento seria tão importante que colocasse o município entre aqueles de maior número de animais criados no Estado.

Em 2018, São Pedro da Serra passou fazer parte do mapa gaúcho de criação de cordeiros, tendo 3,1 mil animais criadas na cabanha. Em 2019 esse número passou para 5,7 mil e o ano passado foi fechado com 8611 cordeiros criados no município.

“Hoje temos área de 40 hectares destinados a criação dos cordeiros. Dentro desta área temos o semiconfinamento, animais que ficam a campo e a noite dormem nos pavilhões”, destaca Felipe Vogt que é responsável pelo projeto nascido em 2013.

Veja os números detalhados na tabela abaixo.

No que diz respeito a abates, é Salvador do Sul que passou a figurar o cenário do Rio Grande do Sul. Com Susaf (assim como São Pedro da Serra) e Sisbi, Salvador do Sul está qualificado para fazer abates e promover a comercialização em nível nacional.

Em 2018 foram enviados para abate em Salvador do Sul 3,1 mil cordeiros, avançando para 5,3 mil em 2019 e, no ano passado, o abate foi de 7254 ovinos. De acordo com Felipe Vogt, da Celebra Alimentos, que é especializada em cortes de cordeiros, a ampla maioria dos abates são realizados no Frigorífico Specht, em Salvador do Sul, sendo a logística facilitada entre a cabanha Maria Cita, o abatedouro e a Celebra Alimentos, onde são feitos os cortes e embaladas as carnes.

É crescente no Brasil, em especial no Sul do país, o consumo de carne de cordeiros, o que dá ganho mercadológico às empresas do vale do Caí que se especializaram neste setor. A expansão, contudo, não se limita ao acaso, mas ao esforço e ao investimento feito. Hoje a Celebra é referência também em cortes especiais, tendo um mercado amplo a sua frente, aproveitando as redes sociais para divulgação dos seus produtos e possibilidades no universo gourmet. (acesse: https://www.facebook.com/celebragourmet e https://www.instagram.com/celebra.gourmet/)

Hoje a Celebra envia cortes especiais de cordeiro para diversos estados dentre os quais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Amazonas.

Continuar Lendo

Geral

Salvador do Sul é destaque, novamente, na Expointer

Publicado

em

A Expointer deste ano foi diferente de todas as edições anteriores, afinal, foi híbrida, sem a presença de público e acessos através da rede mundial de computadores. Mas, só isso foi diferente, pois a grande campeã entre as Holandesas foi, novamente, de Salvador do Sul.

O título de grande campeã no julgamento da Raça Holandesa, na edição digital da Expointer 2020, foi uma vaca do expositor Carlos Jacob Wallauer, de Salvador do Sul (RS), de acordo com a premiação ocorrida na sexta-feira, dia 02.

Ela foi a melhor avaliada entre os 57 animais inscritos para a Expointer Digital, e com o número 312 no Box, a vaca também foi campeã na categoria Vaca Jovem no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A escolha se deu pelo jurado Fábio Fogaça, de acordo com ele, a campeã supera a sua reservada pelo seu próprio ubere com posterior mais alto, mais largo, mais definido no ligamento central, com muito mais qualidade e também mostrando muito mais profundidade e abertura de um modo geral.

Carlos Wallauer afirmou que foi muito emocionante a vitória. “A prova foi bastante disputada. Como o jurado falou, não existem palavras, ela é excepcional”, assinalou, para o site da Gadolando.

O trabalho realizado pela família Wallauer é de excelência e assim é reconhecido em todo o país, com títulos conquistados em várias competições.

Continuar Lendo

Trending