Conecte-se conosco

São Vendelino

Vale Suíço receberá mais meio quilômetro de asfalto

Publicado

em

A expectativa dos moradores do Vale Suíço será concretizada dentro em breve. Foi conquistado e empenhado recurso no valor de R$ 250 mil junto ao Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), contando com o apoio dos deputados Ronaldo Santini e Dirceu Franciscon, para realizar o asfaltamento de cerca de 500 metros na localidade de Vale Suíço.
De acordo com a administração municipal deverá ser feito asfaltamento de trecho de aproximadamente meio quilômetro, a partir do Ginásio de Esportes da localidade, em direção ao entroncamento da Linha Chico Pedro e do acesso ao município de Barão.
Segundo o prefeito Evandro Schneider o recurso extra orçamentário é de extrema importância para a realização da obra, além do complemento com recursos próprios do município para a pavimentação no Vale Suíço.
“Poderemos, desta maneira, fazer meio quilômetro de asfalto, o que é importante para a comunidade do Vale Suíço no que diz respeito à melhoria da qualidade de vida, e também permite melhorar o acesso para quem usa a estrada, já que facilita o escoamento da safra e melhora ainda mais a ligação entre os moradores locais com outras partes do município”, destacou o prefeito Schneider.
Recentemente a administração municipal realizou a duplicação da ponte na localidade do Vale Suíço, melhorando o fluxo de veículos no local, com muito mais segurança, e que agora vai permitir maior agilidade no processo de pavimentação.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três − 2 =

História

Canônica deve voltar a ser prefeitura após o restauro

Publicado

em

A belíssima e histórica construção será restaurada com recursos da LIC e da esfera municipal

Pouco tempo depois da formação do município de São Vendelino, a antiga Casa Canônica, então da comunidade católica, viria a ser sede do executivo municipal. Uma opção que valorizava a história e a tradição local, além do que, vinha de encontro com o significado da palavra Canônica (aquilo que está de acordo com as normas estabelecidas). Se antes as normas eram ligadas à fé, como sede da prefeitura, as normas apresentadas eram ligadas à legalidade e aos princípios da gestão pública. Os anos se passaram, a casa foi tombada pelo patrimônio municipal e, por conta do estado precário de seu interior, foi desocupada esperando o anúncio oficial realizado na tarde desta quinta-feira, 2 de julho.

 

A doutora em planejamento urbano, Cristina Seibert Schneider e a arquiteta Leila Schaedler trouxeram ao executivo municipal o projeto detalhado para o restauro do prédio. Junto com a equipe também o contador Anderson Christ, que abordou as questões ligadas a captação de recursos a serem empreendidos na casa que voltará a ser sede do executivo. Além de ser o palácio do governo do Pequeno Paraíso, será também memorial histórico, recebendo espaço destinado ao acervo cultural em exposição.
A parte externa da casa ficará com as mesmas linhas e cores como foi edificada, não havendo qualquer alteração, até porque o casario com quase 100 anos merece todos os cuidados, preservando um legado que ultrapassa gerações. Já no interior da casa, onde a estrutura de madeira está bastante deficitária e comprometida, é permitida a realização de pequenas alterações. Assim, a Casa Canônica contará com acessibilidade, inclusive elevador, além do aproveitamento maior do porão, hoje parcialmente aterrado. O projeto de restauro é amplo e será detalhado com o passar dos meses, com elaboração de todos os projetos complementares e mais informações sobre a casa e a sua destinação.
“Além da Casa Canônica em si, estaremos valorizando a história de São Vendelino e adequando novamente sua finalidade, reafirmando laços com os nossos antepassados que, com grande esforço, construíram a nossa sociedade”, citou o prefeito.
Os recursos para a obra serão oriundos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e também de recursos da própria municipalidade. Não se trata de um projeto de rápida execução, todavia, é a realização de um sonho da comunidade, que orgulhosa vê o prédio, em meio à cidade, como referencial de um outro tempo e um dos maiores cartões postais do Pequeno Paraíso.
“O município cresceu e o prédio ali continuará como baluarte de um município talhado com trabalho e aprimorado com educação, fé e determinação de seu povo”, finaliza o gestor municipal.

Continuar Lendo

São Vendelino

São Vendelino é destaque no Gestor Público

Publicado

em

O projeto de Educação Fiscal no Pequeno Paraíso, colocado em prática desde 2018 envolvendo diversas secretarias, mas em especial Fazenda e Educação, colocou São Vendelino na vitrine gaúcha na noite de terça, 5 de novembro de 2019.
Desde a sua criação, em 2002, foram escolhidos mais de 900 projetos para figurar entre os mais bem sucedidos do Estado e, neste ano, São Vendelino, também conseguiu um grande destaque, mostrando que o trabalho no município é feito por muitas mãos. São Vendelino havia inscrito dois projetos no prêmio, o de Musicalização nas Escolas (desde os pequenos, coros e até a orquestra municipal), e o de Educação Fiscal foram enaltecidos.
“O projeto de Educação Fiscal no Pequeno Paraíso levou às escolas, de modo didático, o conhecimento de como funciona a gestão municipal, em especial na área financeira. Já o projeto de musicalização é amplo e faz com que cada participante dele seja, também, responsável pelo desenvolvimento do trabalho como um todo, orientando também aos que iniciam na música”, destacou o prefeito Evandro Luis Schneider.
E na hora da premiação dos projetos auditados e com melhor nota obtida, São Vendelino foi chamado ao palco sendo representado pelo seu prefeito. A Educação Fiscal, que atingiu a comunidade escolar de maneira maciça, formando uma compreensão ampla de como cada cidadão pode contribuir com a arrecadação, foi certificado como um dos melhores projetos do ano no Rio Grande do Sul.
“Sentimo-nos honrados pelo reconhecimento do projeto de Educação Fiscal no Pequeno Paraíso, sendo este uma das muitas ações diárias realizadas pelo município, todavia, este projeto, agora com o reconhecimento em nível estadual”, pontuou o prefeito.
A equipe que participou do projeto também esteve presente ao ato em Porto Alegre, sentindo-se valorizada, igualmente, pois ao ver o prefeito – representante máximo do município – no palco, obteve também o reconhecimento do esforço conjunto. “Às vezes parecem pequenas as ações que são tomadas, mas os resultados em favor do município são sempre benéficos, sejam eles gigantescos ou pequeninos”, pontuou o prefeito, reconhecimento o esforço de cada um dos servidores municipais.
Considerado o “Oscar das Prefeituras”, é a mais importante premiação de gestão pública no Rio Grande do Sul, sendo uma iniciativa de responsabilidade social do Sindifisco-RS e da Afisvec, entidades representativas da categoria dos auditores fiscais da Receita Estadual. Além de São Vendelino, dentro os projetos certificados e premiados, do Vale do Caí apenas Tupandi foi destacado.
“Sabemos que a educação é fundamental para o desenvolvimento do ser humano e, assim, da sociedade, dessa forma o Projeto de Educação Fiscal no Pequeno Paraíso foi uma oportunidade de levar aos alunos e seus familiares conhecimentos práticos de como cada cidadão pode colaborar com o crescimento sustentável da economia do município”, citou a secretária municipal de Gestão Pública, Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer, que responde pelo setor da educação.
No Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, estavam reunidos empreendedores municipais dos mais diferentes lugares do Estado. O evento que contou com a apresentação da Winterschneise Blaskapelle (Orquestra Municipal de Bom Princípio) dava indícios de que a cultura e a educação seriam levados em consideração. Assim, com um ambiente festivo, de reconhecimento do trabalho, deu-se a 18ª edição do Prêmio Gestor Público.

Continuar Lendo

São Vendelino

Kerbfest inicia promovendo o encontro do tempo

Publicado

em

Resumir em palavras as milhares de imagens e sensações do primeiro dia da 16ª Kerbfest é uma tarefa dificílima. Apenas alguém com o dom da fala seria capaz de fazê-lo em poucas frases. E assim, depois do desfile da abertura, dos bons discursos dos coordenadores do evento (Margarete Gosenheimer, Marlí Weissheimer e Evandro Schneider) era a vez da fala da corte da festa. As princesas Cristiane Haefliger e Franciele Werle deram a tônica do sentimento de representar São Vendelino e sua festa maior. Já a rainha – ah – fez o que parecia ser inimaginável. Uniu o tempo passado e projetou o futuro. Diely Audibert Schaefer, serena e sábia, levou à emoção aqueles que a ouviam, pois em um turbilhão de ideias lembrou dos tempos de criança e projetou o futuro, tendo a Kerbfest como palco de cada momento. E que a projeção real se concretize, pois o futuro por ela desenhado é igualmente belo, como o passado e o presente, havendo sempre motivos para celebrar a vida e a cultura.

Um desfile de lembranças

Retratando os kerb’s já vividos e, em especial, os de hoje, o desfile iniciou, com a presença de um público gigantesco. Centenas, até milhares de pessoas se espalhavam pela rua coberta e pela ponte que dá acesso à cidade. Alguns desfilariam, outros vivenciaram momentos únicos onde São Vendelino era retratada tal vila e colônia. Tudo muito bem organizado e orquestrado. E, como pano de fundo, a belíssima Praça do Quiosque apenas reforçava o quando o município de São Vendelino é belo e quanto evoluiu com o passar dos anos.

Crianças, adultos, idosos, todos se encontraram em meio à rua que fora passarela de uma caminhada curta e significativa. Cada entidade, cada escola, cada pessoa representava momento único contando a história do kerb e a manutenção desta cultura que é centenária e veio com os imigrantes.

Teve até Stammbier em meio à rua, na disputa de equipes que iriam tomar, mais rapidamente, as rodadas de chopp Urwald (outro orgulho dos são-vendelinenses). Enfim, teve de tudo um pouco nos atos iniciais da grande festa.

São Vendelino como centro da região

Geograficamente São Vendelino é o município mais próximo da Serra dentre os do vale do Caí, mas, por alguns momentos foi o centro da região. A quase totalidade dos municípios se fez representada por suas autoridades, valorizando a Kerbfest e saboreando a cultura local que é, porque não dizer, a tônica da cultura regional.

E assim, com o palco repleto de ilustres convidados ficou evidente que o apelo feito pelas soberanas e pelo prefeito Evandro Schneider foi muito bem acolhido. Estavam ali os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, dos municípios próximos e, também, estiveram deputados, como Ronaldo Santini e Dirceu Franciscon. Todos vibraram e brindaram sobre o palco, entrando no clima de festa tipicamente alemão. Se o prefeito e a comissão organizadora de São Vendelino estava à rigor – germanicamente falando – o espírito de todos os demais assim estava quando da abertura do barril de chopp com direito a “eine prosit, eine prosit”.

E segue a festa

Depois da abertura em si veio o baile com a banda Passarela, levando as pessoas à pista de dança e, claro, a sorverem do chopp e das comidas típicas que por lá são apresentadas. Aos que vão a São Vendelino por esses dias uma dica: não deixem de provar bolinhos de batata, o curry wurst (típica linguiça germânica) e tudo o que lhes convir. Gastronomia é, também, cultura e nisso o Pequeno Paraíso é terra de fartura.

E a bela festa segue, tendo programação até o dia 27 de outubro. Confira a programação e organize-se. São Vendelino espera por vocês.

19/10/2019 – (sábado) –

APÓS 18h: R$ 20,00

12h        Almoço Típico

13h        Visitação Oficial à Feira da Indústria e Comércio

                 Visitação Oficial ao Espaço do Agricultor

13h30 Baile da Terceira Idade –

          Banda MONTE AZUL

18h        Missa Festiva – Comunidade Católica

19h        Baile Gauchesco –

          Banda CANÇÃO NATIVA

          Chopp em Metro e

          Stammbier

21h30 SHOW NACIONAL –

23h     Banda “DIE EIS BOYS” – da Alemanha

0h       DJ CLEBER BRUCH

20/10/2019 – (Domingo) –

APÓS 12h: R$ 15,00

10h         Bandinha Típica Alemã

12h         Almoço Típico

12h30 Grupo FESTERÊ

14h        Banda BRILHA SOM

17h        Banda BARBARELLA

19h        Banda K’NECUS

– Jogos Germânicos

– Chopp em Metro

– Stammbier

– Passeios de Kerbwagen

– Apresentações Culturais

– Pães e cucas em fornos à lenha

25/10/2019 – (sexta-feira) –

ENTRADA GRATUITA

8h30   Abertura do Parque de Diversões (escolas locais)

13h30 Abertura do Parque de Diversões  (escolas e público em geral)

13h30 Teatro com o grupo Luz & Cena

19h        Apresentações Culturais

                 Coral Municipal

                 Orquestra Municipal

                 Grupo Vocal SV

                 CTG Encosta da Serra

                 GDFA Sankt Wendel

21h        Jantar Típico

21h30 Baile com “OS MONTANARI”

26/10/2019 – (sábado) –

APÓS 18h: R$ 10,00

12h        Almoço Típico

13h30    GRENAL da Kerbfest – Vale Suíço

14h        Banda 0800

          Chopp em Metro e Stammbier

18h        Banda OS ATUAIS

21h        Banda PORTAL DA SERRA

27/10/2019 – (domingo) –

APÓS 12h: R$ 15,00

10h     Bandinha Típica Alemã

10h30  Culto Festivo – Comunidade Evangélica

12h        Almoço Típico

13h        Banda PORTO DO SOM

          Jogos Germânicos, Chopp em Metro,

          Stammbier, Passeios de Kerbwagen,

          Apresentações Culturais

16h        Banda RAINHA MUSICAL

19h        Banda CHOPPÃO

23h        Encerramento

Continuar Lendo

Trending