Conecte-se conosco

Poço das Antas

Poço das Antas presta reverências a três ícones

Publicado

em

Arno Eugênio Carrard, Neori Ernani Abel e Sílvio Pedro Schmitz são a partir desta segunda cidadãos honorários de Poço das Antas

A pequena cidade de Poço das Antas, agora com 31 anos de vida independente, através do seu legislativo e na presença do prefeito em exercício Laércio Pedro Klein, rendeu reverências à três personagens marcantes na vida da comunidade.

O primeiro a ser homenageado foi o presidente da comissão emancipadora e, também, o primeiro prefeito de Poço das Antas, Sílvio Pedro Schmitz. Honrado, fez discurso replete de lembranças e creditou grande parte dos méritos àquele que estava ao seu lado. “Não fosse o Arno – me desculpe por chama-lo apenas de Arno – não teríamos conseguido êxito. Em dois dias fizemos o serviço de meses e, graças ao bom Deus, conseguimos aprovar o nosso projeto e, depois, convencemos o povo a votar SIM”, pontuou o ex-prefeito.

Neori Ernani Abel, por sua vez, mostrou uma modéstia que não poderia caber em uma só pessoa (mas coube). “Esta homenagem que aqui é recebida por mim deve ser dividida com pelo menos mais de 1,5 mil pessoas, que são associados da Sicredi aqui em Poço das Antas”, mencionou lembrando que a cooperativa se instalou em Poço das Antas antes mesmo da emancipação.

Em ato seguinte era chega a vez do “pai da emancipação”. Arno Carrard, que foi advogado voluntário para mais de 200 emancipações no Rio Grande do Sul, lembrou dos tempos em que abraçou a causa de Poço das Antas. Ao olhar para o público saudou aos amigos e autoridades presentes, mas, logo, o saudosismo tomou conta do local. “Olho para baixo e pergunto às paredes, aos ventos e às folhas: onde estão os que estiveram conosco na emancipação? Deus os conduziu à morada eterna, restando a boa lembrança”, pontou Carrard, recordando de diversos nomes dos emancipacionistas. Arno, com propriedade de municipalista, abordou a temática que assola o país, questionando o anseio federal em reduzir o número de municípios. “Se nos países da Europa, mais ao norte do velho continente, há muito mais municípios e com populações de 500 ou 600 pessoas, e a gestão funciona, é sinal que aqui, no Brasil, com mais austeridade tudo pode ser viável”, deixando recado aos administradores públicos.

Cada um dos nove vereadores, que aprovou os projetos de honraria é merecedor de aplausos, indiferente do seu posto na casa legislativa. Assim também, o prefeito em exercício, Laércio Pedro Klein, presente ao ato, qualificou ainda mais a solenidade. “Não poderíamos de deixar de apoiar um ato de tamanha importância, pois se há Poço das Antas é porque houve emancipacionistas, como Schmitz e Carrard, é porque houve quem acreditasse na comunidade antes mesmo da emancipação, como Abel e a cooperativa Sicredi. Esta é uma noite de pequenos gestos de reconhecimento a grandes homens”, ponderou o prefeito em exercício, falando em nome, também, Ricardo Flach, que está em viagem à capital federal.

Depois do ato solene, os vereadores foram até o plenário da câmara, deixando o palco do auditório, e lá, em sua casa legislativa, descerraram a fita que encobria a galeria dos ex-presidentes da câmara, reconhecendo o trabalho de todas as gerações de políticos que passaram pelo legislativo. E esse reconhecimento ficará de maneira continuada, pois cada um que for presidir a casa, no futuro, terá a sua imagem exposta em placas de metal.

Assim como Arno, Neori e Sílvio foram reconhecidos, outros tantos anônimos tiveram méritos na emancipação e no crescimento do município, sendo aplaudidos por aqueles que tiverem humildade em reconhecer que sem passado não somos nada; não somos, absolutamente, ninguém.

Com os familiares e amigos na plateia, os homenageados partilharam com eles um turbilhão de sentimentos

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 1 =

Esportes

Poço das Antas é campeã

Publicado

em

A PRIMEIRA COPA TRANSCITRUS TEVE POÇO DAS ANTAS COMO VITORIOSA

Duas vitórias, em dois jogaços.

Primeiro, frente a sua torcida, há duas semanas, Poço das Antas, venceu Harmonia e veio jogar, no dia 14, a partida de volta, precisando apenas de um empate nas dependências do Ginásio Poliesportivo Edgar Roberto Fink. O time de Harmonia se jogou com tudo para a frente buscando o resultado, tendo mais posse de bola e muitas chances, mas parava nas defesas do goleiro de Poço das Antas.

A Copa Transcitrus de Futsal, disputada entre equipes de oito diferentes cidades, teria naquela noite de 14 de junho a sua primeira campeã e, Harmonia, frente às arquibancadas lotadas, queria porque queria vencer. Mas, ficou no querer.

Poço das Antas terminou o primeiro tempo, quase impecável, vencendo por 4 a 1 e voltou com algum sossego para a etapa complementar. No segundo tempo, os harmonienses esboçaram reação, chegando ao 4 a 3 indo com tudo para cima. Com direito a goleiro linha e tudo, os harmonienses esbarravam na defesa consistente e em um goleiro inspirado. Ou melhor, muito inspirado, pois quando faltavam 16 segundos, fez uma defesa firme, fazendo um arremate a gol de dentro da sua área. A bola morreu, sem defesa, no fundo das redes do timaço de Harmonia. 5 a 3 no placar e título confirmado.

Prefeito Ricardo Flach e o vice-prefeito Laércio Klein estavam no ginásio e, junto com os torcedores, foram quadra à dentro, celebrando o título, com direito até a rainha do município junto com os torcedores.

Poço das Antas, que tem na sua festa a mesma referência à rodovia que corta a região, é a dona, neste momento, da Copa Transcitrus, ficando inscrito na história como primeiro campeão do certame.

Texto: Alex Steffen

Foto: Matheus Klassmann/Jornal Primeira Hora

Informações: Marcelinho Werkhausen/Rádio Vale Feliz FM

Continuar Lendo

Cultura

Dias de Kerb em Poço das Antas

Publicado

em

Melhorias das mais diversas foram feitas na estrutura de Sociedade Assistencial Social e Cultural Poço das Antas (SASCPA), tendo em vista atender a demanda da comunidade local. E, claro, os bailes de kerb sempre são motivo de preocupação, a tal ponto que as melhorias de estrutura possibilitem receber da melhor maneira possível as centenas, até milhares de visitantes.
O kerb é uma tradição muito celebrada nas comunidades de origem alemã, fazendo referência aos padroeiros das igrejas católicas. Em Poço das Antas, a cada ano, no terceiro final de semana de janeiro se festeja, nas casas de famílias e, também, na sociedade, com dança e muita alegria.
O kerb deste ano é mais tradicional do que nunca, tendo bandas como Os Montanari, no dia 20, e Os Atuais, no dia 23 de janeiro. Pra quem gosta de bailes, esta é uma pedida e tanto, pois se pode festejar tanto no sábado, dia 20, quanto na terça, dia 23. Afinal, quem disse que não se dança no meio da semana?
Agende-se e prepare o espírito para muita diversão, afinal, kerb de Poço é pra nunca mais esquecer. O final de semana promete ser excelente, não haverá praia melhor para quem gosta de cultura alemã, assim, deixe o litoral para outro momento e, agora, vá curtir o sangue teuto em terras brasileiras.

Continuar Lendo

Geral

Semana da família reforça fé cristã

Publicado

em

Em mais uma atividade organizada pela Paróquia São Pedro Apóstolo, de Poço das Antas, a Semana da Família veio reforçar a crença cristã.
Segundo o padre Adilson Schlindwein, que é pároco local, “a vocação é o chamado de Deus a cada um para colocar-se a serviço de Deus e dos irmãos”. Dentro de mês de agosto a Igreja Católica celebra as vocações: sacerdotal, familiar, religiosa e leiga. Entre os dias 13 e 19 de agosto, na Paróquia São Pedro Apóstolo, de Poço das Antas, com uma programação especial foi celebrada a Semana Nacional da Família. Esta semana é uma proposta da Igreja que tem por objetivo enfatizar a importância da Família como Igreja Doméstica e como célula mãe da sociedade, tendo como tema: “Família, uma luz para a vida em sociedade”.
No dia 13, domingo, na Missa das 08h30 foi feito o Envio dos Animadores dos Grupos de Famílias. As famílias se reuniram em seu primeiro encontro nessa semana para juntos rezarem e refletirem a realidade de nossas famílias. São em torno de 20 grupos de famílias que se reúnem. Além disso, também foi feita uma bênção especial para os pais nesta celebração.
No dia 17 de agosto, quinta-feira, a comunidade se reuniu para rezar o terço pelas famílias. Nesta mesma celebração houve uma bênção para as mães presentes. E no dia 19, sábado, a celebração iniciou às 18h30, na Praça Municipal de Poço das Antas, com uma Procissão Luminosa. Esta caminhada culminou com a Santa Missa, às 19h na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo.
“Esta Semana Nacional da Família foi uma bonita experiência. Com ela, certamente muitas pessoas renovaram em suas vidas o propósito de viver o amor na família. Que nossas famílias possam ser uma luz para iluminar a boa convivência em sociedade”, finaliza o padre Adilson Schlindwein.
Poço das Antas, nas últimas décadas, é um dos principais berço sacerdotais do Estado do Rio Grande do Sul, descobrindo vocações e as enviando ao mundo.

Semana da familia poço

Continuar Lendo

Trending