Conecte-se conosco

Economia

Um dia voltado para as ovelhas

Publicado

em

A Emater/RS-Ascar de Salvador do Sul – em parceria com a Prefeitura, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) – realizou na terça-feira, 27, no CTG Querência da Serra, o 1º Encontro Regional de Ovinocultura. Na ocasião, criadores de ovelhas, extensionistas e interessados pela área estiveram reunidos para palestras, trocas de experiências, levantamento de demandas para ações futuras relativas ao tema e atividades práticas.
O objetivo do evento, de acordo com o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar, Edisson Antônio Merib, foi iniciar um trabalho com vistas a expandir a atividade, por meio da formação de um grupo que possa dar continuidade à criação de ovelhas na região. “Nos últimos anos tem havido um aumento do número de criadores de ovinos no Vale do Caí, com a consequente ampliação do interesse dos produtores em se qualificar, o que motiva a realização deste encontro”, ressalta. Em Salvador do Sul são 20 produtores e um rebanho de cerca de quatro mil ovelhas. Para o técnico há um forte potencial a ser desenvolvido localmente, já que a ovinocultura constitui-se de excelente alternativa de renda e de inclusão social e produtiva para os agricultores.
Na parte da manhã foi realizada palestra com o tema “Ovinocultura: uma importante alternativa”, ministrada pela assistente técnica regional da área de Produção Animal da Emater/RS-Ascar de Bagé, veterinária Elusa Santos de Andrade, que abordou as vantagens e a versatilidade da criação de ovelhas – que pode ser utilizada para a produção de carne, leite, lã e pele -, o planejamento de produção e os indicadores zootécnicos, entre outros. Também houve explanação sobre “Produção intensiva de cordeiros com ênfase no processamento de carne”, com o médico veterinário Felipe Vogt, que salientou as potencialidades e as alternativas para fortalecimento do setor, a partir de sua experiência.
À tarde foram realizadas demonstrações sobre pastagens para ovinos e práticas de tosquia, na propriedade dos produtores Nilson e Leonardo Vier, responsáveis pela Cabanha Vier. No local, os criadores mantém cerca de 100 animais da raça Texel, com o objetivo de comercializar ovinos puros por origem (PO) para produtores interessados em promover o melhoramento genético de seus rebanhos. “Essa raça é ideal para corte, com rendimento de 80% para carne e 20% para lã”, enfatiza. O produtor, que trabalha com ovinos há dez anos, fala com a propriedade de quem acumula premiações em concursos da Expointer. “É uma atividade que representa excelente alternativa para os produtores”, salienta.
De acordo com o assistente técnico regional em Sistema de Produção Animal da Emater/RS-Ascar, zootecnista João Sampaio, o que se tem observado na região é um crescimento de pequenos rebanhos ovinos para atender a demanda do consumo da carne. “Esses núcleos estão em pequenas propriedades, apresentando uma ou outra dificuldade para o seu desenvolvimento, até mesmo pela eventual falta de experiência para a realização da criação”, constata. Para Sampaio este fator tem trazido alguns problemas para os ovinocultores, especialmente de ordem sanitária. “Assim cabe a nós, enquanto Extensão Rural, contribuirmos para a qualificação do processo”, pondera.
O próximo encontro ocorre no dia 15 de dezembro, a partir das 14h, na sala do STR, quando será abordada a comercialização de carne de ovelha. A atividade contou com a participação de autoridades, entre elas a prefeita de Salvador do Sul, Carla Maria Specht e o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar, Carlos Lagemann. Lagemann valorizou a ação local, o trabalho em parceria e a possibilidade de ampliar os conhecimentos a respeito do tema. “Claramente há potencial para que a atividade se desenvolva mais na região”, observou. O evento contou ainda com a participação de produtores do município de São Pedro da Serra.

 

encontro_regional_ovinocultura (3)

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × três =

Economia

Expoclassic 2025 já tem ingressos à venda

Publicado

em

 

Maior exposição de carros antigos em área coberta do Brasil, a Expoclassic implanta, pela primeira vez em sua história, o sistema de venda antecipada de ingressos. “O principal objetivo é aumentar o conforto dos visitantes e reduzir filas”, explica Evandro Scholles, vice-presidente do Veteran Car Club Novo Hamburgo, entidade organizadora da mostra automotiva. Para realizar a compra, basta acessar o link www.tktr.com.br/evento/expoclassic2025. Quem preferir, poderá adquirir o tíquete na bilheteria local durante todos os dias da programação. Neste ano, o ingresso custa R$ 30,00, enquanto a meia-entrada sai por R$ 15,00. A edição 2025 ocorrerá de 22 a 24 de agosto nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo (RS).

Segundo Evandro Scholles, muitas outras novidades estão previstas para a 22ª Expoclassic. Os veículos-destaque do evento são dois raros caminhões FNM, que estampam o cartaz oficial da mostra. Também haverá ilhas temáticas de Ferraris, Mercedes-Benz, BMW, Corvette e Alfa Romeo, marca italiana fundada em 1910 e que neste ano celebra seus 115 anos. Não faltarão os esportivos nacionais que marcaram época, como Gol GTi, Kadett GSi, Escort XR3 e Uno 1.6 R. Além disso, uma ala especial vai celebrar os 50 anos do início de produção do Chevrolet Caravan.

Complexo Model A Village terá estande

Outra atração da Expoclassic 2025 é o estande de carros do parque temático automotivo Model A Village, que está sendo construído em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, e será inaugurado em meados de dezembro deste ano. Um dos modelos expostos na mostra hamburguense será o Ford Tudor 1930, que foi totalmente restaurado e está em perfeito estado de conservação. Na cor original vermelho Blueberry, o carro é equipado com um motor de 4 cilindros 3.3 litros que gera 40 cv de potência, atuando em conjunto com o câmbio manual de 3 marchas.

Informações adicionais sobre a Expoclassic 2025 podem ser obtidas no site www.vccnh.com.br. Siga o Veteran Car Clube no Instagram: @veterancarclubnh.

Continuar Lendo

Economia

Desafio Tramontina reconhece e premia estudantes de Arquitetura e Design de Interiores em nível nacional

Publicado

em

Desafio Tramontina reconhece e premia estudantes de Arquitetura e Design de Interiores em nível nacional

Em sua 6ª edição, concurso de ideias promovido pela Tramontina tem por objetivo promover o

contato com estudantes e instituições de ensino superior de todo o Brasil

O grande vencedor nacional do Desafio Tramontina receberá um cooktop portátil de indução

GURU com panelas, ícone da inovação da marca (Foto: Divulgação/Tramontina)

Já estão abertas as inscrições para a 6ª edição do Desafio Tramontina (Certificado de Autorização SPA/ME Nº 03.041636/2025), concurso de ideias que busca incentivar a criatividade, a pesquisa e o desenvolvimento de soluções inovadoras e funcionais para ambientes residenciais internos, alinhadas aos valores da marca. Com o tema Design, Sustentabilidade e Inovação, o desafio aos estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores de todo o território nacional consiste em desenvolver propostas de cozinha, lavanderia, sala de jantar e living, incorporando produtos Tramontina ao ambiente e explorando conceitos de eficiência energética, materiais sustentáveis e aproveitamento inteligente de recursos.

Antes personalizado para cada instituição de ensino participante, o concurso passa agora a ser realizado em âmbito nacional, considerando as cinco melhores propostas de todo o Brasil, eleitas por uma comissão avaliadora, aumentando a competitividade e atratividade dos prêmios. O objetivo é atingir um número cada vez maior de estudantes e instituições de ensino. Dentre as cinco melhores propostas, uma será eleita a grande vencedora.

“Queremos comunicar o compromisso da Tramontina com a valorização da inovação, da educação e da formação desses futuros profissionais de Arquitetura e Design de Interiores que serão os responsáveis por especificar produtos em seus projetos”, destaca Felipe P. Lazzari, diretor da Tramontina. “Ao ampliar o alcance e padronizar o concurso em 2025, buscamos democratizar o acesso, fortalecer nossa presença institucional nas instituições de ensino e promover um diálogo direto com estudantes”, afirma ele.

O espaço a ser considerado pelos estudantes corresponde a uma planta retangular padrão de 6,5m x 8,5m (55,25m²) de uso unifamiliar, casa ou apartamento. A proposta deve apresentar a integração da tecnologia dos produtos Tramontina com a estética e estilo de vida de um cliente fictício – à escolha do estudante -, prevendo a instalação e utilização correta de eletrodomésticos, lixeiras em aço inox, cubas e acessórios.

A premiação para os autores das cinco melhores propostas do País é um roteiro completo para a Serra Gaúcha, incluindo passagens aéreas, transporte local, hospedagens, refeições e visitações à vinícola no Vale dos Vinhedos, à fábrica da Tramontina e à loja conceito da marca Tramontina Factory Store, além de brindes exclusivos. O grande vencedor nacional receberá, além da viagem, um cooktop portátil de indução GURU com panelas, ícone da inovação da Tramontina, promovendo uma experiência completa de design e tecnologia na cozinha.

Segundo Lazzari, o Desafio Tramontina está diretamente alinhado ao propósito da marca de “Crescer para transformar vidas e criar laços para evoluirmos juntos”. “Ao proporcionar experiências reais, com os produtos e a fábrica da marca, o concurso reforça valores como proximidade, valorização do talento brasileiro e compromisso com o futuro do desenvolvimento da arquitetura e design”, reforça o diretor.

Desde a sua criação em 2020, o concurso já alcançou mais de 4,4 mil alunos e envolveu cerca de 80 instituições participantes em todo o Brasil. A partir de 2022, passou a ser realizado também na Bolívia.  As inscrições, regulamento e demais informações sobre a 6ª edição do Desafio Tramontina estão disponíveis em https://global.tramontina.com/desafio-tramontina.

Cronograma oficial 2025

19 de maio: Abertura do concurso e início das inscrições.

31 de agosto: Encerramento do prazo de inscrições e entrega das propostas.

31 de outubro: Divulgação dos finalistas nacionais.

Dezembro: Premiação dos finalistas e divulgação e premiação do vencedor.

Continuar Lendo

Economia

Homenagem da Tramontina aos trabalhadores

Publicado

em

Continuar Lendo

Trending