Conecte-se conosco

Bom Princípio

Reino Bons Princípios conhece suas soberanas

Publicado

em

Memórias são imagens que se movem, por vezes envelhecidas pelo tempo. E nesse turbilhão de lembranças, emoldurados surgem retratos em movimento, retratos de um reino bom… Misturam-se em nossas mentes imagens de vila e de colônia, de passado e de futuro projetado. Mas, reparem bem… nossas memórias são cercadas de molduras, que deixam tudo mais belo e chamativo. Sim! As histórias contadas podem ser perdidas, mas aquelas que forem de grande importância, emolduradas serão, ficando como nítidos retratos, ora multicores, de um REINO DE BONS PRINCÍPIOS e de muitos amores”, e assim, como a poesia evidenciada, o apresentador Lelê Bortholacci dava início ao desfile de escolha das novas soberanas de Bom Princípio e de sua festa maior.
No ar um clima de mistério. Ao fundo, o reino retratado a partir de um castelo lindo. E, sobre o palco, uma sala do chá, com ares de nobreza, havendo no ambiente ao lado um belo e clássico instrumento. Em determinados momentos, o palco, tornava-se piano lounge. Em outros, após as candidatas descerem pelas escadarias, tudo era uma passarela, fazendo com que a beleza humana, através do flutuar das musas, chegasse ao ambiente de realeza. O que era parte da sociedade bom-principiense até a tarde de sexta, dia 10, à noite era a clara expressão do glamour de um reino de morangos.
Artistas dividiam o palco com as candidatas. Eles dançavam e se apresentavam. Tocavam, cantavam e maravilhavam a todos.
“E no princípio Deus criou o céu e a terra, fez a arte e viu que tudo era muito bom. E, com a beleza emoldurada, cada qual com bons princípios, assistiremos o brilho e a desenvoltura de nossas candidatas. Leves e suaves, acompanharemos o flutuar da arte”, indicava o protocolo.
Elas, tendo em mãos molduras, eram a expressão máxima da arte local. Oito obras primas de casais de artistas que conceberam filhas quase irretocáveis, naquele momento emolduradas. Teve, Bom Princípio, suas Monalisas, não em um Louvre, mas, caminhantes, belas e, claro, misteriosas. Traziam em suas falas os bons princípios, versavam sobre Perdão, Honestidade, Solidariedade, Amizade, Humildade, Perseverança, Benevolência e Amor.
Em frente ao palco, sete jurados, com a maior de todas as incumbências. Deveriam depois das entrevistas – Jader Marques, escritor e doutor em direito; Leonora Weimer, Miss Rio Grande do Sul 2018; Laura Medina, apresentadora do programa Mais Saudável da Band; Everton Augustin, diretor geral do Instituto Ivoti; Cristina Barth, jornalista e apresentadora do programa Os Donos da Bola, da Band TV; Regina Celia Espinosa Modolo, coordenadora do curso de engenharia agronômica da Unisinos; e, o comunicador e apresentador Luciano Potter, da Rádio Atlântida, da RBS TV e da Gaúcha ZH – decidir as mais qualificadas para as incumbências gigantescas que haverão de conhecer a cada dia como soberana.
As oito candidatas – Andressa Henz, Caroline Reuss, Cristine Thaís Arnhold, Daniela Cristini Flach, Karoline Yolanda de Almeida, Letícia Luiza Ferreira dos Passos, Mariele Luisa Steffens Veit e Priscila Kotlewski – juntas na passarela, foram saudadas e presenteadas pelos secretários municipais, ficando evidente a importância de cada uma.
Queriam todos saber as três que iriam reinar. Mas, até lá, muito ainda haveria de acontecer. Houve o surgimento do Rei Maximus juntamente com o servo Feliciano, dando ao evento algo mais de lúdico e intuitivo.
Não se tratava de um concurso de beleza, por si só, mas de um evento em que a qualificação da mulher era ressaltada. Pesaram na escolha dos jurados os quesitos entrevista geral, domínio e autoconfiança nas respostas, conhecimento do município e do cultivo de moranguinho, desenvoltura, beleza e desfile. E como exemplo vivo disso, as soberanas que despediam, com a nobreza que lhes fora conferida, sorviam chá em meio ao salão nobre do palácio real. As figuras de Thaís Klering, Sabrina Lermen e Síntia Schweikart, eram o retrato do glamour, não tendo resquícios de tristeza, mas um indescritível sentimento de eternização de um reinado. Despediram-se em grande estilo.
Antes de serem conhecidas as novas soberanas, reveladas foram as melhores torcidas. Daniela Flach teve a galera mais conectada e participativa nas redes sociais, e Mariele Veit, a melhor torcida da noite. Puderam elas comemorar, lado a lado, na arquibancada.
Fábio Persch e o João Guilherme Weschenfelder, prefeito e vice, tiveram a incumbência de entregar aos jurados lembranças da boa terra bom-principiense, e eles, com a satisfação esboçada ao rosto, agradeciam, afinal, se era moranguinhos que vieram buscar, eram moranguinhos e seus derivados que iriam levar.

O momento sublime
No salão nobre do castelo a sobriedade ainda reinava, mas todos os súditos queriam saber, quem seria aquelas escolhidas para o trono ocupar?
De igual grandeza na corte, as princesas foram chamadas, descendo, em esplendor, as escadarias.
A princesa Andressa Henz estava à direita e a princesa Daniela Flach estava à esquerda. Restava um espaço ao centro, obviamente, para quem seria dona do manto real. Viria então o ápice do suspense, surgindo, pela escadaria, suprema, sua realeza Caroline Reuss, como rainha do Reino de Bons Princípios. O retrato da nova realeza estava formado, composto pela rainha Caroline e suas princesas, Andressa e Daniela.
Coube ao prefeito Fábio Persch e sua esposa Lilian Juchem subirem à passarela e coroarem as novas soberanas do Reino de Bons Princípio. Em gesto de humildade, inclinaram-se elas, aceitando a condecoração que lhes era concedida. Sobre suas cabeças, lindas coroas e toda a responsabilidade de serem as representantes maiores da mais gostosa festa do Sul do Brasil.
João Augusto Rodrigues da Silva, presidente da Câmara de Vereadores de Bom Princípio, e sua esposa, juntamente com o presidente da comissão da 18ª Festa Nacional do Moranguinho, Leandro Dewes ladeado por sua companheira Tatiana Ledur, subiram ao palco principal entregando às soberanas presentes, dentre os quais viagens à capital federal.
Poderia ter sido momento de ambição e visibilidade política, mas em um Reino de Bons Princípios, oportunismo não há. Desta forma, todos os holofotes eram voltados para as estonteantes soberanas da 18ª Festa Nacional do Moranguinho.
Ecoa, naquele instante, a poderosa voz de Maximus, o Rei, fazendo com que as eleitas e todo o público viessem a se voltar à janela do castelo. “Vocês foram escolhidas entre todas as princesas desse reino para serem as novas soberanas, toda a minha bênção e meus reais parabéns queridas! Eu fiquei muito satisfeito com essa escolha, obrigado aos jurados. Que bom gosto hein?”, dizia o Rei ordenando que os seus fiéis súditos, que lotavam o Ginásio de Esportes, fossem agraciados com mais uma atração da noite: Luiza Barboza, finalista do The Voice Kids, cantou e encantou com “Como nossos pais”, trazendo torrentes de emoção ao reino dos morangos. Um reino que a todos espera, com ares multiculturais, em setembro, quando em torno do gigantesco palácio em forma de morango, todos os ventos convergem, unindo todas as tribos sob a bênção da rainha Caroline, e Daniela e Andressa suas princesas.

CONHEÇA UM POUCO DO NOVO REINADO

Qual é o peso da coroa? O que muda agora?
Rainha Caroline: Acredito que a coroa vem para enaltecer nosso papel como munícipe. Sempre amei Bom Princípio, cidade em que nasci e cresci, me tornou o que sou hoje e o orgulho de morar aqui me fez concorrer ao título de soberana, agora, poder representar e divulgar a festa com o título de rainha é gratificante! Quero agora poder levar nossa cultura, nossos encantos, nosso aconchego pra todas as regiões e fazer com que as pessoas se sintam extremamente acolhidas no nosso Reino, o reino dos morangos!
Princesa Andressa: Um compromisso que assumi de representar nossa cidade, e que pretendo cumprir com muito orgulho. Nos escolheram para levar Bom Princípio para o mundo e faremos isso muito bem! A coroa não é apenas um título e sim um símbolo de responsabilidade!
Princesa Daniela: Para mim o peso da coroa agora é representar muito bem a cidade que eu amo tanto, que é bom princípio. Já representávamos nossa cidade como candidatas, mas agora é essencial levar a nossa festa para todos os cantos do nosso estado.

Fazias parte do reino, mas agora, quais são os três bons princípios que movem teu viver?
Rainha Caroline: Primeiro a gratidão, por ter sido escolhida como rainha, por todas as pessoas que acreditaram em mim, por poder demostrar que sim, sou capaz e vou honrar o título de soberana da décima oitava festa nacional do moranguinho. Em segundo lugar a alegria, transmitir alegria na minha opinião é um dos principais dons que uma soberana precisa ter, contagiar com sorrisos e transmitir o bem é fundamental. Por último e não menos importante, o amor, amor pelas pessoas, pelo município, pelas conquistas, por poder transmitir tudo que nosso município tem de melhor, porque o amor é essencial em cada detalhe!
Princesa Andressa: A base dos nossos princípios é construída no seio da família e foi deles que obtive a;
Simplicidade: acredito que foi com o meu jeito simples de ser que conquistei todo o carinho e apoio de tanta gente que esteve torcendo por mim. 
Humildade: reconhecer a nossa base e de onde viemos. Sendo a Andressa igual para com todos.
Amor: em toda a minha caminhada do concurso a minha dedicação sempre foi muito grande pois o amor pelo meu município, e pela minha comunidade onde nasci e cresci é muito grande.
Princesa Daniela: A amizade é essencial para um bom reinado. Nos tornamos amigas no decorrer dos nossos encontros e agora com certeza essa amizade se fortalecerá. Não apenas como soberana, mas como pessoa, a solidariedade é um princípio que precisamos cultivar e semear sempre. Tudo que fizemos de bom retorna para nós. E por fim, o maior dos princípios: o amor. Como nos fala um dos mandamentos: amar ao próximo como a si mesmo. O amor move o mundo, move as pessoas. Precisamos amar para sermos amados.

O morango tem seus mistérios revelados na cozinha. Como gostas dele? 
Rainha Caroline: O morango in natura já considero uma das sobremesas mais gostosas. Com morango tudo fica mais saboroso e sem esquecer da beleza que ele nos traz! Mas, o morango com chocolate no palito e morango com chantilly tem meu coração!
Princesa Andressa: O morango muitas vezes em receitas remete ao doce, mas eu prefiro saboreá-lo logo após ter colhido.
Princesa Daniela: O morango, para mim, é a melhor fruta que existe. Seu sabor é inigualável. Podemos fazer milhares de receitas com o morango. Eu, particularmente, gosto de saboreá-lo numa receita muito especial, criada pela minha madrinha Vera Regina Schuster, que se chama Montanha de Morango.

Como pensas, agora soberana, mudar o teu projeto pessoal, afinal teu reino também é nosso? Como podes colaborar com teu município?
Rainha Caroline: Sempre morei em Bom Princípio, e desde pequena ajudo na empresa do meu pai, e nós estamos expandindo a empresa, continuando em Bom Princípio, ajudando na economia da nossa cidade. Acredito que uma soberana deve dar prioridade mais que ninguém a sua cidade, transmitindo a todos tudo que ela tem de melhor, e trazendo mais pessoas para agregar ao nosso município.
Princesa Andressa: Me tornei uma pessoa representante de Bom Princípio, e é por isso que eu estarei sempre a disposição de todo o povo bom-principiense.
Princesa Daniela: Meu projeto pessoal continuará sendo o mesmo. Sou movida pelas crianças. Desde a minha infância meu sonho era ser professora. Com muita luta consegui realizar meu sonho e não parei por ai. Além de divulgar nossa festa em diversos municípios, meu foco serão as crianças. Estarei esperando a todas elas de braços abertos, pronta pra abraçar, beijar e dar um colinho.

E hoje, como pulsa teu coração? Descreva tua emoção e, se tivesse uma cor, qual seria esta? 
Rainha Caroline: Eu sinto uma felicidade que não cabe em mim! A emoção em ser chamada e coroada rainha foi indescritível, o orgulho que dei aos meus pais fez eu me emocionar muito!
A cor que me descreve no momento é verde, pois sinto uma gratidão enorme por todas as pessoas que acreditaram em mim e me mandaram energias positivas, me sinto tão realizada que não consigo descrever esse sentimento em palavras!
Princesa Andressa: O coração transborda alegria. Poder ver a emoção no olhar de cada um que esteve na minha torcida me traz um sentimento de que toda a minha caminhada valeu a pena sem ter que mudar nada.
Princesa Daniela: Tive dois dos meus sonhos realizados em menos de um ano. A emoção tomou conta de mim. Não contive minhas lágrimas no momento que anunciaram meu nome. Recebi muitas mensagens de alunos chamando a pro de princesa. Nossa! Fiquei ainda mais emocionada. Todos sempre souberam que minha cor favorita é o vermelho. Cor da nossa fruta símbolo e também do melhor time do Rio Grande do Sul. Heheheh

O que esperas para os dias que agora vem?
Rainha Caroline: Espero poder devolver ao município todas as alegrias que já vivi aqui, pois ele me tornou a pessoa que sou hoje, e agora como soberana posso retribuir e assim levar nossa festa aos quatro cantos do Brasil, porque Bom Princípio merece todo reconhecimento!
Princesa Andressa: Sabemos que daqui pra frente nossos compromissos serão na divulgação da nossa festa que será em setembro. E por isso o convívio com o pessoal da comissão vai ser seguido e espero que esse convívio se torne em uma grande parceria.
Princesa Daniela: Esperei receber muito carinho das pessoas. Recebi muito mais do que o esperado. Da minha família que me apoiou a todo momento, do meu clube e principalmente de muitas crianças. Agora como soberana, teremos muito trabalho pela frente, divulgando a festa mais gostosa do país. Sempre fui uma pessoa muito sonhadora. E por isso, tenho uma lição de vida a deixar para muitas pessoas: jamais desistam de seus sonhos, por mais impossíveis que eles possam parecer.

18ª Festa Nacional do Moranguinho
A Festa Nacional do Moranguinho terá a sua 18ª edição entre os dias 6 e 22 de setembro, com programação nas sextas, sábados e domingos.
A primeira atração anunciada foi Luzia Barbosa, para o dia 20 de setembro. Outras mais, para o frisson do público, foram anunciadas no baile de escolha da realeza. Estão confirmados: Zé Neto & Cristiano (dia 6 de setembro), Fernando & Sorocaba, Lucas & Felipe, e Marmitt Dj (dia 15) e Marília Mendonça (dia 22). Maiores informações e outras informações ainda serão divulgadas. Aguardemos o que mais virá por aí!

Ju Klering Fotografias

Bom Princípio

Com recursos do Estado, também o Bom Fim Baixo terá asfalto

Publicado

em

Com a assinatura do Pavimenta RS, na manhã de hoje, em Porto Alegre, está confirmado que o município de Bom Princípio receberá R$ 1 milhão do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para fazer a pavimentação de um trecho na comunidade de Bom Fim Baixo, beneficiando assim um grande número de famílias, produtores rurais e empresas.
Em um ano que promete ser de muitas pavimentações asfálticas com recursos do município, a liberação de R$ 1 milhão por parte do governo do Estado faz com que se possa ampliar a gama de obras, trazendo avanços também à comunidade de Bom Fim Baixo.
Ao lado do Secretário Estadual Luiz Carlos Busato, o prefeito Fábio Persch e o vice-prefeito Joãozinho Weschenfelder fizeram a assinatura da documentação que firma convênio entre o Estado e o Município.
O vice-prefeito Joãozinho Weschenfelder enalteceu o trabalho das equipes, tanto do município quanto da secretaria de Estado, pois quando do encaminhamento do projeto estava ele à frente do executivo. “Foi um esforço conjunto, realizado com muita dedicação, pela nossa equipe. O Município e o Estado dividirem os custos de uma obra como essa é uma grande notícia, sendo fato, de grande relevância. Agradecemos muito ao secretário Busato e ao deputado Dirceu Franciscon, que muito se empenharam igualmente com suas equipes para prontamente sempre nos atender”, citou Joãozinho Weschenfelder.
O asfaltamento da rua José Ary Griebler terá cerca de 1 quilômetro, tendo, inclusive caminhódromo, o que trará maior segurança aos pedestres. Para fazer a obra o município está entrando com recursos próprios na ordem de R$ 1.052.089,36, enquanto o Estado entra com R$ 1 milhão.
Esta obra junto à Rua José Ary Griebler é de grande importância também para o cunho turístico, interligado cidade e interior. A área, que em sua maioria é plana, é muito utilizada pelas pessoas para caminhadas ao amanhecer e ao final da tarde. O asfaltamento no trecho também é de suma importância para os produtores rurais fazerem o escoamento da safra e empresas ali instaladas, além de proporcionar melhor trafegabilidade para os veículos.
“Acredito que a construção de uma sociedade melhor para todos deve ser feita por muitas mãos, de modo que, gradualmente, possamos qualificar a vida dos nossos munícipes. Com a união de esforços do Estado, através do Pavimenta RS, e do município de Bom Princípio será possível atender um grande número de famílias, produtores rurais e empresas. Agradeço a todos que se acreditaram neste trabalho e tanto se esforçaram. Bom Princípio só tem a agradecer”, frisou o prefeito Fábio Persch.
A obra deverá ser licitada assim que houver a autorização do Estado, com estimativa no primeiro trimestre do ano. As obras de pavimentação, seja asfáltica ou com PAVS, fazem parte do Programa Bom Princípio em Transformação, atendendo as demandas das mais diferentes comunidades, ano após ano.

Continuar Lendo

Bom Princípio

Bom Princípio e São Vendelino asfaltam em conjunto estrada na Piedade

Publicado

em

“Pedimos aos motoristas toda cautela ao guiar pela estrada que leva ao Morro Carrard, afinal, há máquinas na pista. E depois, com o asfalto concluído, é preciso guiar, também, com cuidado, respeitando as regras de trânsito”, citou o prefeito Evandro Schneider, fazendo um pedido à população que utiliza a via que vai da RS 122 até a subida do Morro Carrard, em um trecho de quase 1 quilômetro.

A obra está sendo executada pela Coesul Construtora Extremo Sul LTDA, vencedora da licitação.

A obra foi realizada com recursos próprios e em parceria entre os município de São Vendelino e Bom Princípio, cuja participação financeira será no valor de R$ 650 mil e R$ 250 mil, respectivamente. O investimento total da pavimentação deve superar o montante de R$ 1 milhão, com a realização dos serviços preliminares com máquinas e recursos da própria administração municipal de São Vendelino.
Após a assinatura da parceria com o município-mãe, a Secretaria de Obras de São Vendelino atuou na alteração do antigo traçado, que apresentava enorme aclividade e dificuldade acentuada aos usuários da via para acessar a localidade do Morro Carrard. Com as obras de deslocamento da pista e a pavimentação em si, o novo traçado apresenta suavidade constante na subida, o que resolve definitivamente os problemas de acesso dos motoristas em qualquer estação do ano, mas principalmente durante o inverno, quando as condições exigiam manutenção constante da estrada pela Secretaria de Obras.
A obra teve duração aproximada de 3 meses, sendo, realizada de modo ágil, atendendo um anseio antigo da comunidade.

Por São Vendelino, além da comunidade de Morro Carrard, agora beneficiada com asfaltamento, houve pavimentações feitas, neste ano, no centro, no loteamento Primavera, Morro Canastra, Linha Neis e Linha Griebler (Piedade-Alto Feliz). Já estão licitadas outras obras de pavimentação, como é o caso do Vale Suíço, além de ficarem recursos disponíveis para mais pavimentação urbana e construção de passeios públicos.

Por Bom Princípio foram pavimentadas vias neste ano no Bom Fim Médio, Nova Colúmbia, Arroio das Pedras, Passo Salseiro, Piedade, além de obras em andamento no Passo Selbach e Morro São Pedro. As obras de pavimentação em Bom Princípio beneficiaram também moradores do centro e bairros próximos, havendo projetos para o próximo ano, com destaque para o avanço nas obras de revitalização da antiga RS 122.

Continuar Lendo

Alto Feliz

Bom Princípio, Feliz e Alto Feliz são destaque nacional

Publicado

em

Eis que o Rio Grande do Sul se mostra cada vez mais diferenciado em nível nacional. Foi divulgado nesta semana um ranking dos municípios referente à qualidade de informação fiscal e contábil sendo elencados os 100 mais bem colocados municípios, dos quais 51, isso é, mais da metade, são gaúchos. E, não é de impressionar, que dentre eles estejam três do Vale do Caí: Alto Feliz, Bom Princípio e Feliz.

O ranking listado pelo Ministério da Economia, deu grande destaque para municípios da região. O pequeno Alto Feliz aparece com nota 244,021, sendo o primeiro da região e um dos 30 primeiros do Brasil. Feliz (com nota 243,080) e Bom Princípio (nota 241,839) também estão na listagem nacional.

O ranking foi criado para avaliar a consistência da informação que o Tesouro Nacional recebe através do Siconfi e, consequentemente, disponibilizado para acesso público. Os municípios mais destacados tornam-se referência para os demais devendo o exemplo dos mesmos serem seguidos.

A primeira, Gestão da Informação, reúne as verificações que analisam o comportamento do ente federativo no envio e manutenção das informações no Siconfi. A segunda, Informações Contábeis, compreende as verificações que avaliam os dados contábeis recebidos em relação à adequação às regras do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP, consistência entre os demonstrativos, entre outros. Na terceira dimensão, Informações Fiscais, são agrupadas as verificações pertinentes à análise dos dados fiscais contidos nas declarações. A última, Informações Contábeis x Informações Fiscais, efetua o cruzamento entre os dados contábeis e fiscais avaliando principalmente a igualdade de valores entre demonstrativos diferentes.

Apesar de considerar o ranking da STN uma iniciativa importante para demonstrar como os contadores e contabilistas municipais estão conseguindo atender às frequentes mudanças estabelecidas pelo órgão regulador central, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) entende que mais do que destacar os Municípios bem posicionados, é necessário compreender os gargalos que impedem que todos alcancem os resultados desejados.

O desenvolvimento de ações internas de uma prefeitura tem reflexo em números, raramente de conhecimento da comunidade como um todo. Assim, com a revelação dos números do tesouro nacional, através do Ranking, fica evidenciada a seriedade de gestão das mesmas. Trata-se de um trabalho de equipe, onde todos os servidores assumem responsabilidades e cumprem os seus papeis à risca, de modo que a gestão preencha os princípios constitucionais.

 

Confira mais dados neste link

Ranking (tesouro.gov.br)

Continuar Lendo

Trending