Conecte-se conosco

Salvador do Sul

Kerb resgata tradições em Salvador do Sul

Publicado

em

Uma celebração pra lá de tradicional nas décadas 1970 e 1980 foi perdendo espaço com o passar dos anos, mas nunca é tarde para recuperar o que estava sendo perdido, até porque, o Kerb ainda é parte viva na memória dos que já tem mais de 40, 50 ou 60 anos.

Desta forma, Padre Pedro Ritter, um cinquentão bem animado com a cultura alemã, resolveu fazer um belo evento de kerb na Igreja Matriz de Salvador do Sul. Uma festa e tanto que iniciou, é claro, com uma missa. Ao final da missa de sábado, com direito a bandinha típica, todos foram conduzidos até o salão da comunidade. Lá estavam mais de 700 pessoas para jantar e outros tantos para trabalhar de maneira voluntária.

O padre, assim como outros mais, surgiu vestido germanicamente à rigor, com direito a calça de couro, suspensório e muita alegria. A banda Os Signos foi incumbida do restante da programação, afinal, não há kerb sem chopp e dança.

Enfim, os padroeiros – Três Santos Mártires das Missões – foram celebrados, como reza, dança e canta a tradição.

Fotos: Luiz Gilberto Käfer

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − doze =

Salvador do Sul

Luan traz grande público a Salvador do Sul

Publicado

em

Luan Santana é sucesso há uma década no Brasil e, sempre que se apresenta, arrasta um grande público. Em Salvador do Sul não foi diferente, não importando que o show fosse alta madrugada o início do espetáculo.

O show, de responsabilidade de uma produtora, complementava a programação da Festur, sendo as custas do mesmo responsabilidade da empresa organizadora da apresentação de Luan Santana. Durante a sexta, dia 15, o público no parque veio em uma crescente, a partir do início da noite. Nas ruas da cidade já se percebia o fluxo de carros aumentando, de modo que, depois das 23h é que ônibus, lotações e carros vindos de longe chegavam a Salvador do Sul. A Festur passava a ser pano de fundo para Luan Santana, mas, os fins justificam os meios, e houve êxito de bilheteria para o evento.

A festa segue neste sábado e domingo, com programação bastante variada. Entre as atrações deste sábado e domingo destaque para Seres ou Senhores, Porto do Som e Lucas & Felipe (16/11), Monte Carlo, Barbarella e Tchê Chaleira (17/11). A festa tem, domingo, também atividades paralelas, como Caminhada pelas Rotas Rurais de Salvador do Sul e o Pedal Ekonova.

Fotos: Luiz Gilberto Käfer

Continuar Lendo

Geral

Festur inicia com ares de cultura

Publicado

em

Poucas horas antes da abertura da Festur, de Salvador do Sul, a chuva torrencial se fez presente, inclusive, inundando as ruas da cidade. Mas, ainda bem, que tudo se normalizou e um grande número de pessoas pode ir ao Parque Afonso Cristóvão Wallauer, para a abertura da festa. Por sinal, uma abertura belíssima, onde a cultura foi destaque.

Foto: Fernando Petry/Colaborador Jornal Qtal

Na abertura em si, muitos foram os prefeitos presentes, além de deputados e representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento . Gabriel Affonso Assmann, que é felizense, atua em Brasília, no MAPA, e na sua presença em Salvador do Sul destacou a importância de eventos como este para o desenvolvimento regional.

Foto: Carla Maria Specht/Jornal Qtal

A secretária da educação e cultura, Coordenadora Geral da Festur, Elaide Petry Löff, por sua vez, agradeceu a presença das famílias e de todos os que respiram cultura, tendo cada apresentação uma pitadinha de Salvador do Sul.

O prefeito Marco Aurélio Eckert usou da palavra “orgulho” como guia do seu discurso, dizendo-se orgulhoso do município, da festa e do que foi feito até agora. O prefeito salvadorense acredita que a Festur deste ano baterá os recordes de público.

Foto: Vale Feliz FM/Divulgação

As soberanas, como sempre radiantes, receberam a todos, tendo o seu momento máximo, afinal, fizeram uma divulgação muito boa e, agora, colherão os frutos do seu trabalho.

Nesta sexta, feriado nacional, a expectativa é que o parque tenha o seu maior público nessa edição, com a programação do show de Luan Santana. O artista sertanejo sobe ao palco a partir de 1h, portanto na madrugada de sábado. Pela movimentação nas redes sociais, percebe-se que o artista tem público fiel.

A festa irá até domingo, com atrações variadas. A Festur tem cinco cervejeiros comercializando seu chopp, 11 agroindústrias em um espaço família, para sentar e conversar. Assim, a expectativa é que as pessoas não apenas se limitem a caminhar pelo parque ou ficar diante do palco, podendo interagir entre si.

Continuar Lendo

Cultura

De Salvador a München em clima de Oktoberfest

Publicado

em

Grande parte das pessoas que tem descendência germânica sonham ir à Alemanha durante uma Oktoberfest de Munique. Outros sonhos encontrar na Alemanha a origem familiar. Juntar os dois anseios, todavia, é para pouca gente, ainda mais em uma só viagem.
Luiz Gilberto Käfer, mais conhecido como Skema, conseguiu, junto com a sua companheira Miquele Bohn, idealizar e realizar esta viagem. Depois de uma passagem pelos Estados Unidos, em visita a um amigo, o casal alongou as férias e foi à Alemanha.
Um tour que contou com passagem ainda por outros países, como a Áustria, Luxermburgo e a Bélgica, teve como pontos mais marcantes a visita a Biebern, de onde saíram os primeiros Käfer e, claro, a participação da Oktoberfest de Munique, que é a mais badalada de todo o mundo. Se agenda tinha trabalho, também teve momentos de lazer.
Em München (como se esqueve Munique em alemão) puderam degustar de excelentes cervejas, estando na área dos convidados VIP da cervejaria HB. A famosa Hofbräuhaus recebe milhares de visitantes a cada ano e, na Oktoberfest é o ponto de referência para todos, sendo o mais alegre dos pavilhões. Os seus espaços estão sempre lotados, deixando clara a preferência popular.
Fato curioso é que a Oktoberfest de München ocorre em setembro. Mas, a data pouco importa para quem quer celebrar a vida e a diversão. Música, dança e tradição se encontram em München, mas, é claro, Skema e Miquele não abrem mão das Oktober no Brasil, afinal, têm um parâmetro de como é a fantástica festa do chopp na Alemanha.

Continuar Lendo

Trending