Conecte-se conosco

São Vendelino

E que venha outubro com sua 16ª Kerbfest

Publicado

em

Qual é a principal marca de São Vendelino?

Responder este questionamento é tarefa árdua, ainda mais se isso for feito em uma só frase. Uma terra de beleza ímpar, com chopp Urwald jorrando das torneiras, com gente alegre, simples, com ares europeus em meio às colônias do vale do Caí. Pois bem, cada pessoa faria a sua definição de maneira diferente, mas, com certeza, todos iriam fazer menção à simplicidade das pessoas. E foi com esta simplicidade, sem grande pompa, que foi apresentada em 28 de junho de 2019 a 16ª edição da Kerbfest.

Antes mesmo das soberanas surgirem, lindas e trajadas de maneira digna do posto que ocupam, a Orquestra Municipal de São Vendelino mostrou que é possível propagar a arte tradicional da música entre os novos instrumentistas. Uma mescla de rock, pop, e música alemã deixou o público inteirado ao evento para, assim ver na subida da escada, exuberantes, as princesas e a rainha. Diely Audibert Schaefer e as princesas Franciele Werle e Cristiane Haefliger pareciam bailar em meio à pista de danças, tão leves estavam suas almas. De alva beleza, as soberanas foram aplaudidas e pelos seus súditos. Mas, o que mais chamou atenção foi o encanto das crianças, frente ao palco principal. E um barril gigante de chopp era pano de fundo, antes do brinde oficial. O prefeito Evandro Schneider, que também irá liderar a comissão organizadora, juntamente com a vice-prefeita Margarete Gosenheimer e a secretária Marlí Weissheimer, falou à comunidade, evidenciando o novo reinado e os preparativos para a festa. Estava feliz. Ou melhor, estava muito feliz, de tal forma que as palavras brilhavam tal sorriso de criança.

Era a vez das soberanas falarem. Foi então que uma mescla de sentimentos se apresentou. Se Franciele se emocionou, Cristiane agradeceu aos amigos, por fim, a rainha Diely deu uma aula de oratória casada com o sentimento. Não estavam apenas bem vestidas as soberanas – pelas mãos da estilista Cláudia Kerber – mas maravilhosas, também, de dentro pra fora.

No telão um vídeo anunciava as principais atrações, dentre as quais bandas como Os Montanari, Brilha Som, Porto do Som, K’necus, DJ’s e, claro, uma atração nacional: Hugo e Tiago. Eles, por sinal, deixaram recado para a comunidade conclamando a todos para muitos brindes em outubro.

A Kerbfest, em sua 16ª edição, acontece nos dias 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de outubro, com inúmeras atrações que serão divulgadas gradualmente. O certo é que haverá muito chopp, de qualidade ímpar (da Urwald, é claro), cuca, linguiça, bolinhos de batata e tudo mais que a culinária alemã oferece. Ah! É claro, terá muita dança, como bem demonstraram os integrantes do Grupo Sankt Wendel que animaram a todos e assim o farão durante toda a Kerbfest. E que venha outubro.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − seis =

São Vendelino

São Vendelino presta contas através de revista

Publicado

em

AINDA QUE 100% TRANSPARENTE PELA SUA PÁGINA NA INTERNET, AS PUBLICAÇÕES TRADICIONAIS SÃO IMPORTANTES

Assim como fez no ano passado, quando publicou revista de prestação de contas na metade do ano, também em 2019, a prefeitura de São Vendelino apresentou, em esforço de toda a administração, uma publicação em forma de revista.

De acordo com o prefeito Evandro Schneider, mesmo que a grande maioria das pessoas também leiam as notícias da prefeitura pela internet, redes sociais e pelos jornais, é importante fazer chegar à comunidade uma revista. “Sabemos que não se consegue publicar tudo em uma só revista de 24 páginas, mas já dá para dar um parâmetro do que foi realizado em um ano”, mencionou o prefeito. Segundo ele, serão feitas pequenas publicações informativas, de quatro páginas, de tempos em tempos, assim como é realizado em cidades da Europa como Sankt Wendel, para que a periodicidade das informações seja mais curta e as notícias boas se propaguem mais rapidamente.

A revista traz na capa a Praça do Quiosque, que é a menina dos olhos dos são-vendelinenses, convidando à leitura. Obras, de pavimentação surgem no princípio da revista, havendo grande destaque, posterior, para agricultura, saúde e educação. Enfim, o que é praxe, o esporte figura no desfecho da revista, inclusive com a foto dos campeões locais.

Já a contracapa da revista acaba sendo uma propaganda antecipada da Kerbfest, que acontece em outubro próximo.

Quanto à entrega das revistas, coube aos estudantes universitários e técnicos realiza-la, sendo contrapartida dos benefícios que também recebem. E o sábado, 29 de junho, com sol e temperatura convidativa, era perfeito para tal tarefa feita, com alegria, pelos jovens que passaram de casa em casa, entregando as publicações. Levavam com orgulho seu município em forma de revista a cada cidadão que em São Vendelino vive.

Continuar Lendo

São Vendelino

São Vendelino é 100% transparente

Publicado

em

Entre os princípios da gestão pública está a publicidade, isso quer dizer, tornar público e transparente a todo aquele que buscar por informações, as pautas que lhe interessam. E isso é feito através dos veículos oficiais, em especial, os sites das prefeituras municipais. E assim, São Vendelino, nesta semana foi certificado como um município 100% transparente.

Ser transparente para uma administração municipal não é ter um ou mais funcionários a espera de questionamentos, ou limitado a prestar informações. Ser transparente é ter todas as informações disponíveis nos murais e também na internet, sendo possível, a quem procura, localizar o que quer e precisa achar. “Nada temos a esconder, muito pelo contrário. Somos um ente público e devemos respeito à comunidade que representamos”, pontuou o prefeito Evandro Schneider.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) avaliou, recentemente, os portais de transparência de todas as Prefeituras do Rio Grande do Sul. 
São Vendelino atendeu 100% dos itens analisados, sendo considerado Município transparente pelo Tribunal de Contas do Estado.

O levantamento analisou o cumprimento da Lei de Acesso à Informação com base na Lei da Transparência e na Lei de Responsabilidade Fiscal, que visam a disponibilização de informações e instrumentos de consulta à população. Foram avaliados 31 itens, entre eles, transparência e instrumentos da gestão fiscal, registro de despesas, registro de receitas e demonstrativos contábeis, sendo todos 100% atendidos pelo município de São Vendelino.

Através desta avaliação, a Administração Municipal tem o reconhecimento por órgão competente da seriedade, comprometimento e transparência com a comunidade de São Vendelino, que pode conferir e acompanhar os atos da gestão através do Portal da Transparência do Município.

A matéria na integra pode ser acessada pelo site: www.tce.rs.gov.br.

Continuar Lendo

São Vendelino

Diely reina no Pequeno Paraíso

Publicado

em

A nova Corte do 16º Kerbfest e do 14º Kerbball está eleita. A Rainha é Diely Audibert Schaefer e as princesas são Franciele Werle e Cristiane Haefliger.
Uma cidade que leva o codinome de Pequeno Paraíso e já teve rainhas lindas e sábias como Patrícia Willrich – em tempos distantes – só poderia fazer uma escolha de sua nova corte em grande estilo.
O evento ocorrido em 12 de abril, dentro da programação de aniversário de São Vendelino, teve como ponto alto a beleza das candidatas que, por muitas semanas participaram de preparação e formação, alcançando, assim, um patamar que vai muito além de uma mera embalagem. Belas e bem preparadas, as seis candidatas subiram à passarela já embaixatrizes de São Vendelino, assim, cada qual era uma parte viva da comunidade. Escolhida, seria, dentre elas, aquela com o título maior: rainha da Kerbfest. Mas, todas serão de fundamental importância para os dois anos que vem pela frente.

Sabe o prefeito Evandro Schneider, que já presidiu a Kerbfest, que tem vez em outubro próximo, o quanto o evento tem importância regional e, principalmente, cultural. Agora, com um bela corte e embaixatrizes compromissadas, pode ser iniciada a divulgação desta que é uma das principais festas da cultura alemã no Vale do Caí. Lembra o prefeito que a Kerbfest iniciou como uma junção do kerb dos católicos e o dia da reforma de Lutero. Mas, o evento, em São Vendelino, que inicialmente visava trazer ao pequeno município aqueles que dele eram oriundos hoje é, infinitamente maior. “Sabemos da nossa importância no contexto cultural e também de nossa responsabilidade, assim, junto com a nova corte, assim como é feito tradicionalmente, buscaremos fazer uma bela festa. Uma festa da comunidade em favor da comunidade”, comentou o prefeito dando a entender que a Kerbfest não é um evento de cunho comercial, mas sim, com amplo apelo sócio-cultural. Como é de praxe, ocorre ao final de outubro, e assim, cuca, linguiça, bolinho de batata, muita música e, claro, chopp já fazem parte dos sonhos de quem aprecia a verdadeira cultura teuto-brasileira.

Continuar Lendo

Trending