Conecte-se conosco

Geral

Pregão Presencial nº 007/2022 Pareci Novo

Publicado

em

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
PREFEITURA MUNICIPAL DE PARECI NOVO/RS
AVISO DE LICITAÇÃO

O Prefeito Municipal de Pareci Novo/RS, no uso de suas atribuições legais, de acordo com a da Lei Federal nº 10.520, de 17 de julho de 2002, no Decreto Municipal nº 985, de 05 de fevereiro de 2010 e no que couber, na Lei Federal 8.666/93 e suas alterações, Lei complementar 123/2006 e suas alterações, Lei complementar 147/2014, torna público que realizará as seguintes licitações:
Pregão Presencial nº 007/2022
Objeto: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSESSORIA DE MARKETING
Data da Abertura: 19/04/2022
Horário: 09h
Maiores informações e retirada do edital no setor de Licitações da Prefeitura endereço: Rua João Inácio Teixeira nº 70, Centro – Pareci Novo/RS ou pelo fone: (51) 36339222.

PAULO ALEXANDRE BARTH
PREFEITO MUNICIPAL

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × 1 =

Geral

Um adeus ao eterno prefeito José Hilário Junges

Publicado

em

Para José Hilário Junges o lema de vida era mantido à risca, mas sabia que, por mais bravo que fosse em suas lutas, a morte era intransponível. Nada, para Hilário, era impossível de modo que a cada luta vencida, cada vez que derrotava um câncer, era confirmada a sua força quase dantesca.

Mas, aos 77 anos, com tantas vitórias cotidianas, chegava a hora fatídica em 7 de março de 2022. A despedida foi discreta e em silêncio, estando próximo aos seus filhos e esposa, depois de mais 100 dias de UTI.

Sua despedida será, obviamente, em Tupandi, neste dia 8 de março, com os atos fúnebres tendo vez no Ginásio Poliesportivo Júlio Redecker (seu grande amigo na vida pública), com o último adeus acontecendo no final da tarde, no Cemitério Católico.

Mas, não seria justo com o próprio Hilário falar em sua partida com tom de tristeza e perda. José Hilário Junges era alegre, intenso, decidido, gigante e, como seu próprio nome, hilário. Ter vivido na Alemanha, quando jovem, ajudou a forjar o seu caráter, a sua índole.

Era agricultor convicto de que a mão na terra lhe traria oportunidades. E a mesma mão que foi à terra, recebeu a aliança de casamento com Cecília. Com a mesma mão embalou Isabel, Adriano, Daniel, Cândida, Salete, Susane e Júlia. Afagou o cabelos dos netos e todos que os que se achegaram ao clã familiar. E aquela mão calejada sabia lidar com canetas, assinando decisões que mudariam o destino de Bom Princípio e Tupandi.

Vereador em Montenegro, de 1976 a 1982, foi eleito prefeito de Bom Princípio em 1982 e assumiu a prefeitura, com inexperiência de novato, ao lado de José Ledur, seu vice. Junto aos seus os escudeiros como Pedro Schaedler, Janice Junges, Adelmo Baumgratz, Clarice Warken Schneider, Gilberto Rauber e César Baumgratz iniciou um trabalho que viria a mudar a história do Vale do Caí como um todo.

Determinado dia, depois de atolar o carro oficial, na comunidade de Floriano Peixoto, voltou à prefeitura e colou no carro um decalque – como ele mesmo chamava os adesivos – onde estava escrito: “Nada é Impossível”. E assim foi superando desafios. Criou com seus parceiros a Festa do Moranguinho, construiu a cidade, trouxe empresas como a Madesa e edificou o centro administrativo de Bom Princípio.

Em 1992 foi eleito prefeito na sua cidade, na sua maior paixão. Entre 1993 e 1996 foi prefeito em Tupandi. Cargo que voltaria a ocupar, com satisfação ímpar, entre 2001 e 2008. Tentara outras vezes voltar à prefeitura, mas quiseram os eleitores e o destino que isso viesse a acontecer em 2020. Já com 75 anos assumiu a prefeitura fazendo duo com Bruno Junges, sabendo que a saúde já era frágil, começou administração à sua maneira, com pulso firme, afinal, essa era a sua marca pessoal. Hilário manteve o jeito Hilário de lidar com as situações sendo simples e direto. Adoeceu ainda em 2021, foi operado, voltou à cadeira do executivo e no final do ano, o seu estado de saúde se agravou.

Grande parte de sua vida está relatada na biografia, “Nada é Impossível”, lançada em 2007, tendo novos capítulos nos últimos 15 anos, esses que merecem ser escritos, todavia, ninguém será capaz de reproduzir em palavras aquele, ser humano gigante, que será o “eterno prefeito” José Hilário Junges.

Continuar Lendo

Geral

PPRT Tramontina

Publicado

em

Continuar Lendo

Economia

Barão tem o melhor índice de desenvolvimento social da região

Publicado

em

Eis que o pequeno município de Barão foi aquele que dentre todos do vale do Caí foi aquele que teve o melhor resultado do Índice de Desenvolvimento Social e Econômico (IDESE) no vale do Caí.

Enquanto Água Santa tem o melhor índice geral do Rio Grande do Sul, seguido de Carlos Barbosa, no vale do Caí o grande destaque no cômputo geral se dá para a realidade de Barão. Os números do IDESE, revisados em 2020, e publicados nesta semana, apresentam a realidade geral dos municípios do Estado. Para que seja de fácil compreensão, o IDESE é um cálculo feito tendo por base índices da Educação, da Renda e da Saúde, três setores que juntos representam o desenvolvimento social e, indiretamente, a qualidade de vida de cada município.

Se olharmos as tabelas teremos números entre 0 e 1, sendo que aquelas pontuações abaixo de 0.6 serão consideradas baixas. Entre 0.6 e 0.8 retrata o desenvolvimento médio. O que é o caso da ampla maioria dos municípios da região. E acima de 0.8 este seria o desenvolvimento nominado como alto ou de padrão primeiro mundo. Assim, no tópico saúde, todos os municípios têm um padrão elevado de desenvolvimento.

Observando item por item, perceberemos que Barão não lidera em nenhuma das categorias, todavia tem uma média boa em todos, sendo a melhor do Vale do Caí. No âmbito saúde, São Pedro da Serra tem a maior pontual, com 0.905, seguido de Barão e Bom Princípio, com 0.900. Quando o assunto é educação os melhores índices são de São Vendelino, Harmonia e Pareci Novo, todos com padrões elevados. No que tange à renda o melhor resultado é de Tupandi, sendo o único tido como elevado na região.

De acordo com o prefeito Jefferson Schuster Born, o Biriba, de Barão, estar em primeiro lugar no vale do Caí é motivo de alegria para os baronenses, todavia, nunca de acomodação. “Ter uma boa qualidade de vida é o que desejamos, mas podemos ir além disso. Ter padrões elevados em todos os setores, mas isso requer trabalho e comprometimento de todos”, frisou o prefeito que está agora em seu segundo ano de mandato.

Continuar Lendo

Trending