Conecte-se conosco

Geral

Multidão na Festa do Colono de São Pedro

Publicado

em

É uma quase rotina anual em São Pedro da Serra, e porque não dizer de Salvador do Sul também: o grande desfile do Colono e Motorista na terra da Kapperbergfest. A mobilização de pessoas é tamanha que antes mesmo do amanhecer já se houve a buzina dos caminhões, de modo insistente avisando a todos: nós vamos à nossa festa.
E os que não puderam acompanhar de perto podem fazê-lo através das mídias sociais, como a página da Photo Retratus, de São Pedro da Serra, que deu total cobertura ao evento.
Foram centenas de almoços servidos no centro comunitário de modo que os voluntários tivessem iniciado os trabalhos ainda no dia anterior e tenham ido no batente até o final da noite, afinal, tudo precisa estar tão organizado no começo quanto no final da festa.
A presença das soberanas da Kappesbergfest também deu um brilho especial à festa do Colono e Motorista, assim como a bênção sacerdotal em nome de São Cristóvão, que é o padroeiro de todos os motoristas.
Não resta dúvida que a festa, que é fruto da união da comunidade muito antes da emancipação, é a característica de unidade de quem vive em São Pedro da Serra.

Imagens: Photo Retratus

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 11 =

Cultura

E São Vendelino vai a Sankt Wendel

Publicado

em

Poderíamos dizer que seria um encontro entre santos homônimos, mas a reunião de moradores de São Vendelino e Sankt Wendel pode ser tido como uma reunião que transcende o tempo e o espaço, afinal, a separação feita pelos anos e os continentes será desfeita por algumas semanas.

Na tarde desta segunda, o Prefeito Municipal Evandro Luis Schneider embarcou, acompanhando o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sankt Wendel, à viagem para a Alemanha. Ainda que trate de uma viagem oficial, autorizada pelo legislativo, o prefeito está rumando à Europa sem custos para os cofres públicos.
Em parte da viagem o prefeito estará cumprindo agenda oficial, com visita ao prefeito de Sankt Wendel, Peter Klär, no dia 27, e do Governador de Saarbrücken, no dia 29. “Irei aproveitar o momento oficial para não apenas confraternizar como também estreitar laços, fazendo o convite oficial para que os nossos irmãos alemães nos visitem na Kerbfest, de 2019, e na Stadtfest, de 2020”, frisou o prefeito.
A comunicação com os alemães não haverá de ser problema algum, pois em São Vendelino pratica-se, com total fluência, o dialeto do Saarland, região de onde vieram os imigrantes à cerca de 150 anos. Nestas visitas oficiais também será possível apresentar a cultura teuto-brasileira aos alemães, com os belos trajes do Grupo de Danças Sankt Wendel, inspirados na cultura da região que eles estarão visitando.
Além das apresentações que farão de maneira isolada, em cidades como Sankt Wendel e Tholey (cidade irmã de Alto Feliz). Na sexta e no sábado, os integrantes do grupo de danças estarão, também, em Nohfelden, cidade irmã de Feliz, onde se encontrarão com a orquestra da cidade vizinha. Juntos, músicos de Feliz e dançarinos de São Vendelino, difundirão a união de culturas, estreitando os laços com os alemães do Saarland, no domingo. Já se sabe que alemães de outras regiões, como o Hunsrück e o Mosel, irão até Nohfelden para assistir o grupo.
Enquanto estiver na Alemanha, Evandro Schneider fica sucedido por Margarete Maria Kurmann Gosenheimer, que está prefeita em exercício por duas semanas. Aproveitando da viagem, a partir de 30 de julho, até o dia 8 de agosto, o prefeito Evandro Schneider estará de férias.
“Aos que viajam desejamos sucesso total em sua empreitada, levando a nossa cultura, assim como esperamos que, atendendo ao convite de nosso prefeito, os alemães também venham a nós”, destacou a vice-prefeita Margarete, agora no exercício do cargo de prefeita.
O prefeito viaja ciente de que o trabalho do executivo será mantido, com a mesma transparência e seriedade que é marca da gestão.

Margarete estará prefeita por duas semanas

Continuar Lendo

Geral

Avança pavimentação entre São José do Sul e Harmonia

Publicado

em

E avança rapidamente a pavimentação asfáltica entre São José do Sul e Harmonia, em uma obra que faz parte da Transcitrus.
De acordo com o prefeito Sílvio Inácio de Souza Kremer, o Filé, o trabalho realizado atende a demanda não apenas do município de São José do Sul ou de Harmonia, afinal, essa via é um elo de ligação entre a região, sendo um desafogo para a safra e a produção do vale do Caí.
O prefeito acredita que dentro de algumas semanas a obra deverá ser concluída, havendo o anseio regional, também por mais asfaltos da Transcitrus. “A algumas semanas estivemos em Brasília, junto com o prefeito de Harmonia, de Maratá e de Pareci Novo, que também é o presidente da Amvarc, e unimos forças pedindo por mais recursos para a obra. Contamos com o apoio do ministro Osmar Terra para tal empreitada”, citou Kremer.

Continuar Lendo

Cultura

Kerbfest enaltece diversidade cultural

Publicado

em

Se o nome da festa remete à cultura alemã, nada mais justo que a manutenção de essência do evento. A Kerbfest, em sua 16ª edição, em 2019, terá mais do que nunca atrações voltadas à cultura alemã, sem esquecer, é claro, da diversidade cultural.
A 16ª Kerbfest acontece nos dias 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de outubro, com inúmeras atrações que serão divulgadas gradualmente. Já no evento de lançamento da festa, com a apresentação dos trajes, foram anunciadas algumas atrações do evento, tendo, inclusive, show nacional com a dupla Hugo e Tiago. A dupla irá se apresentar no dia 19 de outubro, em uma noite voltada ao público jovem. Esta dupla surgiu através do programa da Rede Globo que revelava novos talentos musicais chamado FAMA. A sintonia entre os dois começou no programa assim que notaram que compartilhavam do mesmo gosto musical. Os artistas já se apresentaram no estado do Rio Grande do Sul, sempre com grande sucesso, e diferente não será em São Vendelino.
Cabe destacar ainda a participação de muitas bandas renomadas, como Os Montanari, Os Atuais, Brilha Som, Barbarella, Banda K’necus, Banda Choppão e tantas outras. “Gradualmente vamos divulgando as atrações as datas em que estarão em São Vendelino, mas, podem todos esperar por uma festa com a nossa marca: simplicidade e alegria”, pontua o prefeito Evandro Schneider, que integra a comissão organizadora do evento.
De acordo com o prefeito, uma das diferenças na organização da Kerbfest está na descentralização da comissão, de modo que um grande número de pessoas haverá de se envolver, ficando, cada equipe responsável por ações em seu setor específico. “A descentralização deixa a gestão mais integrada, de modo que não esteja envolto apenas a equipe da prefeitura. Se a festa é da comunidade, é a comunidade que deve se envolver com a organização. Desta forma, novamente vamos propor e oportunizar a exploração de espaços às entidades e à comunidade de São Vendelino, com envolvimento direto na organização, recepção e atendimento aos visitantes”, pontuou o prefeito Evandro.

– COMISSÃO ORGANIZADORA:
A comissão ficou assim formada, lembrando que mais pessoas da comunidade podem participar das comissões de organização:

COORDENAÇÃO GERAL:
Evandro Luis Schneider, Margarete Maria Kurmann Gosenheimer e Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer

COMISSÃO DE PUBLICIDADE E IMPRENSA: 
Jaqueline Ledur Flach, Licete Martiny e Jéssica Stockmanns

COMISSÃO DE DIVULGAÇÃO:
Diely Audibert Schaefer, Cristiane Haefliger, Franciele Werle, 
Ana Paola Fritzen, Andréa Willrich Schneider e Martina Seibert

COMISSÃO DE RECEPÇÃO:
Mariana Becker Machado, Caroline Ledur, Karen Cristine Beckenbach, Patrícia Becker, Morgana Oliveira, Francini Werle, Caroline Fischer Schaefer, Polliana Ledur, Sirlei Fischer Schaefer e Joice de Conto Pegoraro

COMISSÃO DE ORNAMENTAÇÃO E DECORAÇÃO:
Josefa Hoffelder Dalcin, Denise Bonfanti, Cláudia Kerber, 
Elizandra Fritzen, Janira L. S. Fritzen

COMISSÃO DE ATIVIDADES CULTURAIS:
Aloir Pittelkov, Daniele de Souza e Wuilliam Sergio Born Mello

COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO:
Paulo Renato Kirch, Raquel Klein, Luana Weissheimer, 
Gerenides Maria Schafer, Neimar José Reichert

COMISSÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE E VIGILÂNCIA SANITÁRIA:
Inácio Lírio de Souza, Odair Beuron, Laís Koller Dewes, 
Daniel Baumgarten e Tatiane Bruchez

COMISSÃO DE INFRA-ESTRUTURA, SEGURANÇA E LIMPEZA:
Anderson Martins, Paulo José Schaefer e Douglas E. Assmann

ESPAÇO DO AGRICULTOR:
Emir José Kuhn, Márcia Ruff e José Jair Jahn

BEBIDAS:
Daniel Becker e Adriano Ludwig

COMISSÃO DE FINANÇAS:
Julio Cesar Seibert Bernardi, Simone Seibert, Sandra Haas e Roberto Luis Lutz

DESFILE E HISTÓRIA:
Janete Ines Persch e Camila Wagner Reichert

– STAMMBIER
Dentre as atrações da festa e que remetem à colonização alemã, algo que deverá ser reeditado, pois na Kerbfest anterior foi um tremendo sucesso, é o Stammbier. Uma mesa disposta com duas equipes, uma de cada lado, disputando quem bebe a mesma quantidade de chopp no menor tempo. Homens e mulheres estão sempre prontos para a disputa.
Por falar em “Bier”, a bebida oficial da Kerbfest, como reza a tradição local, é o chopp Pilsen da Urwald, afinal, a cervejaria é uma das marcas registradas do município e grande atrativo de turistas e visitantes ao Pequeno Paraíso.

– A DIVULGAÇÃO
A rainha Diely Audibert Schaefer e as princesas Cristiane Haefliger e Franciele Werle estão prontas para divulgar o evento que ocorre em outubro. E o melhor de tudo isso: estarão lindamente vestidas.
E a divulgação, desta vez, terá lugar também fora do Brasil, afinal, uma das soberanas, a princesa Cristiane Haefliger irá viajar com o grupo de danças para Sankt Wendel, cidade irmã de São Vendelino. O Grupo de Danças Sankt Wendel levará não somente a bandeira de São Vendelino como também da Kerbfest, convidando para que da cidade irmã venham também ao Pequeno Paraíso. A Kerbfest também terá como atração a banda de rock and roll “Die Eis Boys”, da Alemanha.

– OS TRAJES
Através da imaginação e do profissionalismo da estilista Cláudia Kerber nasceram os belíssimos vestidos do novo reinado da Kerbfest. Os trajes foram idealizados por Cláudia Simone Kerber, e confeccionados em Caxias do Sul, por Diva Araldi e bordados por Vilma Silvestre.
Segundo Cláudia, os trajes das soberanas remetem à terra, às raízes de nosso município e tradições de nossos antepassados.
O traje oficial é formado por peças sobrepostas, visando a praticidade durante o uso. Com blusas em organza na cor nude (cor da pele), saias em tafetá, em nude dourado para as princesas e coral para a rainha, podendo serem usadas na versão longa e curta, para os dias mais quentes. Para arrematar o traje, corselets com amarrações, na cor café.
As saias e os corselets contém bordados em alto relevo, com motivos florais (rosas). Os trajes são adornados com renda guipir e acabamentos em dourado, com algumas pedrarias.

E assim se inicia uma grande festa!! A 16ª Kerbfest!
Dias 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de Outubro, venha para São Vendelino! 

Continuar Lendo

Trending